home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




terça-feira, julho 22, 2008

LIVRES
João Pinto termina carreira

João Pinto no célebre jogo com a Inglaterra
Foto VIEWIMAGES

+ Acabou esta tarde - oficialmente - a carreira de um dos melhores jogadores portugueses das últimas décadas: João Vieira Pinto. Foram quase duas décadas de (muito bom) futebol nas pernas, repartidas entre Benfica, Sporting, Boavista e Braga. Olhando para a sua carreira, fica o sabor amargo de nunca ter jogado num grande campeonato como o inglês, o italiano ou o espanhol. Convites não faltaram, no entanto o reconhecimento internacional deu-se ao serviço da Selecção Nacional - em especial no Euro'2000.

+ A agressão a Angel Sánchez fica como mancha, claro está, mas a soma de todos os grandes momentos "à João Pinto" é mais do que suficiente para a fazer desaparecer das nossas memórias. Quem não se lembra do hat-trick ao Sporting a 14 de Maio de 1994, naquele que foi seguramente o melhor jogo da sua carreira? E daquele golo fantástico à Inglaterra, um dos melhores golos da história dos Europeus? E aquele remate que Barthez desviou com os olhos e que ia colocando Portugal na final de 2000? Poucos não se lembrarão destes momentos.

+ No entanto, assim que soube da decisão de JVP, o primeiro lance que me veio à memória foi outro. Deste acredito que não são tantos os que se lembrem. Na qualificação para o France'98, em pleno Estádio da Luz, passou por meia equipa da Alemanha, num lance só ao alcance dos predestinados, e só Kopke evitou que desfizesse o nulo com que terminou o encontro. Foi a 14 de Dezembro de 1996, era eu um miúdo e nunca mais me esqueci. Outra vez num dia 14. '14', precisamente o número com que João Pinto foi bicampeão mundial de juniores em Lisboa, em 1991.

+ Na hora da despedida, fica aqui a minha pequena homenagem ao jogador que foi João Pinto. É uma pena que os futebolistas só durem para sempre nas nossas memórias. No caso de João Pinto, é uma pena que não haja um único jogador português com as mesmas características. Até porque JVP tinha um estilo de jogo difícil de igualar.

Artigo de Da Rocha
Publicado às 17:58


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes