home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




segunda-feira, julho 21, 2008

LIVRES
Take #71

» Um futuro incerto


Foto MIGUEL LOPES

Começou hoje mais uma edição de um campeonato da Europa de hóquei em patins, a 47.ª, se não me engano. A modalidade que outrora era uma religião em Portugal está hoje cada vez mais esquecida, abandonada e, por que não dizê-lo?, às portas da morte.

Sofre o hóquei em patins o mesmo que todas as modalidades amadoras sem grandes instituições bancárias ou patrocinadores sofrem. Hoje em dia as crianças já não crescem com as histórias do hóquei em patins, com as grandes figuras. O menor interesse faz com que os responsáveis federativos sejam os mesmos anos após anos, sem empreendedorismo e com quase nula capacidade para dar uma volta à modalidade.

Falando a nível europeu, Portugal já não vence uma competição desde 1998. Nessa altura, foi o 20.º título em 43 edições. Daí para cá, o vencedor tem apenas um nome: Espanha. Se hoje o hóquei em patins português é o que é, a Espanha terá também a sua quota parte de culpabilidade.

Desprezada dos Jogos Olímpicos, a modalidade tem um lote de quatro selecções que dominam o panorama internacional. Tudo bem que a Inglaterra até tem 12 títulos europeus, apenas menos um que a Espanha e mais dez que a Itália, mas é preciso notar que os ingleses venceram as 12 primeiras edições.

Hoje, na estreia, Portugal venceu sem dificuldades a Inglaterra (7-0). Pessoalmente, a emoção já não é a mesma da década passada. Olho para o televisor e reconheço apenas Reinaldo Ventura. Em 90, sem ter sequer dez anos, enumerava sem dificuldade e quase que automaticamente os nomes de Chambel, Paulo Almeida, Tó Neves, Pedro Alves, Paulo Alves, Vítor Fortunato, Realista, entre outros. Sabia também das grandes equipas que Sporting, Paço de Arcos e Oeiras tinham tido no passado, com Chana, que entretanto vim a conhecer, António Livramento e Sobrinho em plano de destaque.

Haverá futuro risonho para esta modalidade?

Artigo de Rui Silva
Publicado às 19:33


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes