home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quinta-feira, julho 31, 2008

TÉNIS
Masters Series Montreal'08: Michelle faz-nos sonhar

» Jovem portuguesa esteve perto de bater nº4 mundial


Foto REUTERS

Com apenas 15 anos, Michelle Larcher de Brito verá oficializada, na próxima segunda-feira, a sua condição de melhor tenista portuguesa de todos os tempos. Ao atingir os oitavos-de-final no WTA de Montreal, evento de categoria Tier I dotado de 1340000$ em prémios monetários, a tenista portuguesa garantiu uma subida para bem próximo da 130ª posição da hierarquia mundial feminina, ultrapassando o registo de Frederica Piedade (142ª). Uma mera formalidade, por certo, porque para Michelle o céu está bem mais acima.

Depois da façanha que foi atingir a 3ª ronda em Miami, na condição de wild card, já em Março passado, e da não menos meritória prestação em Stanford, onde, vinda da qualificação, só foi parada por Serena Williams, na 2ª ronda e em três sets, Michelle voltou agora a surpreender o mundo do ténis ao chegar novamente aos "oitavos" em Montreal, mas desta feita após ultrapassar o qualifying.

Foram quatro vitórias no total -duas no quadro de qualificação e outras tantas no quadro principal-, respectivamente sobre Katerina Paliivets (837ª WTA), Olga Savchuk (119ª), Vania King (97ª) e Flavia Pennetta (18ª), antes da natural derrota de hoje frente à nº4 mundial, Svetlana Kuznetsova.

E se a vitória sobre Pennetta, pelos parciais de 6-3, 0-6 e 6-3, surpreendeu sobretudo pela maturidade que Michelle revelou ao ultrapassar aquele "desastre" no segundo set, o encontro de hoje mostrou uma verdadeira menina-prodígio, capaz de ombrear taco-a-taco com uma das melhores tenistas do planeta durante 136 minutos, ininterruptamente.

E, no final, pela primeira vez após uma derrota, vimo-la esboçar um sorriso aquando da ovação que justamente lhe foi prestada pelo público presente. "A caminhada da jovem Michelle Larcher de Brito, de apenas 15 anos, foi hoje interrompida, na terceira ronda, por Svetlana Kuznetsova, mas a sua inspirada performance durante a derrota por 7-5, 2-6 e 6-4 pode muito bem ser um sinal do que está para vir", frase escolhida pelo site do WTA Tour, atesta bem a dimensão da proeza.

A popularidade de Michelle é cada vez maior e extravasa largamente o nosso país. Por todo o mundo, há cada vez mais fãs da jovem lusa, uma estrela emergente no panorama do ténis feminino mundial.

E, pelo que se tem visto, a protegida de Nick Bollettieri tem todas as condições para singrar ao mais alto nível. Se o seu ténis ainda algo unidimensional, que tem no serviço a sua maior lacuna, não lhe permite por ora subir mais alto, a margem de progressão que possui e a enorme garra e vontade de vencer que demonstra em court deixam no ar a certeza de que, em breve, Portugal terá finalmente uma verdadeira referência numa modalidade em que nunca antes se destacou.

» Nadal cada vez mais próximo da liderança

Entretanto, na cidade norte-americana de Cincinnati, decorre o sétimo evento de categoria Masters Series da temporada de 2008 do ATP Tour.

Já hoje, Roger Federer voltou a dar um autêntico tiro no pé, ao perder com o croata Ivo Karlovic -76(6), 46 e 76(5)-, nos oitavos-de-final da prova. O suíço, que já havia passado por enormes dificuldades na ronda anterior, fica agora à mercê de Rafael Nadal na liderança do ranking mundial.

Caso vença o torneio, o maiorquino assumirá de imediato o posto de nº1 do mundo, lugar que Federer ocupa há 235 semanas. Hoje, Nadal discute a passagem aos quartos-de-final com o alemão Tommy Haas, mas o maior perigo parece mesmo vir de Novak Djokovic, com quem pode cruzar-se nas "meias".

Por último, nota de destaque para o "veterano" espanhol Carlos Moya que, aos 31 anos, foi capaz de vencer dois duríssimos duelos num só dia. Primeiro, derrotou Nikolay Davydenko, em três sets; depois, bateu o russo Igor Andreev, em dois, apurando-se para o lote dos oito melhores. Notável.

Artigo de Carlos Morais
Publicado às 22:03


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes