home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, setembro 28, 2008

AUTOMOBILISMO
Fórmula 1 - GP Singapura

» Noite de Singapura dá vitória a Fernando Alonso, Hamilton aumenta vantagem sobre Massa


Foto ASSOCIATED PRESS

+ As expectativas em torno do primeiro Grande Prémio de Fórmula 1 disputado à noite eram muitas e a prova de hoje certamente não as defradou: o circuito de Singapura foi o palco de uma corrida de grandes emoções e reviravoltas que assinalou o regresso às vitórias do bicampeão do mundo Fernando Alonso (Renault).

+ Apesar do triunfo, Alonso teve tudo menos um fim-de-semana fácil: o piloto espanhol sabia que tinha um bom carro para este circuito mas um problema com a bomba de gasolina na qualificação relegou-o para o décimo quinto posto da grelha de partida, o que, adicionado à escassez de locais propícios a ultrapassagens, parecia condenar a sua prova; mas foi no azar do seu companheiro de equipa, Nelsinho Piquet, que Alonso acabou por encontrar o golpe de sorte que precisava para conseguir um bom resultado. Felipe Massa (Ferrari), Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) e Kimi Räikkönen (Ferrari) - mantendo a ordem estabelecida pela qualificação - ocupavam as três primeiras posições da corrida quando, à décima quinta volta, Piquet embateu contra os muros da pista, provocando a entrada do safety car. Quando finalmente a via das boxes abriu, a maioria dos pilotos efectuou de imediato o seu primeiro reabastecimento e foi então que o "drama" aconteceu: Massa arrancou com a mangueira de combustível ainda presa ao carro, com os mecânicos da Ferrari a terem que correr até ao fim da via das boxes para finalmente libertar o carro do brasileiro. Em breves instantes, Massa viu-se relegado para a última posição da corrida enquanto Fernando Alonso, que tinha reabastecido momentos antes do acidente de Piquet, saltou para os lugares cimeiros.

+ A liderança de Fernando Alonso foi apenas ameaçada por nova entrada em pista do safety car a dez voltas do final mas o espanhol soube controlar a frente da corrida e pôde assim festejar a sua primeira vitória - e pódio - da época. No segundo posto, e apesar de ter sido penalizado por ter reabastecido quando as boxes estavam fechadas durante o primeiro período do safety car, terminou Nico Rosberg (Williams), enquanto Lewis Hamilton se ficou pelo terceiro lugar. O quarto classificado foi Timo Glock (Toyota), seguido por Sebastian Vettel (Toro Rosso) e Nick Heidfeld (BMW-Sauber). Os dois últimos lugares pontuáveis ficaram entregues a David Coulthard (Red Bull) e Kazuki Nakajima (Williams), enquanto Felipe Massa foi apenas décimo terceiro classificado.

+ Em virtude do péssimo resultado de Massa, o terceiro lugar de Lewis Hamilton foi o suficiente para o piloto inglês abrir uma vantagem de sete pontos sobre o brasileiro - com apenas três corridas para o final, tal significa que Hamilton poderá ser campeão mesmo que termine todas as corridas em segundo lugar atás de Massa... Robert Kubica (BMW-Sauber) e Kimi Räikkönen - que se despistou quando seguia na quinta posição - não pontuaram e têm agora Nick Heidfeld "à perna" na disputa pelo terceiro lugar na classificação final de pilotos. Quanto ao mundial de construtores, a McLaren-Mercedes ascendeu à liderança pela primeira vez nesta época desde o Grande Prémio da Austrália: a equipa inglesa soma um ponto de vantagem sobre a Ferrari e quinze sobre a BMW-Sauber.

+ A próxima prova será o Grande Prémio do Japão no dia 12 de Outubro. Com a luta pelo título praticamente reduzida a dois pilotos, o circuito de Suzuka tem tudo para proporcionar mais uma corrida marcada por grandes emoções, com Massa a querer recuperar deste fim-de-semana desastroso e Hamilton a tentar aumentar ainda mais a sua vantagem.


» FÓRMULA 1: Classificações

| GP Singapura
| Mundial de Pilotos
| Mundial de Construtores


Artigo de Margarida Martins
Publicado às 16:07


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes