
Foto GETTY IMAGES
LEIXÕES - Mesmo sem Wesley, ganhou no Dragão e mostrou que não foi por acaso que na última jornada esteve toda a segunda metade em cima do Benfica. A pré-época desastrosa e a goleada em Braga para a Taça da Liga fazem parte do passado. O Leixões deste arranque de temporada é outro. Na Invicta, a vitória foi dos três "bês": Bruno China, Braga e Beto Pimparel.
BRAGA - A equipa do momento em Portugal. O mês de Setembro foi mau para os arsenalistas, mas o esquema arrojado de Jorge Jesus - que tinha resultado nas pré-eliminatórias europeias - começa agora a entrar nos eixos. Adivinha-se uma grande recuperação na tabela. Por alturas do Natal, Jesus e o seu Braga estarão seguramente bem posicionados.
NACIONAL - Sem ter os holofotes em cima, como Leixões ou Braga, o Nacional lá continua a somar os seus pontos e permanece no topo do campeonato. Também é verdade que só agora é que o campeonato vai começar a apertar, mas para já os alvinegros merecem o destaque positivo. E também por terem descoberto Nené do outro lado do Atlântico.
BENFICA - Há algum tempo que o clube da Luz não acabava uma jornada à frente dos dois velhos rivais. Cardozo, com o golo à Naval, permitiu esse ligeiro distanciamento. Em cima de vitórias, mesmo que sofridas, trabalha-se melhor e Quique sabe que só assim conseguirá construir a equipa que tem projectada. Porém, o teste que aí vem no Afonso Henriques não se adivinha nada fácil.
PORTO - Há muitos anos que não se via o FC Porto a perder dois jogos seguidos em casa, num tão curto espaço de tempo. Algo vai mal no reino do dragão e podem estar convencidos que não é só Jesualdo Ferreira. O plantel - apesar de ser o melhor dos três grandes - é que não dá as mesmas garantias que os anteriores. Isso dificilmente dá para mudarem. Não é a partir-lhe vidros do carro que Rodríguez será Quaresma, nem Sapunaru fará de Bosingwa ou Lino de Nuno Valente...
SPORTING - Depois das duas derrotas nos jogos grandes, esperava-se um Sporting diferente na Mata Real. Assistiu-se foi a mais um episódio de 'paulobentismo' nas horas que antecederam o encontro e durante o próprio jogo, com mais uma exibição enfadonha. Desta forma, os leões não se perfilam como candidatos a coisa alguma. Nem se pode pensar que a passagem aos oitavos da Champs salva a época.
GOLO MARÍTIMO - Podia meter aqui o fraquíssimo jogo da Trofa ou os tiros nos pés (autogolo e frango de Nelson) dados pelo Estrela em Braga. Fico-me pelo golo maritimista, que
segundo as crónicas tirou dentes a Paiva. Baba fez falta,
saltando em cima do guarda-redes, e o vilacondense é que ainda acabou expulso, por protestos. Há por aí uma jarra para meter este João Capela?
» LIGA SAGRES | 6.ª Jornada(classificação) |
(próxima jornada) |
(marcadores) Trofense 0-0 Académica Belenenses 1-1 V.Guimarães (Zé Pedro, gp, 78'; Zé Pedro, ag, 32') FC Porto 2-3 Leixões (Lucho González, gp, 36', Lisandro López, 61'; Bruno China, 3', Braga, 29', 79') Marítimo 1-1 Rio Ave (Baba, 87'; Niquinha, 76') Nacional 1-0 V.Setúbal (Nené, gp, 75') Benfica 2-1 Naval (Luisão, 70', Cardozo, 86'; Marcelinho, 82') P.Ferreira 0-0 Sporting Sp.Braga 5-0 E.Amadora (Hugo Gomes, ag, 25', Meyong, 45', Rodríguez, 63', Mossoró, 65', Luis Aguiar, 90+1')
|