home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




segunda-feira, janeiro 26, 2009

LIGA SAGRES
15.ª Jornada

Hulk brilhou em Braga
Foto ASSOCIATED PRESS

PORTO - No regresso a uma casa que bem conhece, Jesualdo teve razões para sorrir. Sabendo os resultados dos mais directos adversários, o FC Porto não perdeu a oportunidade de recuperar a liderança da Liga e derrotou o Braga. Com muita polémica à mistura, sim, mas sobretudo porque tem um dos maiores desequilibradores do nosso futebol: o abre-latas Hulk. Foi o brasileiro que desbloqueou a situação no Municipal, apesar do movimento brilhante de Rodríguez no golo.

CRISTIANO - Cristiano Oliveira. Está há quatro épocas no nosso futebol e parece-me um daqueles jogadores de fogachos. Nota-se que tem algo de craque, mas depois é capaz de andar quase meio campeonato 'desaparecido'. Não é o caso: nesta primeira volta tem estado em bom plano e leva já quatro golos. O de sábado (apesar de não se saber bem qual era a intenção) foi o melhor da jornada, num triunfo vital do Paços na Trofa.

TRANQUILOS - Falo principalmente de E.Amadora e Naval. Os tricolores, mesmo com todos os problemas financeiros e depois da troca de treinadores, já ultrapassaram a pior fase e agora têm somado pontos importantes rumo a um campeonato tranquilo. A Naval também não o está a fazer por menos e já tem dois terços do seu campeonato feitos. A Académica e outra das equipas que, dentro em breve, pode entrar neste lote.

NENÉ - Pelo golo marcado ao Sporting: uma execução espontânea, brilhante e que poucos jogadores do nosso futebol seriam capazes. Nené é o melhor marcador da Liga e, com a lesão de William Arthur e a partida de Wesley, a grande figura da primeira volta que continua em prova. Incrível saber que este brasileiro só começou a jogar futebol há meia dúzia de anos, quando o desemprego o levou a ir treinar a um pequeno clube de São Paulo. Hoje em dia, toda a gente o conhece em Portugal e as portas da Europa estão abertas a uma eventual transferência.

GRANDES LISBOETAS - Benfica e Sporting falharam e agora têm que levar com o FC Porto no comando. Faltou alguma ponta de sorte aqui ou ali, é verdade, mas faltou acima de tudo atitude e estofo para lidar com a pressão de uma ronda complicada. Os grandes lisboetas precisam de melhorar a este nível, até porque as visitas ao Dragão estão para breve.

ARBITRAGEM - A polémica continua. Pressionados ou não, a verdade é que os nossos árbitros não têm mostrado a mínima categoria nos últimos tempos. A prestação de Paulo Costa vai ser a mais comentada, mas não pode passar incólume a péssima actuação de Cosme Machado nos Barreiros, a pior da ronda e em claro prejuízo do Marítimo. Também na Madeira, Soares Dias caiu na fita de Nené. No Restelo, Elmano Santos também teve os seus momentos de destaque. São casos a mais, caro Vítor Pereira...

AFLITOS - V.Setúbal, Trofense e Rio Ave perfilam-se como os competidores da liguilha dos últimos desta temporada. Os sadinos e os vilacondenses teimam em alcançar resultados que lhes permitam iniciar a recuperação na tabela, ao passo que os de Manuel Tulipa desiludiram na recepção ao Paços. As luzes da ribalta apagaram-se e os quatro pontos amealhados nos jogos com Benfica e FC Porto só servem praticamente para compensar o fracasso deste sábado.


» LIGA SAGRES | 15.ª Jornada
(classificação) | (próxima jornada) | (marcadores)

Marítimo 0-0 Leixões
Belenenses 0-0 Benfica
E.Amadora 2-0 Rio Ave
(Silvestre Varela, 44', Rui Varela, 85')
V.Setúbal 0-1 Naval
(Marinho, 19')
Trofense 1-3 P.Ferreira
(Reguila, 6'; Dedé, 22', Ferreira, 70', Cristiano, 84')
Nacional 1-1 Sporting
(Nené, 9'; Vukcevic, 45+1')
Sp.Braga 0-2 FC Porto
(Rodríguez, 20', Lisandro López, 31')
Académica 2-1 V.Guimarães
(Lito, 45', Diogo Gomes, 49'; Nuno Assis, 55')


Artigo de Da Rocha
Publicado às 09:13


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes