home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sábado, janeiro 24, 2009

LIGA SAGRES
Jornada 15: FC Porto é líder isolado

» Dragões ganham em Braga e aproveitam empates dos rivais

Rodríguez abriu caminho no Minho
Fotos AFP/GETTY IMAGES

+ Tendo em conta aquilo que se tem visto nos últimos anos, está tudo de volta à normalidade na Liga: o FC Porto dobra o campeonato como comandante da prova. Os tricampeões ganharam em Braga (2-0) e beneficiaram do empate do Sporting com o Nacional (1-1) para cumprirem o assalto à liderança. Como vem sendo hábito, os dois jogos não escaparam à polémica, especialmente o que teve o dedo e o apito de Paulo Costa. Tudo perfeitamente normal, portanto.

+ No Municipal, o conjunto de Jorge Jesus entrou a todo o gás e chegou a encostar o Porto ao seu último reduto. Todavia, uma arrancada de Hulk, seguida de uma insistência de Fucile, desbloqueou a situação dos portistas. Rodríguez marcou, num lance irregular, e tranquilizou os de Jesualdo. Depois, Moisés esteve disparatado e abriu todo um mar de opções para Lisandro, que não falhou: 2-0.

+ O Porto tinha a vitória no bolso e a segunda metade tratou de o confirmar. O Braga nunca se rendeu verdadeiramente, mas verdade seja dita que raramente incomodou Helton. Foi preciso Orlando Sá entrar para haver sensação de golo. Não deu para reentrar na discussão do resultado - até porque Paulo Costa fez vista grossa a um penálti clássico de Guarín - e o FC Porto geriu os últimos minutos já bem instalado no primeiro lugar da Liga.

Sporting falha liderança na Choupana

Só Vukcevic bateu Bracalli

+ No desafio da Choupana, o Sporting também não entrou nada bem, quando precisava de ganhar para assumir a liderança isolada da Liga, e assistiu ao domínio do Nacional nos primeiros minutos. Só que, ao contrário do Braga, os alvinegros foram objectivos e colocaram-se cedo em vantagem. Porque têm Nené. O ponta-de-lança brasileiro pensou mais rápido que Polga, apercebeu-se que Rui Patrício ia ficar a meio caminho e cá vai disto: 1-0. Depois disso, o jogo teve dois grandes momentos: o penálti defendido por Patrício, a redimir-se do golo, e o empate de Simon Vukcevic à beirinha do descanso.

+ O Sporting acabou por ter toda a segunda parte para buscar a liderança isolada do campeonato, mas acabou por não o conseguir. Porque perdeu Vukcevic bem cedo, porque Liedson esteve alheado do jogo e também porque Bracalli defendeu tudo o que havia para defender. Nos leões, destacam-se as prestações bem positivas de Rochemback e Carriço. Moutinho e Postiga foram dois dos mais desastrados. Os de Manuel Machado, no final do jogo, dispuseram até de ocasiões para desfazer o nulo. Por Nené, pois claro. Num terreno bem difícil, Paulo Bento levou um ponto, apesar de para muitos ter deixado dois.

Trofense, Rio Ave e V.Setúbal afundam-se

+ Nos outros jogos deste sábado gordo, a tarde foi de contrastes entre competidores directos: três equipas saíram satisfeitas da vida, enquanto as outras três afundaram-se na tabela. Não houve meio termo. O Rio Ave é último e perdeu na Reboleira (0-2) com o Estrela dos Varelas. Trofense e V.Setúbal perderam em casa e continuam com a corda ao pescoço. Destaca-se o triunfo importantíssimo do Paços na Trofa. Naval e E.Amadora fecham a primeira volta em posição mais ou menos tranquila na classificação.


» LIGA SAGRES
15.ª Jornada
| (classificação)


Sp.Braga 0-2 FC Porto
(Rodríguez, 20', Lisandro López, 31')

Nacional 1-1 Sporting
(Nené, 9'; Vukcevic, 45+1')

Trofense 1-3 P.Ferreira
(Reguila, 6'; Dedé, 22', Ferreira, 70', Cristiano, 84')

E.Amadora 2-0 Rio Ave
(Silvestre Varela, 44', Rui Varela, 85')

V.Setúbal 0-1 Naval
(Marinho, 19')


Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:02


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes