home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sábado, janeiro 31, 2009

TÉNIS
Open da Austrália: quero, posso e mando!

» Serena Williams conquistou o seu 10º título em Grand Slams e assumiu posto de nº1 mundial


Foto AFP

Quando Serena quer, geralmente pode. A tenista norte-americana tinha começado a temporada a meio gás e afirmara mesmo não estar a jogar ao seu melhor nível, mas a verdade é que chegou a Melbourne com o pensamento na vitória no Open da Austrália, primeira prova do Grand Slam da temporada de 2009, e não saiu de lá sem confirmá-la, perante a nata do ténis feminino.

Pelo caminho, a mais nova das Williams, que viu a irmã perder surpreendentemente logo na 2ª ronda, sentiu ainda algumas dificuldades, nomeadamente nos quartos-de-final, fase em que se deparou com uma inspirada Svetlana Kuznetsova. Salvou um match-point no segundo set e "beneficiou", então, do facto do terceiro se ter disputado indoor, em virtude das altíssimas temperaturas (44ºC), para triunfar por 5-7, 7-5 e 6-1.

Na ronda anterior também chegara a pairar sobre ela o espectro da eliminação, mas Victoria Azarenka, tenista treinada pelo português António Van Grichen, desistiu a meio do segundo set quando tinha já um no bolso.

Certo é que quando foi "a doer", face a Elena Dementieva (meias-finais) e Dinara Safina (final), Serena mostrou-se intratável. A primeira venceu-a por 6-3 e 6-4 e à segunda aplicou um pesadíssimo 6-0 e 6-3, numa partida indigna de uma final de Grand Slam, que teve a duração de apenas 57 minutos.

Para a história fica a conquista do seu 10º título em eventos do Grand Slam, marco que há muito poderia ter sido superado, não fora a sua apetência para se ausentar do circuito quando lhe apetece e aparecer apenas quando lhe convém...


» Nadal e Federer em duelo de titãs

No capítulo masculino, os amantes da modalidade foram premiados com a final que desejavam: Rafael Nadal vs. Roger Federer. Isto porque aquele que era tido como grande favorito a vitória, Andy Murray, foi uma das muitas "vítimas" da surpresa da prova, o espanhol Fernando Verdasco.

Verdasco chegou mesmo a "cheirar" a final, mas uma dupla-falta no 10º jogo do 5º set da partida das meias-finais, frente a Nadal, traiu os seus intentos e selou de forma inglória um dos mais belos e intensos duelos tenísticos dos últimos tempos.

Resta agora saber até que ponto as 5h15 que Nadal passou em court para "dobrar" Verdasco (foi o mais longo encontro de sempre no Open da Austrália) influenciarão decisivamente o desfecho da final frente a um Roger Federer bem mais fresco. Amanhã se verá, a partir das 8h30 portuguesas.

Artigo de Carlos Morais
Publicado às 20:43


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes