LIGA SAGRES
19.ª Jornada
Foto AFP
SPORTING - Só podia ser o destaque da jornada. Ganhou o dérbi de Lisboa e fê-lo logo com uma segunda parte demolidora. Liedson, Derlei, Vukcevic e Pereirinha - principalmente estes - lançaram o pânico na defensiva contrária e foram fundamentais no desfecho final. Vitória inteiramente merecida e que renova as aspirações ao título dos de Paulo Bento. Veremos se estas sobrevivem ao clássico do Dragão.
PORTO - A jogar em três tabuleiros ao mesmo tempo, Jesualdo conseguiu ganhar em Paços, poupar peças importantes para a Champions e pensar ainda no jogo grande do Dragão. Hulk, sempre Hulk, foi a figura dos tricampeões nacionais. A Europa do futebol já reparou nele.
ESTRELA - Ainda há futebol sem dinheiro na Reboleira. Na mesma semana em que garantiu o acesso às meias da Taça, o Estrela bateu em casa o europeu Nacional e deu mais um passo seguro rumo a um campeonato tranquilo. Mérito para Lázaro, que tem dado continuidade ao excelente trabalho de Vidigal.
AFLITOS - Destacam-se aqui as vitórias vitais de Rio Ave e Trofense. Yazalde voltou a alimentar as esperanças vilacondenses, enquanto os da Trofa, que parecem ter sete vidas, reergueram-se dos maus resultados com um triunfo na Cidade Berço. No campo dos relativamente menos aflitos, a Académica regressou às vitórias, quase um mês depois da última, e ficou mais tranquila. Surtiu efeito o abanão que os jogadores levaram na Academia a meio da semana.
BRAGA - Mesmo a meio da eliminatória uefeira com o Standard, os arsenalistas não deixaram de cumprir com a sua obrigação e foram ganhar à Figueira da Foz. Vitória arrancada a ferros, nos descontos, porque o perdulário Renteria a foi adiando (verdade seja dita, se finalizasse melhor, o colombiano não jogaria em Portugal).
GUIMARÃES - Desabaram as esperanças dos vitorianos numa parte final de temporada condigna. No espaço de poucos dias, ruiu o sonho da Taça e ainda voltaram a perder no D. Afonso Henriques, agora diante do aflito Trofense. Haverá solução para o reinado de Cajuda?
BENFICA - Sai do dérbi com nota negativa. Foi uma sombra daquilo que tinha sido no Dragão. A estratégia foi até semelhante, mas os de Quique desta feita não souberam aproveitar a sua fase de maior fulgor (25-45 minutos) nem conseguiram suster o adversário na fase em que foram subjugados. Até se podem dar por contentes por terem salvaguardado o confronto directo com os leões.
MARÍTIMO - A direcção queria mais que isto e chutou Lori Sandri para canto. O Marítimo já esteve melhor colocado no comboio europeu, é verdade, mas também não deixa de ser verdade que é uma equipa em construção e que, mesmo assim, tem feito um campeonato relativamente interessante. Quiseram mais. Veremos com que consequências.
» LIGA SAGRES | 19.ª Jornada
(classificação) | (próxima jornada) | (marcadores)
P.Ferreira 0-2 FC Porto (Hulk, 16', Bruno Alves, gp, 65') Rio Ave 1-0 V.Setúbal (Yazalde, 60') Sporting 3-2 Benfica (Liedson, 11', 82', Derlei, 47'; Reyes, gp, 37', Cardozo, 90') Académica 3-1 Marítimo (Luiz Nunes, 5', Lito, 45+1', Licá, 88'; Baba Diawara, 35') E.Amadora 1-0 Nacional (Jardel Souza, 44') Naval 1-2 Sp.Braga (Marinho, 82'; Renteria, 46', João Pereira, 90+1') V.Guimarães 0-1 Trofense (Charles Chad, 77') Leixões 2-2 Belenenses (Rodrigo Silva, 29', Zé Manuel, 75'; Zé Pedro, gp, 25', Gavilán Gómez, 42') |