home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, março 29, 2009

AUTOMOBILISMO
Fórmula 1 - GP Austrália

» Brawn estreia-se com dobradinha


Foto ASSOCIATED PRESS

+ Após ter gerado grande expectativa nos últimos dias, o Grande Prémio da Austrália certamente não desiludiu: depois de acidentes e ultrapassagens à base do poder do KERS, a prova de hoje encerrou com a dobradinha no pódio da estreante Brawn GP, liderada por Jenson Button. Tendo em conta a péssima época da Honda (equipa de base da Brawn GP) no ano passado e que a participação no campeonato deste ano só foi confirmada há pouco mais de três semanas, pode dizer-se que a equipa liderada pelo antigo engenheiro da Ferrari, Ross Brawn, está a viver um verdadeiro conto-de-fadas.

+ O domínio da Brawn GP começou por ser confirmado já na qualificação de ontem, com Button a arrecadar a pole position à frente do seu colega de equipa Rubens Barrichello. Hoje, na corrida, tudo foi fácil: Button foi líder do princípio ao fim, enquanto Barrichello conseguiu recuperar de uma partida menos boa para reconquistar a segunda posição à custa de um acidente entre Sebastian Vettel (Red Bull) e Robert Kubica (BMW Sauber) a três voltas do final, numa altura em que estes eram segundo e terceiro classificados, respectivamente. O último lugar do pódio ficou inicialmente entregue a Jarno Trulli - com uma prova brilhante, depois ter partido na penúltima posição na sequência da desqualificação da Toyota da sessão de qualificação de ontem -, mas o italiano acabou por receber uma penalização de 25 segundos por ter ultrapassado Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) com o safety-car em pista. Em consequência, o terceiro lugar foi atribuído ao campeão do mundo em título, que, ao terminar no pódio após ter arrancado da 18ª posição, demonstrou que o seu McLaren-Mercedes não é tão mau quanto o pintam. Timo Glock (Toyota) foi o quarto classificado, à frente de Fernando Alonso (Renault) e Nico Rosberg (Williams). O único rookie da época, Sébastien Buemi (Toro Rosso), estreou-se da melhor forma na Fórmula 1 ao conquistar dois pontos, enquanto o seu companheiro de equipa Sébastien Bourdais fechou os lugares pontuáveis.

+ Se, no campeonato de pilotos, ainda não há contas para fazer, no campeonato de construtores apenas a Brawn GP verdadeiros motivos para sorrir: os dezoitos pontos deixam-na destacada na frente, com o triplo dos pontos da segunda classificada, a McLaren. No extremo oposto encontra-se a Ferrari, que hoje viu os seus dois pilotos, Kimi Räikkönen e Felipe Massa, serem obrigados a desistir com problemas nos carros.

+ O próximo Grande Prémio terá lugar já a 5 de Abril, na Malásia. A semana de intervalo entre a prova de hoje e a corrida na Malásia deixa pouca ou nenhuma margem para as equipas evoluírem os carros e, como tal, a Brawn mantém-se como favorita a nova vitória.


» FÓRMULA 1: Classificações

| GP Austrália
| Mundial de Pilotos
| Mundial de Construtores


Artigo de Margarida Martins
Publicado às 09:52


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes