home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, abril 19, 2009

AUTOMOBILISMO
Fórmula 1 - GP China

» Vettel e Webber em dobradinha histórica para a Red Bull


Foto ASSOCIATED PRESS

+ O circuito de Xangai foi hoje o palco da primeira vitória - e dobradinha - de sempre da Red Bull em Grandes Prémios de Fórmula 1. Sebastian Vettel, que ontem logrou a pole position efectuando apenas uma volta lançada, liderou a prova do início ao fim, com o seu companheiro de equipa Mark Webber a cruzar a linha da meta na segunda posição. Depois de tantas polémicas a propósito dos difusores traseiros da Brawn GP - vencedora das duas corridas já realizadas -, a Red Bull veio provar que o sucesso dos carros esta época não depende apenas deste componente, que, aliás, muito dificilmente poderia ser adaptado ao chassis do seu carro.

+ Com Fernando Alonso (Renault) e Webber respectivamente nas segunda e terceira posições da grelha de partida, Vettel saiu para o Grande Prémio da China com o safety car em pista, em virtude da chuva intensa que caía na altura. Se a estratégia dos Red Bull não sofreu com as oito voltas atrás do safety car, o mesmo não se pode dizer de Alonso, que, com pouco combustível no depósito, acabou por se ver relegado para o fim do pelotão pouco depois do início da corrida "a sério". Na frente da corrida, Vettel não tinha concorrência à altura e apenas viu a sua liderança ameaçada por um toque de Sebastien Buemi (Toro Rosso), que acabou por não ter consequências de maior. Contudo, a falta de luta pelos lugares de topo foi bem compensada pela disputa pelos últimos lugares pontuáveis: Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes), Adrien Sutil (Force India), Timo Glock (Toyota) e Buemi protagonizaram alguns dos melhores momentos da corrida. Com os dois lugares de topo entregues aos pilotos da Red Bull, Jenson Button e Rubens Barrichello (Brawn GP) tiveram que se resignar, respectivamente, ao terceiro e quarto postos finais. Heikki Kovalainen (McLaren-Mercedes) foi o quinto classificado, à frente do seu colega de equipa Lewis Hamilton, enquanto Glock e o rookie Buemi fecharam os lugares pontuáveis.

+ No campeonato de pilotos, Jenson Button segue como líder com vinte e um pontos somados, mais seis do que Barrichello e mais onze do que Vettel e Glock, empatados na terceira posição. No que diz respeito ao mundial de construtores, o primeiro lugar continua entregue à Brawn GP (trinta e seis pontos), com a Red Bull e a Toyota nas segunda e terceira posições. Com três provas cumpridas, apenas duas equipas ainda não somaram qualquer ponto: a Force India e a... Ferrari (Felipe Massa abandonou com problemas no carro e Räikkönen não foi além do décimo posto na corrida de hoje), que está a passar assim pelo seu pior início de temporada em 27 anos.

+ A próxima prova do mundial de Fórmula 1 terá lugar já no próximo fim-de-semana, no circuito internacional do Bahrein. Com pouco tempo para introduzir alterações significativas nos carros, não se espera que os “suspeitos do costume” consigam lutar pela vitória no próximo domingo – e, caso o façam, certamente terão uma resposta à altura por parte das equipas emergentes desta época.


» FÓRMULA 1: Classificações

| GP China
| Mundial de Pilotos
| Mundial de Construtores


Artigo de Margarida Martins
Publicado às 13:37


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes