home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, julho 19, 2009

TOUR DE FRANCE
Etapa 15

» Vitória e camisola amarela para Contador no topo do Verbier


Foto ASSOCIATED PRESS

+ Custou mas valeu a pena esperar: à décima quinta etapa da Volta a França, finalmente se assitiu a uma verdadeira disputa pela classificação geral da prova. A chegada ao alto de Verbier - contagem de montanha de primeira categoria - foi o palco da primeira vitória no Tour deste ano de Alberto Contador (Astana), com o espanhol a deixar os seus adversários praticamente 'apeados'. Este triunfo e, sobretudo, a forma como foi conseguido permitiram a Contador não só reforçar a sua liderança dentro da equipa como também alcançar a desejada camisola amarela - e agora o ciclista originário de Madrid só espera poder conservá-la até ao próximo domingo, dia da chegada do Tour a Paris.

+ Em relação à etapa propriamente dita, os 207,5 km entre Pontalier e Verbier ficaram marcados desde cedo pelo elevado ritmo do pelotão. Neste contexto, o grupo de ciclistas que saiu em fuga nunca conseguiu ganhar uma grande vantagem para o pelotão e, com Astana, Liquigas, e Garmin a darem o tudo por tudo na aproximação à ascensão ao Verbier, a fuga acabou por se desintegrar e ser absorvida no início da contagem de montanha. A partir daí, os favoritos encontravam-se entregues a si mesmos mas já desgastados pelo ritmo intenso imposto na etapa. Com pouco menos de seis quilómetros para a meta, Contador avaliou a situação de corrida e saiu disparado do grupo com a mesma determinação com que o havia feito em Arcalis. Andy Schleck (Team Saxo Bank) foi o único que tentou dar resposta ao espanhol, seguindo até ao final da etapa numa posição de perseguidor. No grupo dos restantes favoritos, enquanto Lance Armstrong (Astana) era rebocado pelo seu colega de equipa Andreas Klöden, Carlos Sastre (Cervélo) recuperava de um início de subida menos bom para se recolocar novamente em boa posição. No final, e depois de mais duzentos quilómetros percorridos, Contador cruzou a meta isolado, pedalando com tal ligeireza que até dava a ilusão de ter sido uma etapa fácil. Quarenta e três segundos depois, chegava Andy Schleck, seguido por Vicenzo Nibali (Liquigas), a um minuto e três segundos de Contador. O outro irmão Schleck foi o quarto classificado, a 1'06'', alcançando a meta na companhia de Carlos Sastre e de um surpreendente Bradley Wiggins (Garmin). O sétimo posto ficou entregue a Cadel Evans (Silence-Lotto), com 1'26'' de perda, com Klöden e Armstrong a terminarem a etapa nas posições seguintes, a 1'29'' e 1'35'' de Contador, respectivamente. O top ten da etapa foi encerrado por Kim Kirchen (Team Columbia), registando 1'55'' de atraso em relação ao registo do vencedor.

+ Na sequência desta etapa, Alberto Contador torna-se no terceiro ciclista a envergar a camisola amarela na presente edição do Tour - o anterior líder, Rinaldo Nocentini (Ag2r) foi apenas o décimo nono classificado dia, a 2'36'' do espanhol, e, como tal, caiu para a sexta posição da geral, com 2'30'' de desvantagem. Apesar da dificuldade manifestada nos quilómetros finais do dia e do tempo perdido para a maioria dos seus adversários directos, Lance Armstrong subiu ao segundo lugar da classificação geral, a 1'37'' do seu companheiro de equipa, enquanto Bradley Wiggins fecha o pódio provisório, com 1'46'' de diferença para o novo camisola amarela. Andreas Klöden, no quarto lugar a 2'26'', completa o trio da Astana no top ten da geral, com Andy Schleck a ascender ao quinto posto, a 2'30''. Entre os restantes ciclistas, o destaque vai para o sétimo posto de Nibali, a 2'51'', para o décimo primeiro lugar de Sastre, a 3'52'' e para o décimo quarto lugar de Cadel Evans, a uns já distantes 4'27''. Em termos de classificação da juventude, Tony Martin (Team Columbia) viu-se ultrapassado por Andy Schleck e Vicenzo Nibali, com vantagem para o luxemburguês. Por oposição, não se registaram alterações de relevo nas classificações da montanha e dos pontos, com Franco Pellizotti (Liquigas) a seguir como líder da primeira e Thor Hushovd (Cervélo) a manter-se dono da camisola verde.

+ Sérgio Paulinho voltou a estar ao serviço da equipa na etapa de hoje e concluiu o percurso na 66ª posição, com 6'53'' de perda para o seu líder e vencedor da etapa. Na geral, o português é o quadragésimo classificado, registando quase vinte minutos de diferença em relação a Contador.

+ Amanhã será novo dia de descanso na Volta a França 2009 mas, depois dos acontecimentos de hoje, espera-se nova etapa animada já na terça-feira. Nesse dia, o pelotão do Tour percorrerá 159 quilómetros entre Martigny e Bourg-Saint-Maurice e terá pela frente duas grandes subidas: primeiro, a contagem de categoria especial do Col du Grand-Saint-Bernard, e depois a ascensão de categoria um ao Col du Petit-Saint-Bernard. Um ciclista que ataque nesta segunda subida poderá então usar os trinta quilómetros finais - sempre a descer em direcção à meta - para garantir algum ganho de tempo sobre os seus mais directos adversários. A décima sexta etapa não oferecerá tantas condições para fazer diferenças como a de hoje mas, em compensação, tem o perfil certo para potenciar algumas surpresas.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 18:04


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes