home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quinta-feira, julho 23, 2009

TOUR DE FRANCE
Etapa 18

» Vitória no contra-relógio deixa Contador com camisola amarela quase garantida


Foto ASSOCIATED PRESS

+ Depois da etapa de ontem ter trazido grandes alterações ao topo da classificação geral da Volta a França, o contra-relógio de hoje tratou de 'baralhar e dar as cartas' de novo. Se, por um lado, a prestação imperial de Alberto Contador (Astana) deixou a luta pela camisola amarela praticamente sentenciada, por outro, a disputa pelos lugares inferiores do pódio - e, em especial, pelo terceiro posto - segue mais acesa do que nunca. As primeiras duas semanas do Tour podem ter sido parcas em emoções fortes mas, em contrapartida, esta semana final está a ser absolutamente electrizante - e o Mont Ventoux, no sábado, será, provavelmente, a cereja no topo do bolo.

+ A etapa de hoje compreendia um percurso de 40,5 km de extensão em torno do Lago de Annecy, incluindo uma contagem de montanha de terceira categoria. Mikhail Ignatiev (Team Katusha) e, depois, Fabian Cancellara (Team Saxo Bank) saíram cedo para a estrada e estabeleceram os tempos de referência que permaneceriam até ao último ciclista a partir, o camisola amarela Alberto Contador, cruzar a meta. O espanhol contou com um início de contra-relógio muito forte e uma boa subida na contagem de montanha para garantir a sua segunda vitória individual em etapas do Tour 2009 com um tempo de 48'30''. O título de campeão espanhol de contra-relógio já tinha comprovado a enorme evolução de Contador nesta disciplina mas este triunfo na etapa de hoje confirma o camisola amarela do Tour como um ciclista completo, capaz de ganhar tempo tanto nas montanhas como nos contra-relógios. Cancellara ficou assim relegado para o segundo posto, a três segundos do espanhol, enquanto Ignatiev manteve o terceiro melhor registo, com quinze segundos de perda. Entre os que ainda lutam pelo pódio, Bradley Wiggins (Garmin) foi o mais rápido a cumprir o contra-relógio - sexto classificado, a 43'' do vencedor -, enquanto Andréas Klöden (Astana) também conseguiu entrar no top ten do dia, registando o nono tempo, a 54''. Para Lance Armstrong (Astana), o 16º posto na etapa, com 1'30'' de perda, deixa uma sensação simultaneamente de vitória e de derrota: ganhou o tempo suficiente a Frank Schleck (Team Saxo Bank) - 35º, a 2'34'' - para subir ao terceiro posto da geral mas também perdeu tempo para os restantes adversários na luta pelo pódio. O norte-americano até teve um bom registo no primeiro ponto de cronometragem mas foi nítida a quebra de ritmo que a partir daí sentiu - e a prestação menos boa confirma-se especialmente à luz do resultado de Andy Schleck (Team Saxo Bank), que perdeu apenas quinze segundos para Armstrong. Efectivamente, se o heptacampeão do Tour teve uma prestação abaixo do esperado, o resultado de Andy Schleck superou as expectativas - certamente motivado pela vontade de manter o segundo lugar na geral, o luxemburguês foi o 21º classificado e, acima de tudo, conseguiu conservar uma vantagem confortável sobre os mais directos adversários.

+ Na classificação geral, então, a liderança de Alberto Contador saiu reforçada por este contra-relógio individual, elevando a diferença em relação a Andy Schleck para 4'11''. A partir daí, a luta está verdadeiramente ao rubro, com quatro ciclistas separados por pouco mais de meio minuto: Lance Armstrong é terceiro da geral, a 5'25'', Wiggins o quarto, a 5'36'', Klöden o quinto, a 5'38'', e, por fim, Frank Schleck caiu para o sexto posto, a 5'59'' do líder. Quatro galos para um só poleiro garantem um final de Volta a França emocionante - e o segundo lugar de Andy Schleck também ainda não está a salvo... Fora desta luta, contudo, ficou hoje Vicenzo Nibali (Liquigas), que parece ter assentado na sétima posição, a 7'15'' de Contador e com quase três minutos de vantagem sobre Christian Vande Velde (Garmin), o oitavo classificado. Consequentemente, e se nada de estranho se passar, o italiano terá que se contentar com o segundo posto final na classificação da juventude, atrás de Andy Schleck. Quanto às restantes camisolas, Franco Pellizotti (Liquigas) e Thor Hushovd (Cérvelo) conservam, naturalmente, as camisolas de montanha e dos pontos.

+ Em relação a Sérgio Paulinho, o ciclista da Astana terá procurado poupar-se para as etapas que ainda falta cumprir e terminou o dia com o 117º registo, a 5'14'' de Contador. Na geral, contudo, o português caiu apenas duas posições, sendo agora o 37º classificado, a 44'49'' do camisola amarela.

+ A etapa de amanhã ligará Bourgoin-Jallieu a Aubenas através de um percurso com 178 km de extensão. Apesar de estar classificada como plana, a etapa poderá reservar algumas surpresas graças a uma subida de segunda categoria a apenas dezasseis quilómetros da meta. Não só há ciclistas que vêem aqui a sua última oportunidade de salvar a sua Volta a França com uma vitória - os casos de Carlos Sastre (Cérvelo), Cadel Evans (Silence-Lotto) e Denis Menchov (Rabobank), por exemplo, como a situação da luta pelo pódio torna tudo possível...

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 19:44


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes