home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sábado, julho 25, 2009

TOUR DE FRANCE
Etapa 20

» Gárate conquista o Mont Ventoux, Contador assegura vitória no Tour


Foto REUTERS

+ À semelhança da última passagem do Tour pelo Mont Ventoux - em 2002, com a vitória de Richard Virenque sobre Alexandre Botcharov -, a vitória na etapa de hoje foi disputada por dois ciclistas com mais de 150 km de fuga nas pernas: no 'sprint' final, desta feita foi Juan Manuel Gárate (Rabobank) a superar por três segundos o jovem Tony Martin (Team Columbia), novamente em destaque após o excelente trabalho em favor de Mark Cavendish na etapa de ontem. Contudo, apesar da excelente prestação desta dupla no dia de hoje, o maior destaque vai para a confirmação de Alberto Contador (Astana), Andy Schleck (Team Saxo Bank) e Lance Armstrong (Astana) como os ciclistas que amanhã subirão ao desejado pódio de Paris, salvo qualquer azar de última hora.

+ No que diz respeito à etapa propriamente dita, a jornada de hoje acabou por ficar um pouco aquém das elevadas expectativas geradas ao longo de três semanas de prova. Ainda assim, os 167 km entre Montélimar e o topo do Mont Ventoux estiveram longe de ser desinteressantes, com várias lutas a animar o decorrer da etapa. A fuga do dia formou-se antes de se cumprirem os primeiros dez quilómetros da etapa, com Gárate e Tony Martin a integrarem o grupo de dezasseis ciclistas que escapou ao pelotão. A pouco mais de trinta quilómetros do fim e já com o grupo da frente a sofrer as consequências do desgate, a Astana assumiu o comando do pelotão e, aproveitando o vento lateral, criou cortes no grupo principal, deixando ciclistas como Cadel Evans (Silence-Lotto) e Carlos Sastre (Cérvelo) definitivamente sem hipóteses de salvar um mau Tour com um triunfo de última hora no Ventoux. Perante a recuperação de terreno por parte do pelotão principal, Tony Martin, Juan Manuel Gárate e Christophe Riblon (Ag2r) decidiram partir sozinhos em busca da vitória na etapa, com o francês a descolar já na longa subida para a meta. Mais atrás, a intensificação do ritmo e as dificuldades da ascensão ao Mont Ventoux produziam um processo de eliminação natural no pelotão, com os primeiros sete classificados da geral a conseguirem permanecer juntos. Num jogo quase de marcação individual, Alberto Contador respondia aos ataques de Andy Schleck enquanto Lance Armstrong seguia especialmente atento à roda de Frank Schlek (Team Saxo Bank). Enquanto o mais velho dos Schleck não demonstrava capacidade para lançar um verdadeiro ataque ao lugar mais baixo do pódio, os outros interessados -Bradley Wiggins (Garmin), Andréas Klöden (Astana) e Vincenzo Nibali (Liquigas) - começavam a ficar para trás. Com o grupo dos favoritos cada vez mais próximo, Gárate e Martin continuavam a perseguir o sonho de vencer esta etapa mítica - e, se o triunfo sorriu ao espanhol, o ciclista da Team Columbia também não saiu de mãos a abanar, recebendo o prémio de combatividade do dia por nunca ter desistido da luta, mesmo quando descolou momentaneamente de Gárate a um quilómetro da meta. Andy Schleck e Alberto Contador foram, respectivamente, os terceiro e quarto classificados a cruzar a meta, a 38'' do vencedor, enquanto Armstrong terminou no quinto posto, com quarenta e um segundos de atraso para Gárate e dois de vantagem sobre Frank Schleck.

+ Na classificação geral, Alberto Contador deverá celebrar amanhã a sua segunda vitória na Volta a França com 4'11'' de vantagem sobre o camisola branca Andy Schleck e 5'24'' sobre o heptacampeão Lance Armstrong. Talvez a maior surpresa do Tour 2009, Bradley Wiggins - décimo na etapa, a 1'03'' do vencedor - conseguiu segurar o quarto lugar na geral com apenas três segundos de diferença para o quinto classificado, Frank Schleck. Andréas Klöden foi apenas décimo segundo na etapa, com 1'42'' de perda, e caiu assim para o sexto posto, a 6'42'' de Contador. Nibali manteve, tal como esperado, a sétima posição, com Christian Vande Velde (Garmin) a terminar no oitavo posto, a 12'04''. Se a luta pelo pódio pode ter sido desapontante, o mesmo não se poderá dizer da disputa pela entrada no top ten: Roman Kreuziger (Liquigas) registou o sétimo tempo na etapa e conseguiu subir à nona posição da classificação geral, empurrando Christophe Le Mevel (FDJ) para o décimo lugar e deixando Mikel Astarloza (Euskaltel-Euskadi) de fora dos primeiros dez classificados por menos de vinte segundos de diferença. O rei das montanhas, Franco Pellizotti (Liquigas), somou uns últimos pontos para a camisola às bolinhas vermelhas graças ao oitavo lugar na chegada ao topo do Mont Ventoux enquanto o camisola verde, Thor Hushovd (Cérvelo), e o melhor sprinter da prova, Mark Cavendish, esqueceram por instantes a sua luta pessoal e ofereceram um momento engraçado ao simularem um sprint na chegada à meta... mais de vinte e cinco minutos depois do vencedor. O norueguês tem vinte e cinco pontos de vantagem sobre Cavendish na classificação da camisola verde e só um desastre o impedirá de subir ao pódio de Paris pela segunda vez na sua carreira - contudo, Cavendish ainda não é uma carta fora do baralho e, no mínimo, tentará amanhã somar a sua sexta vitória no presente Tour.

+ O português da equipa Astana, Sérgio Paulinho, foi hoje o 52º classificado na etapa, a 7'52'' de Gárate, depois do primeiro ataque de Andy Schleck o ter deixado sem condições para continuar o trabalho que até aí desempenhara a favor de Contador, Armstrong e Klöden. O ciclista português mantém-se assim na 35ª posição da geral, precisamente a cinquenta e quatro minutos de Alberto Contador.

+ Amanhã será o dia da já tradicional etapa de consagração com fim em Paris. O percurso terá um total de 164 km e ligará Montereau-Fault-Yvone aos Campos Elísios, na capital francesa, onde os sobreviventes destas três semanas de prova cumprirão nove voltas ao circuito. Se é verdade que esta vigésima primeira etapa do Tour 2009 já pouco ou nada decidirá, amanhã veremos não só Alberto Contador consagrado como o grande vencedor da Volta a França mas também o regresso de Armstrong ao pódio de Paris quatro anos depois - poderá ser mais baixo do que o habitual mas este terceiro lugar terá certamente sabor a vitória para o americano.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 17:39


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes