home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, julho 26, 2009

TOUR DE FRANCE
Etapa 21

» Cavendish conquista os Campos Elísios, Contador celebra segunda vitória


Foto REUTERS

+ Três semanas e vinte e uma etapas depois, a Volta a França terminou hoje nos Campos Elísios com mais um triunfo ao sprint de Mark Cavendish (Team Columbia) e a habitual consagração dos vencedores com o Arco do Triunfo em plano de fundo.

+ O percurso do dia ligava Montereau-Fault-Yvone ao circuito final no centro de Paris mas, como já é tradição das últimas etapas, a competição teve início apenas na chegada aos Campos Elísios. Até aí, houve tempo para tudo, desde pôr a conversa em dia no pelotão até celebrar com champanhe ou ainda tirar fotografias com o telemóvel. A entrada no circuito montado na capital francesa, contudo, lançou a luta pela última vitória na presente Volta a França, com a formação quase imediata de uma pequena fuga. O pelotão controlou sempre a desvantagem e, nos quilómetros finais, estava visto que teríamos a esperada chegada ao sprint com pelotão compacto. O comboio da Team Columbia esteve novamente extraordinário no desempenho do seu trabalho em prol de Mark Cavendish e, com Thor Hushovd (Cérvelo) e Tyler Farrar (Garmin) tapados por uma má abordagem da Garmin à curva final, o ciclista britânico ganhou a sua sexta etapa no Tour 2009 com metros de avanço sobre Mark Renshaw, seu colega de equipa e lançador. Ainda que não suficiente para usurpar a camisola verde a Hushovd, o sprint vitorioso de Cavendish permitiu-lhe, ainda assim, experimentar o pódio de Paris pela primeira vez - e ninguém estranhará se para o ano o voltarmos a ver ali, então sim com a camisola verde.

+ Sem percalços de última hora, Alberto Contador (Astana) confirmou a adição do segundo Tour ao seu currículo e, no momento do discurso, voltou a enfatizar as dificuldades internas à equipa como um factor de valorização desta vitória. Andy Schleck (Team Saxo Bank) - vencedor da camisola branca, da juventude - e o mítico Lance Armstrong (Astana) ladearam o espanhol no pódio final desta Volta a França 2009 para a imagem para a posteridade. Recordando o restante top ten, Bradley Wiggins (Garmin) terminou num excelente quarto lugar, logo seguido por Frank Schleck (Team Saxo Bank) e Andréas Klöden (Astana). Vicenzo Nibali (Liquigas), o segundo classificado da juventude, foi sétimo na geral deste Tour, enquanto Christian Vande Velde (Garmin) fechou uma prestação regular com o oitavo lugar. Na nona posição terminou mais um ciclista da classificação jovem, Roman Kreuziger (Liquigas), e, por fim, o francês Christian Le Mevel (FDJ) fecha os dez primeiros do Tour 2009. Como já foi referido, Thor Hushovd foi o vencedor da classificação dos pontos enquanto Franco Pellizotti subiu ao pódio por duas vezes: a primeira, para vestir a camisola da montanha e, a segunda, para receber o prémio de super-combativo pelos seus ataques em etapas de montanha.

+ Sérgio Paulinho (Astana) terminou o dia na 98ª posição, logo atrás de Contador, e confirmou o 35º lugar final na classificação geral, melhorando o seu registo de 2007 (65º classificado nessa Volta a França). Alberto Contador fez questão de brindar com o português ainda na etapa em reconhecimento do seu trabalho e da sua lealdade mas o maior prémio para Sérgio Paulinho foi a subida ao pódio parisiense pela vitória da Astana na classificação por equipas. Apesar da falta de harmonia, a equipa de origem cazaque conseguiu manter a união e terminou a prova com mais de vinte minutos de vantagem sobre a Garmin e a Team Saxo Bank, segunda e terceira classificadas, respectivamente.

+ Em jeito de balanço final, há quatro aspectos que merecem destaque. Em primeiro lugar, a clara superioridade de Alberto Contador - por tudo o que fez, não haveria vencedor mais justo. O triunfo do espanhol mas também as excelentes prestações de Andy Schleck, Vicenzo Nibali, Roman Kreuziger e Mark Cavendish chamam a atenção para o segundo aspecto em destaque: a emergência de uma nova geração de ciclistas, jovens, talentosos e sagazes. Com valores destes, o futuro do ciclismo está certamente assegurado. Em terceiro lugar, e, de algum modo, por oposição, o fantástico regresso do veterano Lance Armstrong, que soube compensar a fraqueza de alguns momentos com uma enorme experiência conquistada ao longo das suas sete vitórias no Tour. Mais do que isso, a presença do norte-americano na Volta a França foi extremamente positiva para a própria prova, que encontrou neste regresso a oportunidade ideal para recuperar a mística desgastada pelos escândalos de doping dos últimos anos. Por fim, a questão do doping constitui exactamente o quarto factor que merece destaque: pela primeira vez em anos, não se registou nenhum controlo positivo durante a prova. Contudo, tal não implica que, daqui a dias ou semanas ou até meses não surjam, mais uma vez, péssimas notícias sobre este tema - basta pensar no recente caso de Danilo di Luca, 'segundo' classificado no Giro deste ano. Entretanto, o escândalo poderá começar pelo Tour 2008, com o anúncio de novos testes às amostras recolhidas no ano passado. Com tantas más lembranças dos últimos anos, é impossível não temer novos casos positivos... Para já, porém, deve-se ignorar os rumores e as suspeições e desfrutar antes da memória de mais três semanas fantásticas da prova-rainha do ciclismo mundial - a Volta a França.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 18:43


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes