home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sábado, julho 11, 2009

TOUR DE FRANCE
Etapa 8

» Vitória de Léon-Sánchez após fuga, camisola amarela continua com Nocentini


Foto REUTERS

+ Mais um dia na Volta a França, mais uma fuga que dá em vitória: desta feita, foi Luis Léon-Sánchez (Caisse d'Épargne) a superar os seus três companheiros no sprint final para a meta. Contudo, numa etapa interessante desde os primeiros quilómetros, o espanhol não foi, certamente, o único vencedor do dia...

+ O percurso de hoje - 176,5 quilómetros entre Andorra-a-Velha e Saints-Girons - abria com a subida a Port d'Envalira, uma contagem de primeira categoria. Perante esta situação, as tentativas de fuga sucederam-se com grande velocidade, com Cadel Evans (Silence-Lotto) e Andy Schleck (Team Saxo Bank) entre os mais notáveis que chegaram a andar destacados do pelotão. No entanto, a longa descida após a contagem de montanha e o aumentar do ritmo do pelotão por parte da Astana acabaram por pôr fim às esperanças destes candidatos ao pódio de recuperar tempo, embora seja de louvar a sua vontade de mexer na corrida. Entretanto, num grupo que se mantinha mais à frente, havia um elemento no mínimo inesperado: Thor Hushovd (Cervélo) esteve brilhante ao integrar a fuga para ir buscar os pontos dos dois sprints intermédios antes da segunda contagem de montanha do dia, roubando, assim, a camisola verde a Mark Cavendish (Team Columbia). Logo depois, o noruguês deixou-se ficar para trás enquanto na frente da corrida seguiam dez ciclistas escapados, entre os quais os quatro que chegariam isolados à meta - Léon-Sanchez, Sandy Casar (FDJ), Mikel Asterloza (Euskatel-Euskadi) e o nosso bem conhecido Vladimir Efimkin (Ag2r). Já na última montanha do dia - o Col d'Agnès, de primeira categoria -, e enquanto a fuga ia perdendo os ciclistas mais fracos, voltou a ver-se Andy Schleck novamente ao ataque. Logo de seguida, contudo, a resposta da Astana levou ao estabilizar do ritmo no grupo dos favoritos, permitindo a reentrada do camisola-amarela Rinaldo Nocentini (Ag2r) e deixando a fuga com uma vantagem suficiente para pedalar para a vitória. Na aproximação à meta, Efimkin foi o primeiro a atacar mas Luis Léon-Sánchez fez um excelente sprint final para cortar a linha de chegada em primeiro lugar, batendo Casar, Astarloza e Efimkin por esta ordem. O pelotão alcançou a meta 1'54'' depois, integrando todos os grandes favoritos ao pódio de Paris.

+ No topo da classificação geral mantém-se, deste modo, o italiano Rinaldo Nocentini, com seis segundos de vantagem sobre Alberto Contador e oito sobre Lance Armstrong, ambos da Astana. De resto, a alteração mais significativa nos primeiros vinte lugares acaba por ser a ascensão do vencedor da etapa de hoje ao 11º lugar, a 2'16'' do líder - um facto que, de algum modo, compensa a equipa pelo abandono ainda por explicar de Oscar Pereiro a meio desta oitava etapa. A camisola verde, como já foi referido, encontra-se agora nas mãos de Thor Hushovd, enquanto o herói de ontem, Brice Feillu, perdeu a liderança das contas da montanha para o seu compatriota Christophe Kern (Cofidis). Por fim, referência para Tony Martin (Team Columbia), que continua firme na liderança da classificação da juventude, e para a Ag2r, que ultrapassou a Astana na tabela por equipas.

+ Em relação aos portugueses em prova, Sérgio Paulinho (Astana) cruzou a meta a fechar o pelotão principal, na 57ª posição a 1'54'' do vencedor, enquanto Rui Costa (Caisse d'Épargne) terminou a etapa integrado num grande 'grupeto', registando o 87º posto a 14'14''. Em virtude destes resultados, Paulinho subiu à 46ª posição da geral - embora mantendo os mesmos 11'50'' de diferença para Nocentini - e Rui Costa é o 112º classificado, com mais de quarenta minutos de perda.

+ A nona etapa do Tour 2009 ligará amanhã Saint-Guadens a Tarbes, num percurso com 160,5 km. No último dia de Pirinéus, os ciclistas subirão ao Col d'Aspin (primeira categoria) e ao Tourmalet (categoria especial) mas o facto da meta estar situada a mais de setenta quilómetros desta última subida poderá vetar uma real tentativa de ataque entre os favoritos. Por outro lado, com o primeiro dia de descanso à porta, talvez haja alguém a querer aproveitar esta oportunidade para recuperar tempo na classificação geral. O melhor mesmo é esperar para ver...

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 17:37


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes