home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, julho 12, 2009

TOUR DE FRANCE
Etapa 9

» Terceira vitória francesa por Fédrigo, Nocentini descansará de amarelo


Foto REUTERS

+ Com um pelotão que continua pouco interessado em trabalhar e uma Astana que parece não querer a camisola amarela, o triunfo na nona etapa da Volta a França 2009 foi novamente decidido numa fuga, com Pierrick Fédrigo (Bouygues Telecom) a levar a melhor sobre Franco Pellizotti (Liquigas) no sprint final pela vitória. Numa altura em que o ciclismo francês tem sido muito criticado pela falta de uma grande figura, este Tour vem provar que com os 'pequenos' também se conquistam importantes vitórias: o triunfo de Fédrigo hoje eleva para três o número de triunfos franceses após nove dias de prova.

+ Assinalando o fim da passagem do Tour pelos Pirinéus e integrando no seu percurso as subidas ao Col d'Aspin (primeira categoria) e ao Tourmalet (categoria especial), a etapa de hoje, contudo, pareceu tudo menos um dia de montanha. Fica o aviso à organização: numa edição futura da prova, os adeptos de ciclismo certamente agradecerão se as grandes subidas não aparecerem a meio da etapa... A bem da verdade, os 160,5 km do dia, entre Saint-Gaudens e Tarbes, também tiveram os seus momentos de interesse; porém, espera-se algo mais de uma etapa classificada como de alta montanha.

+ O início do dia acabou mesmo por oferecer a fase mais animada da etapa, com a formação de vários grupos de ciclistas escapados - entre os quais, os dois portugueses em prova, Sérgio Paulinho (Astana) e Rui Costa (Caisse d'Épargne), e os dois ciclistas que viriam a discutir a vitória na etapa, Fédrigo e Pellizotti. A subida ao Tourmalet permitiu-lhes libertarem-se dos seus companheiros de fuga e, com o pelotão quase em ritmo de passeio na subida, a dupla manteve uma boa vantagem. Ainda assim, com setenta quilómetros até à meta depois da contagem de categoria especial - meios a descer, meios planos -, a chegada isolada ao final da etapa chegou a estar em perigo mas o bom entendimento entre os ciclistas garantiu um sprint a dois pelo triunfo. O pelotão cortou a meta com Oscar Freire (Rabobank) à cabeça e 34'' de atraso em relação a Fédrigo.

+ Finalizada a 'primeira parte' desta Volta a França, Rinaldo Nocentini (Ag2r) continua como o líder improvável da classificação geral, com Alberto Contador (Astana) a seis segundos e Lance Armstrong (Astana) - que hoje deu a entender que tem intenções de competir no Tour do próximo ano - a oito segundos. A não ser que aconteça algo de extraordinários, o italiano poderá estender a sua liderança até ao próximo domingo, o dia de entrada nos Alpes. Entretanto, Thor Hushovd (Cervélo) e Tony Martin (Team Columbia) mantêm-se na frente das classificações por pontos e da juventude, respectivamente, enquanto a camisola de montanha voltou a mudar de dono: Egoi Martinez (Euskaltel-Euskadi) enverga agora a camisola às pintas.

+ Em relação aos portugueses, se Rui Costa não tardou a cair da fuga, Sérgio Paulinho manteve-se na frente até ao Tourmalet, onde somou catorze pontos para as contas da montanha por ser o oitavo ciclista a passar na contagem. O português e os seu companheiros de fuga foram absorvidos pelo pelotão na descida e Paulinho acabou por alcançar a meta integrado no grupo principal, na 68ª posição - na geral, é agora o 41º classificado, a 11'50'' de Nocentini. Já Rui Costa terminou o dia no 79º posto, com 1'32'' de perda em relação ao vencedor, mas subiu para a 88ª posição da geral, a 41'25'' do camisola amarela.

+ Amanhã será o primeiro dia de descanso da Volta a França 2009, com o pelotão a voltar à estrada - sem rádios! - na terça-feira. O percurso de 194,5 km ligará Limoges a Issoudun e incluíra quatro contagens de montanha de quarta categoria - consequentemente, a vitória deverá ser disputada ao sprint mas, por outro lado, a 14 de Julho, já se sabe que os franceses gostam de tentar a sua sorte...

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 23:59


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes