home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quarta-feira, novembro 04, 2009

LI na Futebolista de Novembro

Livre Indirecto na revista Futebolista
Foto FUTEBOLISTA

Foi com surpresa que, no início do passado mês de Outubro, recebi o convite da revista Futebolista para falar um pouco sobre o Livre Indirecto. Apesar da pouca disponibilidade dos últimos tempos, troquei algumas impressões com o Tiago Coelho, a quem agradeço desde já o convite endereçado ao LI. Ficam abaixo as respostas completas (a entrevista está resumida na pág. 97 da revista):

João Tiago da Rocha Araújo foi o criador do Livre Indirecto e foi também quem nos tirou algumas dúvidas sobre este espaço de opinião. Este é um dos blogues mais antigos e visitados da blogosfera nacional e conta ainda com a colaboração de Rui Silva, Margarida Martins, Mário Palmeira e Carlos Morais.

- Quais as principais razões que vos levaram a entrar no mundo da blogosfera e a criar o Livre Indirecto?

As razões foram as mesmas que levam tantos outros bloggers a iniciarem-se nestas lides: a vontade de partilhar opiniões, paixões, ideias e ideais. Por meados de 2003 - altura em que, quanto a mim, surgiu o primeiro 'boom' de blogues no nosso país - muita gente tinha um blogue, mas existiam poucos "pontos de encontro" no nosso ciberespaço. Ao nível do fenómeno futebolístico, as referências da altura eram o Megafone e o Terceiro Anel, entretanto já extintos. O Livre Indirecto surgiu em Agosto de 2004, ainda embebido no espírito do nosso Europeu, e a depositar esperanças na Selecção que levámos aos JO de Atenas'2004. Foi uma desilusão tremenda e foi o desaire histórico com o Iraque dos nossos meninos mimados que deu origem ao primeiro 'post' do blogue.

- Apesar de existir uma preocupação da vossa parte em falar sobre vários desportos, é notória a predominância do futebol na maioria dos vossos ‘posts’. Existem algumas características únicas do Livre Indirecto que o distinga dos demais blogues sobre este tema?

Em tempos, o Livre Indirecto já teve textos muito completos, actuais e com uma visão imparcial que distinguiam o LI dos demais blogues onde o futebol é tema dominante. Hoje em dia, também devido à saturação e/ou pouca disponibilidade dos editores, os 'posts' são mais sintéticos, com maior carácter pessoal e, portanto, perdeu-se um pouco do que nos distinguia neste campo. Compensamos, principalmente, com o acompanhamento mais pormenorizado dos grandes eventos, com as janelas que abrimos para o futebol que se joga nos outros campeonatos e com a cobertura de modalidades extra-futebol: do Tour de France e da Volta a Portugal, do Mundial de Fórmula 1 e dos principais torneios do circuito de ténis, só para dar alguns exemplos.

- Este vosso espaço virtual é dos mais antigos e mais visitados na blogosfera sobre este assunto. Como explicam tamanha longevidade e sucesso?

Estes cinco anos explicam-se, acima de tudo, pelo empenho dos editores que mais se dedicaram ao "projecto". A longevidade explica-se por isso e por nunca termos olhado para o sucesso pelo número de "page views" do blogue, mas sim pelo conteúdo disponibilizado aos visitantes e pela organização da página em si. É também por isso que os visitantes a que eu chamo "visitantes de sempre" não deixam de nos visitar e não deixam de participar nas discussões mais acesas.

- Acreditam que os vossos comentários poderão de alguma forma contribuir para melhorar o tipo de discussão que se faz sobre futebol em Portugal?

Acreditamos que, pelo menos, tentamos melhorar o tipo de discussão. Se melhoramos? Claro que não. Porque futebol é paixão e é também parcialidade e debate de opinião. Será sempre assim, e é por isso que haverá sempre tema de discussão em qualquer pelado do nosso país e que os cafés estarão sempre cheios em dia de bola. Não contribuímos para melhorar o tipo de discussão; tentamos não entrar pelos «casos», pela discussão do se foi ou não penálti, se era ou não lance para cartão vermelho, etc. Para isso já existem muitos programas de debate televisivo e muitos realizadores minuciosos. Mas, convenhamos, é disso que o nosso povo gosta.

- Que outros blogues têm por hábito visitar e, consequentemente, recomendariam aos nossos leitores?

No meu caso, visito com bastante frequência: o 442, da tripla de "jugoslavos" que faz história na nossa blogosfera; os blogues "irmãos" Dor no Menisco e Força nas Canetas, dos jornalistas Pascoal Sousa e Paulo Sérgio Pinto, respectivamente; os imperdíveis Estatísticas da Bola e Cromos da Bola; o lusófono Janela de Contraste; o impecável Jogo de Área; e aquele que já foi considerado por muitos como o melhor blogue do Mundo, o Jogo Aberto do jornalista brasileiro Lédio Carmona. Depois, tenho por hábito visitar inúmeros blogues sobre Futsal, por ser a modalidade a que estou ligado há muito e por ser actualmente treinador dos Juvenis do Grupo Desportivo da Gafanha.

Artigo de Da Rocha
Publicado às 10:34


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes