home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, dezembro 06, 2009

Taça Davis'09: Espanha conquista 'Saladeira'

» Invencibilidade caseira dura já mais de 10 anos


Foto GETTY IMAGES

Sem espinhas. Ao fim de apenas dois dias de espectáculo no Palau de St. Jordi, em Barcelona, a selecção espanhola de ténis garantiu a reconquista da Taça Davis, a maior competição por equipas do ténis mundial masculino. Feliciano Lopez e Fernando Verdasco consumaram a vitória, ao triunfarem sobre o invencível par Tomas Berdych/Radek Stepanek, por 7-6(7), 7-5 e 6-2, e deitaram por terras as aspirações checas a um segundo ceptro na prova. Uma vitória que confirma o favoritismo que era atribuído de antemão aos comandados de Albert Costa e que atesta o poderio do ténis espanhol na actualidade.

E como se não bastasse a força das individualidades, os espanhóis mostraram sempre uma enorme coesão, que nem a suposta crise de confiança de Nadal ou as debilidades físicas de Verdasco perturbaram. Uma vitória de todos mesmo: Nadal, Verdasco, Ferrer, Lopez e...Albert Costa.

Nadal porque desbravou o caminho com um convincente triunfo (7-5, 6-0 e 6-2) sobre Berdych no 1º singular; Ferrer porque silenciou os cépticos com uma das mais fantásticas reviravoltas da história recente da Taça Davis, frente a Stepanek (1-6, 2-6, 6-4, 6-4 e 8-6); Verdasco e Lopez por voltarem a mostrar que são uma das melhores duplas da competição; e Costa por ter feito as escolhas certas e ter sabido gerir polémicas e manter Ferrero empenhado na causa espanhola depois de se ver relegado para a condição de suplente.

Antes, em eliminatórias anteriores, Ferrero havia sido uma peça-chave e acalentava esperanças em ocupar o lugar de David Ferrer, face à má forma recente do tenista valenciano. Não foi assim, mas Ferrero pode orgulhar-se de sair invicto desta edição da Taça Davis, depois de vitórias frente ao alemão Andreas Beck, no 5º e decisivo duelo dos quartos-de-final, e face a Dudi Sela, no 2º jogo da tranquila vitória por 4-1 sobre Israel, nas "meias". Menos feliz foi Tommy Robredo, que somou apenas um triunfo em três encontros, mas também ele fez parte desta máquina espanhola e merece ver o seu nome associado a mais uma grande conquista de nuestros hermanos no ténis mundial por equipas.

A Espanha soma a quarta "Saladeira" do seu historial, todas elas conquistadas nos últimos 10 anos (2000, 2004, 2008 e 2009) e torna-se na primeira selecção a renovar o título na Taça Davis desde que a Suécia o conseguiu, em 1998.

Em 2010, o caminho não será tão fácil para Nadal e companhia, uma vez que terão pela frente a Suíça logo na 1ª eliminatória (em casa) e poderão vir a defrontar França ou Alemanha ("quartos") fora de casa e Argentina, Suécia ou Rússia ("meias"), sendo que frente aos russos também jogariam fora. Ainda assim, esta selecção espanhola é uma das mais homogéneas equipas da Taça Davis e pode muito bem vir a tornar-se na primeira equipa tri-campeã da competição, desde que os EUA de Arthur Ashe e Stan Smith lograram o "penta" entre 1968 e 1972.

Artigo de Carlos Morais
Publicado às 11:52


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes