home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, janeiro 17, 2010

Dakar 2010: a primeira vitória de Sainz

Sainz conquistou finalmente o seu primeiro Rally Dakar
Fotos REUTERS

+ Embora o dia de ontem tenha assinalado a última etapa, o Rally Dakar 2010 termina hoje em Buenos Aires (Argentina) com a subida ao pódio dos vencedores.

+ Nos automóveis, a grande figura foi Carlos Sainz (Volkswagen) ao conquistar finalmente a sua primeira vitória no Dakar. Se, no ano passado, as suas expectativas foram traídas pela incorrecta sinalização de um barranco, este ano o espanhol dominou a prova praticamente do princípio ao fim e nem um despique com Nasser Al-Attiyah na penúltima etapa o fez sair da primeira posição da geral. O qatari terminou assim no segundo lugar, enquanto Mark Miller completou o pódio de sonho para a Volkswagen. O português Carlos Sousa foi o sexto classificado final, logo atrás dos BMW de Peterhansel e Chicherit e com o estatuto de primeiro piloto não oficial e primeiro carro a gasolina. O segundo melhor português em prova foi Miguel Barbosa, na 12ª posição e apenas dois lugares à frente de Ricardo Leal dos Santos, que completou igualmente uma excelente prova.

Rodrigues e Faria brilham no triunfo de Després, Chagin vence e iguala Loprais

Hélder Rodrigues ficou à porta do pódio

+ Na categoria das motos, o francês Cyril Després (KTM) celebra a sua terceira vitória na prova-rainha do todo-o-terreno internacional. Com o seu maior rival, Marc Coma, afastado da luta pelos lugares cimeiros devido a duas penalizações (incluindo uma de seis horas por alegadamente ter recebido assistência ilegal durante a sétima etapa), o francês protagonizou uma prova segura e terminou com mais de uma hora de vantagem sobre o segundo classificado, Pal Ullevalseter. Hélder Rodrigues lutou por uma presença no pódio até ao último dia mas o chileno Francisco Lopez Contardo conseguiu conservar os seus dez minutos de vantagem sobre o português e selar, assim, a conquista do terceiro lugar final. No entanto, Hélder Rodrigues tem todos os motivos para estar satisfeito com a sua participação já que conquistou o melhor resultado de sempre na categoria para as cores nacionais e igualou o quarto posto de Carlos Sousa em 2003. Aliás, a participação portuguesa deste ano na categoria das motos terminou efectivamente com chave de ouro, com Rúben Faria, já destituído da obrigação de servir de "aguadeiro" a Després, a vencer a cobiçada última etapa do Dakar 2010. Faria foi o 11º classificado da geral enquanto Pedro Bianchi Prata fechou o contingente português na 30ª posição final.

+ Entretanto, na categoria de quads, os irmãos Patronelli dominaram o Dakar 2010, com Marcos a impor-se a Alejandro nas contas finais e Juan Manuel Corominas a fechar o pódio.

+ Por fim, nos camiões, Vladimir Chagin (Kamaz) somou a sua sexta vitória no Rally Dakar e igualou, finalmente, o recorde da lenda Karel Loprais. Firdaus Kabirov (Kamaz), o vencedor do ano passado, foi o segundo classificado, a pouco mais de uma hora do seu compatriota, enquanto Marcel Van Vliet (Ginaf) terminou no terceiro posto mas já quase com onze horas de desvantagem.

+ Em jeito de balanço final, e após o desastre organizativo de 2009, a segunda edição na América do Sul da maior prova mundial de todo-o-terreno decorreu sem grandes sobressaltos, com o atropelamento mortal de uma espectadora logo no primeiro dia a constituir o único ponto negativo do evento. Em oposição, o ponto alto voltou a ser a impressionante afluência do público argentino e chileno à estrada, animando todas as etapas do princípio ao fim – se, por um lado, ainda é difícil aceitar este Dakar fora de África, por outro, há que reconhecer que o entusiasmo dos sul-americanos merece ser recompensado com a continuidade no seu continente de um prova deste calibre.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 14:55


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes