home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, maio 16, 2010

Fórmula 1: Mónaco

» Webber lidera dobradinha da Red Bull


Foto GETTY IMAGES

FÓRMULA 1 | GP Mónaco » classificações » pilotos » construtores

+ O histórico circuito do Mónaco foi o cenário de um fim-de-semana perfeito para a Red Bull e, em especial, Mark Webber: o segundo triunfo consecutivo do australiano no mundial, conjugado com o segundo lugar de Sebastian Vettel, deixou os companheiros de equipa em igualdade pontual na liderança da classificação de pilotos - com vantagem para Webber no desempate por número de vitórias - e, consequentemente, elevou a Red Bull ao primeiro posto da tabela de construtores. É caso para dizer que melhor era impossível...

+ Uma semana depois da sua vitória no Grande Prémio de Espanha, Mark Webber começou a construir o novo triunfo com a conquista da pole position na qualificação, à frente do surpreendente Robert Kubica (Renault). No arranque para a corrida, contudo, o polaco perderia a posição para Sebastian Vettel - terceiro na qualificação -, e, mesmo com quatro entradas em pista do safety car, os Red Bull não mais abandonariam a liderança da prova. Fernando Massa (Ferrari) foi o quarto classificado, atrás de Kubica, enquanto Lewis Hamilton levou o seu McLaren ao quinto posto. Entretanto, a luta pela sexta posição acabou por resultar na manobra do dia e adicionou um novo capítulo à saga Michael Schumacher/Fernando Alonso. Após um acidente nos treinos que o impediu de tomar parte na qualificação, o espanhol da Ferrari realizou uma corrida brilhante para ascender da última posição ao sexto posto da prova. Porém, Schumacher usurpar-lhe-ia o sexto posto na última (!) curva da corrida, uma ultrapassagem cuja legalidade está ainda a ser estudada: o safety car encontrava-se em pista nessa última volta mas saiu precisamente antes da curva; quando Schumacher lançou a manobra, Alonso cruzava já a linha branca respectiva ao safety car; mas, aparentemente, o regulamento proíbe ultrapassagens quando a corrida termina sob um período de safety car. A argumentação de Mercedes e Ferrari focar-se-á assim na interpretação deste ponto referente à conclusão da corrida, isto é, se o facto de ter saído na última curva implica ou não que a prova terminou com o safety car em pista. As últimas posições pontuáveis dependem assim igualmente da decisão dos comissários a propósito deste caso, com Nico Rosberg (Mercedes), Adrian Sutil (Force India) e Vitantonio Liuzzi (Force India) a ficarem nos oitavo, nono e décimo postos, respectivamente.

+ Ao nível da classificação de pilotos, e como já foi referido, Webber e Vettel encontram-se empatados no topo da tabela, somando 78 pontos. Fernando Alonso (Ferrari) é o terceiro classificado, com 73 pontos, enquanto Jenson Button (McLaren) - que hoje desistiu logo no início da prova devido a um problema de sobreaquecimento - caiu para a quarta posição, mantendo os mesmos 70 pontos. Entretanto, na tabela de construtores, a Red Bull lidera com 156 pontos contra os 134 da Ferrari e os 129 da McLaren.

+ O próximo Grande Prémio de Fórmula 1 terá lugar em Istambul, na Turquia, a 30 de Maio.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 16:03


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes