home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, maio 30, 2010

Fórmula 1: Turquia

» Desentendimento entre Webber e Vettel entrega dobradinha à McLaren


Foto GETTY IMAGES

FÓRMULA 1 | GP Turquia » classificações » pilotos » construtores

+ O Grande Prémio de Fórmula 1 da Turquia foi hoje ganho por Lewis Hamilton, com o seu companheiro de equipa, Jenson Button, a garantir a dobradinha para a McLaren com a conquista do segundo posto. Contudo, os protagonistas da corrida acabaram por ser os pilotos da Red Bull, Mark Webber e Sebastian Vettel, já que foi um pequeno incidente entre os dois quando o australiano liderava que permitiu a ascensão dos McLaren às posições de topo.

+ Efectivamente, Mark Webber terá razões para estar desapontado com este resultado. Depois do melhor tempo na qualificação lhe ter garantido a terceira pole position consecutiva da época, o piloto australiano esteve seguro no arranque para a prova e parecia destinando a vencer a corrida. Lewis Hamilton, que saíra da segunda posição da grelha de partida, esteve implacável na perseguição a Webber até à paragem nas boxes para trocar de pneus mas um pequeno problema na operação fez com que o inglês reentrasse em pista já atrás de Vettel, o terceiro mais rápido na qualificação para a prova. Com a dobradinha praticamente garantida para a Red Bull, o inesperado aconteceu na quadragésima volta: uma tentativa de ultrapassagem de Vettel a Webber resultou num toque entre os dois que deixou o alemão fora da corrida e o australiano com a asa dianteira danificada, enquanto os McLaren, que seguiam imediatamente atrás, subiam à liderança da prova. Embora o carro de Vettel estivesse já à frente do de Webber no momento do embate, a verdade é que as imagens não deixam dúvidas sobre a culpa do alemão no incidente, pois, na ânsia de preparar a entrada na curva seguinte, atirou-se para o lado da pista de Webber quando os carros seguiam ainda lado a lado. Hamilton e Button ainda ameaçaram repetir a cena nas últimas voltas mas uma chamada de atenção da equipa garantiu os dois lugares mais altos do pódio para a dupla britânica. Webber, apesar da segunda passagem forçada pelas boxes, acabou por conseguir terminar a corrida no terceiro posto, em virtude da grande diferença de andamento entre o quarteto da frente e o resto do pelotão. Michael Schumacher (Mercedes) foi o quarto classificado, superando o seu colega de equipa e compatriota, Nico Rosberg. Robert Kubica (Renault) foi sexto, enquanto Felipe Massa e Fernando Alonso fecharam um fim-de-semana decepcionante para a Ferrari com a conquista do sétimo e oitavo lugares. Por fim, e a fechar as posições pontuáveis, Adrian Sutil (Force India) foi nono e Kamui Kobayashi (BMW) décimo classificado.

+ Ao nível do mundial de pilotos, Mark Webber conserva a liderança da tabela apesar do terceiro lugar com sabor a derrota de hoje. O australiano soma agora cinco pontos de vantagem sobre Button e nove sobre Hamilton, enquanto o "vilão" do dia, Sebastian Vettel, caiu para o quinto posto da classificação, atrás de Fernando Alonso e a quinze pontos do seu companheiro de equipa. Entretanto, na tabela de construtores, a "auto-sabotagem" da Red Bull resultou na perda do primeiro lugar para a McLaren por apenas um ponto de diferença. A Ferrari mantém-se no terceiro posto da classificação mas encontra-se já a vinte e seis pontos da liderança.

+ A próxima corrida de Fórmula 1 terá lugar no dia 13 de Junho em Montreal, no Canadá.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 15:41


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes