Finalistas ao fundo

Foto ASSOCIATED PRESS
+ Para surpresa das surpresas a Itália juntou-se à França e os finalistas de 2006 saíram de fininho deste Mundial de 2010. Se os Bleus já tinham passado vergonha ao serem eliminados pela África do Sul - num jogo em que a besta do Domenech foi protagonista ao deixar Parreira de mão estendida -, a Squadra Azzura não fez muito melhor e foi derrotada pela Eslováquia.
+ Num jogo que teve um último quarto-de-hora bastante intenso, Vittek e companhia lograram um apuramento histórico para os oitavos. Os italianos pareceram mortos em muitos períodos do jogo, mas, como é hábito, estiveram perto de renascer e de salvar a pele nos descontos. O maior castigo para os de Lippi ainda foi esse: não terem feito nada para passarem os grupos e, mesmo assim, terem ficado com a sensação que a salvação esteve mesmo ali.
+ No outro jogo deste Grupo F, o Paraguai, sem deslumbrar diante de uma combativa Nova Zelândia, lá conseguiu segurar a sua vaga na próxima fase. Os Guarani, em princípio, ficam à espera de ver o que fazem Japão e Dinamarca para encontrarem parceiro para os oitavos. A surpreendente Eslováquia, essa, deve cruzar com a Holanda.
+ Nos outros jogos já definidos destes oitavos-de-final, natural destaque para o apetecível Alemanha x Inglaterra. A apostar num vencedor, todos meterão as suas fichas na Mannschaft, que tem apresentado muito melhor futebol. No entanto, é sempre um duelo de titãs e, como tal, sempre imprevisível. De resto, Argentina e Uruguai são claros favoritos e os Estados Unidos quererão seguramente aproveitar o reencontro com o Gana para vingarem 2006.