home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, julho 25, 2010

Fórmula 1: Alemanha

» Ordens de equipa ditam vitória polémica de Alonso


Foto ASSOCIATED PRESS

FÓRMULA 1 | GP Alemanha » classificações » pilotos » construtores

+ A corrida de Fórmula 1 disputada hoje no circuito de Hockenheim terminou manchada por uma situação polémica: ainda que as ordens de equipa sejam proibidas, a Ferrari terá instruído Felipe Massa a facilitar a ultrapassagem de Fernando Alonso, que viria assim a vencer a prova. Como a ordem não foi explícita, o resultado será validado mas a construtora italiana não se livra de uma pesada multa. Porém, acaba por ser um castigo pequeno quando a "recompensa" desta manobra de bastidores é a reentrada de Fernando Alonso na discussão pelo título mundial...

+ Ofuscada pela Red Bull e pela McLaren ao longo de toda a temporada, a Ferrari voltou às prestações de topo neste Grande Prémio da Alemanha. Na qualificação, Alonso ficou apenas a vinte milésimas de segundo de bater Sebastian Vettel (Red Bull) para a pole position, enquanto Massa registou o terceiro tempo. Contudo, o arranque para a prova proporcionou a inversão das posições: a tentativa de defesa de Vettel em relação a Alonso abriu caminho para Felipe Massa saltar da terceira posição para a liderança da corrida, enquanto o seu colega de equipa conseguia igualmente ultrapassar o rival da Red Bull. A partir daí, os dois Ferrari rapidamente ganharam vantagem sobre os seus perseguidores, ficando a vitória na prova em discussão entre si. Alonso registou quase sempre tempos melhores do que o seu companheiro de equipa mas Massa defendeu com sucesso a sua posição até, na 47ª volta, o seu engenheiro lhe dizer no rádio que o bicampeão mundial estava mais rápido, perguntando-lhe de seguida se tinha percebido a mensagem. Poucas curvas depois, Massa deu a confirmação, com a saída lenta de uma curva a permitir a ultrapassagem de Alonso. No final do Grande Prémio, o brasileiro da Ferrari teve que se contantar com o segundo posto, à frente do Sebastian Vettel. Os pilotos da McLaren, Lewis Hamilton e Jenson Button, foram respectivamente quarto e quintos classificados, enquanto Mark Webber terminou na sexta posição. Robert Kubica (Renault) foi sétimo, superando os Nico Rosberg e Michael Schumacher, ambos da Mercedes. Os lugares pontuáveis foram fechados pelo outro piloto da Renault, Vitaly Petrov, o décimo classificado nesta prova.

+ No campeonato do mundo de pilotos, a liderança segue entregue a Lewis Hamilton, que soma 157 pontos contra os 143 de Button. Webber e Vettel estão empatados na terceira posição, com 136 pontos, enquanto Alonso continua como quinto classificado, agora com 123 pontos somados. Quanto à tabela de construtores, a McLaren naturalmente lidera, sendo perseguida de perto pela Red Bull. A Ferrari, por outro lado, regista já quase cem pontos de perda em relação à equipa inglesa, embora ocupe o terceiro posto da classificação de construtores.

+ O próximo Grande Prémio de Fórmula 1 terá lugar na Hungria, em Budapeste, daqui a uma semana. Ainda com oito provas para o final da temporada, ambos os campeonatos seguem em aberto - e a aparente recuperação da Ferrari poderá mesmo trazer novas surpresas já no próximo fim-de-semana.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 19:30


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes