home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, julho 04, 2010

Tour de France - Etapa 1

» Final acidentado dá vitória a Petacchi, Cancellara conserva a camisola amarela


Foto GETTY IMAGES

+ A primeira etapa em linha do Tour 2010, disputada hoje entre Roterdão e Bruxelas, foi ganha ao sprint pelo veterano Alessandro Petacchi (Lampre). Num dia em que os dois quilómetros finais produziram três (!) quedas colectivas, o italiano esteva no sítio certo à hora certa para conquistar o seu primeiro triunfo em etapas da Volta a França deste 2003.

+ Passando ao filme da etapa, a partida real para os 223 km de percurso assinalou a formação da fuga do dia, constituída por Lars Boom (Rabobank), Maarten Wynants (Quick Step) e Alan Pérez (Euskaltel-Euskadi). No entanto, o pelotão manteve a diferença de tempo sempre sob controlo e, a 30 km da meta, Boom e Pérez foram absorvidos pelo grupo principal, enquanto Wynants, agora na companhia de Alexandr Pliuschin (Katusha), tentava sobreviver a todo o custo. A fuga foi neutralizada de forma definitiva ao quilómetro duzentos e catorze e, a partir daí, começaram-se a formar os comboios das várias equipas com sprinters. Porém, um erro de trajectória de Mark Cavendish (HTC-Columbia) na abordagem a um cotovelo a dois quilómetros da meta deixou o próprio inglês e Oscar Freire (Rabobank) afastados desde logo da luta final pela vitória. Já dentro do último quilómetro, uma segunda queda cortou por completo o pelotão e deixou na frente apenas um pequeno grupo de ciclistas, entre os quais se verificou ainda um terceiro acidente - embora de consequências menores - na preparação para o sprint. Na disputa final, o habitual "lançador" de Cavendish, Mark Renshaw (HTC-Columbia), e Thor Hushovd (Cervélo) não conseguiram superar Petacchi e tiveram que contentar-se com o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

+ O camisola amarela Fabian Cancellara (Saxo Bank) foi um dos ciclistas que ficou preso na segunda queda colectiva mas, em virtude da regra dos três quilómetros, foi-lhe atribuído o mesmo tempo do vencedor. Nesse sentido, o suíço mantém-se na liderança do Tour com dez segundos de vantagem sobre Tony Martin (HTC-Columbia) e vinte sobre David Millar (Garmin). O caos dos dois últimos quilómetros da etapa não permitiu ainda perceber se algum dos favoritos sofreu ferimentos de maior: para já, a informação disponível faz referência apenas a um pequeno corte na perna de Alberto Contador (Astana), mas nada que ponha em causa a continuação em prova do actual sexto classificado. Em relação às restantes classificações, Petacchi tornou-se no novo dono da camisola verde enquanto a branca segue nas mãos de Tony Martin.

+ Quanto aos portugueses, o dia começou com a notícia do abandono de Manuel Cardoso (Footon-Servetto). Azarado na sua estreia na Volta a França, o sprinter português foi forçado a abandonar após terem sido detectadas fracturas no maxilar inferior e homoplata na sequência da queda de ontem no prólogo. Já Rui Costa (Caisse d'Épargne) e Sérgio Paulinho (Radioshack) terminaram a etapa nas 89ª e 164ª posições, com o mesmo tempo do vencedor, e ocupam agora os 41º e 67º lugares da classificação geral, a respectivamente 49'' e 54'' do líder.

+ A segunda etapa da presente edição da Volta a França ligará Bruxelas a Spa, contando com 201 km de perfil acidentado. Efectivamente, o percurso de amanhã faz lembrar clássicas "rompe-pernas" como a Liége-Bastogne-Liége e incluirá um total de seis contagens de montanha, divididas entre três de quarta categoria e três de terceira. O Col du Rosier a menos de 15 km da meta poderá proporcionar sucesso a uma fuga lançada nessa última subida, embora não seja de excluir, de modo algum, uma nova chegada em pelotão.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 18:25


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes