home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quinta-feira, julho 15, 2010

Tour de France - Etapa 11

» Terceiro triunfo de Cavendish manchado pela expulsão de Mark Renshaw


Foto GETTY IMAGES

+ Depois dos Alpes, e no regresso aos sprints colectivos, a décima primeira etapa da Volta a França terminou com a vitória de Mark Cavendish (HTC-Columbia). Contudo, o terceiro triunfo do ciclista inglês na presente edição do Tour ficou envolto em polémica: nos metros finais da prova, o seu lançador de sprint, Mark Renshaw (HTC-Columbia), atacou à cabeçada Julian Dean, que cumpre as mesmas funções na Garmin ao serviço de Tyler Farrar. Embora Cavendish não tenha sido destituído da vitória, a organização não esteve com meias medidas e decidiu de imediato expulsar Renshaw da prova. As acções do australiano são indefensáveis mas Cavendish terá certamente a lamentar a perda do seu companheiro de equipa mais importante.

+ Em relação à etapa propriamente dita, o percurso de hoje, com 184,5 km de extensão, conduziu o pelotão de Sisteron até Bourg-lès-Valence. O primeiro quilómetro do dia assinalou o ataque de Stéphane Augé (Cofidis), José-Alberto Benitez (Footon-Servetto) e Anthony Geslin (FDJ), com o trio a conseguir isolar-se na frente da corrida. Contudo, a fuga nunca fugiu ao controlo do pelotão e os ciclistas escapados acabaram por ser apanhados a pouco mais de vinte quilómetros da meta. Com tentaivas de ataque de última hora - nomeadamente de Yaroslav Popovych (Radioshack) e Sylvain Chavanel (Quick Step) - a exponenciar a velocidade já de si elevada a que rolavam os ciclistas nos quilómetros finais, o pelotão dividiu-se em vários grupos mas os principais sprinters conseguiram manter-se na frente. No despique final, e apesar do "comboio" da HTC-Columbia o ter deixado sozinho mais cedo do que o recomendável, Mark Cavendish foi o primeiro a cruzar a meta, impondo-se a Alessandro Petacchi (Lampre) e Tyler Farrar - o americano da Garmin consegui ser terceiro mesmo depois do seu lançador, Julian Dean, ter sido o alvo das cabeçadas de Renshaw. Os ciclistas melhor colocados na classificação geral chegaram igualmente dentro deste grupo, enquanto Lance Armstrong chegou 29'' depois. Afundado na classificação geral, este meio minuto de perda já pouca ou nenhuma diferença lhe faz mas a verdade é que o 'Boss' está inreconhecível no Tour deste ano...

+ A camisola amarela segue nas mãos de Andy Schleck (Team Saxo Bank), que conserva 41'' de vantagem sobre Alberto Contador (Astana) e 2'45'' sobre Samuel Sánchez (Euskaltel-Euskadi). O ciclista luxemburguês mantém-se também como líder da classificação da juventude, tal como Jérôme Pineau continua dono da camisola às bolinhas vermelhas. Por outro lado, a etapa de hoje produziu alterações na classificação por pontos, relativa à camisola verde: Thor Hushovd (Cervélo) foi apenas sétimo no sprint de chegada à meta e perdeu a liderança para Petacchi, que soma agora mais quatro pontos do que o rival norueguês.

+ Quanto aos portugueses em prova, Sérgio Paulinho (Radioshack) pagou o esforço de ontem com a 152ª posição na etapa de hoje, alcançando a meta integrado num grupo com 7'41'' de atraso em relação ao vencedor. O mais recente vencedor nacional na Volta a França caiu assim para o 58º lugar da geral, a 49'32'' do líder. Entretanto, Rui Costa (Caisse d'Épargne) chegou com o grupo principal, no 104º posto, e ocupa a 80ª posição da classificação geral, com 1h02'11'' de perda.

+ A etapa de amanhã da Volta a França, entre Bourg-de-Péage e Mende, está classificada como plana mas contém algumas armadilhas para os ciclistas. Os seus 210 km de extensão incluem cinco contagens de montanha de segunda e terceira categoria, terminando numa chegada ao alto à Côte de la Croix-Neuve, também conhecida como subida Laurent Jalabert. Esta ascensão de segunda categoria poderá mesmo ser palco de alguns ataques, quer em busca da vitória na etapa, quer para recuperar tempo na classificação geral - em suma, será um ensaio geral para as etapas nos Pirenéus.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 20:52


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes