home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sexta-feira, julho 16, 2010

Tour de France - Etapa 12

» Rodríguez vence etapa, Contador rouba segundos a Schleck


Foto GETTY IMAGES

+ Joaquin Rodríguez (Katusha) foi o vencedor da tirada entre Bourg-de-Péage e Mende mas o triunfo do espanhol perde destaque para o ataque do compatriota Alberto Contador (Astana) nos quilómetros finais do dia. A uma etapa da entrada nos Pirenéus, o bicampeão do Tour deixou um aviso claro a Andy Schleck (Saxo Bank) sobre o que o espera nas grandes etapas de montanha. Para já, a vantagem continua a pertencer ao luxemburguês mas os dez segundos roubados por Contador - mais simbólicos do que determinantes para o desfecho da prova - constituem uma autêntica declaração de guerra pela camisola amarela.

+ Os 210,5 km do dia ofereciam cinco contagens de montanha de categoria intermédia, das quais a última - a subida Laurent Jalabert, de segunda categoria - terminava apenas a dois quilómetros da meta. O perfil do percurso favoreceria, à partida, o sucesso de uma fuga, logo, a primeira hora da etapa ficou marcada por vários ataques falhados. Nesse sentido, foi já depois do quilómetro cinquenta, na ascensão ao Col des Nonières, que, por fim, um grupo de dezoito (!) ciclistas conseguiu escapar ao pelotão. A fuga manteve-se intacta até à aproximação à subida final, quando, sob a pressão por parte do pelotão, Alexandre Vinokourov (Astana), Vasil Kiryienka (Caisse d'Épargne), Andreas Klöden (Radioshack) e Ryder Hesjedal (Garmin) se isolaram na frente da corrida. O cazaque e o bielorrusso conseguiram ainda deixar para trás os dois companheiros de fuga que restavam mas o ataque de Contador e Rodríguez pôs termo a qualquer ambição de vitória por parte da dupla. No final, Contador ainda lutou pela vitória na etapa mas Jaquin Rodríguez conseguiu impôr-se no sprint para a meta. Vinokourov, o ciclista mais combativo do dia mas que se viu privado de um triunfo pelo ataque do seu próprio colega de equipa, foi o terceiro a cortar a meta, a quatro segundos, enquanto Andy Schleck terminou a etapa com dez segundos de perda, acompanhado por Klöden, Samuel Sánchez (Euskaltel Euskadi) e Denis Menchov (Rabobank).

+ Na classificação geral, a vantagem de Andy Schleck sobre Alberto Contador foi assim encurtada para trinta e um segundos. No terceiro posto segue Samuel Sánchez, a 2'45'', com Menchov à espreita do pódio na quarta posição, a 2'58''. Nas contas da camisola branca, Schleck aumentou para 4'27'' a diferença em relação a Robert Gesink (Rabobank), que mantém a sétima posição da geral e a segunda da juventude. Na luta pela camisola verde, Thor Hushovd (Cervélo) recuperou a liderança perdida ontem para Alessandro Petacchi (Lampre): o ciclista norueguês demonstrou grande inteligência táctica ao entrar na fuga do dia para arrecadar os pontos relativos aos sprints intermédios. Por fim, em relação à camisola de montanha, continua a assitir-se a um duelo de franceses: Jérôme Pineau (Quick Step) não entrou na fuga e Anthony Charteau (BBox) aproveitou as várias contagens de montanha para voltar a vestir a camisola às bolinhas vermelhas.

+ Dos portugueses em prova, Rui Costa (Caisse d'Épargne) foi o que mais se destacou na etapa, tendo entrado numa das primeiras tentativas de fuga. Contudo, o ciclista natural da Póvoa de Varzim acabaria por ter um final de etapa difícil, terminando na 119ª posição, a 5'38'' do vencedor. Sérgio Paulinho (Radioshack), por outro lado, foi o 67º classificado do dia, cruzando a meta com 3'35'' de perda em relação a Rodríguez e Contador. Na classificação geral, o ciclista da Radioshack mantém-se como o representante nacional melhor classificado - é 56º, a 52'57'' do líder -, enquanto Rui Costa ocupa a 83ª posição, a 1h07'39'' do camisola amarela.

+ A etapa de amanhã ligará Rodez a Revel através de um percurso de 196 km de extensão. No dia que precede a entrada nos Pirenéus, os ciclistas terão pela frente uma etapa de perfil acidentado, contado três subidas de quarta categoria e duas de terceira, a última das quais a menos de dez quilómetros da meta.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 23:59


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes