home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




terça-feira, julho 20, 2010

Tour de France - Etapa 16

» Fuga termina com sprint para a vitória de Fédrigo, Contador mantém a liderança


Foto GETTY IMAGES

+ No terceiro dia dos Pirenéus, foi mais um francês que subiu ao pódio no final da etapa: Pierrick Fédrigo (BBox) entrou na fuga do dia e, na chegada à meta do grupo de nove ciclistas escapados, impôs-se no sprint para arrecadar a terceira vitória da sua carreira em etapas do Tour e elevar para seis o número de triunfos gauleses na presente edição da prova. Contudo, se, por um lado, o público francês tem motivos mais do que suficientes para festejar, por outro, muitos amantes da modalidade terão ficado desiludidos com o desfecho da etapa já que Lance Armstrong (Radioshack) - que andou na fuga desde o início - terá deixado escapar a sua derradeira oportunidade de somar uma última vitória ao currículo.

+ No perfil do percurso de 199,5 km entre Bagères-de-Luchon e Pau destacavam-se quatro grandes dificuldades para os ciclistas a participar na Volta a França: o Col de Peyresourde, ao quilómetro onze, e o Col d'Aspin, aos 42,5 km, ambos de primeira categoria; e os prémios de categoria especial do Col du Tourmalet, ao quilómetro setenta e dois, e do Col d'Aubisque, ao quilómetro cento de trinta e oito. O arranque logo a subir traduziu-se num início de etapa bastante agitado, com Armstrong a integrar uma das primeiras tentativas de fuga. A presença de homens perigosos para a geral no grupo de ciclistas escapados - entre os quais, Ryder Hesjedal (Garmin), Roman Kreuziger (Liquigas) e Alexandre Vinokourov (Astana) - obrigava o pelotão a impôr um ritmo forte na perseguição, o que, naturalmente, não augurava um final feliz para a fuga. Apercebendo-se do perigo, Sandy Casar (FDJ) isolou-se na frente da corrida na abordagem ao Tourmalet, enquanto o restante grupo se via absorvido pelo pelotão. Porém, não tardou que fosse novamente lançada uma fuga colectiva, com Lance Armstrong outra vez à cabeça do grupo de dez unidades. Os ciclistas escapados colaboraram entre si para aumentar a vantagem sobre o pelotão mas, já na ascensão ao Col d'Aubisque, Armstrong seria o primeiro a efectuar a primeira aceleração. Porém, o norte-americano não conseguiu distanciar os seus companheiros de fuga e, quando Fédrigo e Carlos Barredo (Quick Step) lançaram também os seus ataques, não teve pernas para responder de imediato. A fuga reagrupar-se-ia ainda antes da chegada ao alto e os agora nove ciclistas ciclistas - Ignatas Konovalovas (Cervélo) tinha ficado para trás - iniciaram a descida de sessenta quilómetros rumo à meta em conjunto. A quarenta cinco quilómetros do final, contudo, Carlos Barredo lançou um ataque e conseguiu isolar-se. O grupo de perseguidores manteve sempre a diferença para o espanhol sobre controlo e o ciclista da Quick Step acabaria por ser apanhado já sob a bandeira que assinala o último quilómetro da etapa. No sprint final para a meta, Fédrigo superou Sandy Casar e Ruben Plaza (Caisse d'Épargne) para garantir a terceira vitória francesa consecutiva.

+ No pelotão, nenhum dos favoritos esboçou qualquer tentativa de ataque nas várias contagens de montanha do dia. Nomes sonantes como Ivan Basso (Liquigas) e Cadel Evans (BMC) ficaram para trás logo nas primeiras subidas simplesmente por não conseguirem acompanhar o ritmo imposto pelo pelotão mas, entre os primeiros classificados da geral, apenas Samuel Sánchez (Euskaltel Euskadi) pareceu passar momentaneamente por dificuldades. O pelotão principal cortou a meta comandado por Thor Hushovd (Cervélo) e com 6'45'' de atraso em relação a Fédrigo. À semelhança do ano passado, o norueguês deu mais uma lição de combatividade ao passar as montanhas com os melhores para arrecadar os pontos relativos ao 10º lugar na etapa e, assim, recuperar a camisola verde. A classificação por pontos foi mesmo a única que sofreu alterações significativas, já que, nas restantes, os líderes se mantêm. Alberto Contador (Astana), aparentemente de pazes feitas com Andy Schleck (Saxo Bank), continua como dono da camisola amarela com oito segundos sobre o luxemburguês, segundo classificado da geral e primeiro da juventude. Já na tabela de montanha, e ainda que o "fugitivo" Christophe Moreau (Caisse d'Épargne) se tenha aproximado do primeiro lugar, também Anthony Charteau (BBox) conserva a liderança.

+ Em relação aos representantes nacionais em prova, tanto Rui Costa (Caisse d'Épargne) como Sérgio Paulinho (Radioshack) estiveram muito activos na etapa de hoje: o primeiro participou na fuga inicial, com Armstrong, Kreuziger e Vinokourov; o segundo, tentou também sair do pelotão por repetidas vezes mas sem sucesso. No final, chegaram ambos integrados no pelotão, respectivamente na 26ª e 53ª posições. Ao nível da classificação geral, o ciclista da Radioshack subiu ao 45º lugar, a 1h14'38'', enquanto Rui Costa saltou para o 73º posto, com 1h57'04'' de atraso em relação ao líder.

+ Amanhã será dia de descanso na Volta a França mas o regresso à estrada na quinta-feira promete emoções fortes. Com saída de Pau, a etapa de 174 km terminará no Tourmalet, depois de ter passado uma subida de quarta categoria e duas de primeira. A chegada ao alto será, certamente, palco de um intenso duelo entre Contador e Schleck, com o luxemburguês obrigado a atacar caso queira manter aspirações legítimas de chegar a Paris de amarelo.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 20:06


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes