home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




segunda-feira, julho 05, 2010

Tour de France - Etapa 2

» Chavanel conquista etapa e liderança em dia marcado por quedas


Foto REUTERS

+ Depois de, em anos anteriores, os franceses terem esperado e desesperado por uma vitória nacional, o Tour 2010 trouxe o primeiro triunfo francês logo à segunda etapa em linha, com o bónus da conquista da camisola amarela. Num dia em que o pelotão se viu assolado por inúmeras quedas, Sylvain Chavanel (Quick Step) fez do azar dos outros a sua sorte e chegou à meta de Spa isolado, depois de lançado a fuga do dia ao quilómetro sete e ter percorrido os últimos vinte em contra-relógio solitário.

+ A leitura inicial do percurso de 201 km entre Bruxelas a Spa sugeria o Col de Rosiers - a última de seis contagens de montanha, a quinze quilómetros da meta - como o momento decisivo para o desenlace da etapa mas, afinal, a armadilha estava montada antes, na descida de Stockeu. O grupo de oito ciclistas em fuga - entre os quais o eventual vencedor, Chavanel - já começava a ver o pelotão a aproximar-se quando, aparentemente, Francesco Gavazzi (Lampre) terá perdido o controlo da sua bicicleta na tal descida de Stockeu, arrastando na sua queda uma mota de recolha de imagens. Como se já não bastasse a chuva, a estrada terá ficado coberta de óleo, arrasando quase por completo o pelotão. O camisola amarela Fabian Cancellara (Saxo Bank) passou incólume mas, perante a notícia da queda aparatosa de Andy e Frank Schleck, convenceu o mini-pelotão a abrandar o ritmo para permitir a junção dos ciclistas caídos. Lance Armstrong (Radioshack) e Alberto Contador (Astana) também não puderam evitar as quedas e colaram a Cancellara integrados num grande grupo de ciclistas que ficara entre o pelotão e os irmãos Schleck. O compasso de espera pelos principais favoritos garantiu a Sylvain Chavanel - o último resistente da fuga - a janela de oportunidade ideal para se lançar à vitória na etapa. O ciclista da Quick Step pode ter beneficiado do azar dos outros mas o triunfo foi um prémio justo para a sua combatividade. Entretanto, na chegada do pelotão, 3'56'' depois, assistiu-se a um protesto organizado e liderado por Fabian Cancellara, com o grupo a passar a meta em formação compacta e o sprint neutralizado. Contudo, não foi uma situação consensual, já que muitos ciclistas se sentiram prejudicados depois de terem passado um dia a correr à procura de uma vitória ou dos pontos do sprint...

+ Na classificação geral, Sylvain Chavanel é o novo líder com 2'57'' de vantagem sobre Cancellara e 3'07 sobre o camisola branca Tony Martin (HTC-Columbia). Nenhum dos principais favoritos perdeu tempo na etapa mas Christian Van de Velde (Garmin) e Robert Gesink (Rabobank) foram obrigados a abandonar depois de uma ida ao hospital ter confirmado fracturas. Em virtude da neutralização do sprint, Chavanel é também o novo dono da camisola verde, com onze pontos de vantagem sobre Alessandro Petacchi (Lampre), enquanto o seu compatriota Pineau é o primeiro ciclista a envergar a camisola da montanha nesta edição do Tour.

+ Entre os portugueses, o dia foi de sortes distintas: Rui Costa (Caisse d'Épargne) foi dos poucos que conseguiu não cair e terminou a etapa integrado no pelotão; já Sérgio Paulinho (Radioshack), mesmo sem ter sofrido nenhuma queda, apenas alcançou a meta a 8'51'' do vencedor. Na sequência destes resultados, Rui Costa subiu à 30ª posição da geral, a 3'46'', enquanto Paulinho caiu para o 134º posto, com a perda de 8'46''.

+ A terceira etapa da Volta a França 2010 é mais uma que promete fazer estragos no pelotão. O percurso de 213 km entre Wanze e Arenberg Porte du Hainaut compreenderá um total de sete sectores em pavé, dos quais seis estão já a menos de cinquenta quilómetros da meta. Uma queda ou um furo em qualquer um destes momentos poderá ser o suficiente para perder minutos preciosos na luta pela camisola amarela... a não ser que o pelotão volte a decidir neutralizar a etapa porque não é justo que um ciclista perca tempo por causa de um acidente... Será que há corrida ou voltaremos a ter um passeio de cicloturismo nos quilómetros finais?

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 23:59


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes