home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quarta-feira, julho 07, 2010

Tour de France - Etapa 4

» Petacchi conquista segundo triunfo, Cancellara segue de amarelo


Foto REUTERS

+ Se, na primeira etapa em linha do Tour 2010, a vitória de Alessandro Petacchi (Lampre) tinha sido parcialmente atribuída à sucessão de quedas na aproximação à meta, o italiano demonstrou hoje que ainda tem pernas para se bater de frente com os mais reconhecidos sprinters da actualidade. A passar por um momento de forma como já não tinha há anos, o veterano de trinta e seis anos não teve rival à altura no primeiro sprint "normal" desta Volta a França e inscreveu pela segunda vez nesta edição o seu nome entre os vencedores de etapas da prova-rainha do ciclismo mundial.

+ Depois do "massacre" de ontem, o pelotão tinha hoje pela frente uma etapa de descompressão, com o percurso entre Cambrai e Reims a somar apenas 153 km. Um grupo de cinco ciclistas conseguiu isolar-se na frente da corrida logo nos primeiros quilómetros mas, com tantos sprinters à espreita da primeira vitória, dificilmente teria sucesso. No entanto, a complacência do pelotão ainda adiou a neutralização da fuga para lá do expectável, com a junção a dar-se apenas a três quilómetros do fim. As várias rotundas à entrada de Reims não provocaram baixas e o pelotão entrou na recta da meta compacto. Um false ataque de Danilo Tiralongo (Lampre) desorganizou por completo o comboio da HTC-Columbia e abriu caminho ao lançamento do sprint por parte de Petacchi, que, pela força e pelo momento do ataque, deixou "apeados" rivais como Thor Hushovd (Cervélo) e Mark Cavendish (HTC-Columbia). Aliás, os segundo e terceiro classificados do dia foram ciclistas menos cotados - Julian Dean, da Garmin, e Edvald Boasson Hagen, da Lotto, respectivamente.

+ Na classificação geral, esta quarta etapa da Volta a França não trouxe alterações significativas: a liderança continua entregue a Fabian Cancellara (Saxo Bank), com o portador da camisola branca, Geraint Thomas (Team Sky), na segunda posição a 23'' e Cadel Evans (BMC) no terceiro posto, a 39''. Apesar do segundo triunfo em etapas de Alessandro Petacchi, Thor Hushovd mantém-se na posse da camisola verde, agora com dez pontos de vantagem sobre o italiano e dezoito sobre o Robbie McEwen (Katusha), outro dos veteranos do pelotão. Por fim, nas contas da classificação de montanha, a etapa de hoje também não produziu novidades, com Jérôme Pineau a conservar a liderança.

+ Os dois representantes nacionais cumpriram a etapa de hoje sem dificuldades e terminaram ambos integrados no pelotão. Rui Costa (Caisse d'Épargne) mantém assim o 39º lugar da classificação geral, a 3'14'' de Cancellara, enquanto Sérgio Paulinho (Radioshack) segue no 124º posto, a 12'14'' do camisola amarela.

+ A quinta etapa da Volta a França 2010, com 187,5 km de extensão, sairá amanhã de Épernay em direcção a Montargis. Embora os primeiros quarenta quilómetros incluam duas contagens de montanha de quarta categoria, espera-se um filme de etapa com um final semelhante ao de hoje - uma chegada em pelotão ao sprint.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 17:45


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes