home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sábado, julho 03, 2010

Tour de France - Prólogo

» Cancellara acciona o motor para a camisola amarela


Foto REUTERS

+ Nas ruas de Roterdão, Fabian Cancellara (Saxo Bank) repetiu os feitos de 2004 e 2009 e conquistou o privilégio de ser o primeiro ciclista a envergar a camisola amarela nesta 97ª edição do Tour. O campeão mundial em título de contra-relógio demorou exactamente dez minutos para cumprir os 8,9km de extensão do prólogo e bateu os especialistas Tony Martin (HTC-Columbia) e David Millar (Garmin) por dez e vinte segundos de diferença, respectivamente. Perante as recentes acusações de doping mecânico, a prestação de hoje foi uma resposta clara a todos os que duvidam: Cancellara é uma verdadeira mota humana que nem o número do azar (13) no dorsal pode parar.

+ Fora deste campeonato de especialistas, o melhor dos "outros" foi um surpreendente Lance Armstrong (Radioshack), que garantiu o quarto lugar com vinte e dois segundos de perda para Cancellara. Na sua última participação na prova que venceu por sete vezes, o norte-americano aproveitou logo o primeiro dia para deixar um aviso a Alberto Contador (Astana), sexto classificado a vinte e sete segundos do melhor tempo. Entre os principais candidatos à conquista da camisola amarela, a prestação mais desapontante pertenceu a Andy Schleck (Saxo Bank), que não foi além do 122º lugar a 1'09'' do vencedor. Entretanto, outro ciclista que desiludiu foi Bradley Wiggins (Team Sky), que pagou o risco de sair mais cedo na tentativa de evitar a chuva com o 77º posto final, a 56'' do tempo de Cancellara e sensivelmente ao mesmo nível que contra-relogistas inferiores como Carlos Sastre (Cervélo), Denis Menchov (Rabobank) e Ivan Basso (Liquigas). Contudo, nada está ainda perdido para qualquer um destes ciclistas destacados pela negativa - o Tour não se ganha num prólogo mas pode-se perder a qualquer momento por uma queda infeliz, como propiciavam as condições meteorológicas de hoje.

+ Entre os portugueses em prova, Manuel Cardoso é o destaque do dia pela honra dúbia de ser o primeiro lanterna vermelha do Tour 2010: o sprinter da Footon-Servetto caiu durante o prólogo e, com o equipamento coberto de sangue, cruzou a meta com mais de seis minutos de perda para o vencedor. Embora tenha sido obrigado a deslocar-se ao hospital, espera-se que Cardoso possa alinhar amanhã à partida para a primeira etapa da Volta à França. Quanto aos dois outros portugueses, Rui Costa (Caisse d'Épargne), o recém-consagrado campeão nacional no contra-relógio, registou o 43º melhor tempo, a 49'' de Cancellara, e Sérgio Paulinho (Radioshack)terminou no 69º lugar, a 54''.

+ A etapa de amanhã - oficialmente a primeira desta edição da Volta a França - partirá de Roterdão com destino a Bruxelas e terá uma extensão de 223 km. O perfil plano do percurso favorecerá uma chegada à meta em pelotão, marcando o primeiro despique dos sprinters.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 16:54


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes