home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, agosto 08, 2010

Acabou a pré-época


Foto ASSOCIATED PRESS

+ Benfica 0x2 FC Porto. Finalmente acabou a pré-época. A decisão da Supertaça não foi um jogo muito empolgante - embora tivesse tido lances bastante vistosos, lembro-me por exemplo que não houve jogo nos primeiros dez minutos do segundo tempo, tal era a sucessão de faltas e mais faltas -, mas serviu para abrir o apetite para o que aí vem para 2010/2011. Este jogo, ganhou-o quem o preparou melhor e por isso André Villas-Boas merece por inteiro o seu primeiro troféu. Com Jesus ainda mergulhado em muitas dúvidas, Villas-Boas teve inteligência para combinar os mecanismos da era de Jesualdo - a vitória não é "toda" do novo treinador portista - com o futebol de posse que quer para o seu Porto e foi por isso que levou o caneco. Com Silvestre Varela em grande, absolutamente desconcertante. Se a Varela juntarmos Falcao e Hulk, com os apoios de Moutinho ou Belluschi, este Porto pode ser muito complicado de parar.

+ Campeonato. Começa na próxima semana e parece que terá dois grandes candidatos (Benfica e Porto) e dois grandes aspirantes (Braga e Sporting). Se a metodologia que Villas-Boas quer implementar vingar, acho que o Porto estará mais forte do que no ano passado, o que o poderá fazer mais candidato se o Benfica for menos "rolo compressor" que há um ano. O Braga, pelo que se viu diante do Celtic, continua um 'grande' e isso talvez seja a sua maior dificuldade no ano que vem - a responsabilidade de andar lá em cima -, enquanto o Sporting de Paulo Sérgio tem ideias novas, mas talvez não tenha jogadores adequados para as interpretar - a meu ver, as últimas três ou quatro épocas do Sporting, salvo raras excepções, foram quase um boicote à disciplina "Jogar Futebol", pelo que os jogadores mais antigos estagnaram completamente nas suas carreiras.

+ Europa. Se o Benfica estará na Champions, o Braga só conseguirá o seu sonho milionário se afastar o poderoso Sevilha. Impossível não é, mas será seguramente bastante complicado contrariar uma das melhores equipas do campeonato onde está o melhor futebol do planeta. Mesmo assim, partindo do princípio que na pior das hipóteses o Braga transita para a Liga Europa, Portugal tem em 2010/2011 todas as possibilidades de fazer uma grande época e trepar no ranking. Porto e Sporting têm responsabilidades, o Marítimo tem ambição de voltar a aparecer.

+ Os outros. Escusado será dizer que não tenho acompanhado nada do que "os outros" do nosso campeonato têm feito. Tenho grandes expectativas em relação ao Vitória de Machado e ao Nacional de Jokanovic. De resto, a crise tem ditado leis, com equipas a passarem por dificuldades tremendas para formarem os seus plantéis. Exemplo crasso disso mesmo é o Beira-Mar, onde só ainda não soou o alarme porque Leonardo Jardim sabe que este ano vão haver uns 5 ou 6 elos mais fracos a andarem sistematicamente lá por baixo. Estou ainda curioso para ver se a estratégia do "grão a grão" utilizada pela Naval nos últimos anos também resultará com Zvunka, um profundo 'desconhecedor' do futebol português.

Artigo de Da Rocha
Publicado às 01:04


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes