home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, novembro 14, 2010

Fórmula 1: Abu Dhabi

» Vettel é o novo campeão do mundo


Foto GETTY IMAGES

FÓRMULA 1 | GP Abu Dhabi » classificações » pilotos » construtores

+ Toda a temporada de Fórmula 1 foi uma montanha-russa de emoções e reviravoltas e a última prova não fugiu à regra: Sebastian Vettel (Red Bull) - apenas o terceiro colocado na classificação de pilotos à partida para esta corrida - venceu o Grande Prémio de Abu Dhabi e selou a conquista do seu primeiro título mundial. Fernando Alonso (Ferrari) e Mark Webber (Red Bull) simplesmente não estiveram à altura da ocasião e restou-lhes ver o piloto alemão tornar-se no mais jovem campeão de sempre.

+ Embora tenha sido repetidamente questionado nos dias que antecederam esta prova sobre a sua disponibilidade para ajudar Webber nas contas do campeonato, Vettel começou a construir o seu caminho rumo à vitória logo na qualificação de sábado. O alemão fez valer os atributos do seu Red Bull e garantiu a décima pole position da temporada, à frente de Lewis Hamilton (McLaren). Apesar da Ferrari ser apenas a terceira equipa mais rápida no circuito de Yas Marina, Fernando Alonso soube contornar as limitações do seu carro para registar o terceiro melhor tempo; por oposição, Mark Webber desiludiu ao qualificar-se apenas em quinto, atrás de Jenson Button (McLaren). Perante esta composição da grelha de partida, poucos seriam os que não atribuíriam o favoritismo no campeonato a Alonso - contudo, foi justamente o conservadorismo gerado por esta posição de vantagem que acabou por minar a hipótese de um terceiro título mundial para o espanhol.

+ Na saída para o Grande Prémio, Sebastian Vettel defendeu a sua liderança do ataque de Hamilton enquanto Alonso se viu ultrapassado por Button. Os ainda quatro candidatos ao título - Vettel, Hamilton, Alonso e Webber - passaram incólumes a primeira curva mas um acidente com Michael Schumacher (Mercedes) e Vitantonio Liuzzi (Force India) ditou a entrada em pista do safety car. A ocasião foi aproveitada por Nico Rosberg (Mercedes) e Vitaly Petrov (Renault) para cumprirem a sua paragem obrigatória nas boxes. Esta opção veio a revelar-se decisiva para o desfecho da corrida e do mundial de pilotos, já que, na sequência da paragem de Alonso à décima quinta volta - quatro depois de Webber -, deixou esta dupla de pilotos à frente do espanhol. A falta de compaixão pela luta "especial" em que o piloto da Ferrari estava envolvido e a condução irrepreensível de Petrov forçaram uma atitude agressiva por parte de Alonso, mas o russo continuou defender-se de todas as tentativas de ultrapassagem. Ao preferir fazer uma marcação directa a Mark Webber em vez de tentar perseguir a frente da corrida, a Ferrari acabou assim por cometer um erro estratégico capital: com Vettel em primeiro, o então sétimo classificado Alonso precisava no mínimo do quarto lugar para assegurar o campeonato do mundo de pilotos. À beira de sagrar-se campeão mundial, Sebastian Vettel manteve-se concentrado até ao final da corrida - e, após a bandeirada de xadrez, os breves instantes de grande expectativa foram seguidos por uma erupção de alegria na garagem da Red Bull, com a confirmação do sétimo lugar de Fernando Alonso e da consequente vitória de Vettel no campeonato de pilotos.

+ A acompanhar o alemão na subida ao pódio estiveram Lewis Hamilton e Jenson Button, respectivamente segundo e terceiro classificados. Nico Rosberg foi quarto, à frente dos Renaults de Robert Kubica e Vitaly Petrov. A frustração de Alonso com o seu sétimo posto final ficou evidente pela forma como o espanhol gesticulou na direcção de Petrov na volta de reentrada na via das boxes - pode-se desculpar a atitude com o facto do espanhol estar de cabeça quente mas a verdade é que não só o russo não tinha obrigação nenhuma de lhe facilitar nada como os responsáveis por este fracasso residem na própria Ferrari. O outro grande derrotado do dia, Mark Webber, concluiu a prova no oitavo posto, enquanto Jaime Alguersuari (Toro Rosso) e Felipe Massa (Ferrari) fecharam os lugares pontuáveis, respectivamente na nona e décima posições.

+ Na tabela de pilotos, os resultados de hoje atribuíram o título a Sebastian Vettel por quatro pontos de vantagem sobre Fernando Alonso. Mark Webber foi terceiro, a catorze pontos do seu colega de equipa - e o australiano pode dar-se por contente, já que segurou o lugar mais baixo do pódio por apenas dois pontos de vantagem sobre Hamilton. O campeão do mundo da temporada 2009, Jenson Button, fechou o grupo de pilotos com mais de duzentos pontos, na quinta posição. A época desapontante de Felipe Massa resultou no sexto posto final, com uma vantagem escasa sobre o sétimo e oitavo classificados, Rosberg e Kubica. Já Michael Schumacher, no seu regresso à competição, ficou-se por um modesto nono lugar. Quanto ao mundial de construtores, e com o título já entregue Red Bull, as atenções de hoje focaram-se na luta entre a McLaren e a Ferrari pelo segundo posto, com a vantagem a sorrir claramente à equipa inglesa.

+ A temporada 2010 de Fórmula 1 chegou ao fim hoje com a confirmação de uma fantástica dobradinha para a Red Bull. A equipa sediada em Milton Keynes construiu o carro mais rápido da época mas a gestão de dois pilotos na luta pelo título revelou-se bastante delicada e pôs mesmo em causa a transposição do domínio em pista para as classificações no campeonato. Felizmente para a Red Bull, do outro lado estavam um Hamilton nem sempre concentrado e um Alonso obrigado a uma prestação de trás para a frente, depois de um péssimo início da Ferrari. Entre acidentes, erros e problemas de fiabilidade, Vettel superou tudo para conquistar o título que muitos lhe auguravam desde o início da carreira, com a curiosidade de nunca anteriormente ter liderado o campeonato. É caso para citar o velho ditado popular: "quem ri por último, ri melhor".

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 17:28


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes