home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sábado, julho 10, 2010

Tour de France - Etapa 7

» Chavanel recupera camisola amarela com nova vitória


Foto REUTERS

+ O dia solitário de camisola amarela - conquistada na sequência de uma fuga bem sucedida na segunda etapa da Volta a França mas perdida logo no dia desguinte devido a dois furos na famosa etapa de homenagem ao Paris-Roubaix - parece ter sabido a pouco a Sylvain Chavanel (Quick Step). O ciclista francês lançou-se novamente ao ataque no final da etapa de hoje e não só somou a sua segunda vitória em etapas na presente edição do Tour como reconquistou o primeiro lugar da classificação geral. Mesmo que esta liderança venha a durar novamente apenas um dia, Chavanel começa sem dúvida a fazer sombra a Thomas Voeckler (BBox) no coração do público francês...

+ Esta sétima etapa do Tour 2010 assinalava o primeiro teste de montanha da prova: os 165,5 km entre Tournus e Station des Rousses incluíam seis contagens de montanha, das quais a última, de segunda categoria, terminava a apenas quatro quilómetros da meta. Tal como tem sido habitual, o dia começou com a formação de uma fuga, com o líder da classificação de montanha, Jérôme Pineau (Quick Step), entre os cinco ciclistas escapados. Entre o calor e as primeiras pendentes "a sério", o pelotão ressentiu-se e, progressivamente, foi ficando reduzido a uma pequeno grupo de ciclistas. O camisola amarela Fabian Cancellara (Saxo Bank), que já passara grande parte da etapa no "elástico", acabaria por ficar definitivamente para trás no início da última subida do dia. Enquanto uns ficavam para trás, Sylvain Chavanel - que saíra do pelotão integrado num grupo de ciclistas em perseguição à fuga - aproveitou justamente a ascensão ao Côte de Lamoura para elevar o ritmo e libertar-se dos seus companheiros. Chavanel conseguiu alcançar o seu companheiro de equipa Pineau e, perante a incapacidade deste seguir a sua roda, continuou sozinho rumo à vitória. Se, na segunda etapa, o seu triunfo acontecera em circunstâncias "especiais", o de hoje foi o prémio justo para um excelente desempenho do ciclista francês. O segundo classificado do dia foi Rafael Valls Ferri (Footon-Servetto), a 57'', enquanto o grupo dos principais favoritos cruzou a meta 1'47'' depois de Chavanel. Cancellara teve uma etapa para esquecer e terminou já com mais de catorze minutos de atraso em relação ao vencedor.

+ Consequentemente, o suíço perdeu a liderança da prova para Chavanel, que conta com 1'25'' de vantagem sobre Cadel Evans (BMC) e 1'32'' sobre Ryder Hesjedal (Garmin). Andy Schleck (Saxo Bank), agora o quarto classificado da geral com 1'55'' de perda, é novo portador da camisola branca, enquanto Thor Hushovd (Cervélo) segue como líder da tabela de pontos. Quanto à classificação de montanha, o esforço de Pineau na etapa de hoje foi recompensado com a consolidação do seu primeiro lugar.

+ Entre os portugueses, Sérgio Paulinho (Radioshack) foi 65º classificado nesta sétima etapa, a 10'02'' do vencedor, enquanto Rui Costa (Caisse d'Épargne) terminou na 80ª posição, a 12'59''. Na sequência destes resultados, a classificação geral dos representantes nacionais seguiu tendências inversas: se Paulinho ascendeu ao 80º lugar, a 21'18'' do camisola amarela, Rui Costa caiu para o 62º posto, somando 15'12'' de perda.

+ Depois do "aquecimento" de hoje, a etapa de amanhã inaugurará finalmente as incursões em alta montanha deste Tour: o pelotão partirá de Station des Rousses com destino a Morzine-Avoriaz, onde a meta coincide com o final de uma subida de primeira categoria. Contudo, os 189 km de percurso incluirão ainda mais dois prémios de montanha de quarta categoria, um de terceira e um de primeira. Considerando que segunda-feira é um dia de descanso, será de esperar que os favoritos ao pódio final aproveitem já esta oitava etapa para abrir as hostilidades...

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 18:08


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes