home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, abril 30, 2006

SERIE A
Jornada 36

» Juventus e Milan mantêm diferença pontual

Tudo na mesma, uma jornada a menos. Depois de 5 empates consecutivos, a Juventus regressou às vitórias e manteve os 3 pontos de vantagem para o AC Milan. Frente ao Siena, a Vecchia Signora precisou apenas de 8 minutos para resolver a contenda. Patrick Vieira marcou aos 3', David Trezeguet dilatou a vantagem aos 6' e Adrian Mutu fixou o resultado final aos 8'.

Em San Siro, no rescaldo da eliminação da Champs, Rui Costa foi titular na vitória dos rossoneri sobre o Livorno (2-0). 'Pipo' Inzaghi apontou os dois tentos da turma de Carlo Ancelotti.

De resto, destaque para o desaire do Inter no reduto do Empoli, fruto de um auto-golo de Materazzi no último minuto. Saliência ainda para o empate (4-4) da AS Roma com o Chievo Verona e para a derrota da Fiorentina frente ao Palermo. Continua acesa a luta pelo quarto lugar.

» SERIE A | 36ª Jornada:

» Domingo:
AC Milan 2-0 Livorno
Cagliari 3-1 Parma
Chievo 4-4 AS Roma
Empoli 1-0 Inter
Lázio 1-0 Lecce
Palermo 1-0 Fiorentina
Reggina 3-0 Messina
Sampdoria 1-1 Udinese
Siena 0-3 Juventus
Treviso 2-2 Ascoli

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:34



LIGA PORTUGUESA
FC Porto bate V.Guimarães

» Campeões festejam e afundam vimaranenses

FC Porto 3-1 V.Guimarães
(Lucho González, gp, 59', 88', Adriano, 90+3'; Antchouet, 86')

» LIGA BETANDWIN.COM | 33ª Jornada
| Estádio do Dragão, no Porto
| Hélio Santos (AF Lisboa)

O campeão nacional festejou em casa a conquista do 21º título da sua história com a vitória sobre o aflitíssimo V.Guimarães (3-1). Lucho González foi a figura do jogo e dos azuis-e-brancos, bisando e firmando-se como máximo goleador da equipa.

Para surpresa dos mais de 50 mil adeptos que lotaram o Dragão foi o V.Guimarães quem abordou o jogo de forma mais positiva, criando perigo logo à passagem do sexto minuto, com uma perdida de Otacílio no seguimento de um lance bola parada. Contudo, o primeiro tempo ficou marcado pela expulsão do moçambicano Paíto, que viu o segundo amarelo aos 31 minutos e deixou os minhotos a jogar com menos um durante uma hora.

Na etapa complementar vieram os golos. Aos 59 minutos, Lucho González inaugurou o marcador, batendo Nilson na transformação de uma grande penalidade a castigar falta do guarda-redes brasileiro sobre Jorginho. O V.Guimarães fez das tripas coração e logrou empatar já durante os dez minutos finais, num lançamento longo de Nilson concluído pelo gabonês Antchouet, numa altura em que Vítor Baía já havia entrado para o lugar de Hélton. Curiosamente, foi novamente com Baía entre postes que os dragões voltaram a sofrer um golo, 855 minutos depois do golo de Laurent Robert na Luz.

Os pupilos de Adriaanse arregaçaram as mangas e desfizeram o empate pouco depois, aproveitando o balanceamento ofensivo do V.Guimarães. 'El Comandante' Lucho González voltou a marcar, desta feita na recarga a um primeiro remate de Benni McCarthy. Ainda antes do final, Adriano isolou-se e fuzilou Nilson, fixando o resultado final.

O FC Porto fez a festa alcançando a nona vitória consecutiva na Liga, enquanto, face a este resultado, a turma de Vítor Pontes dificilmente escapará à descida de divisão.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 20:38



LIGA PORTUGUESA
Sporting passa nos Arcos

» Leões a um empate de garantir segundo lugar

Rio Ave 1-3 Sporting
(Milhazes, 27'; Nani, 18', Liedson, 21', Danielson, ag, 56')

» LIGA BETANDWIN.COM | 33ª Jornada
| Estádio dos Arcos, em Vila do Conde
| Pedro Proença (AF Lisboa)

Três jornadas depois, o Sporting regressou às vitórias na Liga Betandwin.com, ao derrotar o Rio Ave por três bolas a uma, em Vila do Conde. Os leões marcaram terreno na luta pelo acesso directo à Champions e deixaram a equipa da casa à beira da despromoção à Liga de Honra.

Os rioavistas começaram melhor, criando perigo por intermédio de Evandro, mas foi o Sporting que marcou primeiro, e logo em dose dupla. Aos 18 minutos, Nani bateu o catalão Mora pela primeira vez e Liedson, pouco depois, dilatou a vantagem, beneficiando do primeiro erro clamoroso de Danielson e do facto de ter partido de posição irregular para regressar aos golos. No entanto, aos 27 minutos, Ricardo fez questão de devolver alguma emoção ao desafio, encaixando um verdadeiro «frango» a remate frouxo de Milhazes.

Na segunda metade, o Rio Ave entrou em busca do empate, tendo conquistado diversos cantos e empurrado os leões para o seu último reduto, todavia foi o Sporting que sentenciou a partida, no contra-golpe. Jogada de insistência de Liedson, cruzamento de Nani e auto-golo do central Danielson, que voltou a estar em evidência pelas piores razões.

Até final, os vilacondenses ainda tentar regressar à discussão do resultado, mas não conseguiram melhor que um cabeceamento de Chidi e um cruzamento-remate de Fábio Coentrão, um jovem de 17 anos que se estreou a titular na turma de João Eusébio.

Com estes três pontos, os comandados de Paulo Bento passam a somar 69 pontos e necessitam de empatar em casa com o Sp.Braga para assegurarem a entrada directa na Liga dos Campeões. Os vilacondenses somaram a quarta derrota consecutiva e apostam tudo na deslocação ao Municipal de Leiria, onde a vitória pode não chegar.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 20:36



LIGA PORTUGUESA
Benfica vence V.Setúbal

» Anderson mantém encarnados na luta pelo segundo posto

Benfica 1-0 V.Setúbal
(Anderson, 24')

» LIGA BETANDWIN.COM | 33ª Jornada
| Estádio da Luz, em Lisboa
| Artur Soares Dias (AF Porto)

O Benfica venceu o Vitória de Setúbal por um a zero, com um golo solitário do brasileiro Anderson.

No último jogo disputado em casa desta época, o Benfica apresentou-se de início com três centrais - Anderson, Luisão e Ricardo Rocha - e protagonizou uma boa exibição frente a um adversário que se encontra em preparação para a final da Taça de Portugal. O Benfica, com os ouvidos em Vila do Conde, entrou melhor em campo, apesar do Setúbal nunca ter deixado de tentar importunar a baliza de Moretto.

O único golo da partida surgiu aos 24 minutos após um pontapé de canto. Fabrizio Miccoli marcou e Anderson apareceu de cabeça a rematar para o fundo da baliza de Rubinho.

Na segunda parte, o Benfica poderia ter dilatado a vantagem, mas Auri cortou a bola em cima da linha após uma jogada de Miccoli e Léo.

A uma jornada do fim, o Benfica tem de vencer o Paços de Ferreira na Mata Real e esperar que o Sporting saia derrotado na jornada caseira ante o Sporting de Braga.

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 20:31



LIGA PORTUGUESA
Jornada 33

E.Amadora e U.Leiria asseguraram esta tarde a manutenção no escalão maior do futebol português. Na Reboleira, os tricolores derrotaram o «lanterna-vermelha» Penafiel (1-0) com um golo do argentino Federico Nieto, ao passo que a turma de Jorge Jesus foi vencer à Figueira da Foz derrotar a Naval (2-0) com tentos de João Paulo e Maciel, resultado que mantém os navalistas abaixo da linha de água.

Em Braga, o Gil Vicente resgatou um ponto graças a mais um golo do central Gregory, conseguindo o empate depois de João Tomás ter adiantado os arsenalistas. O P.Ferreira também conseguiu um ponto muito importante nos Barreiros, ao empatar a uma bola com o Marítimo, enquanto Belenenses e Académica assinaram no Restelo uma espécie de pacto de não agressão, sendo que o nulo final acaba por ajudar nas contas de ambas as formações.

» Resultados:

Sp.Braga 1-1 Gil Vicente
(João Tomás, gp, 77'; Gregory, 90+2')

Belenenses 0-0 Académica

Marítimo 1-1 P.Ferreira
(Zé Carlos, 12'; Bispo, 40')

Naval 1º de Maio 0-2 U.Leiria
(João Paulo, 40', Maciel, 42')

E.Amadora 1-0 Penafiel
(Nieto, 80')

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 20:27



LIGA DE HONRA
Jornada 33

» Beira-Mar campeão, Desp.Aves sobe de divisão

A uma jornada do final da Liga de Honra, houve festas em Aveiro e na Vila das Aves. No Municipal Mário Duarte, o Beira-Mar venceu o Vizela (3-0) e garantiu o título do segundo escalão, ao passo que o Desp.Aves derrotou o já despromovido Marco (2-0) e confirmou, cinco anos depois, o regresso à I Liga, beneficiando do nulo do Leixões em Gondomar.

Os auri-negros entraram praticamente a ganhar, graças a um tento do lateral-esquerdo Tininho logo aos 15 segundos, e fixaram o resultado final com golos de Miran e Marco. Mais a Norte, Xano e Filipe Anunciação marcaram os golos da festa de subida de divisão da formação orientada pelo Prof.Neca, festa essa que só aconteceu porque o Leixões foi incapaz de marcar no reduto do Gondomar, colocando um ponto final no sonho da promoção.

De resto, numa jornada em que as equipas forasteiras não conseguiram marcar qualquer golo, o destaque vai para o Estoril, que garantiu a permanência com o empate sem golos no Barreiro. Moreirense, Vizela, Sp.Covilhã, Feirense e Portimonense adiaram tudo para a última jornada. Dois destes cinco clubes descerão ao abismo da II Divisão.

» LIGA DE HONRA | 33ª Jornada:

Beira-Mar 3-0 Vizela
Olhanense 3-0 Ovarense
Varzim 1-0 Santa Clara
Moreirense 1-0 Feirense
Desp.Chaves 1-0 Maia
Portimonense 0-0 Sp.Covilhã
Desp.Aves 2-0 Marco
Barreirense 0-0 Estoril
Gondomar 0-0 Leixões

» Classificação:

JP
Beira-Mar3368
Desp.Aves3363
Leixões3359
Varzim3352
Gondomar3351
Olhanense3351
Santa Clara3350
Desp.Chaves3349
Estoril3344
JP
10ºPortimonense3342
11ºFeirense3341
12ºSp.Covilhã3341
13ºVizela3341
14ºMoreirense3339
15ºBarreirense3335
16ºMarco3328
17ºMaia3324
18ºOvarense3322

» LIGA DE HONRA | Próxima Jornada - 7/5/2006:

Ovarense - Beira-Mar
Santa Clara - Olhanense
Feirense - Varzim
Maia - Moreirense
Sp.Covilhã - Desp.Chaves
FC Marco - Portimonense
Estoril - Desp.Aves
Leixões - Barreirense
Vizela - Gondomar

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 18:44


sábado, abril 29, 2006

LIGA PORTUGUESA
Nacional derrota Boavista

» Spadacio coloca Nacional na rota europeia


Foto PÚBLICO

Nacional 1-0 Boavista
(Spadacio, 62')

» LIGA BETANDWIN.COM | 33ª Jornada
| Estádio Engº Rui Alves, no Funchal
| João Ferreira (AF Setúbal)

O Nacional derrotou o Boavista por uma bola a zero e subiu ao quinto lugar da Liga Portuguesa. Juliano Spadacio marcou o único golo da partida aos 62 minutos.

À partida para este jogo, o Boavista sabia que se vencesse o adversário alcançaria imediatamente o lugar europeu, mas o Nacional de Manuel Machado foi mais forte e ultrapassou o Boavista na tabela classificativa, agora com dois pontos de vantagem.
Na primeira parte, o Boavista foi o primeiro a criar perigo, por intermédio de Paulo Jorge, mas a partir daí, os nacionalistas estiveram quase sempre por cima da partida. O único golo da partida surgiu aos 62 minutos. Juliano Spadacio rematou fortíssimo com o pé esquerdo, de longe, para o fundo da baliza de William.
A partir daqui, Carlos Brito mexeu na equipa, mas Fary e Hugo Monteiro foram incapazes de evitar a derrota.

Manuel Machado está a uma jornada de conquistar novamente um lugar europeu, bastando-lhe para isso pontuar em Setúbal ou esperar que o Boavista não vença o Porto. Depois de um começo de segunda volta brilhante, o Boavista corre o sério risco de ficar fora dos lugares europeus.

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 21:00



PREMIER LEAGUE
Jornada 37

» Chelsea bi-campeão inglês


Fotos ASSOCIATED PRESS

God Save the King. O Chelsea de José Mourinho é bi-campeão inglês a duas jornadas do fim, depois de derrotar o principal rival, o Manchester United, por três golos sem resposta.
O jogo mais esperado da jornada acabou por consumar aquilo que já se esperava há muito tempo. O Chelsea esteve mais forte que o seu rival e, desde o 5º minuto - altura do primeiro golo de Gallas, não teve contemplações em vencer o United.
Na segunda parte, Joe Cole e o português Ricardo Carvalho marcaram os outros dois golos. O Chelsea alcança o terceiro título inglês, dois dos quais conquistados com José Mourinho no comando, que soma já o seu quarto título nacional consecutivo.

Nos outros jogos da tarde, destaque para a vitória do Portsmouth no campo do Wigan Athletic que garante matematicamente a permanência na Premier League. Pedro Mendes foi titular, mas foi substituído por Hughes aos 67 minutos.

Também Luís Boa Morte esteve em destaque na vitória forasteira do Fulham frente ao Manchester City. O português esteve nos dois golos, assistindo Malbranque e John.

No rescaldo da épica noite de quinta-feira, o 'Boro perdeu em casa com o Everton. A outra equipa de Liverpool, o Liverpool, venceu o Aston Villa por três bolas a uma, com dois golos de Gerrard e um do espanhol Morientes.

Com os resultados de hoje, ficaram já definidas as três equipas despromovidas à Division One: Birmingham, WBA e Sunderland.

» PREMIERSHIP | 37ª Jornada:

» Sábado:
Chelsea 3-0 Man.Utd
Birmingham 0-0 Newcastle
Liverpool 3-1 Aston Villa
Man.City 1-2 Fulham
Middlesbrough 0-1 Everton
Wigan Athletic 1-2 Portsmouth
Charlton Athletic 0-2 Blackburn Rovers

» Domingo:
Tottenham - Bolton

» Segunda:
Sunderland - Arsenal
WBA - West Ham

» CLASSIFICAÇÃO: (completa)
JP
Chelsea3691
Man.Utd3679
Liverpool3779
18ºBirmingham3734
19ºWBA3629
20ºSunderland3512

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 20:00



LIVRES
Eleições no Sporting

» Soares Franco vence com 74.2%

Soares Franco, Abrantes Mendes e Guilherme Lemos são os três candidatos à presidência do Sporting.

Filipe Soares Franco continuará à frente do Sporting, após ter conseguido 74,2% dos votos dos associados leoninos na votação que decorreu ontem à noite.

Sérgio Abrantes Mendes e Guilherme Lemos ficaram longe de conseguir o seu objectivo e quedaram-se nos 25.3% e 0.5%, respectivamente.

O presidente leonino, de 53 anos, torna-se no 35º presidente da história do Sporting.

# Artigo de Livre Indirecto
Publicado às 02:30


sexta-feira, abril 28, 2006

LIVRE OPINIÃO
Tempo Livre #14

» O Sonho Mora (no quarto) ao Lado

A profissão de futebolista é encarada, por grande parte dos jovens, como um sonho a atingir. O desejo de fama, pisar os melhores relvados, ganhar campeonatos nacionais e europeus, representar o seu país e alcançar troféus individuais não deixam o mais pessimista do jovem futebolista imune.

Muitas vezes, este sonho desvanece-se com os anos, outras vezes, apesar de convivermos quase diariamente com ele... fazemos parte dele sem o viver. O sonho mora no quarto ao lado. Os laços de família no futebol são uma componente vista por variadas vezes no futebol actual.
Grandes jogadores portugueses, que representaram a selecção, contam com irmãos que nunca passaram de um segundo plano, quer nos escalões secundários, quer em equipas de menor visão. João Vieira Pinto e Jorge Andrade são apenas dois exemplos.
O seu trajecto futebolístico fala por si, mas se mencionarmos Sérgio Pinto e Carlos Andrade, provavelmente não passarão de desconhecidos para o público em geral. O primeiro, andou pela Divisão de Honra ao serviço de Leça e Maia, por exemplo, enquanto o segundo jogou no escalão principal ao serviço do Salgueiros, mas actualmente está ao serviço do modesto Odivelas, da Série D da II Divisão.

No entanto, Portugal apresenta também casos em que a qualidade genética é distribuída de forma mais equitativa entre irmãos. Jorge Ribeiro e Nuno Ribeiro (Maniche), por exemplo. Companheiros de equipa, por exemplo, no Dínamo de Moscovo ambos são internacionais portugueses, embora Maniche tenha vindo a alcançar mais sucesso. Existe ainda o exemplo mais flagrante de todos. O autêntico clã Vidigal, em que quatro de cinco irmãos já alcançaram alguma visibilidade. Vidigal, ao serviço do Sporting, chamou a atenção para uma "equipa pessoal", onde figuram Lito (Belenenses), Toni Vidigal e Jorge Vidigal. Provavelmente único no futebol mundial.

Lá fora, Ronaldinho Gaúcho e Roberto Assis são um bom exemplo, mas a Holanda é pródiga neste tipo de situações. Os irmãos Koeman e os gémeos de Boer são dois exemplos. Estes últimos, de características diferentes, conviveram em dois grandes do futebol europeu, Ajax e Barcelona.
Nós, por cá, também temos os nossos "de Boer's". Quem não se lembra dos irmãos Neves? Jorge e Rui que fizeram uma boa parte da carreira ao serviço de Beira-Mar e Estrela da Amadora, respectivamente. Também Albertino (Marítimo) e Nelson (Sporting, Aston Villa, Porto, por exemplo) partilharam o estatuto de gémeos a disputar o mesmo campeonato.

As brincadeiras de criança entre irmão poderão passar por temas deste género... "quando formos grandes e deixarmos os milhares de adeptos em pé com as nossas jogadas..." e, realmente, alguns destes sonhos acontecem. Os traços genéticos são, por vezes, tão fortes que leva dois irmãos a terem sucesso no futebol profissional.
Outras vezes, apenas um consegue alcançar um nível meritório, enquanto o outro nunca conseguirá passar dos escalões secundários, como o irmão de Neca a correr risco de descida na Série F da III Divisão pelo Sesimbra. Por vezes, o sonho mora mesmo... no quarto ao lado.

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 00:23


quinta-feira, abril 27, 2006

TAÇA UEFA
Meias-Finais: 2ª mão

» Middlesbrough e Sevilha na final de Eindhoven

Middlesbrough e Sevilha apuraram-se esta noite para a final da Taça UEFA, que se disputa no próximo dia 10 de Maio, no Philips Stadion de Eindhoven. A turma de Fábio Rochemback, Doriva, Jimmy Hasselbaink e companhia ultrapassou o Steaua do guarda-redes português Carlos Fernandes (4-2), enquanto a equipa onde militam Luís Fabiano e Ariza Makukula teve de recorrer a prolongamento para eliminar o Schalke 04 (1-0).

O jogo no Riverside Stadium foi de loucos, fazendo lembrar a eliminatória anterior entre a formação inglesa e os suíços do Basileia. O Steaua de Bucareste trazia uma vantagem de um golo da primeira mão e, aos 24 minutos, já havia triplicado essa mesma vantagem, graças aos golos de Nicolae Dica e Dorin Goian. A precisar de quatro golos para alcançar novo milagre perante os seus adeptos, Steve McClaren arriscou tudo, trocando um central, Southgate, por um ponta-de-lança, Maccarone. E o milagre de Riverside repetiu-se mesmo...

Ainda antes do intervalo, o avançado italiano começou a justificar a aposta de McClaren, reduzindo a desvantagem após assistência de Viduka. No segundo tempo, a equipa romena revelou então toda a sua inexperiência e consentiu dois golos no espaço de 8 minutos - Mark Viduka empatou aos 65' e Chris Riggott colocou o 'Boro em vantagem aos 73'. O apuramento para a final estava a um golo de distância e o herói foi outra vez Massimo Maccarone, tal como diante do Basileia (novamente a um minuto do final). Tudo começou numa perda de bola infantil da defensiva do Steaua. Downing aproveitou e cruzou direitinho para a cabeça de Maccarone, que bateu Carlos pela quarta vez e lançou os adeptos da casa em festa.

No outro jogo deste grupo, o Sevilha recebeu e venceu o Schalke 04, após prolongamento. No Sánchez Pizjuán, as duas equipas repetiram o jogo renhido da passada quinta-feira em Gelsenkirchen e a eliminatória só foi decidida durante o tempo extra. Antonio Puerta, que havia entrado para o lugar de Adriano Correia, foi quem abriu as portas da final à formação sevilhana, quando aproveitou a ausência do lateral brasileiro Rafinha para desfeitear Frank Rost, estavam decorridos 101 minutos de jogo. Fabiano foi titular na turma de Juande Ramos, ao passo que Makukula entrou durante o prolongamento para o lugar de Javier Saviola.
No final, a festa dos sevilhanos foi tremenda, com direito a invasão de campo, fogo de artifício e tudo (ver aqui, aqui ou ainda aqui).

Desta forma, teremos esta temporada duas finais europeias opondo equipas inglesas a equipas espanholas: Middlesbrough - Sevilha e Arsenal - Barcelona.

» TAÇA UEFA
Meias-Finais - 2ª mão


MIDDLESBROUGH 4-2 Steaua Bucareste [4-3]
(Maccarone, 34', 89', Viduka, 65', Riggott, 73'; Dica, 16', Goian, 24')
SEVILHA 1-0 Schalke (a.p.) [1-0]
(Antonio Puerta, 101')

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:37


quarta-feira, abril 26, 2006

LIGA DOS CAMPEÕES
Meias-Finais: Barça afasta Milan

» Catalães regressam à final, 12 anos depois

Mais uma meia-final sem golos. Em Nou Camp, o Barcelona empatou a zero com o AC Milan e garantiu o apuramento para a final da Liga dos Campeões, onde vai defrontar o Arsenal no próximo dia 17 de Maio. Sem rasgos individuais de Ronaldinho ou Kaká, acabou por ser o alemão Markus Merk uma das figuras da partida, já que não se percebeu muito bem o motivo que o levou a anular um lance de golo a Shevchenko.
Contas feitas, valeu o golo de Ludovic Giuly apontado em San Siro. Pela quinta temporada consecutiva, Portugal terá pelo menos um embaixador na final da maior competição continental: Deco.

A partida teve um início frenético. Ainda não estava decorrido o primeiro minuto e já Kaká tinha ameaçado a baliza de Valdés. Na resposta, Samuel Eto'o ultrapassou o jovem Alessandro Costacurta (completou 40 anos na passada segunda-feira) e só não marcou porque Dida saiu rapidamente dos postes e fez bem a mancha.

O ritmo manteve-se e assistiu-se a um novo duelo entre Dida e Eto'o à passagem dos 16 minutos, enquanto na outra baliza Shevchenko acertou nas malhas laterais, 6 minutos volvidos.

No recomeço, os rossoneri entraram mais perigosos. 'Sheva' dispôs de uma soberana oportunidade, após serviço de Seedorf, mas cabeceou à figura de Valdés. O Barça reagiu e só não desfez o nulo por clara falta de jeito de Belleti, que, na cara de Dida, não conseguiu dar o melhor seguimento a um passe de Giuly na sequência de uma excelente jogada (talvez a única) protagonizada por Ronaldinho Gaúcho.

Carlo Ancelotti arriscou um pouco mais, colocando Cafú no corredor direito, e os italianos conseguiram então encostar a turma de Rijkaard ao seu último reduto. As oportunidades para igualar a eliminatória escassearam, mas o golo chegou, de forma um tanto ou quanto inesperada, aos 69 minutos. Shevchenko silenciou Nou Camp, no entanto o tento foi anulado por Markus Merk, por alegada falta do ucraniano sobre Carles Puyol.

Até final, o Barcelona respondeu em contra-ataque ao domínio territorial dos forasteiros e esteve muito perto do golo por Henrik Larsson, que proporcionou a defesa de noite a Dida. De resto não houve mais jogo. O Barça estava na final.

Deco regressou de castigo e alinhou durante os 90 minutos na formação blaugrana, ao passo que Rui Costa entrou aos 67 minutos para o lugar de Gattuso.

» LIGA DOS CAMPEÕES
Meias-Finais - 2ª mão


Villarreal 0-0 ARSENAL [0-1]

BARCELONA 0-0 AC Milan [1-0]

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 22:34



LIVRE OPINIÃO
Tempo Extra #6

» Fim. Com os dois jogos de castigo aplicados pela Comissão Disciplinar da Liga de Clubes, acabou a carreira de Ricardo Sá Pinto, um futebolista que ficará para sempre ligado a um acto irreflectido perpetrado fora dos relvados. Daqui a uns anos, poucos recordarão o jogador que nos intervalos dos jogos da Real Sociedad queria saber o resultado do Sporting ou o homem que ajuda instituições de caridade sem levar televisões e jornais atrás. A carreira de Sá Pinto resumir-se-á ao «caso» Artur Jorge e a duas ou três situações de indisciplina que derivam da forma intensa com que vive cada partida; o homem passará sempre por indisciplinado e mau génio. No entanto, nesses momentos haverá, felizmente, alguém disposto a recordar que Sá Pinto não 'foi' só isso.

Quem me conhece sabe que nunca fui um grande admirador das qualidades futebolísticas de Sá Pinto, pesem os momentos sublimes que teve quer com a camisola verde-e-branca, quer ao serviço da Selecção Nacional - lembro-me, por exemplo, de exibições fantásticas contra o Real Madrid (em 1994 e em 2000) e golos soberbos marcados a V.Guimarães (94/95), Campomaiorense (95/96), Dinamarca (Euro'96) ou Gil Vicente (04/05). Pena as lesões não lhe terem proporcionado outros momentos e o terem dado como «acabado» para o futebol tão cedo.

Tendo em conta as duas últimas temporadas, guardarei a imagem de um jogador limitado tecnicamente (principalmente ao nível da recepção e capacidade de passe) mas ilimitado na entrega ao jogo e na dedicação ao clube. Arrisco-me mesmo a dizer que, na última década, contam-se pelos dedos de uma mão (João Pinto, Jorge Costa...) os jogadores que emprestaram ao futebol português mais esforço, dedicação e devoção que Ricardo Sá Pinto. Faltou-lhe mais glória, apenas isso.

Em suma, apesar do rótulo que muitos lhe colam, não é vergonha para ninguém ter um símbolo como Ricardo Sá Pinto. Podem acusar-me do que quiserem e ripostar da maneira que bem entenderem. Para mim, Sá Pinto representa muito mais que um acto repugnável. Representa a mística que o Sporting dificilmente recuperará nos próximos tempos.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 17:57


terça-feira, abril 25, 2006

LIGA DOS CAMPEÕES
Meias-Finais: Arsenal atinge final

» Finalistas pelas mãos de Lehmann

O Arsenal é o primeiro finalista da Liga dos Campeões desta época, depois de ter conseguido empatar sem golos no El Madrigal. Jens Lehmann defendeu uma grande penalidade de Riquelme, a dois minutos do final, e colocou um ponto final no sonho europeu do Villarreal, que merecia melhor sorte.
Acabou por subsistir o golo apontado na primeira mão pelo marfinense Kolo Touré.

Os espanhóis, em desvantagem na eliminatória, abordaram melhor o jogo, mas raramente conseguiram colocar em sentido o último reduto dos gunners. O argentino naturalizado mexicano Guillermo Franco esteve em destaque neste período, sendo dos mais inconformados mas também dos menos esclarecidos. Mesmo assim, 'Guille' dispôs da melhor ocasião do primeiro tempo, ao desviar de cabeça um cruzamento da direita de Javi Venta, proporcionando uma excelente intervenção a Lehmann.

Do Arsenal nem sinal durante a primeira metade, sendo que o único apontamento foi a lesão de Mathieu Flamini, que levou à entrada do lateral-esquerdo Gael Clichy.

Na segunda parte, foi novamente Guillermo Franco a criar a primeira situação de golo, mas a melhor de todas foi desperdiçada pouco depois pelo uruguaio Diego Forlán, após bom trabalho do companheiro de ataque entre Campbell e Touré. Os comandados de Arsène Wenger travaram o ímpeto do Villarreal durante os vinte minutos finais, especialmente depois da entrada do luso-francês Robert Pires, que auxiliou Fábregas e Hleb e conferiu outra capacidade de posse de bola à linha média inglesa.

Contudo, o Submarino Amarelo esteve a um pontapé de levar o jogo para prolongamento, quando já poucos o faziam prever. O russo Valentin Ivanov assinalou - bem - uma falta de Clichy sobre José Mari dentro da grande área, mas Juan Román Riquelme, da marca dos 11 metros, não conseguiu enganar Lehmann e a eliminatória esfumou-se, para regozijo do guarda-redes alemão, que leva já mais de 745 minutos sem sofrer golos na Champions.

Seria histórico fosse qual fosse o apurado para a final, todavia é o Arsenal quem vai defrontar Barcelona ou AC Milan na final do Stade de France. Ao conjunto de Manuel Pellegrini faltou a estrelinha que teve noutras ocasiões e a fava acabou por sair ao astro argentino Riquelme, que tão cedo não irá esquecer o penálti falhado esta noite.

» LIGA DOS CAMPEÕES
Meias-Finais - 2ª mão


Villarreal 0-0 ARSENAL [0-1]

Barcelona - AC Milan [1-0]
(amanhã, 19h45)

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 22:03



BRASILEIRÃO
Em Análise: Santos

» O 3-5-2 desdobrável de Luxemburgo

Depois de um empate a zero na primeira jogada do Brasileirão com o Goiás, o Santos alcançou a primeira vitória diante do Atlético Paranaense por 2-0.
Campeão Paulista neste mês, um dos maiores emblemas brasileiros da história, é um eterno candidato à conquista do Brasileirão 2006.
Vanderlei Luxemburgo, o técnico do Santos que teve uma passagem fugaz pela Europa, apostou para este jogo num esquema táctico de 3-5-2, em que as subidas dos laterais, a mobilidade do organizador de jogo e de um dos avançados se tornam os principais trunfos.

Na baliza, figura Fábio Costa. O guarda-redes que se encontra já na sua segunda passagem pelo Santos, é um dos principais destaques. A sua tranquilidade e segurança entre os postes tornam-se decisivos nos momentos mais complicados (mostrou-se bastante forte no cara-a-cara com o avançado) e foi uma das peças fundamentais na conquista do Paulistão.

À sua frente, o goleiro tem três defesas centrais de características semelhantes, mas que actuam de forma distintas - Ronaldo Guiaro pela direita, Manzur no miolo e Luiz Alberto pela esquerda. Os três formam um forte pilar na defesa e servem-se da sua altura (Manzur com 1,87 e Ronaldo Guiaro e Luiz Alberto com 1,86) para o confronto físico.
Ronaldo Guiaro, ex-Benfica, é o mais experiente dos três. Sem parte da velocidade que tinha há alguns anos atrás, apoia-se na sua experiência e falta de velocidade no futebol brasileiro. Manzur é um paraguaio bastante raçudo. Emprega-se ao máximo em todos os lances e demonstra bom sentido posicional. Por último, Luiz Alberto é o mais possante dos três. Canhoto, tem uma fisionomia semelhante à de Enakarhire.

Nas alas, Neto e Kléber assumem um papel fundamental na transição defesa-ataque e dinâmica táctica. Neto, pela direita, é menos expedito na manobra ofensiva. Compromete pouco, defende bem e só sobe pela certa. Pelo contrário, Kléber é um dos elementos mais perigosos do Santos. Forte fisicamente e rápido, este brasileiro que teve uma aventura europeia no Basileia, sobe bastante bem no terreno e conquista a linha de fundo frequentemente, onde aproveita para cruzar bem. É dele a jogada do primeiro golo do Santos - um destaque francamente positivo neste jogo.

No meio-campo, dois jogadores com missões fundamentalmente defensivas. Na ausência de Maldonado, Luxemburgo colocou Cléber Santana ao lado de Wendel, antigo jogador do Nacional da Madeira e sobrinho do benfiquista Geovanni. O primeiro tem uma área de acção mais fixa, enquanto Wendel tem maior tendência a aparecer na cabeça da área. Contudo, a principal missão é promover as coberturas defensivas aquando das subidas dos alas.
À frente dos dois, joga o ex-portista Léo Lima. A imagem de jogador malabarista, que corre pouco e não se preocupa com a missão defensiva esteve ausente durante a grande parte do jogo. Entrou em campo bastante movimentado e sobressaiu por duas recuperações de bola que fez no sector defensivo - uma surpresa.
A atacar, o organizador de jogo esteve bastante móvel no apoio aos dois avançados. Deambulava pelas alas, com maior incidência para a direita, e procurava constantemente servir de apoio recuado ao avançado mexicano, De Nigris.

De Nigris, avançado contratado ao Pumas no final de Março, marcou o seu primeiro golo ao serviço do Santos. Com uma área de acção mais fixa, o avançado é a referência na área. Sem ser forte no jogo aéreo, o jogador mexicano evidenciou uma boa técnica individual e uma grande capacidade de retenção de bola na espera pelo apoio. Ao seu lado, Reinaldo é outra das peças fundamentais desta equipa.
Desde o primeiro minuto de jogo, o avançado que já esteve no PSG onde foi companheiro de Pauleta esteve endiabrado. A sua grande mobilidade, em que frequentava com frequência as duas laterais e a velocidade, quer em desmarcação, quer a sair da finta, fizeram dele um dos melhores jogadores em campo.

O Santos entrou determinado em campo e, apesar de ter pressionado a todo o comprimento do terreno nos minutos iniciais, a estratégia defensiva passa por um encurtamento de espaços e fortes pressings ocasionais nos 30 metros defensivos.
Na segunda parte, houve oportunidade para as entradas de Heleno (Wendel) - jogador forte fisicamente que pouco acrescentou à equipa, Rodrigo Tabata (De Nigris) - entrou bem em campo e esteve bastante movimentado no sector mais avançado. Não tão avançado como De Nigris, mas decisivo no passe e rápido na desmarcação. Entrou ainda no Domingos no lugar de Luiz Alberto - nada a destacar.

Ontem, o Santos garantiu a contratação de dois reforços, tendo em vista o ataque da equipa. Rodrigo Tiuí, de 20 anos, foi contratado ao Noroeste (onde foi um dos destaques no Campeonato Paulista) e Wellington Paulista, 26 anos, foi contratado ao Juventus.

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 14:33



BRASILEIRÃO
Jornada 2

» Fluminense lidera, Palmeiras humilhado em Florianópolis

O Fluminense é a única equipa do Brasileirão que conta por vitórias os dois jogos disputados até ao momento. Depois de ter triunfado na Arena da Baixada na ronda inaugural, o Tricolor das Laranjeiras o Goiás, campeão goiano, e assumiu a liderança isolada da prova. No Maracanã, um golo solitário do sérvio Petkovic, na cobrança de um penálti, chegou para a equipa de Cláudio Pitbull (entrou no segundo tempo) somar mais três pontos.

No entanto, o grande destaque desta segunda jornada vai para a goleada imposta pelo Figueirense ao Palmeiras. Em Florianópolis, a turma até então comandada por Emerson Leão (já foi demitido) levou meia dúzia e é agora último classificado da competição. Vida complicada para o alviverde, que tem uma dura batalha agendada para amanhã com o São Paulo, a contar para os oitavos-de-final da Libertadores.

Surpreendente foi também a derrota do São Paulo em Fortaleza (0-1), justamente por causa do técnico Muricy Ramalho ter poupado alguns atletas tendo vista o desafio de amanhã no Parque Antártica. Corinthians e Internacional, os outros dois clubes envolvidos no torneio continental (além de Goiás, São Paulo e Palmeiras), venceram os respectivos compromissos diante de São Caetano e Santa Cruz, respectivamente.

De resto, merece especial atenção a vitória (2-1) do Vasco da Gama em Campinas, no reduto da Ponte Preta, com dois golos do médio Morais. O Santos derrotou o Furacão (2-0) e faz agora companhia ao Vasco no grupo de segundos classificados. Léo Lima jogou durante os 90 minutos na turma de Vanderlei Luxemburgo, que chegou aos golos através do mexicano De Nigris e do ponta-de-lança Reinaldo.

» BRASILEIRÃO | 2ª Jornada:

» Sábado:
Corinthians 3-0 São Caetano
Figueirense 6-1 Palmeiras
Fluminense 1-0 Goiás

» Domingo:
Flamengo 3-1 Juventude
Internacional 1-0 Santa Cruz
Ponte Preta 1-2 Vasco da Gama
Santos 2-0 Atlético Paranaense
Cruzeiro 3-1 Grémio
Fortaleza 1-0 São Paulo
Paraná 0-0 Botafogo

» CLASSIFICAÇÃO: (completa)
JP
Fluminense26
Figueirense24
Santos24
Vasco da Gama24
17ºSanta Cruz21
18ºGoiás21
19ºAtl.Paranaense20
20ºPalmeiras20

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 12:43



LA LIGA
Jornada 34

» Dilúvio em Sevilha e Valência adiam festa do Barça

A chuva intensa que caiu sobre o relvado do Sánchez Pizjuán impediu a realização do Sevilha - Barcelona, que durante a semana era apontado como o jogo da consagração dos blaugrana. Todavia, os semi-finalistas da Liga dos Campeões não contavam com a tarde inspirada de David Villa, que momentos antes havia adiado os festejos do Barça. Em San Mamés, frente ao Athletic de Bilbao, o Valência venceu por 3-0 e o avançado ex-Saragoça assinou um 'hat-trick' em menos de 4 minutos, entre os 81 e os 85. Miguel e Hugo Viana foram titulares na equipa «ché», sendo que o médio foi substituído por Mista a um quarto de hora do final.

No Bernabéu, o «lanterna-vermelha» Málaga esteve à beira de surpreender o Real Madrid. Bóvio adiantou os forasteiros, mas Zinedine Zidane igualou na transformação de uma grande penalidade a castigar uma faltíssima do português Litos sobre Raúl. Em cima do minuto 90, o central Sergio Ramos cabeceou para o fundo das redes de Cesc Arnau e evitou mais um descalabro dos merengues perante o seu público.

Nos outros desafios, destaque para a Real Sociedad, que foi ao El Madrigal afundar o Submarino Amarillo (2-0) e deu um importante passo rumo à manutenção. A turma de Pellegrini corre sérios riscos de ficar fora das competições europeias do próximo ano - só se vencer a Champs é que não fica de mãos a abanar.

De resto, o Maiorca de Nunes, o Racing Santander e o Athletic continuam a somar desaires e permanecem à beira de precipício.

» LA LIGA | 34ª Jornada:

» Sábado:
Villarreal 0-2 Real Sociedad
Alavés 0-1 Atl.Madrid
Celta de Vigo 4-0 Saragoça

» Domingo:
Athletic Bilbao 0-3 Valência
Cádiz 1-1 Deportivo
Espanhol 2-0 Bétis
Maiorca 0-1 Osasuna
R.Santander 1-3 Getafe
Real Madrid 2-1 Málaga
Sevilha (adiado) Barcelona

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 12:01



LIGA PORTUGUESA
Sp.Braga vence em Coimbra

» Arsenalistas confirmam quarto lugar


Foto PÚBLICO

Académica 0-3 Sp.Braga
(Frechaut, 21', João Tomás, 57', 73')

» LIGA BETANDWIN.COM | 32ª Jornada
| Estádio Cidade de Coimbra, em Coimbra
| Bruno Paixão (AF Setúbal)

Três semanas depois, o Sp.Braga regressou às vitórias e cimentou em definitivo o quarto lugar da tabela. No jogo que marcou o encerramento da jornada 32 da Liga Betandwin.com, os arsenalistas derrotaram a Académica (3-0), com dois golos de João Tomás, um ex-academista.

A turma orientada por Nelo Vingada entrou melhor no encontro, mas o Sp.Braga equilibrou as operações e chegou ao tento inaugural à passagem dos 21 minutos. Andrés Madrid cruzou da esquerda e encontrou solto na área Nuno Frechaut, que bateu Pedro Roma com um cabeceamento perfeito.

Os estudantes, que jogavam neste jogo uma cartada importante com vista à permanência, acusaram bastante o golo consentido e, até ao intervalo, só não sofreram o segundo porque Pedro Silva impediu sobre a linha nova cabeçada de Frechaut, desta feita no seguimento de um pontapé de canto de Wender.

No reinício, o brasileiro Joeano desperdiçou uma boa oportunidade de igualar a contenda, ao acertar na trave da baliza à guarda de Paulo Santos. Os bracarenses apostaram no contra-ataque e, aos 57 minutos, deram uma machadada nas aspirações dos homens da casa. João Tomás combinou bem com Wender e dilatou a vantagem, num lance de processos simples. Todavia, além da posição de Wender suscitar dúvidas, a jogada tem início numa falta de Madrid sobre Joeano que Bruno Paixão deixou passar em claro.

Nelo Vingada arriscou tudo, sacrificando dois defesas - Ezequias e Hugo Alcântara -, mas a opção não resultou, pese a persistência de N'Doye. O Braga aproveitou o balanceamento do adversário e chegou com alguma naturalidade ao terceiro golo. Um momento de inspiração de João Tomás, que passou por Zé Castro com toda a limpeza e contornou Pedro Roma antes de confirmar o seu 14º golo na presente edição da Liga. Sublime.

Até final, João Tomás e Matheus ainda esbanjaram duas ocasiões flagrantes, já depois de terem ultrapassado Pedro Roma. O jovem brasileiro, que chegou em Janeiro proveniente do FC Marco, deixou bons apontamentos durante os quinze minutos que esteve em campo e justificou a aposta de Jesualdo Ferreira.

O Sp.Braga soma agora 57 pontos e no próximo domingo recebe o Gil Vicente. A Académica permanece em posição delicada na tabela (13º, 37 pontos) e desloca-se ao Restelo na penúltima ronda.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 00:47


segunda-feira, abril 24, 2006

CLAUSURA
Jornada 16

» Boca Juniors vence e dá passo de gigante

O Boca Juniors venceu fora o Vélez Sarsfield por 3-2 e beneficiou dos empates do River Plate e Newell's Old Boys para garantir uma vantagem de quatro pontos.

Os Xeneizes venceram por 3-2 no José Amalfitani num jogo que foi interrompido aos 87 minutos, após o árbitro assistente Juan Carlos Rebollo ter sido agredido. Os ânimos excederam-se após um erro do árbitro no lance que deu o golo da vitória ao Boca.
Num jogo teoricamente fácil, o River Plate atrasou-se na luta pela Clausura ao empatar em casa a dois golos com o Argentinos Juniors - uma equipa que luta para fugir ao playoff de despromoção. Patiño e Gallardo adiantaram os Millionarios por duas vezes, mas Rivarola e Pareja, já em tempo de descontos de livre directo, impediu a vitória dos visitados. Kaviedes jogou os sete minutos finais pelos visitantes.

O Lanús de Bossio voltou às vitórias e ao terceiro lugar ao vencer, em Santa Fé, o Colón por 3-1 e o Racing Clube ,com Diego Simeone no comando, alcançou a terceira vitória nos últimos cinco jogos, as duas últimas consecutivas.

A três jornadas do fim, o Boca Juniors está a um passo de se sagrar campeão do Clausura, restando-lhe para isso duas vitórias. Recorde-se que a equipa de Basile ainda tem de receber o Estudiantes e o Olimpo e deslocar-se ao Infierno Rojo para defrontar o Independiente.

Nota: Apesar do encontro do Boca Juniors ter sido suspenso, a imprensa argentina é unânime em atribuir os três pontos à equipa visitada, devido ao tempo de jogo disputado e às causas da sua suspensão.

» CLAUSURA | 16ª Jornada:

» Sexta:
Independiente 0-0 Gimnasia Jujuy

» Sábado:
Estudiantes 2-2 Olimpo
Cólon 1-3 Lanús
Newell's Old Boys 1-1 San Lorenzo

» Domingo:
Quilmes 0-3 Racing Club
Arsenal 1-1 Rosario Central
Banfield 2-0 Instituto Córdoba
Tiro Federal 0-2 Gimnasia La Plata
Veléz Sarsfield 2-3 Boca Juniors (suspenso)
River Plate 2-2 Argentinos Juniors

» CLASSIFICAÇÃO: (completa)
JP
Boca Juniors1634
River Plate1630
Lanús1630
18ºRacing Club1612
19ºTiro Federal1611
20ºInstituto Córdoba168

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 22:45



BUNDESLIGA
Jornada 31

» Hamburgo escorrega e oferece bicampeonato ao Bayern

O Hamburgo perdeu em casa com o Bayer Leverkusen (0-2) e hipotecou praticamente todas as hipóteses que tinha de impedir o Bayern Munique de revalidar o título da Bundesliga. Os bávaros empataram, a dois golos, no reduto do aflito Mainz 05, mas aumentaram para 5 os pontos de diferença para a turma comandada por Thomas Doll. O actual 15º classificado até esteve a vencer 2-0, no entanto Roy Makaay ainda conseguiu restablecer o empate antes do intervalo, resgatando um ponto para os comandados de Magath, que estão a somente 5 pontos do título.

Na luta por uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões, o Schalke 04, semi-finalista da Taça UEFA, não conseguiu melhor que um empate sem golos no Weserstadion e entregou quase em definitivo o terceiro posto ao Werder Bremen.

Nos outros jogos, o Estugarda de Fernando Meira - 90 minutos - foi surpreendido em casa pelo Eintracht Frankfurt (0-2), enquanto o outro central português, Zé António, também alinhou todo o tempo no empate do 'Gladbach com o Hertha (2-2). Saliência ainda para o triunfo do Wolfsburgo sobre o Arminia Bielefeld (1-0), ou seja, Alex levou a melhor sobre Roberto Pinto. O lateral-direito foi titular, ao passo que o médio entrou durante a etapa complementar.

» BUNDESLIGA | 31ª Jornada:

» Sábado:
Colónia 3-1 Duisburgo
Bielefeld 0-1 Wolfsburgo
Dortmund 2-1 Nuremberga
Hamburgo 0-2 Leverkusen
Kaiserslautern 1-0 Hannover 96
B.Mönchengladbach 2-2 Hertha
Estugarda 0-2 E.Frankfurt

» Domingo:
Mainz 2-2 Bayern
Werder Bremen 0-0 Schalke 04

» CLASSIFICAÇÃO: (completa)
JP
Bayern3170
Hamburgo3165
Werder Bremen3161
16ºKaiserslautern3130
17ºColónia3127
18ºDuisburgo3123

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 21:17


domingo, abril 23, 2006

LIGA PORTUGUESA
Sporting empata com a Naval

» Leões voltam a marcar passo

Sporting 0-0 Naval

» LIGA BETANDWIN.COM | 32ª Jornada
| Estádio José Alvalade, em Lisboa
| António Resende (AF Aveiro)

O Sporting empatou sem golos com a Naval 1º de Maio e desperdiçou uma boa oportunidade de se distanciar do Benfica na luta pelo segundo lugar da Liga Betandwin.com. Os leões já não marcam qualquer golo há mais de 270 minutos e frente aos figueirenses também não conseguiram atinar com a baliza de Wilson Júnior. Os pupilos de Rogério Gonçalves agradecem, visto terem conseguido em Alvalade um ponto que abre boas perspectivas quanto à permanência no escalão principal (atendendo ao calendário até final).

Conhecedor do empate do rival na Choupana, o Sporting entrou em campo com pouca vontade de resolver cedo a questão. Depois de dois jogos em branco - FC Porto e E.Amadora - pedia-se outra atitude aos jogadores, mas estes nunca actuaram como um todo durante os primeiros 45 minutos. A Naval, por seu turno, desfalcada de algumas unidades nucleares, foi a Lisboa fazer o seu jogo, fechando bem defensivamente e saindo amiúde em rápido contra-ataques (apostando tudo na velocidade dos ciclistas Saulo e Lito).

O colectivo teimava em aparecer e a melhor ocasião de golo de todo o encontro pertenceu a Carlos Martins, que, isolado, não conseguiu bater Wilson Júnior, após uma excelente jogada de entendimento com Liedson.

No segundo tempo, já com Deivid e Nani em campo, o futebol do Sporting transfigurou-se e a equipa arrancou um bom reinício de jogo (15/20 minutos). Nani começou por obrigar Wilson à defesa da noite, enquanto Deivid criou muito perigo e Liedson viu o seu remate à meia volta sair ligeiramente ao lado do alvo.

A formação navalista soltou-se um bocado no terreno a partir da entrada de China e criou perigo em duas situações protagonizadas pelo lateral-esquerdo: a primeira finalizada muito por cima por Lito e a segunda num desvio de Nelson Veiga ao primeiro poste, na sequência de um livre.

Até final, o Sporting carregou, carregou, mas fê-lo sempre sem a clarividência necessária e sem explorar as faixas laterais. Neste prisma, a entrada de Rudolph Douala também não resultou de maneira nenhuma, porque o camaronês raramente deu largura ao jogo - afunilou-o, como todos os outros. Aos 88 minutos, Sá Pinto foi expulso por palavras dirigidas ao auxiliar António Gonçalves e assinou praticamente a sua despedida oficial dos relvados, já que é bem provável que leve 2 jogos de castigo.

A arbitragem de António Resende foi má (a todos os níveis) e o juiz aveirense mostrou porque motivo não é sequer árbitro de primeira categoria. De entre os diversos lances polémicos, destaca-se uma falta de China sobre Abel, corria o minuto 60, que podia ter dado origem a uma grande penalidade a favor do Sporting.

Desta forma, os comandados de Paulo Bento passam a somar 66 pontos e mantêm os dois de vantagem para o Benfica, a duas jornadas do final da prova. Na penúltima jornada, a equipa leonina desloca-se a Vila do Conde para defrontar o aflito Rio Ave.
A Naval 1º de Maio tem já 36 pontos no mealheiro e está a 3 ou 4 pontos de garantir a permanência. A recepção à U.Leiria pode confirmar isso mesmo.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:57



LIGA PORTUGUESA
Nacional e Benfica empatam na Choupana

» Golo de Ricardo Fernandes obriga à divisão de pontos

Nacional 1-1 Benfica
(Ricardo Fernandes, 89'; Miccoli, 48')

» LIGA BETANDWIN.COM | 32ª Jornada
| Estádio Engº Rui Alves, no Funchal
| Olegário Benquerença (AF Leiria)

Nacional e Benfica empataram a uma bola na Choupana, resultado que atrasa os encarnados na luta pela segunda posição e que mantém os alvi-negros a um ponto do lugar europeu ocupado pelo Boavista, com quem se defronta na próxima semana.

A primeira parte teve poucos motivos de interesse e apenas uma oportunidade de golo, que pertenceu ao Nacional. Foi aos 21 minutos. Alonso trabalhou bem na esquerda e centrou atrasado para a entrada da pequena área, onde surgiu Juliano Spadacio a assistir Miguelito, que proporcionou uma excelente intervenção a Marcelo Moretto.

Na etapa complementar, já com o francês Laurent Robert em vez do lesionado Simão Sabrosa, os encarnados inauguraram o marcador. Obra e graça de Fabrizio Miccoli. O italiano ganhou espaço à entrada da área, aproveitando um deslize de Ávalos, e bateu Hilário com um remate soberbo. Cinco minutos depois, Gustavo Manduca desperdiçou uma excelente oportunidade para praticamente sentenciar o encontro, ao cabecear de forma displicente ao segundo poste. O Benfica não marcou e esse lance viria a revelar-se decisivo no resultado final.

O Nacional acreditou que era possível chegar ao empate e acabou por consegui-lo a um minuto do final do tempo regulamentar, numa altura que Manuel Machado já tinha chamado ao jogo André Pinto, Marchant e Chilikov. Juliano Spadacio cobrou o canto da esquerda e encontrou Ricardo Fernandes solto no interior da grande área. O central dos insulares foi mais rápido que toda a gente e cabeceou para o fundo das redes de Moretto, devolvendo a igualdade ao placard.

Até final, Manduca voltou a ter uma oportunidade flagrante para dar os três pontos aos lisboetas, após serviço de Léo, enquanto o Nacional ainda assustou num remate de Spadacio.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 20:57



FUTSAL
Final Four da Taça de Portugal

» Sporting conquista troféu em Coimbra

O Sporting conquistou este domingo a Taça de Portugal em futsal, depois de derrotar o Benfica (9-5) na final da competição, que decorreu durante este fim-de-semana no Pavilhão Multidesportos de Coimbra.

Nas meias-finais, realizadas ontem, o Benfica confirmou o favoritismo perante o Sp.Pombal, vencendo facilmente por 7-3, ao passo que os pupilos de Paulo Fernandes passaram por muitas dificuldades para ultrapassar o Piedense, o que acabaram por lograr apenas no prolongamento (5-3).

No jogo decisivo, estavam todos os condimentos reunidos para um grande espectáculo de propaganda da modalidade, o que acabou por se concretizar. Os dois colossos do futsal nacional nunca se haviam encontrado numa Final Four e os leões saíram na frente graças a um golo do brasileiro Paulinho. Os encarnados reagiram e deram a volta ao resultado com tentos de Sidnei e Wilson, mas o Sporting disparou no marcador (com Deo e Zézito em plano de evidência) e chegou ao 7-2, com o intervalo pelo meio. A turma de Adil Amarante encheu-se de brio e marcou três golos no espaço de três minutos, mas a colocação de Evandro como guarda-redes avançado no Sporting (o que ajudou a formação leonina a garantir maior posse de bola) e a expulsão do brasileiro Pica Pau acabaram por deitar tudo a perder. Paulinho sentenciou a partida da marca dos 10 metros e o encontro terminou mal, com diversas escaramuças dentro do ringue - Sidnei agrediu 'Bibi' e recebeu ordem de expulsão de Pedro Paraty.

Triunfo incontestável do Sporting, que conquistou a primeira Taça de Portugal do seu historial diante do anterior detentor do troféu.

» TAÇA DE PORTUGAL
Final Four


» Meias-Finais:
SPORTING 5-3 Piedense (a.p)
BENFICA 7-3 Sp.Pombal

» Final:
Benfica 5-9 SPORTING

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 20:09


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes