home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sábado, janeiro 31, 2009

LIGA SAGRES
Jornada 16: Benfica bate Rio Ave

» Mantorras vale triunfo suado dos encarnados

Mantorras salvou o Benfica
Fotos REUTERS e GETTY IMAGES

+ De regresso às vitórias, o Benfica derrotou o Rio Ave (1-0) e assumiu à condição a liderança da Liga Sagres, colocando alguma pressão no comandante FC Porto. A vitória magra não deslustra o triunfo dos encarnados. Num relvado daqueles, foi o melhor que se pôde arranjar. Depois de Cardozo ter travado um duelo com os postes, Mantorras entrou para decidir. O angolano não podia pedir um melhor regresso à equipa: começou por mexer com os adeptos, depois agitou o jogo e marcou mesmo o golo que valeu os três pontos. Três pontos muito suados para os de Quique, até porque na Luz chegou a pairar o espectro do empate - Pedro Moutinho e Evandro foram protagonistas de duas perdidas incríveis que dariam a igualdade aos vilacondenses.

Sporting atrasa-se ainda mais com nulo na Trofa

Izmailov foi um dos que mais lutou

+ Na Trofa, ficou patente que não é com esta atitude que o Sporting vai conseguir esta época lutar pelo título nacional. Os leões não foram além de um nulo com o aflito Trofense (que já travou todos os 'grandes') e deitaram dois pontos pelo ralo na perseguição ao líder FC Porto, descolando do arqui-rival Benfica. Num jogo igual a tantos outros da era Paulo Bento, o Sporting deu a primeira parte ao adversário e só se lembrou de buscar a sério a vitória na etapa complementar. Vinte cantos não chegaram. Deu para o torto, claro, porque os de Manuel Tulipa também se batem até ao último minuto pelo pontinho, sem vergonha de recorrer muitas vezes ao anti-jogo.


» LIGA SAGRES
16.ª Jornada
| (classificação)


Trofense 0-0 Sporting

Benfica 1-0 Rio Ave
(Mantorras, 70')


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 21:53



TÉNIS
Open da Austrália: quero, posso e mando!

» Serena Williams conquistou o seu 10º título em Grand Slams e assumiu posto de nº1 mundial


Foto AFP

Quando Serena quer, geralmente pode. A tenista norte-americana tinha começado a temporada a meio gás e afirmara mesmo não estar a jogar ao seu melhor nível, mas a verdade é que chegou a Melbourne com o pensamento na vitória no Open da Austrália, primeira prova do Grand Slam da temporada de 2009, e não saiu de lá sem confirmá-la, perante a nata do ténis feminino.

Pelo caminho, a mais nova das Williams, que viu a irmã perder surpreendentemente logo na 2ª ronda, sentiu ainda algumas dificuldades, nomeadamente nos quartos-de-final, fase em que se deparou com uma inspirada Svetlana Kuznetsova. Salvou um match-point no segundo set e "beneficiou", então, do facto do terceiro se ter disputado indoor, em virtude das altíssimas temperaturas (44ºC), para triunfar por 5-7, 7-5 e 6-1.

Na ronda anterior também chegara a pairar sobre ela o espectro da eliminação, mas Victoria Azarenka, tenista treinada pelo português António Van Grichen, desistiu a meio do segundo set quando tinha já um no bolso.

Certo é que quando foi "a doer", face a Elena Dementieva (meias-finais) e Dinara Safina (final), Serena mostrou-se intratável. A primeira venceu-a por 6-3 e 6-4 e à segunda aplicou um pesadíssimo 6-0 e 6-3, numa partida indigna de uma final de Grand Slam, que teve a duração de apenas 57 minutos.

Para a história fica a conquista do seu 10º título em eventos do Grand Slam, marco que há muito poderia ter sido superado, não fora a sua apetência para se ausentar do circuito quando lhe apetece e aparecer apenas quando lhe convém...


» Nadal e Federer em duelo de titãs

No capítulo masculino, os amantes da modalidade foram premiados com a final que desejavam: Rafael Nadal vs. Roger Federer. Isto porque aquele que era tido como grande favorito a vitória, Andy Murray, foi uma das muitas "vítimas" da surpresa da prova, o espanhol Fernando Verdasco.

Verdasco chegou mesmo a "cheirar" a final, mas uma dupla-falta no 10º jogo do 5º set da partida das meias-finais, frente a Nadal, traiu os seus intentos e selou de forma inglória um dos mais belos e intensos duelos tenísticos dos últimos tempos.

Resta agora saber até que ponto as 5h15 que Nadal passou em court para "dobrar" Verdasco (foi o mais longo encontro de sempre no Open da Austrália) influenciarão decisivamente o desfecho da final frente a um Roger Federer bem mais fresco. Amanhã se verá, a partir das 8h30 portuguesas.

# Artigo de Carlos Morais
Publicado às 20:43



INTERNACIONAL
Man Utd cimenta liderança em Inglaterra

» Premiership: Ronaldo marcou de penálti ao Everton

Ronaldo marcou de penálti
Fotos REUTERS

PREMIERSHIP | 24.ª Jornada » resultados » classificação

+ Passou mais uma jornada para o Man Utd e não há nada de novo: os Red Devils ganharam (1-0 ao Everton), levam sete triunfos consecutivos e não sofrem golos há doze jogos. Cristiano Ronaldo, de penálti, não tremeu e resolveu a contenda. Num jogo algo morno do United, o único comentário que me ocorre é este: Giggs é um senhor, já todos o sabíamos; só não sabíamos que, aos 35 anos, seria um senhor centro-campista. Quem ganha com tudo isto é Sir Alex Ferguson, que amanhã até pode assistir ao Liverpool-Chelsea a pensar num resultado que pode deixar o MU confortável no comando da Premiership.
+ Nos outros jogos, registaram-se muitos empates. Destacam-se os nulos que atrasam Aston Villa (com o Wigan) e Arsenal (com o West Ham) na luta pelos lugares cimeiros. Referência ainda para o empate, também a zeros, entre 'Boro e Blackburn, resultado que mantém as duas equipas em zona de despromoção.

» Bundesliga: Hoffenheim assume primeiro lugar

Demba Ba marcou pelo Hoffe

BUNDESLIGA | 18.ª Jornada » resultados » classificação

+ Na Bundesliga, o Hoffenheim regressou à liderança isolada da prova graças a uma vitória mais ou menos tranquila sobre o Energie Cottbus (2-0). Mesmo privados da estrela Ibisevic (estará de fora talvez até final da época), os comandados de Ralf Rangnick não tiveram problemas na frente de ataque: Demba Ba abriu o activo e o reforço Sanogo marcou o segundo. O Hoffe é líder após a paragem de Inverno. De resto, realce para a subida do Hertha (2-1 ao Frankfurt) ao segundo lugar e para o facto do Bayern ter caído para o quarto posto - só não caiu para quinto porque o Leverkusen não ganhou em Dortmund (1-1).

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 19:40


sexta-feira, janeiro 30, 2009

LIVRES
Há um Ano #15

Ronaldo marcou assim ao Portsmouth
Foto ARQUIVO

RONALDO E O ROCKET INDEFENSÁVEL - Há um ano, Cristiano Ronaldo era notícia um pouco por todo o planeta graças ao golo soberbo apontado ao P'mouth. Um dos livres mais impressionantes que me lembro desde que vejo futebol. Em Janeiro de 2008, por esta altura, à boleia da época inigualável do craque português, o Man Utd perfilava-se já como sério candidato a ganhar a Premier League. Este ano está em posição semelhante. Será que dá para o tri?

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:43



INTERNACIONAL
Bayern derrotado pelo Hamburgo

» Equipa de Klinsmann começa mal a segunda volta

Mladen Petric derrotou o Bayern
Foto REUTERS PICTURES

BUNDESLIGA | 18.ª Jornada » resultados » classificação

+ O regresso da Bundesliga não foi nada agradável para o campeão Bayern. A paragem de Inverno já lá vai, a goleada ao Estugarda para a Taça também, e esta sexta-feira os comandados de Klinsmann saíram derrotados do reduto do Hamburgo (0-1). O croata Mladen Petric marcou o único golo de um jogo que levou os de Martin Jol para a liderança provisória do campeonato. O adversário do Sporting nos oitavos da Champions teve uma falsa partida nesta segunda volta e até pode terminar a jornada no quinto lugar. O Hoffenheim, agora privado da estrela Ibisevic, é que amanhã não deverá desperdiçar a oportunidade de assumir o comando isolado.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:24



LIGA SAGRES
Jornada 16: Vitória ganha no Bonfim

» Vimaraneses afundam sadinos com três de Assis


Foto MAISFUTEBOL

+ O início da segunda volta da Liga teve um confronto entre Vitórias favorável ao conjunto de Manuel Cajuda. O V.Guimarães derrotou o V.Setúbal (4-2) e saltou para a primeira metade da tabela, mantendo os sadinos em zona de despromoção. O jogo do Bonfim foi bastante entretido, de parada e resposta (rigorosamente) e começou com um golaço do lateral-esquerdo André Marques. O grande destaque da partida, contudo, foram os três golos de Nuno Assis, que marcou mais golos na última semana - todos muito parecidos - do que nas últimas temporadas da sua carreira. Marquinho, com um golo e uma assistência, também já deve ter agradado mais aos vimaraneses. À beira do Sado, a crise agrava-se e até o bombeiro Carlos Cardoso ameaça bater com a porta.


» LIGA SAGRES
16.ª Jornada
| (classificação)


V.Setúbal 2-4 V.Guimarães
(André Marques, 10', Ricardo Chaves, 37'; Marquinho, 14', Nuno Assis, 34', 82', 90+5')


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 22:38


quinta-feira, janeiro 29, 2009

TAÇA DE PORTUGAL
Quartos-de-Final: Nacional nas meias

» Sonho do Valdevez acabou nos penáltis

O Atlético de Valdevez caiu na Taça
Foto MAISFUTEBOL

+ A festa da Taça em Melgaço durou mais de duas horas e acabou por penalizar a única equipa de escalão inferior em prova. O Atlético de Valdevez portou-se muito bem diante do Nacional, mas acabou por cair nos penáltis (1-3). Excelente réplica dos homens de Arcos de Valdevez a um dos mais sérios candidatos a um lugar europeu na presente temporada. Mereciam melhor sorte, especialmente num lance em que a bola ressaltou da trave para o poste e passeou junto à linha de golo. Foi pena. O sonho de chegar ao Jamor era maior do que eles.

+ Léo Souza, o homem que eliminou quase sozinho Gil Vicente e Santa Clara, espanta como ainda anda pela II Divisão. Dizem que vai para França, sendo certo que continuará por pouco tempo como craque do Valdevez. No jogo desta noite, só o omnipresente Bracalli ofuscou a prestação do compatriota, que, como os grandes craques, falhou o seu pontapé do desempate da marca dos onze metros - deixando os seus colegas ainda mais nervosos para os pontapés que se seguiram.

+ Nas meias-finais, que esta época serão disputadas a duas mãos, já estão P.Ferreira, FC Porto e Nacional. V.Guimarães e E.Amadora disputam, a meio de Fevereiro, a outra vaga. Temos um crónico candidato, dois novatos, um clube que só foi finalista e nunca ganhou e um outro que venceu a prova numa ocasião. Para quem irá o troféu?

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:04


quarta-feira, janeiro 28, 2009

TAÇA DE PORTUGAL
Quartos-de-Final: FC Porto segue em frente

» Mariano afasta Leixões, Paços também está nas meias

Mariano González apurou o Porto
Foto FCPORTO.PT

+ Paços de Ferreira e FC Porto são os dois semi-finalistas conhecidos da "festa" da Taça de Portugal. Os pacenses ganharam o jogo de loucos com a Naval (5-3), que teve sete golos só na primeira parte e Rui Miguel - dois golos - como figura maior. Mesmo a viverem uma época bem conturbada, os de Paulo Sérgio estão na discussão de uma presença inédita no Jamor.

+ No jogo mais aguardado desta eliminatória, o FC Porto ultrapassou o Leixões (1-0) no Dragão. O golo madrugador (e algo consentido) de Mariano González fez a diferença, numa partida disputada a um ritmo acima da média e que redundou num bom espectáculo. Os dragões até poderiam ter resolvido cedo a questão, mas há que salientar o atrevimento dos leixonenses, que talvez merecessem ter reentrado na discussão do apuramento. Apetece perguntar onde estava este Leixões de José Mota, que hoje esteve ao nível dos meses de Outubro/Novembro, mesmo sem Wesley, Braga ou outras peças importantes. Onde é que estava mesmo?

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 22:54



INTERNACIONAL
Inter consolida liderança em Itália

» Serie A: nerazzurri dilatam vantagem sobre Juve e Milan

Stankovic abriu na vitória do Inter
Fotos ASSOCIATED PRESS

SERIE A | 21.ª Jornada » resultados e classificação

+ Sem Mourinho no banco, o Inter teve uma quarta-feira praticamente perfeita e é agora mais líder da Serie A. Mesmo jogando quase uma hora em inferioridade numérica - expulsão de Muntari -, os nerazzurri bateram fora o Catania (2-0), com golos de Stankovic e Zlatan Ibrahimovic. A Juve perdeu longe de Turim com a Udinese (1-2) e já vê a liderança outra vez a seis pontos de distância. Para ajudar ainda mais às contas interistas, o arqui-rival AC Milan empatou em casa com o Genoa (1-1) e está a oito.
+ Nos outros jogos, o destaque vai mesmo para o golo de David Beckham em San Siro, na cobrança de um livre que apanhou o brasileiro Rubinho (ex-V.Setúbal) de surpresa. O Genoa defendeu bem o quarto lugar que ocupa, apesar da pressão da AS Roma (2-1 ao Palermo). Merece referência ainda o excelente campeonato do Cagliari (9.º lugar, 31 pontos). Esse mesmo, o modesto Cagliari que na pré-época foi vulgarizado no Torneio Internacional de Braga.

» Premiership: Liverpool empata e cai para terceiro

Mido empatou o Liverpool

PREMIERSHIP | 23.ª Jornada » resultados » classificação

+ Em Inglaterra, o Liverpool está em franca quebra de rendimento. A quadra natalícia já lá vai e os Reds ainda não venceram para a Premiership em 2009. Nos últimos sete jogos, só ganharam dois. Esta quarta-feira, a visita ao JJB Stadium resultou num empate com o Wigan (1-1) e consequente queda para o terceiro lugar. O Chelsea passou pelo 'Boro (2-0, bis de Kalou) e é agora segundo. Sir Alex Ferguson, caso o United vença o jogo que tem em atraso, pode entrar no último terço da prova com 5 pontos de vantagem sobre Scolari e Benítez.
+ De resto, o Arsenal ficou mais longe do quarto lugar do Aston Villa, ao empatar com o Everton (1-1), enquanto West Ham e Man City deram passos importantes a caminho de um lugar tranquilo na classificação.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 21:56


terça-feira, janeiro 27, 2009

LIVRES
Ipsis Verbis #15

Liedson quer jogar na Selecção

Quero deixar bem claro que, independentemente de vir ou não a representar a Selecção Portuguesa, eu quero ser português e exerci essa opção, que é também um direito. Quando tiver o passaporte, então falarei sobre a questão da Selecção”
Liedson - Record

# Artigo de Livre Indirecto
Publicado às 23:02



INTERNACIONAL
Man Utd segue líder em Inglaterra

» Ronaldo bisa em vitória gorda dos Red Devils

Ronaldo marcou dois a Scott Carson
Foto REUTERS

PREMIERSHIP | 23.ª Jornada » resultados » classificação

+ Candeia que vai à frente alumia... cinco vezes. Foi com um incontestável 5-0 que o Manchester United despachou o West Bromwich Albion e assegurou a continuidade na liderança da Premiership, aconteça o que acontecer amanhã nos jogos de Liverpool e Chelsea. O búlgaro Berbatov voltou a ser influente no triunfo dos Red Devils e os fantasmas que atemorizam Scott Carson desde a eliminação do Euro'2008 possibilitaram a Tévez o segundo e precipitaram a marcha do marcador.

+ A goleada veio no segundo tempo, com Vidic a marcar o terceiro e Cristiano Ronaldo a bisar. Apesar de muitos passarem a imagem que o craque português está a ter uma época desastrosa, a verdade é que Ronaldo já contabiliza 10 golos só no campeonato e é o terceiro artilheiro. Era possível fazer mais? Quanto aos de Sir Alex, esses levam seis triunfos conecutivos e não sofrem golos há mais de uma dezena de jogos. Nasri, a 8 de Novembro, foi o último a marcar a Van der Sar para a Premier.

+ Nos outros encontros desta terça-feira, realce para o triunfo do Tottenham sobre o Stoke City (3-1), desfecho importantíssimo para tirar os Spurs dos últimos postos. No entanto, o grande destaque vai mesmo para a campanha impressionante que o Aston Villa tem vindo a fazer. O reforço Emile Heskey marcou na vitória sobre o Portsmouth (1-0) e os Villans continuam embrulhados no meio dos Big Four, a três pontos do líder United.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 22:29


segunda-feira, janeiro 26, 2009

LIGA SAGRES
15.ª Jornada

Hulk brilhou em Braga
Foto ASSOCIATED PRESS

PORTO - No regresso a uma casa que bem conhece, Jesualdo teve razões para sorrir. Sabendo os resultados dos mais directos adversários, o FC Porto não perdeu a oportunidade de recuperar a liderança da Liga e derrotou o Braga. Com muita polémica à mistura, sim, mas sobretudo porque tem um dos maiores desequilibradores do nosso futebol: o abre-latas Hulk. Foi o brasileiro que desbloqueou a situação no Municipal, apesar do movimento brilhante de Rodríguez no golo.

CRISTIANO - Cristiano Oliveira. Está há quatro épocas no nosso futebol e parece-me um daqueles jogadores de fogachos. Nota-se que tem algo de craque, mas depois é capaz de andar quase meio campeonato 'desaparecido'. Não é o caso: nesta primeira volta tem estado em bom plano e leva já quatro golos. O de sábado (apesar de não se saber bem qual era a intenção) foi o melhor da jornada, num triunfo vital do Paços na Trofa.

TRANQUILOS - Falo principalmente de E.Amadora e Naval. Os tricolores, mesmo com todos os problemas financeiros e depois da troca de treinadores, já ultrapassaram a pior fase e agora têm somado pontos importantes rumo a um campeonato tranquilo. A Naval também não o está a fazer por menos e já tem dois terços do seu campeonato feitos. A Académica e outra das equipas que, dentro em breve, pode entrar neste lote.

NENÉ - Pelo golo marcado ao Sporting: uma execução espontânea, brilhante e que poucos jogadores do nosso futebol seriam capazes. Nené é o melhor marcador da Liga e, com a lesão de William Arthur e a partida de Wesley, a grande figura da primeira volta que continua em prova. Incrível saber que este brasileiro só começou a jogar futebol há meia dúzia de anos, quando o desemprego o levou a ir treinar a um pequeno clube de São Paulo. Hoje em dia, toda a gente o conhece em Portugal e as portas da Europa estão abertas a uma eventual transferência.

GRANDES LISBOETAS - Benfica e Sporting falharam e agora têm que levar com o FC Porto no comando. Faltou alguma ponta de sorte aqui ou ali, é verdade, mas faltou acima de tudo atitude e estofo para lidar com a pressão de uma ronda complicada. Os grandes lisboetas precisam de melhorar a este nível, até porque as visitas ao Dragão estão para breve.

ARBITRAGEM - A polémica continua. Pressionados ou não, a verdade é que os nossos árbitros não têm mostrado a mínima categoria nos últimos tempos. A prestação de Paulo Costa vai ser a mais comentada, mas não pode passar incólume a péssima actuação de Cosme Machado nos Barreiros, a pior da ronda e em claro prejuízo do Marítimo. Também na Madeira, Soares Dias caiu na fita de Nené. No Restelo, Elmano Santos também teve os seus momentos de destaque. São casos a mais, caro Vítor Pereira...

AFLITOS - V.Setúbal, Trofense e Rio Ave perfilam-se como os competidores da liguilha dos últimos desta temporada. Os sadinos e os vilacondenses teimam em alcançar resultados que lhes permitam iniciar a recuperação na tabela, ao passo que os de Manuel Tulipa desiludiram na recepção ao Paços. As luzes da ribalta apagaram-se e os quatro pontos amealhados nos jogos com Benfica e FC Porto só servem praticamente para compensar o fracasso deste sábado.


» LIGA SAGRES | 15.ª Jornada
(classificação) | (próxima jornada) | (marcadores)

Marítimo 0-0 Leixões
Belenenses 0-0 Benfica
E.Amadora 2-0 Rio Ave
(Silvestre Varela, 44', Rui Varela, 85')
V.Setúbal 0-1 Naval
(Marinho, 19')
Trofense 1-3 P.Ferreira
(Reguila, 6'; Dedé, 22', Ferreira, 70', Cristiano, 84')
Nacional 1-1 Sporting
(Nené, 9'; Vukcevic, 45+1')
Sp.Braga 0-2 FC Porto
(Rodríguez, 20', Lisandro López, 31')
Académica 2-1 V.Guimarães
(Lito, 45', Diogo Gomes, 49'; Nuno Assis, 55')


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 09:13


domingo, janeiro 25, 2009

INTERNACIONAL
Inter de regresso às vitórias

» Serie A: Adriano decisivo na vitória sobre a Samp


Fotos REUTERS PICTURES

SERIE A | 20.ª Jornada » resultados e classificação

+ Apesar de todas as polémicas, o Imperador ainda dita leis no Giuseppe Meazza. Foi com um golo do reabilitado Adriano que o Inter derrotou a Sampdoria (1-0) e, a muito custo, iniciou a segunda volta a ganhar, suportando a pressão da Juventus. José Mourinho é que não viu o tento do brasileiro, porque foi expulso minutos antes. Os nerazzurri lideram, com três pontos de vantagem sobre a Vecchia Signora e seis sobre o AC Milan.
+ Em Itália, contudo, o dia fica marcado pelos excelentes resultados conseguidos pelas equipas visitantes. O Milan foi uma dessas equipas, porque goleou fora o Bologna (4-1). Kaká, depois de ter recusado os petrodólares, deu espectáculo, enquanto David Beckham se estreou a marcar pelos rossoneri. De resto, referência para o triunfo da Roma sobre o Napoli (3-0), no San Paolo, e para a goleada sofrida pela Lázio, em casa com o Cagliari (1-4).

» La Liga: Madrid isola-se no segundo lugar


LA LIGA | 20.ª Jornada » resultados » classificação

+ Em Espanha, o Real Madrid continua a mostrar resultados com Juande Ramos e já leva cinco vitórias seguidas para a Liga BBVA. Desta feita o freguês foi o Deportivo (1-0). Os merengues, como vem sendo hábito, não deslumbraram, frente a uma equipa que vinha de uma goleada daquelas no Nou Camp, mas salvaram o mais importante graças a um golo do capitão Raúl González. Como o Sevilha foi surpreendido em casa pelo Racing (0-2), os blancos estão isolados no segundo posto.
+ Nas outras partidas, destaque para o empate (1-1) do Atlético (de Simão, Assunção e Maniche) no reduto do Málaga (de Hélder Rosário, Eliseu e Duda) e para o desaire do Valencia (de Miguel) na deslocação a Maiorca: 3-1 para a equipa de Nunes. Merece ainda destaque a goleada aplicada pelo Getafe (será a equipa de Stojkovic?) ao Sporting Gijón: 5-1. Soldado assinou um hat-trick e deu cabo da pior defesa do campeonato espanhol.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 21:58



LIVRES
Ipsis Verbis #14

Paulo Assunção agora no Atlético

Disseram-me que se não renovasse com o Porto até quarta-feira, levaria um tiro num joelho. Depois perseguiram-me de carro, mas fui logo à polícia. Fiquei sem condições para continuar”
Paulo Assunção - MaisFutebol, em entrevista ao Domingo Desportivo

# Artigo de Livre Indirecto
Publicado às 21:39



LIGA SAGRES
Jornada 15: Académica bate Vitória

» Briosa fecha primeira volta mais tranquila

Nuno Piloto com Nuno Assis
Foto INFORDESPORTO

+ O fecho da primeira volta da Liga não poderia ter corrido melhor à Académica. Num jogo especial, que assenta sempre na velha rivalidade entre os dois emblemas, a Briosa derrotou o Vitória (2-1) e garantiu uma almofada de cinco pontos sobre a zona perigosa da tabela. À boleia dos golos de Lito e Diogo Gomes - com Sougou nos dois -, os de Domingos Paciência colocaram um ponto final numa série de três jogos sem vencer, pelo mesmo resultado do triunfo sobre o Paços. Nuno Assis descontou para os vitorianos, que dão um passo atrás na recuperação e começam outra vez a perder o contacto com o comboio europeu.


» LIGA SAGRES
15.ª Jornada
| (classificação)


Académica 2-1 V.Guimarães
(Lito, 45', Diogo Gomes, 49'; Nuno Assis, 55')


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 21:22



BLOGOBOLA
Semana 16

BlogoBola+ BlogoBola (S16)

V.Setúbal ( - ) V.Guimarães
Trofense ( - ) Sporting
Benfica ( - ) Rio Ave
Nacional ( - ) Leixões
Marítimo ( - ) Naval
Académica ( - ) E.Amadora
Belenenses ( - ) FC Porto
Sp.Braga ( - ) P.Ferreira

+ 'BlogoBola Bónus'

Bónus Vítor Baía:
Bónus Mário Jardel:


+ Classificação - Semana 15 (ver)

+ REGULAMENTO (ver)

# Artigo de Livre Indirecto
Publicado às 20:56



BLOGOBOLA
Classificação (S15)

» Hugo mantém liderança, Tiago Silva ganha jornada pobre

BlogoBola (Semana 15)

Sp.Braga (0-2) FC Porto
Nacional (1-1) Sporting
Belenenses (0-0) Benfica
E.Amadora (2-0) Rio Ave
Académica (2-1) V.Guimarães
V.Setúbal (0-1) Naval
Marítimo (0-0) Leixões
Trofense (1-3) P.Ferreira


» BLOGOBOLA: Classificação (S15)
(ver ficheiro JPEG) | (download ficheiro EXCEL)

Classificação:

1.º - Hugo 134 pontos
2.º - Catarina 123
3.º - Morais 121
4.º - Ampop 109
5.º - Fera 109

Top da Semana 15:

1.º - Tiago Silva 11 pontos
2.º - Offshore 10
3.º - Ampop 9
4.º - Rafael 7
5.º - Joel Guerra 7


+ BLOGOBOLA: Números (S15)

Mais Pontos: Tiago Silva (11)
Menos Pontos: Mário Rui Ventura (0)
Mais Resultados Certos: Tiago Silva, Joel Guerra, Offshore, Rafael (2)
Mais Tendências Correctas: Hugo (4)


# Artigo de Livre Indirecto
Publicado às 20:53



LIGA VITALIS
Jornada 15

» Gil Vicente goleia Olhanense, Santa Clara encurta diferença para a liderança

+ Apesar de dobrar a primeira volta na liderança da Liga Vitalis, o Olhanense não tem motivos de satisfação nesta 15ª jornada da prova: a formação treinada por Jorge Costa sofreu uma pesada derrota por 3-0 perante o Gil Vicente - numa partida marcada pela expulsão de dois jogadores algarvios - e viu a sua vantagem para o segundo classificado encurtada para apenas um ponto. Efectivamente, o Santa Clara não desperdiçou a oportunidade de se aproximar da liderança e, graças à vitória por 1-0 sobre o Feirense (golo de Oliveira, aos 45'), segue isolado no segundo posto da tabela classificativa, agora a um ponto do primeiro lugar e com três de vantagem sobre o Gil Vicente, o terceiro classificado da competição.

+ Em relação aos restantes jogos, em destaque esteve o empate 0-0 entre Gondomar e Oliveirense, um resultado que mantém as duas equipas abaixo da linha d'água. Por outro lado, a União de Leiria distanciou-se mais dos lugares de despromoção na sequência de um triunfo suado sobre o Beira-Mar (2-1), com o golo da vitória a surgir na sequência de uma grande penalidade polémica. O Boavista, contudo, não teve tanta sorte e, após a derrota por 1-0 frente ao Sporting da Covilhã, encontra-se imediatamente acima dos lugares de despromoção, em igualdade pontual com o Freamunde, que não foi além de uma empate a zero no confronto com o Portimonense. Por fim, nas outras partidas desta jornada, Vizela e Varzim empataram 1-1 enquanto o Estoril derrotou o Desportivo das Aves por 3-2.

+ Na próxima jornada da Liga Vitalis, o Olhanense terá pela frente o Estoril enquanto o Santa Clara receberá o Beira-Mar na esperança de um novo deslize do líder.


» LIGA VITALIS | 15.ª Jornada
(classificação) | (próxima jornada) | (marcadores)

Gil Vicente 3-0 Olhanense
Vizela 1-1 Varzim
Sp. Covilhã 1-0 Boavista
Estoril 3-2 Desp. Aves
Gondomar 0-0 Oliveirense
Santa Clara 1-0 Feirense
U. Leiria 2-1 Beira-Mar
Freamunde 0-0 Portimonense


# Artigo de Margarida Martins
Publicado às 19:34



LIVRES
Há um Ano #14

Miki Fehér, cinco anos depois
Foto ARQUIVO

FEHÉR, CINCO ANOS DEPOIS - Tal como há um ano, abre-se uma excepção nesta rubrica para voltar a recordar Miklos Fehér. Parece que foi ontem, mas já lá vão cinco anos. A 25 de Janeiro de 2004, o malogrado futebolista húngaro faleceu no Afonso Henriques de Guimarães, deixando o futebol português e mundial em estado de choque com a notícia. Muita coisa mudou desde então. Miki Fehér, esse, dificilmente será esquecido por quem assistiu a tudo o que esse dias nos trouxeram.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 16:05


sábado, janeiro 24, 2009

LIGA SAGRES
Jornada 15: FC Porto é líder isolado

» Dragões ganham em Braga e aproveitam empates dos rivais

Rodríguez abriu caminho no Minho
Fotos AFP/GETTY IMAGES

+ Tendo em conta aquilo que se tem visto nos últimos anos, está tudo de volta à normalidade na Liga: o FC Porto dobra o campeonato como comandante da prova. Os tricampeões ganharam em Braga (2-0) e beneficiaram do empate do Sporting com o Nacional (1-1) para cumprirem o assalto à liderança. Como vem sendo hábito, os dois jogos não escaparam à polémica, especialmente o que teve o dedo e o apito de Paulo Costa. Tudo perfeitamente normal, portanto.

+ No Municipal, o conjunto de Jorge Jesus entrou a todo o gás e chegou a encostar o Porto ao seu último reduto. Todavia, uma arrancada de Hulk, seguida de uma insistência de Fucile, desbloqueou a situação dos portistas. Rodríguez marcou, num lance irregular, e tranquilizou os de Jesualdo. Depois, Moisés esteve disparatado e abriu todo um mar de opções para Lisandro, que não falhou: 2-0.

+ O Porto tinha a vitória no bolso e a segunda metade tratou de o confirmar. O Braga nunca se rendeu verdadeiramente, mas verdade seja dita que raramente incomodou Helton. Foi preciso Orlando Sá entrar para haver sensação de golo. Não deu para reentrar na discussão do resultado - até porque Paulo Costa fez vista grossa a um penálti clássico de Guarín - e o FC Porto geriu os últimos minutos já bem instalado no primeiro lugar da Liga.

Sporting falha liderança na Choupana

Só Vukcevic bateu Bracalli

+ No desafio da Choupana, o Sporting também não entrou nada bem, quando precisava de ganhar para assumir a liderança isolada da Liga, e assistiu ao domínio do Nacional nos primeiros minutos. Só que, ao contrário do Braga, os alvinegros foram objectivos e colocaram-se cedo em vantagem. Porque têm Nené. O ponta-de-lança brasileiro pensou mais rápido que Polga, apercebeu-se que Rui Patrício ia ficar a meio caminho e cá vai disto: 1-0. Depois disso, o jogo teve dois grandes momentos: o penálti defendido por Patrício, a redimir-se do golo, e o empate de Simon Vukcevic à beirinha do descanso.

+ O Sporting acabou por ter toda a segunda parte para buscar a liderança isolada do campeonato, mas acabou por não o conseguir. Porque perdeu Vukcevic bem cedo, porque Liedson esteve alheado do jogo e também porque Bracalli defendeu tudo o que havia para defender. Nos leões, destacam-se as prestações bem positivas de Rochemback e Carriço. Moutinho e Postiga foram dois dos mais desastrados. Os de Manuel Machado, no final do jogo, dispuseram até de ocasiões para desfazer o nulo. Por Nené, pois claro. Num terreno bem difícil, Paulo Bento levou um ponto, apesar de para muitos ter deixado dois.

Trofense, Rio Ave e V.Setúbal afundam-se

+ Nos outros jogos deste sábado gordo, a tarde foi de contrastes entre competidores directos: três equipas saíram satisfeitas da vida, enquanto as outras três afundaram-se na tabela. Não houve meio termo. O Rio Ave é último e perdeu na Reboleira (0-2) com o Estrela dos Varelas. Trofense e V.Setúbal perderam em casa e continuam com a corda ao pescoço. Destaca-se o triunfo importantíssimo do Paços na Trofa. Naval e E.Amadora fecham a primeira volta em posição mais ou menos tranquila na classificação.


» LIGA SAGRES
15.ª Jornada
| (classificação)


Sp.Braga 0-2 FC Porto
(Rodríguez, 20', Lisandro López, 31')

Nacional 1-1 Sporting
(Nené, 9'; Vukcevic, 45+1')

Trofense 1-3 P.Ferreira
(Reguila, 6'; Dedé, 22', Ferreira, 70', Cristiano, 84')

E.Amadora 2-0 Rio Ave
(Silvestre Varela, 44', Rui Varela, 85')

V.Setúbal 0-1 Naval
(Marinho, 19')


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:02



INTERNACIONAL
Barça continua a trucidar adversários

» La Liga: Messi e companhia vingam-se do carrasco


Fotos ASSOCIATED PRESS

LA LIGA | 20.ª Jornada » resultados » classificação

+ Eles são os donos da bola: Messi, Eto'o e Henry (todos na foto). Assim não há para ninguém. O Barcelona continua a atropelar os adversários que lhe aparecem pela frente e desta feita o cliente foi o Numancia, a única equipa que derrotou o conjunto de Pep Guardiola para a Liga. A vingança foi servida toda ela na segunda parte e com um placard de 4-1. Messi bisou, Eto'o e Henry fizeram os outros golos. Oitavo triunfo consecutivo dos culés, que arrancam a segunda volta com 63 golos em 20 jogos. Impressionante!...
+ Na outra partida do dia, Villarreal e Osasuna empataram (1-1) no El Madrigal. Rossi deu vantagem ao submarino amarelo, que se preparava para regressar à zona de Champions. No entanto, o nosso bem conhecido Dady não o permitiu e igualou para os comandados de José Antonio Camacho, agora penúltimos classificados da Liga.

» Serie A: Juventus pressiona Inter


SERIE A | 20.ª Jornada » resultados e classificação

+ Em Itália, a Juventus bateu a Fiorentina (1-0) e igualou provisoriamente o Inter no topo da Serie A. Claudio Marchisio, um jovem da casa, superou Frey e ditou o triunfo importantíssimo da Vecchia Signora. Aumenta a expectativa para o jogo de amanhã da turma de Mourinho, que recebe a Sampdoria no Giuseppe Meazza.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 22:55


sexta-feira, janeiro 23, 2009

LIGA SAGRES
Jornada 15: Benfica a zeros no Restelo

» Encarnados podem perder liderança da Liga

Suazo esteve em destaque no Restelo
Foto REUTERS

+ O dia do 'zero-a-zero' custou dois pontos ao líder Benfica na visita ao Restelo. Um Belenenses à imagem de Jaime Pacheco foi suficiente para travar as intenções dos encarnados, que até vinham de bons resultados para a Taça da Liga. Os de Quique Flores terão agora que torcer contra Sporting e FC Porto para não perderem este fim-de-semana o comando do campeonato, na última ronda da primeira volta.

+ O jogo foi como a chuva: não animou ninguém. O espectáculo não foi bom, mas seria complicado fazer grandes malabarismos num terreno daqueles. E ainda houve uma arbitragem nada agradável de Elmano Santos, que deixou sobretudo passar em claro um penálti sobre Suazo - o hondurenho, com todo aquele poder físico, já começa a pagar caro o facto de se atirar demasiadas vezes para o relvado. Também não houve assim tão poucas oportunidades; só não houve golos.

+ A segunda metade fica marcada pelo lance sobre Suazo, pela entrada pouco feliz de Nuno Gomes - que desperdiçou uma boa ocasião, com uma rosca - e pelo lance em que o combativo Marcelo arrancou o segundo amarelo a Miguel Vítor. O Belenenses apareceu então melhor na recta final, mas não teve pernas nem discernimento para ser feliz. Porta só se soube fazer ao penálti e Maykon não teve capacidade para sequer assustar Moreira. Sendo assim, tudo a zeros.

Marítimo e Leixões também sem golos

+ Na outra partida desta sexta-feira, Marítimo e Leixões também empataram a zeros, pois claro. Os de Lori Sandri saem penalizados pelo resultado (e pela arbitragem) e falham o assalto aos lugares europeus. Os de Matosinhos não ganham desde finais de Novembro, apesar de permanecerem no quarto posto no final da primeira volta. No entanto, quem viu o jogo nem diria que estavam em campo duas equipas do comboio da frente da Liga. Foi bastante fraco.


» LIGA SAGRES
15.ª Jornada
| (classificação)


Belenenses 0-0 Benfica

Marítimo 0-0 Leixões


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 22:47


quarta-feira, janeiro 21, 2009

INTERNACIONAL
Inter em frente na Taça da Itália

» Mourinho responde bem ao pior jogo da época

Adriano marcou o primeiro do Inter
Foto GETTY IMAGES

+ Enquanto por cá ainda se discutem alíneas dos regulamentos, lá por fora a semana tem sido de Taças. Em Itália, Mourinho aproveitou o jogo da prova secundária para ver o Inter bater a AS Roma (2-1) e reabilitar-se da derrota sofrida no fim-de-semana. Adriano e o suspeito do costume Ibrahimovic fizeram os golos dos nerazzurri. Os milaneses avançam para as meias-finais da Coppa Italia, que pela primeira vez nas últimas cinco épocas não vai ter - nem podia - uma final entre Inter e Roma.

Barça a zeros na Taça do Rei, Tottenham leva susto

+ Em Espanha, tudo ainda por decidir na Taça do Rei, com o Valencia a bater o Sevilha (3-2) e o Barça em poupanças no dérbi da Catalunha com o Espanyol (0-0), enquanto em Inglaterra o Burnley esteve perto e eliminar o Tottenham da Carling Cup. A equipa da Championship anulou a desvantagem de três golos, forçou o prolongamento e ficou a dois minutos de conseguir novo golpe de teatro, depois de ter afastado o Chelsea em Stamford Bridge. Pavlyuchenko e Defoe foram os desmancha-prazeres da equipa do ex-leão Alan Mahon e levam os Spurs à final de Wembley com o Man Utd.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:48


terça-feira, janeiro 20, 2009

LIVRES
Snapshot #163

Nani marcou ao Derby County
Foto BBC SPORT

+ OUTRA FINAL PARA O UNITED - O Man Utd fechou o ano com a final do Mundial de Clubes, abre praticamente o ano com a passagem à final da Carling Cup. Em Old Trafford, o United vergou o Derby County (4-2). Nani marcou um golaço, logo a abrir, e Ronaldo, num penálti cavado por Tévez, sentenciou o apuramento dos Red Devils. Barnes bisou para os forasteiros, que por pouco não fizeram valer a vantagem conquistada há duas semanas. Na final da Taça da Liga, Sir Alex Ferguson procurará levantar outro troféu, diante do Tottenham.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:50



TAÇA DA LIGA
Sorteio: Meias-Finais

» Clássico em Alvalade, Vitória na Luz


Foto ARQUIVO

+ Sporting-FC Porto e Benfica-V.Guimarães foram os jogos ditados pelo sorteio das meias-finais da Taça da Liga. Verdade seja dita que também não havia muitas voltas a dar (só existiam dois emparelhamentos possíveis, à luz do confuso regulamento da Liga). Em Alvalade terá lugar o terceiro clássico entre leões e dragões - os dois anteriores foram favoráveis aos portistas -, ao passo que os encarnados recebem o Vitória - e não o Belenenses, como à última hora se levantou a possibilidade. Jogos a 4 de Fevereiro, dentro de duas semanas.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 18:59


segunda-feira, janeiro 19, 2009

INTERNACIONAL
Liverpool entrega liderança ao United

» Reds empatam no dérbi com o Everton

Cahill empatou para o Everton
Foto BBC SPORT

PREMIERSHIP | 22.ª Jornada » resultados » classificação

+ Mesmo com um jogo a menos que os mais directos competidores, o Man Utd já é líder da Premiership. O Liverpool partiu para o dérbi do Merseyside a precisar de um triunfo sobre o Everton para regressar ao lugar que ocupou no último mês, mas não foi além de um empate (1-1). Steven Gerrard ainda deu alento aos Reds, com um grande golo a meio da segunda parte. No entanto, um livre lateral de Arteta possibilitou o empate a Tim Cahill e os Toffees estragaram a noite e as contas aos vizinhos. Num dérbi, fica sempre aquele gostinho.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 22:11



LIVRES
Snapshot #162

Kaká fica no AC Milan
Foto ASSOCIATED PRESS

+ KAKÁ FICA - Não se fala de outra coisa em Itália. Kaká rejeitou a proposta de transferência para o Manchester City e vai permanecer no AC Milan. Quem o anunciou foi Silvio Berlusconi. O futebol e as manifestações dos tifosi rossoneri nas ruas falaram mais alto que os petrodólares dos donos dos Citizens. O craque brasileiro continuará em San Siro. A oferta 'obscena' dos árabes será facilmente esquecida com um pequeno aumento, apesar de Berlusconi garantir que não haverá mais dinheiro na mesa.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 21:53


domingo, janeiro 18, 2009

TÉNIS
Open da Austrália: no azul de Melbourne

» Primeiro Grand Slam da temporada arranca hoje


Foto GETTY IMAGES

Melbourne já fervilha. Estamos a menos de uma hora do início da primeira prova do primeiro Grand Slam da temporada de 2009 e a expectativa é enorme em torno da edição deste ano. Conseguirá Rafael Nadal conquistar o seu primeiro Open da Austrália? Será Andy Murray a estrear-se a vencer em Grand Slams? Baterá Roger Federer o recorde de Pete Sampras? Ou repetirá Novak Djokovic o sucesso da época transacta? Mas também no capítulo feminino há interrogações e motivos de interesse. Quem sucederá a Maria Sharapova, ausente por lesão, é a pergunta que se impõe.

No capítulo masculino, Andy Murray tem andado na berlinda. O escocês começou a época em grande estilo, com vitórias sobre Federer (2) e Nadal e, sobretudo pela qualidade do ténis que vem demonstrando, afigura-se como o mais sério candidato ao troféu. Para azar de Nadal, está posicionado na metade superior do quadro, o que pode ser um sério entrave às pretensões do espanhol, nº1 mundial. Richard Gasquet, Lleyton Hewitt, Gilles Simon e Jo-Wilfried Tsonga são outros nomes a ter em conta.

Livre de Murray, a sua "besta negra" nos últimos tempos, Roger Federer não pode, contudo, rir-se da sorte de Nadal. O suíço, favorito da metade inferior, coabita nesse espaço com Marat Safin (possível adversário na 3ª ronda), Tomas Berdych ("oitavos"), Juan Martin del Potro, David Ferrer ("quartos"), David Nalbandian, Andy Roddick e Novak Djokovic ("meias"), muitos deles também sérios pretendentes à vitória final. O mais declarado é mesmo del Potro, que recentemente afirmou sentir-se "pronto para vencer o primeiro Grand Slam", mas Nalbandian e Djokovic talvez sejam os mais perigosos.

Do lado feminino, órfão de Maria Sharapova, vencedora de 2008, está tudo também em aberto. As irmãs Williams, superiores às demais quase quando lhes interessa, são fortes candidatas, mas as russas Dementieva, Zvonareva e Safina e as sérvias Jankovic e Ivanovic prometem não facilitar o caminho das norte-americanas.

Dementieva entrou a todo o gás na temporada corrente, somando dois títulos em outras tantas provas, mas pode vir a pagar caro o esforço despendido. Além do mais, uma vitória em solo australiano pode ser sinónimo de triunfos contra Serena e Venus. A primeira até já venceu categoricamente este ano, mas Grand Slams são outra loiça, que Dementieva não costuma partir.

A outra metade do quadro alberga as restantes favoritas. Jankovic é a nº1 mundial, mas ainda não tem nenhum Grand Slam no bolso; Ivanovic já o tem (Roland Garros'08), mas preferiu passear com Fernando Verdasco durante a pré-época, relegando o ténis para segundo plano; Dinara Safina ainda não se apresentou ao nível desejado; e Vera Zvonareva manteve-se alheada da competição, o que faz da sua verdadeira forma uma grande incógnita. No que toca às outsiders, muita atenção a Victoria Azarenka, pupila do português António Van Grichen, e a Caroline Wozniacki, duas jovens e talentosas tenistas que darão certamente muito que falar.

Por fim, referência à participação portuguesa neste Open da Austrália. Com Frederico Gil e Rui Machado ausentes por opção técnica, Michelle Brito e Neuza Silva foram as representantes das cores lusas. Michelle desiludiu, ao perder na segunda ronda do qualifying face a Alberta Brianti (168ª WTA), ao passo que Neuza sucumbiu ao esforço da primeira ronda (vitória por 16-14 ! na "negra"), perdendo na segunda frente a Olga Puchkova (157ª), por duplo 6-4.

Com honras de transmissão exaustiva no Eurosport - cerca de 10 horas diárias -, o Open da Austrália pode ser seguido bem de perto durante a próxima quinzena. Emoções fortes em perspectiva...a não perder!

# Artigo de Carlos Morais
Publicado às 23:38



TAÇA DA LIGA
3.ª Fase: Sporting confirma apuramento

» Leões goleiam Paços em Alvalade

Liedson e Izmailov marcaram
Foto INFORDESPORTO

+ Se dúvidas restassem, o Sporting fez questão de carimbar a sua passagem às meias-finais da Taça da Liga com um resultado bem volumoso: 5-1 ao P.Ferreira. Foram três golos do inevitável Liedson (o primeiro com a anedótica participação de Cássio), um de Vukcevic e um de Izmailov que valeu por todos os outros. Os castores só se mostraram atrevidos nos minutos seguintes ao golo de Cristiano. Nos leões, destacam-se ainda a exibição de Pereirinha, a nulidade em que Romagnoli se tornou em poucos meses e a incapacidade de Ronny para praticar a modalidade. De resto, o conjunto de Paulo Bento cumpriu: três jogos, três vitórias e melhor primeiro classificado (9-1 em golos).

» Vitória goleia Olhanense e é o melhor dos segundos

+ Nos outros três jogos, o destaque vai inteirinho para o triunfo do V.Guimarães sobre o Olhanense (3-0). Na estreia de Custódio, reforço de Inverno, os vitorianos despacharam o líder da Liga Vitalis e, à boleia do que se verificou nos outros campos, até lograram o apuramento. O Nacional deitou fora a possibilidade de seguir em frente ao perder no Bonfim com o V.Setúbal (0-1), ao passo que o Marítimo foi surpreendido em casa pelo Rio Ave (1-2). As equipas madeirenses apostavam nesta competição, mas ficam fora dos quatro semi-finalistas (Sporting, Benfica, FC Porto e Vitória).

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 21:16


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes