home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, dezembro 30, 2007

LIVRES
'A' a 'Z': 2007 em Revista

Nelson Évora foi medalha de ouro no triplo salto em Osaka

A de Atletismo Português. Se, em tempos idos, eram as corridas de fundo que davam medalhas a Portugal, este ano consagrou os saltos em comprimento como uma nova "especialidade" portuguesa. No início de Março, no Campeonato Europeu de Pista Coberta em Birmingham, Naide Gomes saltou 6,89 m – um novo recorde nacional – e conquistou a medalha de ouro em salto em comprimento, revalidando o título de 2005. Já em Agosto, nos Mundiais de Osaka, Naide ficou à porta do pódio mas Portugal vibrou com novo ouro, desta feita alcançado no triplo salto por Nelson Évora – quinto classificado nos europeus - com uma marca de 17,74 m. No outro extremo em Osaka esteve Obikwelu, desclassificado após um pequeno erro técnico nas qualificações para os 100 m e com uma prestação aquém das expectativas nos 200m.

B de Basquetebol. Na primeira vez que a Selecção conseguiu um apuramento para uma fase final, os "Ratinhos Atómicos" fizeram história ao passar a primeira fase, vencendo ainda Israel na segunda fase. No final, o 9.º lugar e um dos melhores momentos de sempre para Portugal.

Cristiano Ronaldo foi figura de proa do Man Utd em 2007

C de Cristiano Ronaldo. 2007 devia ter sido o ano de Ronaldo. Mas se for 2008, com uma grande prestação no Europeu, a malta também não se chateia. Cristiano Ronaldo foi fundamental no título inglês do Man Utd e marcou golos que se fartou. Foi o terceiro melhor marcador da PremierShip em 2006/07, e esta época já leva 18 golos entre Inglaterra e Liga dos Campeões, sendo o líder dos goleadores das duas competições. Aos 22 anos, é uma das maiores figuras do futebol mundial e o terceiro lugar nos prémios da FIFA teve um sabor bem amargo. Não falta muito para chegar ao topo.

D de Doping. Nem tudo são destaques positivos e os casos de doping marcaram negativamente o desporto em 2007, dando origem a escândalos em várias modalidades. O ciclismo manteve-se entre os desportos mais afectados, com o Tour a ser todo ele manchado por casos de doping, de Vinokourov a Rasmussen, passando até pelo vencedor Alberto Contador, que continua mergulhado num mar de suspeitas. Outros ciclistas, como Riis (entretanto destituído da vitória no Tour de 1996), Zabel e Sinkewitz, admitiram publicamente terem tomado substâncias ilegais e efectuado transfusões de sangue, dando a entender que era (é?) uma prática comum. No ténis, Martina Hingis decidiu retirar-se após um teste positivo para cocaína em Wimbledon, enquanto o nadador Ian Thorpe se viu envolvido também em acusações de doping, conseguindo provar a sua inocência. O caso mais mediático do ano acabou por ser o de Marion Jones: a primeira mulher a conquistar cinco medalhas nuns Jogos Olímpicos admitiu finalmente ter tomado esteróides na preparação para a competição e perdeu assim as honras olímpicas. Resta saber se isto é um sinal de que a luta contra o doping está a ser ganha ou se é apenas a ponta do iceberg…

E de Euro'2007 Futsal. Embora tenha passado despercebido a muito boa gente, foi um dos grandes eventos do ano da UEFA, disputado no norte de Portugal - em Gondomar e Santo Tirso. A selecção de Orlando Duarte esteve muito perto do sonho, mas faltou-lhe algum estofo e caiu nas meias-finais perante a campeoníssima Espanha. Gonçalo Alves foi o melhor português do torneio, ainda distante de conseguir ombrear com Kike, Marcelo, Daniel Ibanez e companhia.

Federer venceu o US Open derrotando Nole na final

F de Roger Federer. O tenista helvético é já um habitué nestas andanças. Mais uma vez provou ser melhor e mais forte que a concorrência, vencendo na Austrália, em Londres e Nova Iorque pelo segundo ano consecutivo e está agora cada vez mais perto de bater o recorde de Sampras em títulos do Grand Slam. Será em 2008 que conseguirá?

G de Guimarães. 2007 foi ano em que o FC Porto conquistou o bicampeonato, mas também fica bem destacar o excelente ano que o V.Guimarães teve. Começou-o quase arredado da luta pela subida de divisão e terminou bem instalado na luta por um lugar europeu. Somando os jogos da Vitalis com os da BwinLiga, o Vitória termina o ano com estatísticas bem interessantes (30J: 17V, 8E, 5D). É impossível dissociar Cajuda desta reabilitação dos vimaranenses.

H de Justine Henin. Depois de um início de temporada algo conturbado - o divórcio do marido, Pierre-Yves Hardenne "roubou-lhe" os primeiros três meses - a belga chegou, viu e venceu... quase tudo. Aos importantes títulos em Roland Garros, no US Open e nos Sony Ericsson Championships apenas faltou juntar Wimbledon para que se pudesse falar em época perfeita. Não foi, mas quase e a sua supremacia, assente num ténis de uma versatilidade sem par, foi tão evidente que não deixou ninguém indiferente.

I de Iraque. Nos finais de Julho, houve festa rija em Bagdad. O Iraque, comandado pelo brasileiro Jorvan Vieira, derrotou a Arábia Saudita (1-0) na final da AFC Asian Cup e conquistou um título continental inédito para o futebol iraquiano. Em Jakarta, o capitão Younis Mahmoud foi o herói dos Leões da Mesopotâmia.

J de Judo. Os judocas portugueses continuam a coleccionar bons resultados em competições internacionais, com Telma Monteiro a afirmar-se como a grande figura da modalidade em Portugal: em 2007, sagrou-se campeã da Europa em seniores (-52 kg), venceu as taças dos Mundo em Lisboa e Vejen (Dinamarca) e foi medalha de prata no Campeonato do Mundo disputado no Rio de Janeiro e nas Taças do Mundo de Moscovo e Paris, encontrando-se já apurada para os JO de Pequim. Ainda no sector feminino, outro dos grandes destaques foi Leandra Freitas, pelo seu triunfo no Campeonato da Europa de Juniores (-48 kg). Já a selecção masculina teve um ano com prestações mais modestas: os pontos altos foram o quinto lugar de João Pina no Campeonato do Mundo e as quatro medalhas na Taça do Mundo de Birmingham, conquistadas por João Pina (3º em -73 kg), João Neto (2º em -81 kg), Diogo Lima (3º em -81 kg) e Hugo Silva (2º em -90 kg).

K de Kaká. Ano ímpar para o futebolista brasileiro, o melhor do Mundo. Kaká ganhou quase tudo o que havia oara ganhar - Liga dos Campeões, Supertaça Europeia e Mundial de Clubes da FIFA - comandando a máquina competitiva que é o AC Milan. Em termos individuais, foi o melhor marcador da Champions e o melhor jogador do torneio nipónico, tendo levado para casa a Bola de Ouro da magazine France Football e fechado o ano com a conquista do prémio de Melhor do Mundo da FIFA.

Os Lobos durante o Hino frente à Roménia

L de Lobos. No ano em que os portugueses descobriram o râguebi, o primeiro grande momento da selecção orientada por Tomaz Morais foi a vitória frente ao Uruguai na eliminatória de acesso ao Campeonato do Mundo de Râguebi, o que lhe garantiu um lugar na história da modalidade como a primeira selecção amadora a qualificar-se para esta competição. Já em França, na prova ganha pela África do Sul, os Lobos emocionaram-se a cantar o hino, mostraram garra em todos os jogos e cativaram os adeptos de râguebi pelo espírito de luta demonstrado. Muito podia ser dito mas para a história ficaram, sobretudo, o primeiro ensaio português (Pedro Carvalho no jogo inaugural, frente à Escócia), a emoção de assistir à haka da Nova Zelândia (e o ensaio suado de Rui Cordeiro) e o ponto alcançado na derrota frente à Roménia. Os Lobos perderam os quatro jogos que disputaram mas é caso para dizer que nem só de vitórias são feitos os campeões!

M de Michael Phelps. O nadador norte-americano de vinte e um anos partiu para o Campeonato do Mundo em Melbourne decidido a conquistar oito medalhas de ouro – e saiu dos mundiais com sete vitórias, "perdendo" a oitava devido a um mergulho precipitado de Ian Crocker na prova de medley por estafetas. O domínio de Phelps na modalidade é tal que, na mesma competição, registou quatro novos recordes mundiais individuais (crawl, mariposa e medley em 200 m e novamente medley em 400 m) e um colectivo (4x200 m crawl). O objectivo para 2008 já está definido: superar a marca de sete medalhas olímpicas de Mark Spitz – e ninguém tem dúvidas que Phelps tem tudo para se tornar na maior referência de sempre na natação.

N de Novak Djokovic. O tenista sérvio foi talvez o maior animador do ano tenístico internacional. Senhor de um ténis exemplar e de um enorme carisma, "Nole" conseguiu intrometer-se na acérrima luta entre Federer e Nadal e, ao mesmo tempo, cativar adeptos um pouco por toda a parte com a sua postura desinibida dentro e fora de court. Em Maio, passou pelo Estoril Open e venceu, tornando-se no segundo mais jovem a consegui-lo.

O de Osaka, Mundiais Atletismo. A um ano dos Jogos Olímpicos de Pequim, os mundiais disputados no Japão no final de Agosto coroaram tanto novos como velhos campeões. Na velocidade, o norte-americano Tyson Gay estragou a festa a Asafa Powell e venceu os 100 e os 200 m (e ainda os 4x100), com o jamaicano a ficar-se pelo bronze na prova rainha (Powell ficou tão frustrado que imediatamente prometeu bater o seu próprio recorde mundial até ao final do ano, o que veio a concretizar logo a 9 de Setembro no Meeting de Rieti, Itália, registando 9,74 s). Nos 110 m barreiras, Liu Xiang voltou a não dar hipóteses à concorrência, enquanto Bernard Lagat, agora norte-americano, se tornou no primeiro homem a vencer os 1500 e os 5000 m nos mesmos mundiais e Alfred Kirwa Yego (Quénia) triunfou nos 800 m pela menor margem de sempre – 0,01 s. No sector feminino, as grandes figuras foram a sueca Carolina Kluft – terceiro título mundial no heptatlo, perfazendo uma série de dezanove eventos sem perder e registando um novo recorde europeu – e a croata Blanka Vlasic, medalha de ouro no salto em altura com 2,05 m.

A morte de Antonio Puerta foi um dos dramas de 2007 no mundo do desporto

P de Antonio Puerta. De Sevilha veio um dos maiores dramas de 2007 que o desporto viveu. A 25 de Agosto, era dia de ronda inaugural do campeonato espanhol e Antonio Puerta caiu fulminado no relvado do Sánchez Pizjuán, durante a partida com o Getafe. Três dias depois, não superando os danos cerebrais que as cinco paragens cardio-respiratórias que sofreu lhe provocaram, Puerta faleceu no Hospital Virgen del Rocío. Para sempre, ficará o golo que mudou a história do emblema sevillista, o célebre 'Puertazo' com que o malogrado futebolista espanhol deu ao Sevilha a sua primeira final europeia.

Q de Quatro Europeus consecutivos para Portugal. Quando em 1995, Portugal venceu a República da Irlanda na Luz, estaríamos longe de imaginar que Portugal partiria para uma presença tão assídua nas fases finais. Depois de quartos-de-final, meias-finais e finalista vencida, a Selecção quer mais em 2008.

R de Räikkönen. Novo na Ferrari e obrigado a habituar-se aos pneus Bridgestone, o piloto finlandês estreou-se da melhor forma, com a vitória no GP da Austrália. Depois, enquanto Hamilton e Alonso andavam às turras e a McLaren era encostada à parede por espionagem à Ferrari, o ‘Iceman’ lançou-se numa brilhante ponta final e garantiu o seu primeiro título mundial com a vitória na emocionante última prova da época (GP do Brasil), para a qual partiu a sete pontos do líder Lewis Hamilton. Ainda que o título tenha sido merecido, Räikkönen tem que fazer dois grandes agradecimentos: em primeiro lugar, a Felipe Massa que, a correr em casa, aceitou colaborar em nome da equipa; em segundo lugar, a Ron Dennis, que não soube gerir a relação entre um bicampeão do mundo – Alonso – e um rookie em ascensão – Hamilton – e assim deixou a porta escancarada para a dupla vitória da Ferrari (campeonatos de pilotos e de construtores).

Uma das imagens do ano: Scolari descarregou em Drago logo ali, no relvado de Alvalade

S de Soco. E de Scolari. É uma das imagens do ano de 2007 e correu o Mundo. Nos descontos do Portugal-Sérvia de apuramento para o Europeu, o seleccionador nacional perdeu a cabeça e agrediu o lateral sérvio Dragutinovic. A atitude inqualificável de Luiz Felipe Scolari valeu-lhe quatro jogos de suspensão por parte da UEFA, que mais tarde se traduziriam em apenas três, e acabou por ser com Flávio Murtosa no comando que Portugal desbravou caminho para a fase final.

T de Ténis Português. Naquele que foi o melhor ano da última década para as cores nacionais, o ténis português viu Frederico Gil consolidar uma posição entre os 150 melhores do planeta e Michelle Brito e Gastão Elias despontarem no panorama mundial. Michelle, de 14 anos, foi autora das maiores proezas, conseguindo a primeira vitória de nível WTA no importante torneio de Miami (à custa da 43ª jogadora mundial) e vencendo o Orange Bowl sub-18; Gastão tornou-se, aos 16, no mais novo a vencer uma prova cotada para o ranking mundial e Gil afirmou-se no circuito challenger, vencendo mesmo o 50000$ de Sevilha. Em suma, um ano muito bom. Mas o futuro promete reservar melhores...

U de Urawa Red Diamonds. Os japoneses foram campeões asiáticos ao derrotarem os iranianos do Sepahan (3-1) na final da AFC Champions League, prova em que tiveram o brasileiro Robson Ponte como seu grande estratega. No Mundial de Clubes FIFA, que organizaram, não contaram com Ponte e acabaram com a medalha de bronze muito por culpa do também brasileiro Washington, melhor marcador do torneio.

Vanessa Fernandes ganhou a etapa de Lisboa da Taça do Mundo de Triatlo

V de Vanessa Fernandes. Em ano pré-olímpico, a melhor atleta portuguesa da actualidade esteve imparável: venceu seis das sete etapas da Taça do Mundo de Triatlo 2007, sagrou-se campeã europeia pela quarta vez consecutiva, arrecadou o título mundial de duatlo e conquistou o Campeonato do Mundo de Triatlo disputado em Hamburgo, terminando o ano no primeiro lugar do ranking à frente da australiana Emma Snowsill, tricampeã mundial. Aos 22 anos, Vanessa Fernandes é já um valor confirmado do desporto português e a grande esperança de uma medalha de ouro nos JO de Pequim em 2008, num circuito onde este ano venceu – de resto, apenas o título olímpico escapa ainda ao seu currículo.

W de WRC. No Word Rally Championship, Sébastien Löeb (Citröen) sagrou-se tetracampeão, um feito só anteriormente alcançado pelas "lendas" Juha Kankkunen e Tomi Makinen. Contudo, a conquista do título pela quarta vez consecutiva não foi tão fácil como nos anos anteriores: Marcus Grönholm (Ford), campeão do mundo em 2000 e 2002, esteve mais regular do que nas épocas anteriores e liderou a tabela do campeonato durante grande parte da época, terminando o ano derrotado mas despedindo-se da competição de cabeça bem erguida. Quanto a Löeb, uma das provas vencidas pelo francês foi o Rally de Portugal, de regresso ao calendário mundial de rallies em sistema de rotação bianual após cinco anos de afastamento. Em termos nacionais, também Armindo Araújo esteve em destaque pela sua participação no WRC na categoria de produção.

X de Xavier Tondo. O grande vencedor da 69.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta. Aos 28 anos, Xavi Tondo viveu os melhores momentos da sua carreira desportiva em Viseu, local onde confirmou o favoritismo que levava para o último dia e arrebatou a camisola amarela. Conhecido por "Raposa", o catalão da LA-MSS soube ser suficientemente matreiro para jogar os seus trunfos apenas na devida altura: atacou na Torre, com a ajuda de João Cabreira, e recolheu a caçada durante contra-relógio, quando tinha apenas Cândido como adversário.

Y de Yelena Isinbayeva. O domínio avassalador da russa no salto à vara continuou em 2007. Em Fevereiro, conseguiu mais um (o 20.º) recorde ao bater a melhor marca de pista coberta e nos Mundiais de Osaka, mesmo a 21 centímetros do seu máximo, voltou a não ter concorrência. E tem apenas 25 anos.

Z de Mauro Zárate. O avançado argentino, actualmente a jogar no Qatar, esteve longe da prestação que esperava ter no Mundial de Sub’20 no Canadá, mas a verdade é que no jogo decisivo, na final frente à República Checa, Zárate marcou o golo da vitória que deu o 6.º Mundial à selecção sul-americana.

# Artigo de Livre Indirecto
Publicado às 02:04



LIVRES
Snapshot #71

Phil O'Donell, capitão do Motherwell, faleceu este sábado
Foto REUTERS

FUTEBOL ESCOCÊS DE LUTO - Os últimos dias do ano não podiam trazer uma notícia mais trágica. Phil O'Donell, capitão do Motherwell, faleceu esta tarde durante o encontro da sua equipa frente ao Dundee United. O'Donell, de 35 anos, que fez carreira no Celtic, caiu desfalecido no relvado do Fir Park, quando, já aos 78 minutos, ia ser substituído, e não voltou a recuperar a consciência. O futebol escocês está de luto.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 01:03


sábado, dezembro 29, 2007

PREMIERSHIP
Jornada 20

» United tropeça em Upton Park e perde liderança

Ronaldo desperdiçou um penálti em Upton Park
Foto GETTY IMAGES SPORT

O Manchester United (45) terminou mal o ano de 2007. Os Red Devils perderam com o West Ham (1-2), viram interrompida a sua série de cinco vitórias consecutivas e só estiveram na liderança da PremierShip durante três dias, uma vez que o Arsenal (47) bateu o Everton (4-1) e recolocou-se no topo.

Em Upton Park, Cristiano Ronaldo começou por dar vantagem ao United, com um bom golo de cabeça a corresponder a uma solicitação de Giggs - 13.º golo no campeonato. No entanto, o internacional português desperdiçou um penálti no segundo tempo e enjeitou a oportunidade de matar o jogo. Há dias assim. A grande penalidade falhada por Ronaldo acabou por marcar um momento de viragem no jogo e, em dois lances de bola parada muito idênticos, ambos cobrados por Noble, o West Ham provocou a cambalhota no marcador. Anton Ferdinand e Upson foram mais fortes no jogo aéreo e os Hammers voltaram a bater o pé à turma de Ferguson, que já havia perdido os dois jogos da temporada passada com os londrinos.

Horas depois, em Goodison Park, o Arsenal cumpriu com a sua parte e recuperou o comando da prova. Mas desengane-se quem olhou apenas ao resultado final e acha que os de Wenger tiveram tarefa fácil. O Everton saiu para o intervalo em vantagem e só um Arsenal tremendamente eficaz virou o jogo a seu favor, com dois golos de Eduardo da Silva. Chegou a temer-se o pior quando Bendtner foi expulso, porém os Gunners marcaram por Adebayor, numa oferta da defesa dos Toffees. Nos descontos, foi já sem Arteta em campo que os da casa sofreram o quarto golo, por Rosicky, numa jogada brilhante do ataque dos londrinos. Feliz Ano Novo para o Arsenal, que é novamente líder isolado.

» Chelsea vence Newcastle, Tottenham-Reading rende 10 golos

Quem aproveitou, para já, o deslize do líder foi o Chelsea. Em Stamford Bridge, com o português Hilário como dono das redes, a turma de Avram Grant ainda suou bastante para derrotar o Newcastle, mas acabou por vencer por 2-1. Solomon Kalou desbloqueou a situação e marcou, aos 87 minutos, o golo que possibilita a recolagem dos Blues aos da frente. O Chelsea tem agora 41 pontos e está a quatro do United.

Nas outras partidas, destaque para o triunfo do Sunderland sobre o Bolton (3-1), resultado que permite que os de Roy Keane dobrem o ano fora da zona de despromoção (17 pontos), e para a chuva de golos que teve lugar em White Hart Lane. O Tottenham bateu o Reading por (6-4) e Berbatov, com um póquer, esteve em particular destaque, num jogo que teve 5 golos no último quarto-de-hora. Robbie Keane falhou o segundo penálti numa semana para os Spurs, mas Defoe corrigiu o erro do irlandês. Kitson ainda bisou para os Royals, que esta época já tinham perdido 4-7 em Fratton Park.


» PREMIERSHIP | 20.ª Jornada
(classificação) | (próximos jogos) | (marcadores)

Birmingham 1-1 Fulham
Chelsea 2-1 Newcastle
Portsmouth 0-1 Middlesbrough
Sunderland 3-1 Bolton
Tottenham 6-4 Reading
West Ham 2-1 Man Utd
Wigan Athletic 1-2 Aston Villa
Everton 1-4 Arsenal
Derby County (amanhã) Blackburn
Man City (amanhã) Liverpool


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 19:37



LIVRES
Snapshot #70

O guarda-redes João Benedito 'venceu' o dérbi de Lisboa
Foto RECORD

SPORTING VOLTA A VENCER DÉRBI - Há uma semana foi para o Nacional de Futsal, este sábado foi para a Taça de Portugal. O Sporting derrotou fora de casa o Benfica (2-0) e, logo na 2.ª eliminatória, deixou pelo caminho o detentor do troféu. João Benedito esteve intransponível na baliza dos leões e contribuiu decisivamente para a vitória dos comandados de Paulo Fernandes neste segundo dérbi da quadra natalícia. Os brasileiros Café e Alex marcaram os dois golos do encontro.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 17:19



LIVRE INDIRECTO
Bom Ano de 2008!



É o que o LIVRE INDIRECTO.NET deseja a todos os seus visitantes. Todos mesmo:

Alfonso Vallejo, Almirante, Amcslb, Ampop, Andrades, André, Aníbal Letra, António Gouveia, Artur da Dorinda, Atlas, Baron Davis, Benny, Berna, Bifana-Bifana, Borges, Brmsca, Bruno Rocha, Burmelho, Carlos Almeida, Carlos 1906, Carlos, Catarina, CC, Chakal, Conan O'Brien, Cumixoso, Dalau Knish, Dali, David, David Matias, Diogo, Diogo Gonçalves, Dragão Azul, Dragonis, Ed, Edgar Vidal, EM3, Emerson, Estrangeiro, Feirense, Felipe Leonardo, Fera, FIL, Filipe Queirós, Fitzx, Fong, FPVC, Fred, Fredy, FVaz, Gaijo do Pobo, Galvão99, Gamer, Gelsenkirchen, Gil, Gilberto Mandamil, Gil Eanes, Gomez, Gonçalo Cabral, Grande Domínio, Green Beret, Guima, Henrique, HomemSumol, Hugo, Hugo Cruz, Infante Kurika, Invisível, Joana, João Alves, João Cordeiro, Joaquim Varela, Joel Guerra, Jomané, Jorge, Jorge Mendes, José Fernandes, José Leal, José Ribeiro, Jota, Kaka, Kamexias, Katanec, Kiko, King Lion, Lameiro, LA SCP, Leão da Estrela, Leão Verde, Leitor Desolado, Leonino, Luciano Rodrigues, Luissm, Luís Pedro Catarino, MacGowan, Madne0, Mago, Mangalho Trombadeiras, Marcelo Leal, Mário Costa, Mário Ventura, Marx, Master Kodro, McBridden, Miguel, Miguel Bartolomeu, Miguel Cunha, Miguel Rosa, Mike Shinoda, Nakamura10, Nando, Nelson Santos, NhoPuxim, Nuno, Nuno Almeida, Nuno Gabriel, Nuno Gonçalo, Nuno II, Nuno Quintaneiro Martins, O Anti-Lampião, O Cenoura, Offshore, P, PB, Pampa, Pantanazio, Paulo Jesus, Paulo Rodrigo, Pedro Gaspar, Pedro Morgado, Pedro Neto, Pedro Neves, Pedro Reis, Pedro Santos, Pedro Sousa, Pinigol, Pipos, Preto, Proletario, PS, PSousa, Rafa, Rafael, Randy, Red Glock, Red Rocket, Ricardo, Ricardo Morais, Ricardo Paiva, Ricardo Pires, Ricardo PT, Rikardo, Riso, RM, Roger, Ruben Ferreira, Rui, Salta, ScolarI, Sérgio Gouveia, Sérgio Oliveira, Sérgio Santos, Silva, Sir, SJV, Soultrip, Special One, Spittelau, Stromp, T-Rex, TheSpecialOne, Tiago Loureiro, Tiago Pinto, Tiago Silva, Tito, Tó, Twiska, Unas, Umustbejocking, Urra...apre, Vegeta, Vimaranense, Vosé Jeiga, Zé Carlos, Zeistbskool, Zeka, Zirtaev, 40 Postas de Pescada...

... e também para todos aqueles que preferem não comentar (se nos esquecemos de alguém, digam).

# Artigo de Livre Indirecto
Publicado às 00:22


quinta-feira, dezembro 27, 2007

LIVRES
Take #57

» O estigma das grandes penalidades



O futebol português criou, na última década, um autêntico estigma relativo às grandes penalidades assinaladas contra ou a favor de determinada equipa. Uma situação que está contemplada pelas leis do jogo e que, em algumas situações, até poderá servir de último recurso pela equipa que defende, ficou negativamente ligada à arte de beneficiar ou prejudicar determinada equipa.

E com isto quero dizer que, se as grandes penalidades existem, têm de ser assinaladas. E se isso realmente acontecer, pouco me interessa que determinada equipa chegue à 30.ª jornada com 20 grandes penalidades a favor. A verdade é esta... são muitas mais as grandes penalidades que ficam por marcar do que aquelas que efectivamente se marcam, mesmo que mal assinaladas.

Ter uma grande penalidade a favor tem de deixar de ser um estigma. Anualmente há equipas que beneficiam de mais grandes penalidades do que outros, mas o mal não estará, certamente, naqueles que mais têm, mas sim nos outros.

A justificação fácil do adepto comezinho da grande penalidade continuará a ser a saída fácil para esconder o mal caseiro com o teórica falta de mérito na vitória ou sucesso do outro.

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 15:19



NBA
Lance Livre #24

» Celtics igualam recorde, Timberwolves não se livram da fava


Foto ASSOCIATED PRESS

No primeiro jogo da digressão dos Celtics pelo Oeste, a equipa de Doc Rivers conquistou a 23.ª vitória, alcançando pela quarta vez na história o registo de 23-3 a abrir. E se na primeira vez a equipa acabou derrotada nas finais de conferência, nas duas últimas a equipa de Massachussets acabou com o anel de campeão.

Frente aos Kings, os Celtics tiveram o jogo quase sempre controlado, embora tenham propiciado um dos piores períodos da temporada, ao apontar apenas 1 ponto nos primeiros seis minutos do terceiro período. A vantagem que ao intervalo era de 24 pontos chegou a ser reduzida para seis, mas a mais-valia dos melhores, até agora, da NBA acabou por prevalecer.

Em Oakland, os Minnesota Timberwolves somaram nova derrota, desta feita frente aos Golden State Warriors. Na época passada, com Kevin Garnett e Ricky Davis, os Wolves tiveram aspirações aos playoffs até uma fase adiantada da época, mas a saída dos dois jogadores terá sido fatal. A troca de Kevin Garnett pelo contingente dos Celtics (Sebastian Telfair, Ryan Gomes, Al Jefferson, Gerald Green e Theo Ratliff)parece ter importado o espírito de derrotas que a equipa de Boston teve na época passada.

Randy Foye tem estado ausente, mas não é a solução para todos os problemas. A reconstrução da equipa terá de ser progressiva e, como não podia deixar de ser, a sorte no draft será fundamental.

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 14:23



LIVRES
Snapshot #69


Foto ASSOCIATED PRESS

COREOGRAFIA DE VITÓRIAS - O desporto é pródigo em oferecer-nos grandes imagens dos maiores intérpretes. Na madrugada de ontem, durante a 11.ª vitória consecutiva dos Portland Trail Blazers, máximo da época na NBA, Joel Przybilla (Portland) e Nick Collison (Seattle) deram à luta pelos ressaltos uma visão diferente.

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 14:15


quarta-feira, dezembro 26, 2007

PREMIERSHIP
Jornada 19

» United aproveita deslize do Arsenal e assume liderança

Ronaldo marcou um belo golo no Estádio da Luz de Sunderland
Fotos ASSOCIATED PRESS

O Man Utd, depois de algumas jornadas a morder os calcanhares ao Arsenal, acabou o tradicional Boxing Day como líder isolado da PremierShip. Os Red Devils derrotaram com toda a tranquilidade possível o Sunderland (4-0) e beneficiaram do nulo do Gunners em Fratton Park para assumirem o comando do campeonato inglês (45 pontos).

O reencontro de Roy Keane com o seu técnico de sempre foi traumático e os Black Cats caíram inclusivamente para a penúltima posição (14 pontos). Rooney, Saha, por duas vezes, e Cristiano Ronaldo apontaram os golos da quinta vitória consecutiva do United, com o português a marcar num estupendo livre directo e a cimentar a liderança dos marcadores (12). Nani também foi opção de Ferguson e sofreu a falta que deu origem ao penálti do último golo. Mas o melhor para o United estava para vir...

No jogo da noite, o Arsenal (44) empatou sem golos com o Portsmouth (31) e deixou-se ultrapassar pelo campeão. Os de Wenger sentiram muitas dificuldades para contrariar a boa organização dos Pompey (sem Pedro Mendes) e só nos descontos é que dispuseram de uma oportunidade clara para desfazer o nulo, quando Rosicky desperdiçou perante David James. Antes, Benjani Mwaruwari já tinha sido o protagonista da melhor ocasião do jogo. Depois de meses na liderança, o Arsenal caiu para segundo. Más notícias, porque a tradição diz-nos que o campeão, por norma, é quem sai líder do Boxing Day.

» Chelsea empata a quatro, Tottenham cilindra Fulham

Ballack entre Bouma e Laursen

Ao início da tarde, Stamford Bridge assistiu a um jogo de loucos, com oito golos. Chelsea (38) e Aston Villa (30) empataram a quatro e os Blues atrasaram-se quase irremediavelmente na luta pelo título inglês. Maloney colocou os Villains a vencer por dois golos, mas a expulsão de Zat Knight precipitou a reviravolta dos londrinos, que viraram por Shevchenko (2) e Alex. Carvalho também foi expulso, Laursen empatou para os forasteiros e Ballack voltou a colocar os de Grant na frente. No entanto, nos descontos Cole fez penálti e Gareth Barry obrigou à divisão de pontos: 4-4.

Nos outros jogos, saliência para o facto do Liverpool (36) só ter conseguido o golo da vitória (2-1) diante do Derby County no último minuto, por Gerrard, e para a goleada com que o Tottenham (21) brindou o Fulham (5-1). Em mais um dos muitos dérbis londrinos, Robbie Keane e Huddlestone marcaram dois golos cada e foram as figuras da turma de Juande Ramos.

Amanhã encerra-se esta 19.ª jornada. O Manchester City (34) recebe o Blackburn Rovers (26) e tenta prolongar a sua senda vitoriosa nos jogos no City of Manchester. Em caso de vitória, os de Eriksson alcançarão o seu décimo triunfo em outros tantos jogos e subirão ao quarto lugar.


» PREMIERSHIP | 19.ª Jornada
(classificação) | (próximos jogos) | (marcadores)

Chelsea 4-4 Aston Villa
Tottenham 5-1 Fulham
West Ham 1-1 Reading
Birmingham 3-0 Middlesbrough
Derby County 1-2 Liverpool
Everton 2-0 Bolton
Sunderland 0-4 Man Utd
Wigan Athletic 1-0 Newcastle
Portsmouth 0-0 Arsenal
Man City (amanhã) Blackburn


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 22:04



LIVRES
Snapshot #68


Foto REUTERS

OS "PRÍNCIPES" DO GELO... - Começou hoje na República Checa o Mundial de hóquei no gelo de Sub'20, prova que a Eurosport2 transmite com especial atenção. Nos dois jogos realizados até ao momento, os Estados Unidos não tiveram dificuldade em bater o Cazaquistão por 5-1, enquanto Suécia e Eslováquia (4-3) protagonizaram uma partida repleta de emoção. Os eslovacos até começaram a ganhar, mas o favoritismo sueco acabou por levar a melhor com Robin Figren em destaque. O campeonato promete.

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 17:03



NBA
Lance Livre #23

» LA Lakers plagiam temporada passada


Foto ASSOCIATED PRESS

E ao dia 25 de Dezembro os Lakers têm 18 vitórias e 10 derrotas, beneficiando da vitória na última noite frente aos Phoenix Suns por 122-115. Recorrendo à época passada, verificamos que a equipa de Los Angeles passava o Natal exactamente com o mesmo registo, apesar de ter perdido no "Christmas' Day" frente aos Miami Heat.

No entanto, esta época, os Lakers parecem estar bem melhor. Depois dos insistentes rumores de saída de Kobe Bryant a equipa parece ter entrado definitivamente nos eixos, apresentando um nível qualitativo bastante elevado. Além de Kobe, Phil Jackson pode contar ainda com a experiência de Derek Fisher, a capacidade atlética de Lamar Odom e a a juventude e irreverência de Jordan Farmar e de Andrew Bynum, que conseguiu ontem o máximo de carreira com 28 pontos e 12 ressaltos. Para não falar do recém-chegado dos Magic Trevor Ariza.

Do lado dos Phoenix Suns, apesar de ontem terem tido sete jogadores na casa das dezenas, ficando apenas Boris Diaw com oito, fica a sensação que é uma equipa curta, apesar do acréscimo de qualidade que a chegada do veterano Grant Hill trouxe à equipa do Arizona. Amare Stoudemire está longe de apresentar o fulgor dado na época passada e a falta de soluções para a rotação (entram apenas Skinner, Barbosa e Diaw) fazem prever que a tarefa de Mike D'Antoni poderá não ser fácil.

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 17:00


terça-feira, dezembro 25, 2007

INTERNACIONAL
Vicente Calderón, 23.12.2007

» Salvou-se o "sentimento Atlético"



Madrid, tarde da antevéspera de 25 Dezembro a um domingo. Na rua, milhares de pessoas, e muitos turistas, aproveitam as ruas enfeitadas com o espírito natalício para ultimar as prendas de Natal. A uns escassos quilómetros da zona mais movimentada da cidade, o Vicente Calderón queda-se sem grande movimento. Faltam apenas duas horas para a partida e está como se nada fosse. Nas grandes praças passeiam adeptos do Espanyol, mas os olhos da cidade estão virados para o "Barça-Madrid". O outro confronto entre as cidades foi relegado para segundo plano.

Chegando mais próximo do estádio, surgem os primeiros aglomerados de pessoas e as barraquinhas de cachecóis e outros artigos desportivos. Nada falta. Desde um do Sporting, ainda com o antigo símbolo, ao do Benfica ou do River Plate, tudo está disponível. As estradas circundantes estão fechadas e há carros estacionados no meio de rotundas. Vazio, num aspecto desolador, está o estádio, já antigo, mas com "cheiro de tradição". Maniche e Zé Castro estão ausentes. Simão, o herói de quinta, regressará à titularidade.

De um momento para o outro, o estádio começa a encher a um ritmo impressionante. Dois ou três sectores permanecem por encher e na central praticamente só há duas cadeiras vazias, dos dois convites que sobraram. Locais destinados a adeptos do Espanyol nem vê-los. Aqui e ali, há camisolas de Tamudo, mas a discrição é um trunfo de ouro, perante um estádio tão hostil ao adversário. A partida começa-se e o barulho, ensurdecedor é de fazer corar qualquer inferno em Portugal.



Ali, não há central, não há peão. Há uma claque, devidamente identificada e com uma "rede" a evitar problemas. De resto, todos os sectores gritam, aplaudem, assobiam e pressionam, tanto o árbitro como o adversário. Pela frente, uma equipa que os madrilenos não vencem desde 2003. O excesso de nervosismo na defesa, a falta de alguém que consiga levar o jogo para a frente e a expulsão de Agüero fazem temer o pior... até surgir Simão.



Minutos antes, o português tinha dado prioridade a Pernía, mas agora estava na altura de resolver. Surpreendendo Kameni, Simão Sabrosa cobrou de forma exemplar para o poste mais distante e provocou a euforia nos milhares de espectadores. Logo de seguida, marcava o Recreativo no El Madrigal. Corria tudo de feição até chegar o intervalo, já com o Submarino Amarillo empatado.



Com a segunda parte, chegaram os problemas. Tamudo empatou nos primeiros minutos e a expulsão de Pernía por acumulação de amarelos não fez prever nada de bom. Aguirre, que já tinha prescindindo de Maxi Rodríguez - jogo para esquecer - para colocar Antonio Lopez na esquerda, evitando que Simão tivesse de fazer toda a ala, lança Jurado no lugar do português. O domínio do Espanyol é evidente e só Forlán, por duas vezes, conseguiu acordar o Vicente Calderón com gritos de êxtase ao u-ru-guayo, u-ru-guayo. Pouco havia a fazer. Perto do final, De la Peña descobriu Luis Garcia na área, que ditou a derrota.

Desilusão generalizada e um absoluto silêncio de fazer inveja a um funeral, apenas interrompido pelos assobios aos festejos exacerbados e pelo "reerguer" da claque madrilena. O dia estava perdido e a vitória madridista duas horas depois pouco trouxe de bom.

No final, na romaria de saída do estádio, dois amigos, um deles com duas crianças "de colo", lamentam o resultado, realçando a importância do espírito do Atleti. "É bom que comecem [as crianças] a vir cedo ao futebol, para perceberem o valor do sentimento Atlético".

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 00:15


segunda-feira, dezembro 24, 2007

BWINLIGA
14.ª Jornada

Lipatin abateu o líder FC Porto na Choupana
Foto ASSOCIATED PRESS

LIPATIN - Entrou na história do campeonato como o primeiro capaz de abater o líder FC Porto - e logo com um grande golo. Depois de uma passagem algo frustrada pelo Marítimo, o ponta-de-lança uruguaio ganhou na última sexta-feira um tónico importante para se superar e fazer muito melhor ao serviço do rival Nacional. Para já, leva 7 golos repartidos entre Liga e Taça.

VUK E CRIS - Foram pela segunda semana consecutiva as estrelas que guiaram as respectivas equipas, proporcionando-lhes um Natal melhor. O montenegrino Vukcevic acabou o ano com um ritmo bastante superior aos seus companheiros no Sporting, ao passo que o médio Cris juntou mais um golo à sua conta pessoal e acaba a primeira metade da época como um dos mais regulares da Briosa, que cumpriu com a tradição e ganhou na curta deslocação à Figueira da Foz.

GUIMARÃES - 2007 começou mal, ainda na Liga de Honra, com duas derrotas seguidas, mas o Vitória tem motivos para defender que foi uma das melhores equipas do ano. Subiu de divisão e regressou com tudo ao convívio dos grandes, acabando 2007 com um saldo bem positivo (30J: 17V, 8E, 5D). O franco-argelino Ghilas, que faz uso da sua maior mobilidade e encaixa melhor no futebol dos de Cajuda que qualquer outro avançado do plantel, foi decisivo mais uma vez e já tem mais golos (4) que o próprio Mrdakovic (3).

PAÇOS E LEIRIA - Estão de braço dado na zona de despromoção e arriscam-se a aí ficarem mais uns meses, caso não arranquem para uma sólida recuperação na tabela. O P.Ferreira ainda só ganhou dois jogos em casa, enquanto a U.Leiria já cumpriu praticamente meio campeonato sem ganhar e chega ao cúmulo de ter marcado quase tantos golos na eliminatória da UEFA com o Leverkusen como em 14 jogos da Liga. No fim-de-semana de Reis, jogam uma contra a outra na Mata Real, para ver se começam bem 2008.


» BWINLIGA | 14.ª Jornada
(classificação) | (próxima jornada) | (marcadores)

Benfica 3-0 E.Amadora
(Rodríguez, 52', Cardozo, gp, 70', Nuno Gomes, 90')
Nacional 1-0 FC Porto
(Lipatin, 58')
Naval 0-1 Académica
(Cris, 47')
V.Guimarães 1-0 Belenenses
(Ghilas, 28')
Sporting 2-1 P.Ferreira
(Vukcevic, 18', Romagnoli, gp, 64'; Edson Nobre, 10')
Leixões 1-1 V.Setúbal
(Jorge Gonçalves, 18'; Filipe Gonçalves, 23')
U.Leiria 1-2 Marítimo
(Sougou, 23'; Bruno Fogaça, 10', Djalma, 81')
Sp.Braga 0-0 Boavista


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 13:17



LIVRE INDIRECTO
Votos de Boas Festas




O LIVRE INDIRECTO.NET deseja a todos os seus visitantes um Santo e Feliz Natal, repleto de felicidade e saúde.

# Artigo de Livre Indirecto
Publicado às 09:42



LIGUE 1
Jornada 19

» Lyon e Nancy mantêm distâncias


Foto ASSOCIATED PRESS

Ficou tudo na mesma em França. No jogo mais aguardado da jornada, o líder Lyon visitou o seu mais directo perseguidor na tabela (Nancy) e terminou tudo empatado. Num jogo pautado pelo equilíbrio, os hexacampeões adiantaram-se no marcador quando faltavam 10 minutos para o final, graças ao golo do checo Milan Baros. Todavia, aos 87’ os comandados de Pablo Correa conseguiram o empate através de Malonga, mantendo assim a invencibilidade diante dos seus adeptos. Já os de Alain Perrin acabam o ano da melhor forma, no topo da tabela e com uma vantagem confortável para o segundo.

O outro destaque da jornada vai para o PSG. A equipa de Paul Le Guen visitou e venceu o Saint-Etienne, graças ao golo de Luyundula à passagem do minuto 51. Com isso, a equipa onde actua Pedro Pauleta (não saiu do banco) subiu na tabela, apesar de não se ter distanciado muito dos lugares de descida.

No restante da jornada, destaque para as vitórias do Marselha frente ao Le Mans e do Bordéus diante do Sochaux, ambas pelo mesmo resultado: 1-0.


» LIGUE 1 | 19.ª Jornada
(classificação) | (próxima jornada) | (marcadores)

Saint-Etienne 0-1 PSG
Toulouse 0-0 Rennes
Caen 2-0 Estrasburgo
Auxerre 1-0 Mónaco
Lorient 2-0 Metz
Nice 1-0 Valenciennes
Marselha 1-0 Le Mans
Sochaux 0-1 Bordéus
Nancy 1-1 Lyon
Lens (adiado) Lille


# Artigo de Mário Palmeira
Publicado às 00:38


domingo, dezembro 23, 2007

LA LIGA
Jornada 17

» Real Madrid vence clássico no Camp Nou

O brasileiro Júlio Baptista marcou para os merengues no Camp Nou
Foto ASSOCIATED PRESS

Melhor era impossível. O Real Madrid venceu o super-clássico com o Barcelona (1-0), ganhou terreno a quase toda a concorrência e fechou o ano de 2007 com sete pontos de vantagem sobre os catalães, segundos classificados da Primera División. No Camp Nou, o brasileiro Júlio Baptista marcou um golaço e ofereceu a vitória aos merengues que, a duas jornadas do fim da primeira volta, já sabem que serão os campeões de Inverno.

Sem por contar com Messi, Rijkaard não concretizou as ameaças que tinha feito e deu a titularidade a Deco e Ronaldinho. No entanto, o Barça sentiu sempre enormes dificuldades para fazer frente a melhor organização do Real Madrid e sofreu um duro golpe aos 35 minutos, logo quando atravessava a sua melhor fase. Os blancos já tinham assentado o seu jogo e marcaram um grande golo por Baptista, depois de uma tabelinha perfeita com Van Nistelrooy.

No segundo período, Casillas e Pepe - que esteve insuperável - deram a tranquilidade necessária à defensiva madrilista e foi mesmo o Real Madrid quem teve lances suficientes para, em contra-ataque, arrumar com a questão do vencedor. Não o fez, quando chegou a ter lances de 4v2, e viu-se obrigado a sofrer nos minutos finais. Mesmo assim, os merengues seguraram a vantagem e ofereceram a prenda que Schuster, que fez ontem anos, tinha pedido com um dia de atraso.

» Atlético perde em casa e Espanyol sobe ao terceiro lugar

Nos outros jogos, o grande destaque vai para a derrota do Atlético Madrid em casa com o Espanyol (1-2). No Vicente Calderón, os colchoneros acusaram o mau ambiente que se vive no balneário por causa do afastamento do português Maniche e o comportamento no relvado não foi o melhor, com Kun Agüero e Pernía a acabarem expulsos.

Simão esteve perfeito na marcação de um livre que deu vantagem aos de Aguirre, repetindo a receita da passada quinta-feira frente ao Panathinaikos, mas o conjunto de Valverde deu a com golos de Tamudo e Luis García. Com esta vitória, o Espanyol (33) ultrapassou Villarreal e Atlético e dobra o ano como terceiro classificado.

De resto, destaque para o golo de Hugo Viana na vitória do Osasuna e para a goleada do Sevilha ao Racing Santander (4-1). Os sevillistas aproximaram-se dos lugares europeus, enquanto o clube do coração do nosso visitante Alfonso Vallejo perdeu terreno para o Valencia, apesar de ter mantido o sexto lugar.


» LA LIGA | 17.ª Jornada
(classificação) | (próxima jornada) | (marcadores)

Almería 0-2 Getafe
Saragoça 2-2 Valencia
Sevilha 4-1 Racing Santander
Atlético Madrid 1-2 Espanyol
Levante 0-1 Deportivo
Osasuna 3-1 Maiorca
Valladolid 0-0 Bétis
Villarreal 1-1 Recreativo Huelva
Barcelona 0-1 Real Madrid
Athletic Bilbao (20h00) Murcia


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 22:58



BWINLIGA
Jornada 14

» Empates no Mar e em Braga, Marítimo afunda U.Leiria

Diogo Valente não esteve com o mesmo fulgor do passado domingo
Foto MAISFUTEBOL

Os jogos deste domingo, véspera de Natal, não trouxeram grandes novidades à BwinLiga. Leixões e V.Setúbal, duas das equipas que mais empatam no campeonato, fizeram jus a esse estatuto e empataram (1-1); a U.Leiria voltou a adiar a recuperação na tabela e foi derrotada em casa pelo Marítimo (1-2); e o Boavista empatou com o Sp.Braga (0-0) e somou o seu sétimo empate, quinto sem golos.

No Mar, Carlos Carvalhal regressou a uma casa que bem conhece e trouxe de lá um ponto que permite que os sadinos dobrem o ano nos cinco primeiros. Jorge Gonçalves inaugurou o marcador para os leixonenses, mas Filipe Gonçalves empatou praticamente na resposta, traindo o emblema que representou na temporada passada. O Leixões (15) está tranquilo na tabela, com meia-dúzia de pontos de vantagem sobre a linha de água, ao passo que o V.Setúbal (23) é quinto classificado.

Em Leiria, ainda não foi desta que os leirienses alcançaram a primeira vitória. O Marítimo (20) regressou às vitórias depois de três derrotas consecutivas e somou o seu segundo triunfo fora. Bruno Fogaça e Djalma apontaram os golos da vitória verde-rubra, de nada valendo o golo de Sougou. A U.Leiria (5) tarda em sair da última posição e adivinha-se um futuro negro para os de Vítor Oliveira.

Por último, no Municipal, Braga e Boavista empataram sem golos. O desfecho final penaliza os de Manuel Machado, que dispuseram de situações de golo suficientes para ganharem, e premeia a aposta de Jaime Pacheco em construir uma equipa desde trás. O guarda-redes Peter Jehle foi a grande figura dos axadrezados e do jogo. O dono da baliza do Liechtenstein defendeu tudo o que havia para defender e na retina fica o golo negado a Jorginho com uma estupenda defesa para a trave. O Sp.Braga (22) é sexto classificado, enquanto o Boavista (13) ocupa a primeira posição acima da zona de descida.


» BWINLIGA
14.ª Jornada
| (classificação)

Sp.Braga 0-0 Boavista

Leixões 1-1 V.Setúbal
(Jorge Gonçalves, 18'; Filipe Gonçalves, 23')

U.Leiria 1-2 Marítimo
(Sougou, 23'; Bruno Fogaça, 10', Djalma, 81')


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 22:27



SERIE A
Jornada 17

» Inter vence dérbi de Milão

Cambiasso consumou a reviravolta no Giuseppe Meazza
Foto ASSOCIATED PRESS

Imparável. O Inter não desacelera na corrida ao Scudetto e segue imperturbável na liderança da Serie A, com 7 pontos à maior sobre o segundo classificado - a AS Roma. Este domingo, os nerazzurri venceram o grande rival AC Milan (2-1) e somaram a sua sexta vitória consecutiva, o que equivale a dizer que, no último mês e meio, não conhecem outro resultado que não a vitória.

No Giuseppe Meazza, assistiu-se a um grandíssimo jogo de futebol, que começou com uma guarda de honra aos campeões europeus e mundiais. Andrea Pirlo, na cobrança magistral de um livre directo, deu vantagem aos rossoneri bem cedo, mas Julio Cruz marcou pelo buraco da agulha e devolveu o empate ao marcador. Na segunda parte, Cambiasso aproveitou um mau alívio de Maldini e contou com o contributo de Dida para decidir o dérbi: 2-1.

Os de Carlo Ancelotti têm três jogos em atraso, mas encontram-se há muito arrumados, uma vez que estão a 25 pontos (!) do rival milanês. Os de Mancini caminham a passos largos para o tricampeonato e o português Pelé, que voltou a merecer a confiança do técnico italiano nos últimos minutos, vai sagrar-se campeão logo na sua primeira aventura no estrangeiro.

Nas outras partidas, Totti marcou dois golos à Sampdoria e manteve a Roma no segundo lugar (36 pontos), enquanto a Juventus bateu o Siena (2-0) e mantém o terceiro (35). De resto, destaque para a goleada imposta pela Fiorentina ao Cagliari (5-1). Adrian Mutu e Mario Santana, com dois golos cada um, foram as grandes figuras da turma viola.


» SERIE A | 17.ª Jornada
(resultados e classificações) | (próxima jornada)

Genoa 1-0 Parma
AS Roma 2-0 Sampdoria
Fiorentina 5-1 Cagliari
Inter 2-1 AC Milan
Juventus 2-0 Siena
Livorno 1-1 Atalanta
Napoli 1-1 Torino
Palermo 2-2 Lázio
Reggina 3-1 Catania
Udinese 2-2 Empoli


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 18:55



PREMIERSHIP
Jornada 18

» Ronaldo marca mais dois e embala United

Ronaldo marcou os dois golos do United frente ao Everton
Foto ASSOCIATED PRESS

Ninguém pára Cristiano Ronaldo. O internacional português não ficou nada satisfeito com o terceiro lugar na eleição do melhor do Mundo da FIFA de 2007 e, numa exibição de raiva, descarregou essa frustração no Everton, marcando os dois golos do Manchester United diante dos Toffees.

Os Red Devils venceram por 2-1 e mantiveram-se na peugada do líder Arsenal, com menos um ponto que os londrinos. Ronaldo abriu o marcador com um golo soberbo de pé esquerdo e resolveu o jogo na marcação de um tardio penálti, subindo à liderança dos marcadores da PremierShip (11). Pelo meio, Tim Cahill empatou momentaneamente a partida, com um golo que se revelou insuficiente para os de Liverpool pontuarem em Old Trafford.

Nos outros desafios deste domingo, o Newcastle ofereceu uma prenda de Natal ao Derby County, que vinha de sete derrotas consecutivas e empatou a dois em St. James Park, enquanto o Chelsea foi a Ewood Park bater o Blackburn Rovers (1-0). Depois do desaire frente ao Arsenal, os Blues reabilitaram-se e mantiveram-se nas contas do título graças a um golo de Joe Cole.


» PREMIERSHIP | 18.ª Jornada
(classificação) | (próximos jogos) | (marcadores)

Arsenal 2-1 Tottenham
Aston Villa 1-1 Man City
Bolton 3-0 Birmingham
Fulham 1-1 Wigan Athletic
Liverpool 4-1 Portsmouth
Middlesbrough 1-2 West Ham
Reading 2-1 Sunderland
Man Utd 2-1 Everton
Newcastle 2-2 Derby County
Blackburn 0-1 Chelsea


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 18:13



LIGA DE HONRA
Jornada 14

» Trofense iguala Rio Ave na liderança

Em época festiva, a maioria das equipas de topo da Liga de Honra - Vitalis decidiu entrar no espírito natalício: não só o líder Rio Ave foi derrotado como, das cinco equipas a menos de seis pontos do primeiro lugar, apenas uma (Trofense) capitalizou ao máximo este deslize.

Nesta décima quarta jornada, o líder Rio Ave enfrentava uma deslocação difícil aos Açores, embora a equipa da casa não vencesse há já sete jogos. Apesar de ter entrado melhor no jogo, a formação treinada por João Eusébio não conseguiu traduzir a sua superioridade em golos. Na segunda parte, confirmou-se o velho ditado futebolístico que afirma que "quem não marca, sofre": a seis minutos dos noventa, e após uma jogada de insistência, Júlio César marcou e garantiu o regresso às vitórias do Santa Clara, com o resultado (1-0) a penalizar aquela que foi a melhor equipa em campo. À mesma hora desta partida, e com possibilidades de regressar à liderança da competição, o Vizela recebia em casa o penúltimo classificado, o Penafiel, justamente a equipa que tinha eliminado os vizelenses da Taça de Portugal. Contudo, a "vingança" dos pupilos de Carlos Garcia acabou por não se concretizar: o Vizela esteve abaixo do nível de jogo que tem apresentado esta época e, depois de um golo de Serjão mal anulado por Duarte Gomes, viu o jogo terminar 0-0.

Já na manhã de hoje, também o Gil Vicente não foi além de um empate 0-0 frente à Olhanense, desperdiçando a oportunidade de igualar o Rio Ave. No extremo oposto, esteve o Trofense: em Gondomar, e após ter marcado dois golos ainda na primeira metade da primeira parte (tentos de Edu Sousa e Pinheiro, este a partir da marca de grande penalidade), a equipa de António Conceição sofreu bastante para aguentar o resultado nos últimos minutos de jogo. A vitória do Trofense deixa-o agora empatado com o Rio Ave na liderança da Liga de Honra, com um ponto de vantagem sobre o Vizela e dois sobre o Gil Vicente.

Ainda entre as equipas a lutar pelos primeiros lugares, também o Estoril e o Beira-Mar marcaram passo nesta jornada, registando-se o mesmo resultado em ambos os jogos (2-2): para os primeiros, o empate acabou por ser um mal menor, na medida em que tiveram que recuperar de uma desvantagem de dois golos frente ao Portimonense; já os aveirenses deslocaram-se a Fátima e, apesar de terem estado a vencer, não conseguiram garantir os três pontos no final da partida.

Quanto aos restantes jogos da jornada, ficaram marcados pelo resultado esclarecedor (3-0 nos dois jogos). Em Santa Maria da Feira, o espectáculo foi protagonizado por Jorge Leitão, que, com um hat trick, impôs uma pesada derrota ao Varzim. Já na Vila das Aves, no confronto entre o Desportivo e o Freamunde, os golos foram distribuídos entre três jogadores da equipa da casa.

Na próxima jornada, a ser disputada no fim-de-semana de Reis, o Rio Ave recebe o Feirense enquanto o Trofense defronta o Portimonense. Outro destaque da jornada final da primeira volta do campeonato será certamente a partida entre Beira-Mar e Gil Vicente, actualmente separados por três pontos.


» LIGA VITALIS | 14.ª Jornada
(classificação) | (próxima jornada) | (marcadores)

Santa Clara 1-0 Rio Ave
Desp. Aves 3-0 Freamunde
Vizela 0-0 Penafiel
Gil Vicente 0-0 Olhanense
Fátima 2-2 Beira-Mar
Portimonense 2-2 Estoril
Gondomar 1-2 Trofense
Feirense 3-0 Varzim


# Artigo de Margarida Martins
Publicado às 17:45


sábado, dezembro 22, 2007

BWINLIGA
Jornada 14

» Sporting vence P.Ferreira com Vukcevic de novo em grande

Vukcevic foi a grande figura do jogo de Alvalade
Fotos MAISFUTEBOL

No último jogo antes da quadra natalícia, o Sporting não distribuiu prendas (leia-se pontos) pelos adversários. Apesar das dificuldades, os leões derrotaram o P.Ferreira (2-1) e igualaram a sua melhor série de resultados da temporada: duas vitórias consecutivas. Vuckevic foi, tal como nos Barreiros, a grande figura dos lisboetas, que encurtaram distâncias para o líder e fecham o ano em terceiro lugar (26 pontos).

Num jogo que começou a ser falado muito antes do início por causa do castigo aplicado a Paulo Bento, foram os pacenses que começaram por silenciar Alvalade. Cristiano - beneficiando de uma posição irregular para abordar o lance - cruzou da direita e o internacional angolano Edson Nobre apareceu bem nas costas de Abel e desfeiteou Rui Patrício. Na cabeça de todos os presentes nas bancadas deviam estar os pontos perdidos recentemente outra das equipas que ocupa a zona de despromoção, mas Vukcevic, isolado com mestria por Veloso, empatou pouco depois e rectificou o mau início de jogo.

Na etapa complementar, foram os de José Mota quem começaram outra vez melhor, com Gladstone a permitir um lance de golo a Cristiano, mas a equipa leonina consumou a reviravolta aos 64 minutos. Vukcevic - quem mais? - foi protagonista do melhor lance da partida e só acabou travado em falta na área por Peçanha, que foi expulso. Romagnoli não vacilou e marcou, enganando o regressado Pedro. Mesmo em vantagem e em superioridade numérica, o Sporting passou ainda por alguns sustos. Todavia, os três pontos ficaram em casa e o placard até podia ter sido mais volumoso, caso Tonel e Purovic tivesse definido bem duas boas situações.

» V.Guimarães bate Belenenses, Académica vence na Figueira

Cris valeu mais três pontos à Briosa

Nos outros dois jogos deste sábado, V.Guimarães e Académica ganharam pela margem mínima. No D. Afonso Henriques, frente ao Belenenses, os vimaranenses tiraram partido de uma primeira parte em que foram avassaladores para conquistarem a quinta vitória caseira em sete jogos. O franco-argelino Ghilas apontou, aos 28 minutos, o golo dos de Cajuda, enquanto os azuis só assustaram Nilson por Hugo Alcântara (72'). O Vitória dobra o ano com 25 pontos, ao passo que o conjunto de Jesus chega ao Natal com 18.

No José Bento Pessoa, em mais um dérbi do centro do país, a Académica cumpriu com o que já começa a ganhar contornos de tradição e voltou a derrotar a Naval 1.º de Maio. Cris marcou o seu segundo golo no espaço de uma semana e tornou a revelar-se fundamental no triunfo - o segundo seguido - dos de Domingos Paciência. A Briosa fecha o ano numa situação bem mais confortável com 14 pontos, menos um que a formação de Ulisses Morais.


» BWINLIGA
14.ª Jornada
| (classificação)

Sporting 2-1 P.Ferreira
(Vukcevic, 18', Romagnoli, gp, 64'; Edson Nobre, 10')

V.Guimarães 1-0 Belenenses
(Ghilas, 28')

Naval 0-1 Académica
(Cris, 47')


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 22:43



LIVRES
Snapshot #68

O Sporting bateu o Benfica no primeiro dérbi do Nacional de Futsal
Foto FUTSALPORTUGAL

SPORTING VENCE DÉRBI NO FUTSAL - Este fim-de-semana houve jogo grande no Nacional de Futsal. O Sporting (25) venceu o Benfica (27) por 4-0 e encurtou distâncias para o velho rival, beneficiando o líder cem por cento vitorioso Belenenses (33). O dérbi passou para segundo plano depois do choque pavoroso entre Benedito e Arnaldo - chegou a temer-se pela vida do "Expresso de Bragança" - e a goleada alcançada pelos de Paulo Fernandes acaba por ser o dado menos relevante do encontro. No próximo sábado, as duas equipas voltam a encontrar-se, agora para a Taça de Portugal.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 21:19



PREMIERSHIP
Jornada 18

» Arsenal vence dérbi e passa Natal em primeiro

Bendtner marcou na primeira vez que tocou na bola
Foto ASSOCIATED PRESS

Wenger e companhia vão ter um Natal mais descansado. O Arsenal venceu o dérbi londrino com o Tottenham (2-1) e, faça o que fizer o o Man Utd amanhã frente ao Everton, vai chegar ao Boxing Day como líder isolado da Premiership (43 pontos).

No Emirates Stadium, o dérbi aqueceu apenas na segunda metade, período em que se viu o melhor futebol e em que aconteceram os golos. Emmanuel Adebayor marcou o primeiro, depois de uma assistência deliciosa de Fàbregas, e no primeiro quarto-de-hora do segundo tempo os Gunners até tiveram oportunidades para chegarem ao segundo.

Só que os Spurs responderam bem. Robbie Keane começou por testar a trave e Dimitar Berbatov restabeleceu a igualdade. Pouco depois, o búlgaro cavou uma grande penalidade que podia ter mudado a história do jogo, mas Keane falhou a conversão, permitindo a defesa de Almunia. Como quem não marca... os de Juande Ramos sofreram duro revés num dos lances seguintes. Acabadinho de entrar, o jovem dinamarquês Nicklas Bendtner tocou pela primeira vez na bola e fez golo. Feito: nona vitória em casa do Arsenal em dez jogos realizados.

» Liverpool bate P'mouth e aproxima-se do quarto lugar

Nas outras partidas deste sábado, o maior destaque vai para a goleada do Liverpool sobre o Portsmouth (4-1). Os Reds vinham de duas derrotas consecutivas para o campeonato e de uma eliminação da Carling Cup, mas deram um pontapé na crise e despacharam a turma de Redknapp com um bis de Fernando Torres, colocando um ponto final numa das séries mais interessantes do campeonato inglês: os Pompey, de Pedro Mendes, levavam já seis jogos seguidos como visitantes a ganhar.

De resto, referência para o triunfo do West Ham no reduto do inconstante Middlesbrough (2-1) e para a vitória gorda do Bolton sobre Birmingham (3-0). El-Hadji Diouf e Nicolas Anelka fizeram a festa no Reebok Stadium.


» PREMIERSHIP | 18.ª Jornada
(classificação) | (próximos jogos) | (marcadores)

Arsenal 2-1 Tottenham
Aston Villa 1-1 Man City
Bolton 3-0 Birmingham
Fulham 1-1 Wigan Athletic
Liverpool 4-1 Portsmouth
Middlesbrough 1-2 West Ham
Reading 2-1 Sunderland
Man Utd (amanhã) Everton
Newcastle (amanhã) Derby County
Blackburn (amanhã) Chelsea


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 19:39


sexta-feira, dezembro 21, 2007

BWINLIGA
Jornada 14

» Nacional quebra invencibilidade do líder FC Porto

Licha não consegue vencer a oposição de Cléber Monteiro
Foto ASSOCIATED PRESS

À 14.ª jornada, o FC Porto sofreu a sua primeira derrota na BwinLiga. Líderes incontestados do campeonato, os dragões deram-se mal com os ares da Choupana e foram batidos pelo Nacional (0-1). O uruguaio Marcelo Lipatin foi o «carrasco» dos líderes, que mesmo assim dobram o ano com 7 pontos de vantagem sobre o Benfica.

Sem Tarik Sektioui e sem Ricardo Quaresma, os azuis-e-brancos ficaram a saber que estarão bem arranjados quando tiverem apenas com Mariano González e Hélder Postiga como opções para completar a frente de ataque. Assim, o FC Porto praticamente não existiu ofensivamente durante a primeira metade e pertenceu ao Nacional um dos poucos bons momentos de futebol, com Juliano Spadacio a rematar para defesa segura de Hélton.

Na segunda parte, Lisandro López esteve muito perto de abrir o marcador - defesa de recurso de Benaglio - e Pedro Henriques, que agora tem pânico de assumir a responsabilidade dos lances, até hesitou em marcar ou não uma grande penalidade favorável aos bicampeões nacionais. Mas foi na outra baliza que o golo aconteceu. No seguimento de um disparate de Postiga, os alvi-negros saíram para o ataque e Lipatin marcou um bom golo, sem chances para Hélton.

Jesualdo Ferreira mexeu de pronto na equipa, fazendo entrar Adriano, e a história do jogo poderia ter sido diferente se Mariano não tivesse falhado no momento seguinte um golo praticamente feito. Depois, valeu ao Nacional a inspiração de Diego Benaglio para segurar a vantagem - ficou na retina o golo negado a Kaz com a ajuda do poste.

Com estes três pontos, o Nacional salta para a nona posição, com 16 pontos. Quanto ao FC Porto, nem se pode dizer que os dragões acabam mal o ano, apesar de terem sofrido a primeira derrota da época. Afinal, quem é que não gostaria de estar no lugar do líder, com uma vantagem tão confortável?


» BWINLIGA
14.ª Jornada
| (classificação)

Nacional 1-0 FC Porto
(Marcelo Lipatin, 58')


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:52



TÉNIS
Estoril Open'08: Michelle Brito e Gastão Elias confirmados

» Jovens prodígios juntam-se a Federer para o evento mais mediático de sempre


Fotos USTA

Como se já não fosse suficiente ter Roger Federer no Estoril Open'08, João Lagos garantiu também a presença das duas novas coqueluches do ténis português, Michelle Brito e Gastão Elias, na 19ª edição de um dos maiores eventos deportivos do país.
Desta forma, Lagos não só garante ao torneio uma aura mediática sem paralelo no passado, como consegue atrair mais atenções para os problemas de infraestruturas que o torneio atravessa actualmente e que põe em risco a sua existência.

# Artigo de Carlos Morais
Publicado às 18:54



TAÇA UEFA
16 Avos-de-Final: Sorteio

» Basileia, Nuremberga e Werder Bremen no caminho dos portugueses


Foto ARQUIVO

Em Fevereiro e Março de 2008 vamos ter seis jogos entre equipas portuguesas e alemãs. Depois do Schalke ter calhado em sorte ao FC Porto, Nuremberga e Werder Bremen também se cruzaram no caminho de outra duas equipas lusas: Benfica e Sp.Braga, respectivamente. O Sporting, por sua vez, defrontará os suíços do Basileia no regresso a uma prova que já não disputavam desde 2004/05, altura em que atingiram a final - na época seguinte não atingiram a fase regular.

Se aos bracarenses, depois da prestigiante prestação na fase de grupos, saiu a fava com o emparelhamento com o Werder Bremen, actual co-líder da Bundesliga, águias e leões não se podem queixar das bolas da sorte. O Benfica irá defrontar o Nuremberga, que ocupa uma posição de descida no campeonato germânico, enquanto o Sporting jogará com o Basileia, de Carlitos, actual vice-campeão suíço e, apesar de todo, uma das equipas mais acessíveis que podiam calhar aos verde-e-brancos.

Caso ultrapasse esta eliminatória, o Sp.Braga irá encontrar-se com o vencedor do jogo entre Rangers e Panathinaikos; o Benfica jogará com AEK Atenas ou Getafe; e o Sporting encontrará Atlético Madrid ou Bolton.


» TAÇA UEFA
16 Avos-de-Final |
(toda a informação)


Aberdeen - Bayern
AEK Atenas - Getafe
Bolton - Atl.Madrid
Zenit - Villarreal
Galatasaray - Leverkusen
Anderlecht - Bordéus
Brann Bergen - Everton
FC Zurique - Hamburgo

Rangers - Panathinaikos
PSV Eindhoven - Helsinborg
Slavia Praga - Tottenham
Rosenborg - Fiorentina
SPORTING - Basileia
Werder Bremen - SP.BRAGA
BENFICA - Nuremberga
Marselha - Spartak


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 12:25


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes