home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sábado, março 31, 2007

LIGA PORTUGUESA
Boavista bate P.Ferreira

» Kaz e Linz em destaque nos axadrezados


Foto INFORDESPORTO

» BWINLIGA | 23.ª JornadaEstádio do Bessa - Porto

Boavista 3-1 P.Ferreira
Kazmierczack, 37', Linz, 57', 73'  Antunes, 60'

Três meses e meio depois de ter derrotado o Beira-Mar, o Boavista regressou esta noite às vitórias no Bessa, derrotando o P.Ferreira por três bolas a uma. Os axadrezados cimentaram o 11º lugar, impedindo que os de José Mota se colassem ao Sp.Braga na luta por um lugar europeu, e tiveram em Roland Linz a sua principal figura. O ponta-de-lança austríaco bisou e quebrou um jejum que, também ele, durava há cerca de três meses.

A primeira metade ficou marcada por algum equilíbrio e por uma grande penalidade que ficou por marcar por derrube de Paulo Sousa a Linz. O portuense Vasco Santos não apitou nesse momento, mas viu-se obrigado a apontar o centro do terreno aos 37 minutos, quando o polaco Kazmierczack, na cobrança de um livre directo, levou o Boavista em vantagem para o intervalo.

O segundo tempo começou praticamente com Kaz a assistir Roland Linz para o dois a zero e nem o tento redutor de Antunes, igualmente de livre directo, fez com tremer os homens da casa. A turma de Pacheco continuou a mais perigosa sobre o terreno de jogo e a confirmação do triunfo acabou por chegar à entrada para o último quarto-de-hora: Linz libertou-se do improvisado lateral-direito Elias e rematou a contar, obrigando Peçanha a ir ao fundo das redes pela terceira vez.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:58



LIGA PORTUGUESA
Belenenses vence Desp.Aves

» Dady marcou o único golo do jogo


Foto INFORDESPORTO

» BWINLIGA | 23.ª JornadaEstádio do Restelo - Lisboa

Belenenses 1-0 Desp.Aves
Dady, 17'  

O Belenenses derrotou esta noite o Desp.Aves, na abertura da 23.ª jornada da BwinLiga, e ascendeu provisoriamente ao quarto lugar da tabela com 37 pontos. Os azuis venceram por uma bola a zero e Dady foi, tal como no jogo da primeira volta, há cinco meses atrás, o autor do golo que ditou o desfecho final do encontro.

A partida começou com um lance de perigo para os forasteiros, com Paulo Sérgio a obrigar Marco Gonçalves a uma grande intervenção, mas foi o Belenenses quem se adiantou no marcador à passagem dos 17 minutos. Silas serviu Dady e o ponta-de-lança marcou pela sétima vez no campeonato, ficando apenas a um golo do companheiro de equipa Zé Pedro.

Na segunda parte, apesar das alterações introduzidas por Neca - Diego Gama e Artur Futre -, os avenses não conseguiram reagir à desvantagem no marcador e pertenceram ao Belenenses as melhores ocasiões. Dady voltou a estar em destaque e foi protagonista das duas mais claras, sendo que em ambas o guarda-redes Nuno Espírito Santo levou a melhor.

Sem grandes argumentos para marcar, o Desp.Aves chegou a cheirar o golo do empate, mas o cruzamento largo de Futre não encontrou ninguém ao segundo poste nem seguiu o caminho da baliza. Posto isto, é natural que o Aves vá permanecer como «lanterna-vermelha» pelo menos por mais uma semana.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 21:13



LIVRES
Snapshot #6



EMOCIONADO - Foi assim que Joan Llaneras Rosello, novo campeão da corrida por pontos em ciclismo de pista alcançado nos Mundiais de Palma de Maiorca, ouviu o hino. Llaneras fez questão de homenagear o antigo colega, Issac Galvéz que morreu na prova dos seis de dias de Gant, na Bélgica, em Novembro do ano passado, terminando a prova em lágrimas.
(Foto: Reuters)

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 20:23



PREMIERSHIP
Jornada 31

» Man.Utd goleia Blackburn, Kalou mantém Chelsea na luta

Depois da pausa para jogos internacionais, a PremierShip regressou este sábado e a nota dominante das últimas rondas manteve-se: Man.Utd e Chelsea, apesar das dificuldades, venceram os respectivos compromissos e permanecem separados por 6 pontos no topo da tabela classificativa.

Em Old Trafford, os Red Devils chegaram a temer o pior depois de Derbyshire ter adiantado o Blackburn Rovers, mas arrancaram uma última meia hora demolidora e construíram uma goleada (4-1) com relativa naturalidade. Marcaram Scholes, Carrick, Ji-Sung Park e Solskjaer e o português Cristiano Ronaldo voltou a estar em evidencia ao participar de forma decisiva nos segundo e terceiro golos.

Imagina-se, face ao que se passou em Manchester, que os responsáveis do Chelsea já faziam contas a uma eventual escorregadela do líder, mas nem estes imaginariam que os Blues passariam por tantos problemas para trazerem os três pontos de Vicarage Road. Diante do Watford, equipa já condenada à descida de divisão, os comandados de José Mourinho realizaram uma pálida exibição e só se mantêm na corrida pelo título graças a um golo de Salomon Kalou, no segundo minuto dos descontos.

» 'Hat-trick' de Crouch ao Arsenal, Charlton e West Ham ganham novo fôlego

Outro dos grandes destaques da ronda tem mesmo que ir para a goleada com que o Liverpool brindou o Arsenal (4-1). Feridos no orgulho por terem sido eliminados pelos Gunners das duas Taças (da Liga e de Inglaterra), os Reds rubricaram uma das melhores exibições da temporada e tiveram em Peter Crouch a sua grande figura. O 'desengonçado' ponta-de-lança inglês marcou três dos quatro golos da equipa (aos 4, 35 e 81 minutos) e colocou a turma de Rafa Benítez no terceiro lugar, com um jogo a mais que os de Wenger.

Nas restantes partidas, saliência para os triunfos caseiros de Charlton e West Ham, que voltam a colocar alguma pressão nos outrora tranquilos Sheffield Utd e Wigan, e para a vitória do Man.City em St.James' Park (1-0). De resto, numa tarde com 18 golos, realce para o apontado pelo croata Niko Kranjcar no empate do Portsmouth no reduto do Fulham (ver).

» PREMIERSHIP | 31.ª Jornada:

Liverpool 4-1 Arsenal
Bolton 1-0 Sheffield Utd
Charlton 1-0 Wigan
Fulham 1-1 Portsmouth
Man.Utd 4-1 Blackburn
Newcastle 0-1 Man.City
West Ham 2-0 Middlesbrough
Watford 0-1 Chelsea
Tottenham (amanhã) Reading
Aston Villa (segunda) Everton

» CLASSIFICAÇÃO: (completa) (marcadores)
JP
Man.Utd3178
Chelsea3172
Liverpool3157
18ºCharlton3130
19ºWest Ham3126
20ºWatford3120

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 19:24



AUTOMOBILISMO
WRC - Rally de Portugal

» Loeb aumenta vantagem sobre Grönholm, Armindo Araújo é 12º


Foto REUTERS

Sébastien Loeb (Citröen) demonstrou na etapa de hoje do Rally de Portugal a razão pela qual é tricampeão de WRC: o piloto francês esteve absolutamente imparável e venceu as seis especiais do dia. Marcus Grönholm (Ford), que partia com pouco mais de três segundos de desvantagem, não conseguiu estar ao nível de Loeb e terminou o dia a 40,5 segundos do líder, uma diferença que quase garante a vitória do francês - afinal, com o dia de amanhã a incluir apenas quatro especiais e a super-especial final no Estádio Algarve, bastará a Loeb controlar para confirmar a vitória na prova. No terceiro lugar da classificação geral continua Mikko Hirvonen (Ford), agora a 1'57'' do líder, seguido por Petter Solberg (Subaru), a 2'10'', e Dani Sordo (Citroen), a 3'49''.

Em relação aos participantes portugueses, Armindo Araújo (Mitsubishi Lancer) ascendeu ao 12º posto da classificação geral, a mais de doze minutos de Loeb, enquanto Rui Madeira é agora o segundo melhor piloto nacional, ocupando a 19ª posição a quase vinte e nove minutos do topo da classificação.

O Rally de Portugal termina já amanhã, com o dia a ser preenchido pelas especiais de Loulé/Almodóvar e Loulé e pela repetição da super-especial no circuito montado no Estádio Algarve, no final da qual terá lugar a cerimónia do pódio.

# Artigo de Margarida Martins
Publicado às 18:11


sexta-feira, março 30, 2007

LIGA DE HONRA
V.Guimarães e Leixões empatam a zero

» Nulo mantém leixonenses em lugar de subida


Foto ABOLA.PT

» LIGA VITALIS | 23.ª JornadaD.Afonso Henriques - Guimarães

V.Guimarães 0-0 Leixões
  

V.Guimarães e Leixões empataram esta noite a zero e deixaram tudo praticamente na mesma no topo da classificação da Liga de Honra - Vitalis. Na abertura da 23.ª jornada, o embate entre dois emblemas com tradição no futebol português foi intenso (não confundir com qualidade) e estabeleceu novo recorde de assistência no escalão secundário: 24 853 espectadores estiveram presentes no D.Afonso Henriques.

Numa partida que, como já se referiu, a bola nem sempre foi bem tratada, o primeiro tempo teve maior domínio por parte dos vimaranenses mas mais oportunidades para os forasteiros: Marco Cadete, Xavier e Roberto dispuseram das melhores ocasiões para a baliza à guarda de Nilson. Enquanto isso, os franceses Ghilas e Desmarets foram dos mais esclarecidos do V.Guimarães. Pouco para uma equipa que, em caso de vitória, garantiria a subida ao segundo lugar.

Na etapa complementar, os comandados de Manuel Cajuda entraram melhor de início e criaram mais situações de perigo para a baliza de Beto. A expulsão de Jorge Duarte, aos 68 minutos, obrigou o Leixões a defender mais junto à sua área, mas nem isso fez com que os minhotos sufocassem o adversário na procura dos três pontos. Foram mesmo os matosinhenses quem marcou, por Roberto, num lance previamente anulado por Lucílio Baptista por falta de Joel sobre Sereno. Já mais com o coração do que com a razão, faltou cabeça a Anderson Costa para dar a vitória ao V.Guimarães, desperdiçando o brasileiro a melhor situação de golo de todo o encontro.

O empate, segundo consecutivo a zero, premeia a entrega dos jogadores do Leixões durante todo o encontro e, principalmente, depois de terem ficado reduzidos a dez unidades. A turma de Vítor Oliveira consegue um importante ponto na casa de um rival pela subida e sobe provisoriamente ao primeiro lugar da tabela (o Rio Ave recebe domingo o Feirense). Já o V.Guimarães, depois de cinco triunfos seguidos, mantém o terceiro lugar, momentaneamente a três pontos do duo da frente.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:56



LIVRES
Snapshot #5



ZIZOU NO FUTSAL - Depois de há dias ter participado no Jogo Contra a Pobreza, Zinedine Zidane voltou a fazer disparar flashes no passado fim-de-semana, num torneio de futsal que, entre outras equipas, opôs a selecção francesa campeã mundial de 1998 ao actual plantel do Paris-SG. Mesmo sem chuteiras, nunca é demais recordar um dos melhores futebolistas de sempre (ver). E Pauleta, bem disposto, também lá esteve.
(Foto: Associated Press)

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:39



AUTOMOBILISMO
WRC - Rally de Portugal

» Loeb assume a liderança, Armindo Araújo é 13º


Foto REUTERS

No primeiro dia "a sério" do Rally de Portugal, Sébastien Loeb (Citröen) venceu três das seis especiais que compunham a etapa, tendo sido o suficiente para roubar a liderança a Marcus Grönholm (Ford). O piloto finlandês demonstrou também um bom andamento - venceu duas especiais - mas o actual campeão do mundo acabou por conseguir arrebatar a liderança, ainda que por apenas três segundos de vantagem. Em relação aos restantes pilotos, o destaque vai para Mikko Hirvonen (Ford), vencedor da primeira especial do dia e terceiro classificado da geral, a 25,5 segundos do líder. Na quarta posição da classificação geral encontra-se Petter Solberg (Subaru), a trinta e três segundos, enquanto Dani Sordo (Citröen) ocupa o quinto posto, a um minuto e dez segundos.

Quanto a Armindo Araújo (Mitsubishi Lancer), o único piloto português a competir no WRC é agora o 13º classificado, a quatro minutos e vinte e cinco segundos. O segundo melhor português em prova é Vítor Pascoal (Subaru), que ocupa a 19ª posição da geral a mais de treze minutos de Loeb.

Amanhã, espera-se ainda mais espectáculo e luta nas seis especiais (Silves, Ourique e Almodóvar, cada uma em dose dupla) da segunda etapa do Rally de Portugal.

# Artigo de Margarida Martins
Publicado às 19:39



LIGA PORTUGUESA
Agenda: 23.ª Jornada


Foto AFP

A 23.ª jornada da BwinLiga reserva-nos aquele é que tido, para já, como o 'jogo do título'. É pouco provável que Katsouranis e Anderson - os dois grandes protagonistas do embate da primeira volta - se voltem a cruzar dentro do relvado, mas Benfica e FC Porto sobem este domingo ao tapete verde da Luz para discutirem o primeiro lugar da classificação geral. Os actuais campeões nacionais têm, de momento, apenas um ponto de vantagem sobre os encarnados e muito do futuro do campeonato joga-se nesses 90 minutos que colocam frente a frente os dois primeiros da tabela. Nem tanto em termos pontuais. Fundamentalmente na vertente anímica.

Atento ao que se vai passar no clássico, o Sporting recebe na segunda-feira à noite o aflito Beira-Mar. Depois do triunfo no Dragão, os leões querem reentrar na luta pelo primeiro lugar e só têm a vitória em mente. Já os comandados de Paco Soler, que ainda não venceram fora de casa esta época, mantêm-se mergulhados na zona de despromoção há quatro meses e qualquer ponto conseguido em Alvalade seria bem-vindo.

Nas outras partidas agendadas para este fim-de-semana, realce para a deslocação do Sp.Braga aos Barreiros e para o dérbi da Zona Centro entre Académica e U.Leiria. O Belenenses recebe o Desp.Aves na tentativa de continuar a alimentar o sonho europeu, enquanto o Nacional também procura na Figueira da Foz um resultado que o deixe mais perto dos lugares uefeiros. Por último, o V.Setúbal, sem Direcção depois da renúncia do presidente Jorge Santana, busca um 'balão de oxigénio' na recepção ao E.Amadora, sabendo de antemão que já não vence no Bonfim há mais meio ano.

» BWINLIGA
| 23.ª Jornada


Belenenses - Desp.Aves
Sábado | 19h00 | SportTv 1
» Paulo Baptista (AF Portalegre)

Boavista - P.Ferreira
Sábado | 21h30 | SportTv 1
» Vasco Santos (AF Porto)

Naval - Nacional
Domingo | 16h00
» Olegário Benquerença (AF Leiria)

Académica - U.Leiria
Domingo | 16h00
» Artur Soares Dias (AF Porto)



V.Setúbal - E.Amadora
Domingo | 16h00
» Jorge Sousa (AF Porto)

Marítimo - Sp.Braga
Domingo | 18h00 | SportTv 1
» Carlos Xistra (AF Castelo Branco)

Benfica - FC Porto
Domingo | 20h15 | SportTv 1
» Pedro Proença (AF Lisboa)

Sporting - Beira-Mar
Segunda | 19h45 | TVi
» Cosme Machado (AF Braga)

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 13:36


quinta-feira, março 29, 2007

LIVRES
Take #12

» V.Guimarães-Leixões - o fervilhar da Honra


Foto VITORIASC.PT

V.Guimarães e Leixões disputam hoje à noite um dos jogos mais esperados da jornada. As duas equipas lutam pela subida à Bwin, mas têm tido percursos bastante diferentes até ao momento. O jogo de logo à noite, transmitido pela SportTv, tem vários pontos de interesse e ninguém o quererá perder.
A nível mediático, o jogo tem merecido bastante cobertura. Estima-se que o Estádio D. Afonso Henriques possa registar uma assistência pagante (recorde-se que as mulherers terão entrada gratuita) acima dos vinte mil espectadores, o que constituirá um novo record de assistências na presente época.

À partida para o jogo, a equipa da casa tem 37 pontos e é 3.ª classificada a três pontos do Leixões. Depois de ter ocupado a liderança na 1.ª jornada, nunca mais conseguiu voltar aos lugares de topo até à jornada passada. Uma vitória amanhã significará a subida ao 2.º lugar. Manuel Cajuda está num excelente momento registando 15 pontos nas últimas cinco jornadas.

A campanha dos vitorianos em casa regista seis vitórias, dois empates e duas derrotas (Penafiel e Gondomar). Já o Leixões, fora de casa, tem quatro derrotas, um empate e seis vitórias, com especial apetência para os terrenos dos adversários directos - venceu Santa Clara e Rio Ave. Na 1.ª volta, os minhotos venceram em Matosinhos (2-0). Ambas as equipas têm 18 golos sofridos.

O Leixões tem tido uma campanha mais regular, sempre no topo. Ocuparam os lugares de subida em 22 jornadas (oito delas na liderança) e apenas por uma vez se viram relegados dos dois primeiros lugares. Um ponto negativo para a equipa de Vítor Oliveira é a série de maus resultados nos últimos cinco jogos - apenas seis pontos.

O árbitro da partida será o setubalense João Ferreira. Nesta época, já esteve em dois jogos do Leixões (vitória com Gil Vicente e empate com Rio Ave, ambos em casa) e dois do V.Guimarães (vitória em Portimão e empate em casa com Varzim). O grande ausente desde jogo será, sem dúvida, uma das grandes figuras do V.Guimarães - Brasília. O jogador brasileiro está castigado e assim impedido de defrontar a equipa que representou com sucesso na época passada.

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 23:45



AUTOMOBILISMO
WRC - Rally de Portugal

» Grönholm vence em dia marcado pelo acidente de Armindo Araújo


Foto REUTERS

Após cinco anos afastado do calendário do WRC, o Rally de Portugal concretizou hoje o seu regresso ao circuito mundial da modalidade. O Estádio Algarve foi o palco da super-especial de aproximadamente dois quilómetros que marcou o início da prova - e que a terminará, visto que, no Domingo, os pilotos voltarão a percorrer o circuito montado no estádio. Contudo, e depois desta ausência do campeonato do mundo ter sido causada, em grande parte, pela irresponsabilidade do público português, a prova começou da pior maneira: nos treinos da manhã, Armindo Araújo, ao comando de um Mitsubishi Lancer, não conseguiu evitar uma saída de pista e acabou por abalroar alguns espectadores, que se encontravam numa zona classificada como interdita pela organização. Felizmente, deste acidente resultaram "apenas" três feridos ligeiros - com escoriações e ferimentos leves - e dois feridos um pouco mais graves - com fracturas nos membros superiores e inferiores, mas novamente o fantasma da falta de segurança volta a pairar sobre o Rally de Portugal.

Quanto à prova propriamente dita, perante cerca de vinte mil espectadores, Marcus Grönholm (Ford) registou o melhor tempo (dois minutos e cinco segundos) da super-especial, o que o deixa como líder do Rally de Portugal ao fim deste primeiro dia. Dani Sordo (Citröen) foi o segundo classificado, a 2,3 segundos, e Petter Solberg (Subaru) o terceiro mais rápido, a 3,3 segundos. O campeão mundial em título, Sébastien Loeb (Citröen), ficou pela quarta posição, sensivelmente com o mesmo tempo de Solberg.

Quanto a Armindo Araújo, depois do susto da manhã, o piloto português participou ainda na super-especial ao final da tarde, realizando o 17º melhor tempo, a 8,1 segundos de Grönholm.

# Artigo de Margarida Martins
Publicado às 20:32



MODALIDADES
Karaté

» O karaté do Nuno*


Foto EKARATE.WORDPRESS.COM

* por Inês Meira

Por 10 vezes campeão nacional de karaté, Nuno Dias de 28 anos combina o seu esforço de atleta de alta competição com o gosto pela partilha. Dá aulas de karaté a adultos e crianças e finaliza a sua licenciatura em Ciências da Comunicação, numa tentativa de conjugar as suas paixões.

Com o olhar fixo no adversário, Nuno parte rapidamente para o ataque numa sucessão de golpes que termina com um pontapé direccionado à cabeça. Por fim, uma vénia e um abraço. Afinal isto é só um combate amigável.

O interesse pelo karaté surgiu logo em criança, aos 10 anos, como brincadeira de rua com os amigos, que gostavam de imitar cenas dos filmes japoneses. Sem perspectivas de competição, Nuno foi entrando em campeonatos por diversão até que o seu gosto pelo desporto foi amadurecendo, aliado aos bons resultados conseguidos. Hoje, actual campeão nacional de karaté (que em japonês significa “caminho da mão vazia”), graduação de 3.º dan, na categoria de combate, acumula 15 anos de prática na modalidade, área à qual dedica grande parte do seu tempo e esforço. “O karate define-se como uma constante busca pela perfeição, de um equilíbrio psicológico e físico, de uma harmonia integral do ser. Estar bem comigo é poder estar bem com os outros. Ao treinar sinto-me sempre a melhorar estes aspectos, o que me torna uma pessoa melhor”, diz Nuno.

Treina no Clube Nacional de Ginástica da Parede com o instrutor Jorge Marques mas, ciente da necessidade de treino e força de vontade constantes, Nuno considera: “O meu treinador sou eu próprio”. Ao contrário do que se passa noutros países, Nuno não tem patrocinador. Tem apenas algum apoio da Federação de Karaté, que lhe garante deslocações, estadias e alimentação durante as competições. Nuno acha “pouco” para quem tem estatuto de atleta de alta competição. A maior parte do tempo treina sozinho, o que numa modalidade de combate não é muito aconselhável. Fernando Ferreira, seu amigo e padrinho de casamento, fala do “irmão que o karaté trouxe”, dizendo que “o Dias é um lutador nato, nunca teve muito apoio, mas sempre conseguiu o que queria, ou pelos menos está no caminho para atingir o seu objectivo, tanto na vida pessoal, como na carreira profissional e desportiva”. “Em Portugal não sabem quem eu sou, mas no estrangeiro quando estou no pódio a ouvir o hino é o suficiente para me sentir orgulhoso de ser português”, acrescenta Nuno entre sorrisos.

Para além de ser nadador salvador na praia da Torre em Oeiras há 8 anos, Nuno é professor de karaté shukokai (que em japonês designa “caminho para todos”), no Clube Nacional de Ginástica da Parede, onde treina crianças e adultos há 10 anos. Com técnicas e movimentos muito idênticos ao karaté tradicional, o Shukokai destaca-se pela sua rapidez, o que permite maior eficácia no combate. Com a actividade de professor de karaté junta o útil ao agradável, pois gosta de transmitir os seus conhecimentos sobre a modalidade e, assim, consegue pagar os estudos.

Há quem procure uma vida inteira sem nunca encontrar algo que satisfaça realmente. Eu tenho sorte porque encontrei o karaté”. Como meta para o futuro, Nuno gostava de ser campeão olímpico, apesar do karaté ainda não ser olímpico; e sonha ser campeão mundial da WKF (World Karate Federation). Entretanto, vai coleccionando prémios. Quando Nuno fala em prémios mostra-se um pouco abstracto e tímido, contudo este jovem desportista já acumulou os prémios de: 10 vezes Campeão Nacional (-70kg, -75kg, +80kg, Open); 4 vezes Campeão Mundial de Shukokai; 4 vezes Vencedor da Taça de Portugal; 4.º lugar no Europeu de Tenerife em 2005 (+80kg); 1.º lugar no Torneio de Marrocos em 2005 (+80kg); 4.º lugar no Open de Paris em 2005 (+80kg); 4.º lugar no Open de Paris em 2006 (+80kg e Open); 3.ª Ronda do Europeu da Noruega em 2006 (+80kg).

Apesar de todos os prémios que já reúne, aquele que mais orgulho deixa transparecer é o prémio Personalidade do Ano, que recebeu em 2005 pela Confederação de Desporto de Portugal; para além das várias medalhas de Mérito Desportivo, que lhe foram atribuídas pela Câmara de Cascais e pela Junta de Freguesia da Parede. “O Nuno Dias será seguramente o karateca português - em provas de kumité - mais “conhecido” e “rodado” além fronteiras (...) O Nuno é aquilo a que, recorrendo a um estrangeirismo, podemos denominar de self made man”, comenta Rossana Garcia, repórter desportiva.

Este desportista de 1.88m é um jovem tranquilo e dedicado, educado, simples, algo introvertido e com um “humor muito característico”, como reconhece o seu amigo Fernando Ferreira. Nuno considera-se uma pessoa extremamente empenhada, que luta sempre pelos seus objectivos. “Sou apaixonado pela vida, tento aproveitar todos os momentos ao máximo (...) Um dia em que não se aprende nada é um dia perdido”.

Sempre foi um aluno médio, nunca estudou muito por estar sempre a treinar, uns dias futebol outros karaté. Esteve mesmo 8 anos sem estudar, altura em que se dedicou totalmente à competição. Hoje considera-se um aluno mais aplicado. Nuno frequenta o 3.º e último ano da Licenciatura em Ciências da Comunicação, na vertente de Jornalismo, na Universidade Nova de Lisboa. Num futuro próximo, quer ser jornalista desportivo, porque quer “mostrar às pessoas que o desporto não é só futebol.” Escolheu o jornalismo como curso universitário por ser uma forma de estar sempre a par dos acontecimentos, nomeadamente os desportivos, “dá-me hipótese de me manter ligado ao desporto”, comenta Nuno.

Fora do ambiente de alta competição, Nuno faz natação e dança salsa e ritmos latinos, onde conheçou a sua mulher: “Adoro dançar e uma coisa levou à outra.” É casado há seis meses e gostaria de ter filhos em breve. Espírito independente, desde muito novo saiu da casa da família e começou a viver sozinho. Hoje diz: “a minha família é a minha mulher”. Reflectindo sobre o momento actual em que vive, Nuno diz sentir-se “muito feliz (...) Tenho uma mulher de sonho, faço o que gosto e estou rodeado de pessoas que realmente gostam de mim”.

Muitas vezes chamado de “zen em movimento”, no karaté procura-se maximizar o autocontrole, a atenção, a força e a velocidade. Uma magia que leva Nuno Dias, de kimono branco, faixa negra e pés descalços, um pouco por todo o mundo.

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 10:21



LIVRES
Snapshot #4



SE A BOLA FOSSE VERMELHA... - Petra Lovas até poderia passar por palhaça, mas a mesatenista húngara foi essencial no título europeu conquistado pela Hungria em Belgrado. Não houve adversária russa que resistisse.
(Foto: Reuters)

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 00:00


quarta-feira, março 28, 2007

EURO'2008
Portugal empata com a Sérvia em Belgrado

» Tiago só superou Stojkovic uma vez


Foto ASSOCIATED PRESS

» EURO'2008 | Grupo AEstádio Marakana - Belgrado

Sérvia 1-1 Portugal
Jankovic, 37'  Tiago, 5'

Portugal empatou a uma bola com a Sérvia e subiu agora ao segundo lugar do Grupo A de qualificação para o Euro'2008. Num jogo fora igual a tantos outros da era Scolari (ver Rússia, Eslováquia ou Finlândia), a Selecção Nacional marcou cedo, por intermédio de Tiago, e podia perfeitamente ter trazido os três pontos da capital sérvia. Todavia, o empate parece agradar. A vitória teria facilitado as contas do apuramento, mas o empate também deixa tudo a favor do conjunto luso, que já cumpriu três das quatro deslocações mais complicadas.

Com Simão Sabrosa como principal novidade no onze inicial, a equipa portuguesa entrou a ganhar, inaugurando o marcador ainda antes de estarem cumpridos 5 minutos. Simão tabelou com Nuno Gomes e Tiago disparou, de muito longe, para o fundo das redes de Stojkovic. Portugal não podia ter melhor início.
No entanto, o golo marcado cedo fez com que os comandados de Scolari se encostassem em demasia à sua zona defensiva. Petit tentou imitar Tiago, com novo remate de fora (defesa de Stojkovic), mas a formação sérvia apertou e dispôs de alguns lances perigosos junto da baliza de Ricardo, restabelecendo a igualdade aos 38 minutos. Canto do sempre perigoso Dejan Stankovic e cabeceamento certeiro de Jankovic, solto de marcação na área - Moutinho não acompanhou e Paulo Ferreira chegou tarde à dobra.
Até ao intervalo, Portugal assumiu finalmente as despesas do jogo e só não foi para as cabines em vantagem porque João Moutinho, após lance de Miguel, atirou ligeiramente ao lado.

Na segunda parte manteve-se a toada dos últimos minutos do primeiro tempo, com Portugal a dominar em toda a linha. Stojkovic foi a grande figura dos primeiros minutos e conservou o empate no placard com defesas vistosas a remates de Moutinho e Tiago. O médio do Lyon travou um duelo curioso com o guarda-redes sérvio e viu este negar-lhe um golo certo aos 52 minutos, naquela que foi a melhor jogada do encontro.
Apesar das alterações introduzidas na equipa por Clemente, a Sérvia, na segunda parte, não existiu. Portugal também pareceu conformado com a igualdade depois das entradas de Caneira e Raúl Meireles e as duas equipas ficaram-se por ali mesmo, pelo empate.

Depois do surpreendente desaire no Cazaquistão, o desfecho final acaba por agradar menos a Clemente. Já para Scolari, o resultado de hoje encaixa perfeitamente na filosofia do "vitória em casa e empate fora". Com tantas subjectividades, fica uma certeza: esta noite, em Belgrado, encontraram-se as duas melhores equipas do grupo (apesar da Polónia ser actualmente líder destacada).

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 21:37



EURO'2008
Fase de Apuramento

» Irlanda do Norte bate Suécia e lidera Grupo F


Foto AFP

David Healy voltou a 'atacar' no Windsor Park. Depois do 'hat-trick' conseguido contra a Espanha há meio ano atrás, o ponta-de-lança do Leeds United voltou a fazer das suas diante de uma das grandes selecções do 'velho continente' e deu três pontos à Irlanda do Norte no embate com a Suécia. Elmander adiantou os suecos, mas Healy bisou e colocou os norte-irlandeses no topo do Grupo F. Recorde-se que Healy já havia apontado um 'hat-trick' no passado sábado frente ao Liechtenstein. 5 golos no espaço de 5 dias que lhe valem a liderança dos marcadores da fase de apuramento (9).

Continuando a falar em surpresas, o Liechtenstein conseguiu um triunfo histórico em casa com a Letónia (1-0), a Albânia foi à Bulgária arrancar um empate sem golos e a Turquia esteve à beira de perder em casa com a Noruega (só dois golos de Altintop perto do fim evitaram a derrota). Na surpresa que mais agradou às contas portuguesas, a Finlândia foi a Baku perder com a modesta selecção do Azerbaijão (0-1) e com isso perdeu o segundo lugar do Grupo A.

» Polónia comanda Grupo A, Itália e Inglaterra vencem

Nos outros jogos da noite, destaca-se o triunfo da Polónia, líder do grupo dos portugueses, sobre a Arménia (1-0) e as vitórias de Itália, Inglaterra e Espanha. Os campeões mundiais reentraram em força na luta pelo apuramento com um bis de Luca Toni à Escócia, enquanto a Inglaterra regressou às vitórias batendo Andorra por 3-0 (dois de Gerrard). Já os espanhóis sentiram muitas dificuldades para levarem de vencida da Islândia e só um golo de Andrés Iniesta nos últimos dez minutos desbloqueou a situação.

De resto, a Holanda venceu na Eslovénia (1-0, golo de Gio Van Bronckhorst) e lidera o Grupo G; a Ucrânia bateu a Lituânia (1-0) e está no topo do Grupo B; e Israel goleou a Estónia (4-0), colocando-se em posição de apuramento para fase final da Áustria/Suíça.

» EURO'2008
Fase de Apuramento

GRUPO A

Azerbaijão 1-0 Finlândia
Polónia 1-0 Arménia
Sérvia 1-1 Portugal

J
P
POLÓNIA
7
16
PORTUGAL
6
11
Sérvia
6
11
Finlândia
6
11
Bélgica
6
7
Cazaquistão
6
5
Azerbaijão
6
4
Arménia
5
1

GRUPO C

Hungria 2-0 Moldávia
Malta 0-1 Grécia
Turquia 2-2 Noruega

J
P
TURQUIA
5
13
GRÉCIA
5
12
Bósnia
5
7
Noruega
5
7
Hungria
5
6
Malta
5
4
Moldávia
6
2

GRUPO E

Israel 4-0 Estónia
Andorra 0-3 Inglaterra

J
P
CROÁCIA
5
13
ISRAEL
6
11
Rússia
5
11
Inglaterra
6
11
Macedónia
6
7
Estónia
5
0
Andorra
5
0

GRUPO G

Bulgária 0-0 Albânia
Roménia 3-0 Luxemburgo
Eslovénia 0-1 Holanda

J
P
HOLANDA
6
14
ROMÉNIA
5
11
Bulgária
5
9
Bielorússia
5
7
Eslovénia
5
4
Albânia
5
3
Luxemburgo
5
0
GRUPO B

Ucrânia 1-0 Lituânia
Geórgia 3-1 Ilhas Feroé
Itália 2-0 Escócia

J
P
UCRÂNIA
5
12
ESCÓCIA
6
12
França
5
12
Itália
5
10
Geórgia
6
6
Lituânia
5
4
Ilhas Feroé
6
0


GRUPO D

Rep.Checa 1-0 Chipre
Rep.Irlanda 1-0 Eslováquia
País de Gales 3-0 San Marino

J
P
ALEMANHA
5
13
REP.CHECA
6
13
Rep.Irlanda
7
13
Eslováquia
6
9
País de Gales
5
6
Chipre
6
4
San Marino
5
0


GRUPO F

Liechtenstein 1-0 Letónia
Irl.Norte 2-1 Suécia
Espanha 1-0 Islândia

J
P
IRL.NORTE
6
13
SUÉCIA
5
12
Espanha
5
9
Dinamarca
4
7
Letónia
4
3
Liechtenstein
5
3
Islândia
5
3

















# Artigo de Da Rocha
Publicado às 21:32



LIVRES
Snapshot #3



E VÃO DUAS - Guillermo Canas está a afirmar-se como a besta negra de Federer. Depois de ter terminado a série de 41 vitórias do suíço em Indian Wells, o argentino voltou a derrotar Federer em Miami.
(Foto: Reuters)

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 00:19


terça-feira, março 27, 2007

LIVRES
O Futebol das Pampas #2

» River Plate - Ao ritmo de Belluschi


Foto REUTERS

Fundado em 1901, o River Plate tem um palmarés invejável. No entanto, apesar dos 32 campeonatos e de duas Libertadores, o último troféu conquistado pelo River foi o Clausura em 2004. Com jovens valores a despontarem continuamente, o River não tem conseguido alcançar a estabilidade necessária para ganhar. O treinador actual é o histórico Daniel Passarella. Capitão da Argentina campeã mundial em 1978, o técnico voltou ao comando técnico dos Millionarios depois de passagens pelas selecção da Argentina, do Uruguai e da polémica passagem pelo Corinthians.

Um pouco à imagem de todas as equipas do campeonato argentino, o River joga num esquema 4x4x2. Actualmente no terceiro lugar do Clausura a um ponto do grande rival Boca Juniors e quatro do San Lorenzo, o River tem cinco vitórias e duas derrotas.
Na baliza, Carrizo é uma das figuras da equipa. Com apenas 22 anos, tem colmatado bem a saída de Lux. À sua frente, o quarteto defensivo está diferente relativamente à época passada. Nas laterais, Ferrari continua dono do lado direito, mas na esquerda Domínguez tem estado ausente, dando lugar a Cristian Villagra. Apesar de jogar no lado direito, este jovem com 21 anos, sente-se à vontade para fazer grande parte do flanco. Aproveitando o posicionamento interior dos médios, cabe a Villagra conseguir alargar o ataque. Defensivamente, não é tão forte como Ferrari. A dupla de centrais é constituída por Tuzzio e Nelson Rivas. O primeiro actua mais solto e evidencia excelente posicionamento, dobrando muito bem os colegas da defesa. Já Nelson Rivas, colombiano, é o exemplo perfeito do central forte fisicamente, bom na marcação mas com muitas limitações técnicas.

No meio-campo, Belluschi é a grande referência. Com 23 anos, a definição do ataque passa toda por ele. Com um raio de acção bastante largo, é impossível dissociar a equipa do seu génio, principalmente desde a saída de Higuaín. Com ele no meio-campo, Leo Ponzio, Ahumada e Zapata, embora Sambueza, Diego Galván e Ariel Ortega também surjam com frequência na equipa. Os médios exteriores abandonam as linhas para participar mais activamente na construção de jogo dando espaço a Belluschi e Ahumada/Diego Galván (os dois interiores) para subir no terreno e apoiar os dois avançados.

Na frente só Tecla Farías parece ter lugar cativo. Ao seu lado, Marco Ruben, Radamel Falcao e Mauro Rosales vão dividindo oportunidades, apesar do último ter conquistado a titularidade desde que chegou do Ajax.
As variantes de jogo utilizadas por Daniel Passarella, um técnico com muitas cautelas defensivas, tornam natural a marca de 11 golos em 7 jogos. Este dado confirma a dificuldade com que a equipa efectua a transposição para o ataque. O afunilamento do jogo no último terço, bem como ataques com apenas três ou quatro jogadores, facilitam a tarefa dos adversários.

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 21:03



LIVRES
Snapshot #2



RECORDS - Muitos records. A natação continua a provar que é a modalidade onde os limites humanos continuam a ser quebrados. No Mundial de Melbourne, o terceiro dia trouxe quatro records. Federica Pellegrini (200m livres), Natalie Coughlin (100m costas), Michael Phelps (200m livres) e Aaron Peirsol (100m costas) foram os destaques do dia. A nível nacional, Tiago Venâncio (200m livres), Diogo Carvalho (200m mariposa), Fernando Costa (800m livres) e Sara Oliveira (100m mariposa) bateram as marcas anteriores.
(Foto: Reuters)

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 20:51



NBA
Lance Livre #6

» Kobe Bry(lli)ant entra na história, decisões aproximam-se


Foto REUTERS

Kobe Bryant, o polémico base dos LA Lakers, entrou para a história da modalidade ao apontar pelo menos 50 pontos em quatro jogos consecutivos. Numa altura que os Lakers ainda não estavam seguros para o playoff, as exibições de Bryant chegaram para uma série de cinco vitórias consecutivas que possibilita, com alguma certeza, garantir um lugar na próxima fase. Kobe começou por marcar 65 pontos a Portland, seguido de Minnesota (50), Memphis (60) e New Orleans (50). No quinto jogo, Bryant fez apenas (!) 43 pontos e ficou a três jogos de igualar o record de Wilt Chamberlain alcançado em 1961. Ainda esta época, Kobe Bryant já tinha ultrapassado a marca dos 50 pontos por duas vezes e tem agora uma média de 31 pontos por jogo.
Na carreira, Bryant está prestes a chegar à restrita marca dos 20 000 pontos (18 879) na sua 11.ª temporada na NBA.

Na luta pelos playoff, a semana trouxe mais três equipas à próxima fase. Detroit na conferência Este continua a liderar (apesar das ameaças Cleveland e Chicago) e já garantiu, enquanto na Oeste o número de equipas apuradas sobe para cinco, com Houston e Utah a conseguirem-no durante esta semana. Do outro lado da tabela, Memphis é a única equipa sem qualquer possibilidade matemática de passar da fase regular.
Nos últimos lugares pelos playoff, a situação nas duas conferências é muito semelhante, com quatro equipas a lutar por dois lugares. Em Este, semana positiva para Orlando e péssima para os Knicks. A equipa de New York perdeu jogos com adversários directos e complicou o seu objectivo.
Em Oeste, Minnesota e Sacramento parecem ter abandonado a luta, ficando agora Denver, Clippers, Golden State e New Orleans a disputar dois lugares, numa altura que faltam 12 jogos para praticamente todas as equipas.

Classificações

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 16:15



SUB'21
Portugal derrotado na Sérvia

» Exibição fraca castigada com derrota

» EURO'2007 | PreparaçãoEstádio FK Vojvodina - Novi Sad

Sérvia 2-0 Portugal
Tosic, 18', Milovanovic, 68'  

A Sérvia derrotou Portugal por 2-0 num jogo de preparação para o Europeu da Holanda, em que ambas as equipas estarão presentes. José Couceiro aproveitou a oportunidade para fazer algumas experiências tácticas na partida, mas esteve muito aquém do que é capaz. A jogar em casa, a Sérvia controlou grande parte da partida e marcou um golo em cada uma das partes por Tosic e Milovanovic.

Num jogo disputado a um ritmo muito lento, a Sérvia apoderou-se do controle do jogo e foi sem surpresa que inaugurou o marcador aos 18 minutos. Num lance que até começou num desvio do árbitro da partida, Tosic, que substituira Perovic aos 12 minutos, entrou na área pelo lado esquerdo e rematou forte ao poste mais próximo, não dando hipóteses ao guarda-redes Paulo Ribeiro.

Na segunda parte Couceiro mexeu na equipa mas, apesar de algumas melhorias num primeiro período, a Sérvia voltou a tomar conta do jogo. Fixou o resultado final aos 68 minutos na sequência de um livre directo. Descaído para o lado esquerdo, Milovanovic rematou forte e aproveitou o desvio na barreira para trair o guarda-redes e marcar o segundo golo.

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 15:51


segunda-feira, março 26, 2007

CLAUSURA
Jornada 7

» San Lorenzo soma nova vitória, Boca ultrapassa River


Foto REUTERS

O San Lorenzo não desarma da liderança e as vozes de candidatura ao título começam a fazer-se ouvir. Ramón Díaz, o treinador em grande destaque no Clausura, alcançou a sexta vitória em sete jogos. No derby frente ao Independiente, em casa, o San Lorenzo venceu por 4-3 num jogo espectacular e com muita emoção. Andrés Silvera foi o destaque da partida ao apontar dois golos, mas a grande figura do San Lorenzo até agora, Gastón Fernández, também apontou um golo importante em cima do intervalo numa altura que o Independiente vencia por 2-1. Na equipa de Jorge Burruchaga, destaque para Lucas Pusineri que também bisou.

O Boca Juniors foi às Ilhas Malvinas bater o Godoy Cruz por 1-0, resultado que lhe permitiu ascender ao segundo posto a três pontos do líder. A equipa de Miguel Russo com Ibarra, mas sem Marioni alcançou o golo da vitória a sete minutos do final da partida por intermédio de Mauro Boselli. Boselli, de 21 anos, que tinha entrado durante a segunda parte tem sido uma das revelações xeneizes e voltou a marcar depois de, a meio da semana, ter apontado um golo de belo efeito frente ao Toluca.
Já o River Plate foi surpreendido em casa pelo Gimnasia Jujuy. Mario Turdó, antiga esperança do futebol argentino formada no Independiente e cobiçado no passado por equipas portuguesas, apontou o único golo da partida aos 79 minutos, cinco minutos depois de entrar.

Nos outros jogos, destaques para a vitória do Estudiantes e o empate entre Racing e Arsenal. O campeão do Apertura voltou definitivamente à onda dos bons resultados e já é 4.º classificado com 14 pontos. Na recepção ao Rosario Central, a equipa de Diego Simeone venceu por 3-0 com um golo de Ignacio Piatti e um bis de Lugüercio em 21 minutos jogados.
Racing e Arsenal empataram a duas bolas num resultado que não agradou nenhuma das equipas. Se os da casa estão a protagonizar um péssimo início de temporada que já põe em causa o lugar de Mostaza Merlo, o Arsenal vai no terceiro jogo sem vencer depois de um início com quatro vitórias. A grande figura da partida foi El Piojo López ao apontar os dois golos da equipa da casa.

» CLAUSURA | 7.ª Jornada:

Nueva Chicago 2-0 Belgrano
Racing Club 2-2 Arsenal
Estudiantes 3-0 Rosario Central
Vélez Sarsfield 1-1 Colón
Gimnasia LP 0-1 Banfield
Lanús 2-1 Argentinos Juniors
Newell's Old Boys 2-2 Quilmes
River Plate 0-1 Gimnasia J
San Lorenzo 4-3 Independiente
Godoy Cruz 0-1 Boca Juniors

» CLASSIFICAÇÃO: (completa) (marcadores)
JP
San Lorenzo719
Boca Juniores716
River Plate715
18ºBelgrano75
19ºQuilmes75
20ºRosario Central75

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 20:03


domingo, março 25, 2007

TAÇA DE PORTUGAL
Sp.Braga nas meias-finais

» Arsenalistas batem Varzim com bis de Maciel


Foto INFORDESPORTO

» TAÇA DE PORTUGALEstádio Municipal - Braga

SP.BRAGA 2-0 Varzim
Maciel, 32', 67'  

O Sp.Braga derrotou esta tarde o Varzim, por 2-0, e assegurou a passagem às meias-finais da Taça de Portugal. Maciel, com um golo em cada parte, foi o grande obreiro do triunfo dos arsenalistas e o conjunto de Jorge Costa discutirá com o Belenenses, no Restelo, a presença na final da prova rainha do futebol português.

Frente a um dos 'tomba-gigantes' da presente edição da prova, que na eliminatória anterior havia deitado por terra as aspirações do Benfica, o Sp.Braga dominou todo o primeiro tempo e chegou ao golo pouco depois da meia hora. Wender escapou-se pela esquerda, entrou na área varzinista e rematou cruzado para a emenda vitoriosa de Maciel, que se encontrava no limite do fora-de-jogo.

No segundo tempo, os comandados de Diamantino Miranda ainda colocaram em sentido o último reduto dos bracarenses, especialmente em lances protagonizados por Denílson e Marco Claúdio, mas foi o Braga quem, aos 67 minutos, em contra-golpe, sentenciou a partida. O golo teve os mesmos participantes do primeiro: Wender explorou a velocidade de Maciel e o brasileiro bisou, depois de ultrapassar o guarda-redes Ricardo com um toque subtil.

Já sem equipas de escalões secundários em prova, destaque-se o facto de estarem nas meias-finais quatro equipas que já inscreveram o seu nome na galeria dos vencedores da Taça de Portugal. No próximo dia 18 de Abril, Belenenses e Sp.Braga, duas equipas que também lutam por um lugar europeu via campeonato, discutem uma das vagas na final do Jamor. Na outra semi-final, o Sporting recebe o Beira-Mar.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 20:19


sábado, março 24, 2007

EURO'2008
Portugal goleia Bélgica

» Ronaldo bisa no regresso a Alvalade


Foto RODRIGO CABRITA

» EURO'2008 | Grupo AEstádio José Alvalade - Lisboa

Portugal 4-0 Bélgica
N.Gomes, 53', Ronaldo, 55', 75', Quaresma, 68'  

Portugal goleou a Bélgica por 4-0 em jogo a contar para a campanha de apuramento para o Euro'2008 disputado no Estádio de Alvalade. O nulo ao intervalo poderia evidenciar algumas dificuldades, mas quatro golos alcançados na segunda parte catapultaram Portugal para uma vitória motivadora para o jogo a meio a da semana na Sérvia. Nuno Gomes, Cristiano Ronaldo por duas vezes e Ricardo Quaresma apontaram os golos da selecção portuguesa.

Scolari optou por lançar João Moutinho e Nuno Gomes no onze inicial, para além da dupla de alas já esperadas constituída por Ronaldo e Quaresma. Portugal fez o seu jogo pelas alas, mas na primeira parte não conseguiu criar grandes dificuldades para o polémico guarda-redes Stijnen. A única situação de grande perigo ocorreu por intermédio de Quaresma que, em boa situação pelo lado direito, rematou forte e por cima da barra. Na segunda parte, Portugal transfigurou o jogo e em dois minutos decidiu a partida. Aos 53 minutos, após uma recuperação no meio-campo, João Moutinho assistiu de forma brilhante Nuno Gomes que não teve dificuldades em fazer o primeiro da partida. Logo depois, foi a vez de Ronaldo confirmar o segundo golo após um excelente cruzamento de Quaresma.
A Bélgica tentou responder, mas a maioria dos seus ataques foram infrutíferos. Numa das raras excepções, já com Ricardo fora do lance, os belgas não acertaram na baliza.

Para o minuto 68 estava guardada uma obra-prima de Quaresma. O médio do Porto tirou o adversário do lance com uma excelente simulação e rematou de trivela ao ângulo mais distante da baliza de Stijnen. Sem hipóteses. Neste período do jogo, os belgas tinham dificuldade em travar o forte ímpeto português e Cristiano Ronaldo acabaria por fixar o resultado final à entrada para o quarto de hora final. Do lado direito do campo, Ronaldo flectiu para o meio e rematou rasteiro com o pé esquerdo para o quarto golo luso.
Resultado importante e que dá excelentes indicações para o desafio com a Sérvia.

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 22:40



EURO'2008
Fase de Apuramento

» Inglaterra empata em Israel e complica contas, Alemanha vence na República Checa


Foto REUTERS

» EURO'2008
Fase de Apuramento

GRUPO A

Polónia 5-0 Azerbaijão
Cazaquistão 2-1 Sérvia
Portugal 4-0 Bélgica

J
P
POLÓNIA
6
13
FINLÂNDIA
5
11
Portugal
5
10
Sérvia
5
10
Bélgica
6
7
Cazaquistão
6
5
Arménia
4
1
Azerbaijão
5
1

GRUPO C

Moldávia 1-1 Malta
Noruega 1-2 Bósnia-Herzegovina
Grécia 1-4 Turquia

J
P
TURQUIA
4
12
GRÉCIA
4
9
Bósnia
5
7
Noruega
4
6
Malta
4
4
Hungria
4
3
Moldávia
5
2

GRUPO E

Croácia 2-1 Macedónia
Israel 0-0 Inglaterra
Estónia 0-2 Rússia

J
P
CROÁCIA
5
13
RÚSSIA
5
11
Inglaterra
5
8
Israel
5
8
Macedónia
6
7
Estónia
4
0
Andorra
4
0

GRUPO G

Luxemburgo 2-1 Bielorrúsia
Albânia 0-0 Eslovénia
Holanda 0-0 Roménia

J
P
HOLANDA
5
11
BULGÁRIA
4
8
Roménia
4
8
Bielorússia
5
7
Eslovénia
4
4
Albânia
4
2
Luxemburgo
4
0
GRUPO B

Escócia 2-1 Geórgia
Ilhas Feroé 0-2 Ucrânia
Lituânia 0-1 França

J
P
ESCÓCIA
5
12
FRANÇA
5
12
Ucrânia
4
9
Itália
4
7
Lituânia
4
4
Geórgia
5
3
Ilhas Feroé
5
0


GRUPO D

Rep.Irlanda 1-0 País de Gales
Chipre 1-3 Eslováquia
Rep.Checa 1-2 Alemanha

J
P
ALEMANHA
5
13
REP.CHECA
5
10
Irlanda
6
10
Eslováquia
5
9
Chipre
5
4
País de Gales
4
3
San Marino
4
0


GRUPO F

Liechtenstein 1-4 Irl.Norte
Espanha 2-1 Dinamarca


J
P
SUÉCIA
4
12
IRL.NORTE
5
10
Dinamarca
4
7
Espanha
4
6
Letónia
3
3
Islândia
4
3
Liechtenstein
4
0

















# Artigo de Margarida Martins
Publicado às 22:27


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes