home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quinta-feira, maio 31, 2007

LIVRES
Take #23

» Rescaldo: 4.º ao 8.º


Foto ARQUIVO

Repetindo a classificação dos últimos anos, o Braga acabou por ser uma desilusão na minha opinião. Formando uma equipa "galáctica", Carlos Carvalhal tinha todos os recursos ao seu dispor para lutar por uma vaga na Champions. Criou-se uma onda de entusiasmo em redor da equipa, mas as expectativas no campeonao goraram-se, apesar do quarto lugar. Na UEFA, contudo, o Braga teve um desempenho brilhante. Não comprometeu e chegou à fase de grupos, onde vencendo os jogos em casa chegou às fases a eliminar. Depois de eliminar o Parma, caiu perante o Tottenham, mas com o orgulho intacto. No campeonato, o 4.º lugar a 17 pontos do 3.º não foi positivo. Três treinadores durante a época não ajudaram. Dos reforços, Zé Carlos foi dos mais úteis, enquanto Jorge Luiz desapontou.

O Belenenses surpreendeu e terá sido a equipa que chegou ao final da época com maior sensação de dever cumprido. No campeonato, uma defesa sólida (Nivaldo e Rodrigo Alvim foram excelentes aquisições) e uma revelação no ataque - Dady, surpreenderam o país e a equipa chegou à última jornada com aspirações de chegar ao quarto lugar. Na Taça de Portugal, a presença na final é um dos maiores feitos dós últimos, largos, anos. Depois de um ano complicado com toda a polémica do Caso Mateus, o Belenenses reergueu-se. A próxima época servirá para analisar até que ponto foi uma situação casual ou não.

José Mota é um treinador à imagem do Paços de Ferreira. E o contrário também é verdadeiro. A invencibilidade em casa, quebrada apenas pela derrota com o Belenenses, e uma carreira regular permitiu à equipa da capital do móvel garantir um lugar na UEFA. A equipa tem notado um desenvolvimento sustentável desde a última subida e a equipa parece bem. Antunes foi uma das revelações e poderá estar de saída.

A um lugar da UEFA, o Leiria pagou caro uma segunda volta menos positiva. A estreia de Domingos Paciência como técnico na Liga Portuguesa foi positiva e a equipa baseou a sua campanha nos jogos em casa. Sougou na primeira metade da época e Slusarski, na segunda, foram decisivos para garantir a vaga na Intertoto.

Começando a época com a UEFA, o Nacional enfrentou muitas dificuldades. As derrotas consecutivas pela margem mínima chegou a lançar alguns conflitos entre Carlos Brito e Rui Alves. No entanto, a equipa conseguiu estabilizar-se e foi subindo lugares na tabela. Diego José foi um dos elementos decisivos na segunda metade do campeonato e o jovem Zé Vítor, emprestado ao Machico nas últimas épocas, foi a grande revelação, especialmente se se tiver em conta que é um jogador natural da Madeira.

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 22:49



INTERNACIONAL
Copa do Brasil: Final - 1.ª mão

» Figueirense arranca empate no Maraca


Foto UOL ESPORTE

No Maracanã, Fluminense e Figueirense jogaram esta quarta-feira a primeira mão da final da Copa do Brasil. O Figueira, que antes de disputar a decisão tinha deixado pelo caminho o Botafogo de forma polémica (uma das auxiliares, Ana Paula de Oliveira, anulou um golo limpo ao Fogão que os colocaria na decisão), esteve grande parte do jogo na defensiva e quase ia levando o resultado pretendido para casa. Porém, o Flu, que deixou o Brasiliense pelo caminho de forma sofrida, conseguiu com muito coração arrancar o empate que deixa tudo em aberto para o segundo jogo, pese o time de Santa Catarina poder jogar com o 0-0, resultado que lhes dará o título.

O jogo começou como era esperado: o Tricolor carioca, com jogadores de maior calibre e empolgado pelos 64 mil adeptos, começou empurrando o Figueirense para a sua defensiva e, logo ao primeiro minuto, uma tabela entre Ivan e Adriano Magrão quase ia resultando em golo do primeiro. A equipa de Mário Sérgio (ex-internacional brasileiro) ia respondendo em contra-ataques bem delineados e sempre pela certa (assim se entendia pelo esquema apresentado: o 3-6-1). Esta táctica não ajudou ao espectáculo, daí não se estranhar que as melhores ocasiões da primeira parte surgissem de bola parada: aos 25', canto de Ivan e Cícero mandou muito perto da baliza; aos 45', livre rapidamente marcado, Carlos Alberto toca em Adriano Magrão que pega mal e manda para fora.

A segunda parte foi melhor porque o Figueirense resolveu atacar e logo no reinício quase ia marcando. O Flu respondeu, dominou novamente a partida e ia desperdiçando ocasião atrás de ocasião. E o velho provérbio do futebol veio ao de cima: quem não faz, costuma sofrer: aos 82', Henrique aproveita mal alívio da defensiva tricolor e fuzila Fernando Henrique: 0-1, que silenciava e colocava em desespero os adeptos do Fluminense.

Do mal, o menos. A equipa de Renato Gaúcho chegou ao empate aos 88’: boa jogada de Thiago Neves finalizada da melhor forma por Adriano Magrão, ele que foi dos que mais desperdiçou oportunidades ao longo de toda a partida.

A segunda mão joga-se já na próxima quarta-feira, 6 de Junho. Pode ver aqui (link) os vídeos do encontro de ontem.

» COPA DO BRASIL
Final: 1.ª mão


Fluminense 1-1 Figueirense
(Adriano Magrão, 88'; Henrique, 83')

# Artigo de Mário Palmeira
Publicado às 21:17


quarta-feira, maio 30, 2007

LIVRES
Mercado #1

» Anderson, Nani e Tello


Foto PEDRO SIMÕES FERREIRA

Hoje foi provavelmente o primeiro dia de mercado propriamente dito. As mudanças nos outros clubes, algumas renovações, Lino e Marc Zoro já tinham aberto as festividades, mas nada comparado ao dia de hoje.
A história resume-se em poucas palavras. Viagem de avião entre Manchester e Lisboa e acordo por Nani e Anderson, ambos a rondar os 25 milhões de euros, segundo os órgãos de comunicação social. Um raid, no verdadeiro sentido de palavra, que talvez não seria possível com um aeroporto na Ota. Já antes, Tello tinha feito o que lhe deu na tella e desviou-se para o Besiktas - o clube da águia na Turquia.

Anderson é craque. Não engana. Consegue aliar um estilo de jogo típico do clássico n.º 10 com uma velocidade de execução que faz a diferença para outros 10 igualmente brilhantes (ver Romagnoli). Com uma enorme margem de progressão, Anderson será dos melhores do Mundo num futuro próximo. O encaixe financeiro é importantíssimo para o Porto e sabe ainda melhor sabendo que, apesar de ser um jogador fabuloso, o Porto sobreviveu perfeitamente sem ele. Alternativas não faltarão.

Nani é craque também, mas engana mais. Com uma irregularidade exibicional e alguma fraqueza mental (opinião pessoal), Nani tem o melhor futuro que poderia esperar. No Manchester não há margem para erros. Cristiano Ronaldo é o que é hoje porque teve um clube à sua medida para evoluir. Quaresma e Simão não o tiveram. Os valores anunciados à partida (25,5 milhões de euros) têm uma enorme valia nas finanças do Sporting. No entanto, a precisar de dinheiro ou não, não há jogador em Portugal actualmente que valha mais do que 25 milhões de euros numa venda para o estrangeiro, especialmente se se tiver em conta o declínio dos valores das transações, excepto as do magnata russo. E mesmo aí...

Tello não é craque, mas ajuda e muito. Teve um passado imaculado no Sporting a nível disciplinar e nada daria a entender que a sua saída se processaria desta forma. No entanto, não o condeno, em parte. O Sporting tinha todo o interesse em renovar com Tello, mas não estava em situação de lhe dar o salário que poderia auferir na Turquia. Isto muito também porque o orçamento do Sporting aumentará mesmo que não se contrate ninguém. As múltiplas renovações de talentos assim o obrigariam. Contudo, sem Tello e Nani, só Moutinho deve provocar um aumento que, sendo isolado, não deverá ser significativo.

Ainda na recta de partida para o defeso, tudo aponta que Porto e Sporting poderão ter algum à vontade se necessário. Se restar alguma coisa, melhor dizendo. Por agora, o Benfica vai-se mantendo incólume, mas novelas rodeando Miccoli, Simão e possivelmente Luisão vão andar por aí.

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 21:39



LIVRES
Take #22

» Rescaldo: 9.º ao 12.º


Foto ARQUIVO

O Estrela da Amadora foi das equipas que mais evoluiu durante o campeonato. Com um começo bastante negativo, ajudado em muito com as obras na Reboleira que o obrigou a jogar em terreno neutro durante várias jornadas, a direcção manteve a confiança em Daúto Faquirá. O treinador que se estreou na Liga Portuguesa, tinha dado boas indicações no Sintrense e Barreirense e mereceu a aposta, depois de ter estado com um pé em Leiria. A grande revolução da equipa adiou a estabilidade, mas a partir de certa altura, a subida na tabela classificativa permitiu-lhe encarar as últimas jornadas com tranquilidade. A vitória no Dragão foi um dos pontos altos.

O Boavista, por outro lado, foi uma das grandes desilusões. A entrada de Jesualdo Ferreira prometeu e as indicações dadas na pré-época eram boas, mas a deserção do técnico para o Porto complicou as contas. Linz, Grzelak e Kazmierczak foram mais-valias, mas Pedro Barny, Zeljko Petrovic e Jaime Pacheco nunca conseguiram manter um nível exibicional ao longo da época. A vitória por 3-0 frente ao Benfica alimentou as esperanças dos adeptos, mas o Boavista esteve sempre longe dos lugares europeus. Jaime Pacheco, ao contrário do que chegou a ser anunciado, vai manter-se ao comando de uma equipa que deverá contar com investimento estrangeiros, nomeadamente a Invertfutbol. Poderá Edgar manter-se na Liga Portuguesa?

O Marítimo foi outra das desilusões da época. Com uma época irregular, Ulisses Morais não conseguiu colocar a equipa a jogar bom futebol e era regularmente alvo de críticas dos adeptos. Alberto Pazos terminou a época, mas não obteve melhores resultados e deve estar de saída. Mbesuma, Gregory e Douglas (este a meio da temporada) foram bons valores que chegaram esta época, mas não conseguiram colocar o Marítimo na primeira metade da classificação.

O começo da Naval prometeu bastante com Rogério Gonçalves no comando técnico e Nei na frente de ataque a destacar-se como melhor marcador, mas a partir de certa altura da temporada, a qualidade de jogo e os resultados começaram a ser cada vez piores, ajudados com a saída do técnico. Fernando Mira, Mariano Barreto e novamente Fernando Mira não conseguiram dar a mesma qualidade à equipa e o final de época foi penoso.

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 13:00



LIVRES
Snapshot #28



ACROBACIAS...? - A edição 2007 do Roland Garros está já em marcha. Depois de Frederico Gil ter ficado pelo caminho ainda na qualificação, a chuva decidiu marcar o primeiro dia de competição. Mesmo sem chuva, Gael Monfils, uma das esperanças do ténis francês, não se livrou de uma escorregadela frente ao belga Olivier Rochus. A vitória em 5 sets acabou por chegar, mas com algumas acrobacias pelo meio.(Foto: Reuters)

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 00:59


terça-feira, maio 29, 2007

LIVRES
Take #21

» Rescaldo: 13.º ao 16.º


Foto ARQUIVO

A Bwin Liga deste ano despromoveu Beira-Mar e Desp.Aves, precisamente as duas equipas que haviam subido o ano passado. Subindo com Inácio e Prof.Neca, as duas encetaram por caminhos diferentes.
No Desp.Aves, o Prof.Neca levou a cabo a sua teoria que não se deve mexer praticamente nada em equipa que sobe e pagou caro por isso. Em Janeiro, foi obrigado a corrigir grandes lacunas (dos piores ataques do campeonato) no mercado e tentou salvar a equipa da terceira despromoção na terceira presença no escalão máximo. Jorge Ribeiro e Moreira chegaram a ser decisivos em algumas partidas, mas as duas últimas jornadas deitaram tudo por terra.

No Beira-Mar a contratação de Mário Jardel deixou o país futebolístico com grandes expectativas relativamente ao jogador e ao que a equipa poderia fazer. A verdade é que depois de um começo razoável, com algumas más arbitragens a piorar, o Beira-Mar começou a perder jogos consecutivos e a ser relegado para os lugares do fundo da tabela. A dança de treinadores começou e Augusto Inácio deu o lugar a Carvalhal, que por sua vez foi substituído por Paco Soler, numa altura que o Beira-Mar se abriu à Invertfutbol. Aí, a equipa teve inúmeras entradas e saídas, mas nunca conseguiu encontrar a regularidade precisa para a permanência.

O V.Setúbal voltou a ser uma grande desilusão. Começando a época na UEFA, Hélio não aguentou muito tempo, face aos maus resultados. A saúde financeira da equipa sadina há muito que está degradada e as polémicas sucederam-se. António Conceição passou sem glória pelo comando técnico e teve que ser Carlos Cardoso, a solução de recurso nestes casos, a terminar a época. Incapaz de fazer frente aos três grandes (0 pontos nos 6 jogos), o Setúbal conseguiu uma recta final positiva, coroada com a vitória na Figueira da Foz que lhe permitiu a permanência, face aos resultados dos adversários directos. O ganês Ayew, contratado a meio da época, foi fundamental ao marcar vários golos decisivos.

A Académica foi, possivelmente, a maior desilusão do campeonato. Manuel Machado chegou rotulado de treinador europeu, face aos lugares que tinha conseguido no Guimarães e Nacional, mas a vida em Coimbra foi diferente do que o próprio e os adeptos esperavam. Uma grande revolução na equipa custou-lhe as primeiras jornadas da época e um calendário impróprio nas jornadas finais deixou-o sempre um subtil patamar acima da luta pela permanência. A vitória em Aveiro na recta final permitiu-lhe alguma segurança. No entanto, fica aquém das expectativas.

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 15:30



NBA
Lance Livre #15

» Spurs a uma vitória da final, Pistons em vantagem


Foto REUTERS

Os San Antonio Spurs estão a uma vitória de atingir novamente a final depois do interregno do ano passado. A equipa de Greg Popovich está em vantagem na série frente aos Utah Jazz por 3-1, sendo que o quinto jogo será disputado em casa. Depois das duas vitórias em casa, os San Antonio Spurs foram dominados pelos Jazz em Salt Lake City, com o jovem base Deron Williams a realizar uma exibição fantástica. Aliás, Williams tem sido a grande referência de Utah em toda a série, superando Carlos Boozer. Nos quatro jogos frente aos Spurs, Deron Williams está com uma média de 29.5 pontos, 9.3 assistências e 3 roubos de bola.
Ainda assim, os Spurs têm-se revelado uma equipa mais consistente e ontem venceram o terceiro jogo e colocaram-se em óptima posição para chegar à final.
O argentino Ginobili foi a grande figura dos Spurs ao apontar 16 dos 28 pontos dos Spurs no quarto período.
A vitória por 91-79 não deixou dúvidas, num jogo que Derek Fisher e Mehmet Okur não chegaram ao final da partida por terem alcançado seis faltas.

Na Conferência Este, está tudo mais equilibrado. Os Detroit Pistons vencem os Cleveland Cavaliers por 2-1, mas o quarto jogo realiza-se hoje à noite em Cleveland. LeBron James e companhia têm a possibilidade de empatar a série e pressionar os Pistons para o quinto jogo em Detroit. No último jogo, disputado em Cleveland, LeBron James esteve imparável ao apontar 32 pontos, 9 assistências e 9 ressaltos.
O outrora primeira-escolha do draft está com uma média de 20.3 pontos, 8.3 assistências e 8.3 ressaltos nos jogos contra Detroit.

Informação adicional e diariamente actualizada em Triplo Duplo.

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 14:56


segunda-feira, maio 28, 2007

CLAUSURA
Jornada 16

» Luta a dois depois do empate do Estudiantes


Foto REUTERS

A três jornadas do final do Clausura, a luta parece ter sido reduzida a dois candidatos depois do empate a quatro golos entre Estudiantes e Newell's Old Boys. A jogar em casa, o actual campeão chegou a uma vantagem de dois golos aos 20 minutos (Pavone e Calderón), mas antes do intervalo já a equipa de Pablo Marini tinha conseguido a reviravolta do marcador. Pablo Pérez, por duas vezes, e Mauro Cejas marcaram os golos do Newell's. Nos primeiros seis minutos da segunda parte, Aguirre, na própria baliza, e Piatti deram novamente vantagem aos pinchas, mas Pablo Pérez conseguiria o hattrick que resultou no empate final.

O líder San Lorenzo mantém-se compenetrado na luta pelo título. Desta feita, venceu confortavelmente por 3-0 o Racing em casa. Gastón Fernández, Tula e Hirsig construíram o resultado para os da casa. O Boca Juniors mantém-se a três pontos do líder depois de vencer o Gimnasia Jujuy por 3-1. Palacio abriu o caminho para a vitória dos xeneizes.
O River Plate voltou às vitórias depois do empate da jornada passada. Em La Plata, frente ao Gimnasia, os millionarios venceram por 3-0 com um bis de Ernesto Farías e um golo de Leo Ponzio.

» CLAUSURA | 16.ª Jornada:

Independiente 1-1 Argentinos Juniors
Nueva Chicago 2-1 Lanús
Estudiantes 4-4 Newell's Old Boys
Godoy Cruz 0-2 Vélez Sarsfield
Banfield 2-3 Quilmes
Boca Juniors 3-1 Gimnasia J
Rosario Central 0-2 Arsenal S.
San Lorenzo 3-0 Racing Club
Belgrano 1-3 Colón
Gimnasia La Plata 0-3 River Plate

» CLASSIFICAÇÃO: (completa) (marcadores)
JP
San Lorenzo1638
Boca Juniors1635
Estudiantes1633
18ºRacing1614
19ºGimnasia LP1613
20ºQuilmes1612

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 08:20


domingo, maio 27, 2007

TAÇA DE PORTUGAL
Sporting bate Belenenses na final

» Liedson marcou no regresso dos leões aos títulos


Foto REUTERS

» TAÇA DE PORTUGALEstádio Nacional - Lisboa

Belenenses 0-1 SPORTING
  Liedson, 88'

O Sporting derrotou esta tarde o Belenenses (1-0) e voltou, cinco anos depois, a conquistar a Taça de Portugal. No Jamor, numa partida não tão emotiva como se previa, o brasileiro Liedson marcou aos 88 minutos de jogo e foi absolutamente decisivo no regresso aos títulos dos leões, que asseguraram a décima quarta Taça do seu historial.

Com um Belenenses bem diferente daquele que há uma semana foi goleado em Alvalade, cedo se percebeu que o desafio se pautaria por um enorme equilíbrio - apesar desse equilíbrio inicial ter acontecido devido ao facto de Pedro Proença não ter assinalado uma grande penalidade sobre João Moutinho logo aos 35 segundos. Assim, durante o primeiro tempo, o que sobrou em chuva faltou em oportunidades reais de golo. Na prática foram duas, uma para cada lado: a primeira pertenceu ao argentino 'Pipi' Romagnoli, que atirou à figura de Paulo Costinha, num lance confuso que Alecsandro também não conseguiu concluir; a segunda inteiramente construída por Silas, que fez o que quis de Abel e obrigou Ricardo a uma defesa de recurso para canto.

Na início da etapa complementar, o Sporting parecia apostado em voltar a pôr em prática aquele futebol rendilhado que apresentou nos últimos meses. Criou uma soberana oportunidade para marcar quando Liedson esteve perto de aproveitar um deslize de Costinha, mas os de Jorge Jesus fecharam quase sempre bem os caminhos para a sua baliza e dispuseram até da melhor ocasião de todo o jogo. Aos 61 minutos, após serviço de Zé Pedro da esquerda, o ponta-de-lança Dady cabeceou à trave, com Ricardo a desviar a trajectória da bola para o ferro.

O conjunto de Paulo Bento assimilou a ameaça e não mais permitiu que veleidades ao ataque do Belenenses, o que também se justifica pela entrada de Tonel para o quarteto defensivo em detrimento do lesionado Rodrigo Tello. Nani juntou-se a Romagnoli como elementos mais empreendedores do ataque leonino, mas o golo surgiu apenas quando já toda a gente fazia contas ao prolongamento. A dois minutos do fim, Miguel Veloso cruzou rasteiro da esquerda e Liedson antecipou-se a Costinha para sentenciar a final a favor do Sporting.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 19:41



SERIE A
Jornada 38

» Inter encerra festejos do título, Chievo cai para a Serie B


Foto ASSOCIATED PRESS

O Inter e Luís Figo encerraram esta tarde os festejos do Scudetto, derrotando o Torino (3-0) na última jornada da Serie A. O antigo internacional português, que deverá estar de partida do clube nerazzurro, marcou de grande penalidade o último golo da época da turma de Mancini e saiu a 7 minutos do final da partida, aplaudido de pé pelos tiffosi presentes nas bancadas do Giuseppe Meazza. Num jogo em que o fica para a história é a entrega do troféu de campeão italiano, Materazzi, também de penálti, e o brasileiro Maicon apontaram os outros dois golos do Inter, uma das equipas do ano a nível europeu.

Nos outros jogos desta derradeira ronda, o destaque vai para a despromoção do Chievo, que perdeu na Sicília com o Catania (0-2). Além do Torino, da derrota dos de Verona beneficiaram os portugueses Fernando Couto (Parma), Vidigal (Livorno), Ricardo Esteves (Reggina) e Semedo (Cagliari), que viram os seus emblemas garantirem a permanência em cima da linha de meta.

De resto, realce para o facto da Fiorentina ter segurado o quinto lugar com uma goleada sobre a Sampdoria (5-1) e ainda para a confirmação de Francesco Totti com máximo goleador em Itália. O capitão romano bisou na derradeira jornada e fechou a temporada com 26 golos, à frente de Cristiano Lucarelli (Livorno, 20) e Christian Riganò (Messina, 19).

» SERIE A | 38.ª Jornada

AS Roma 4-3 Messina
Ascoli 2-1 Cagliari
Catania 2-0 Chievo
Fiorentina 5-1 Sampdoria
Inter 3-0 Torino
Livorno 4-2 Atalanta
Parma 3-1 Empoli
Reggina 2-0 AC Milan
Siena 2-1 Lázio
Udinese 1-2 Palermo

» CLASSIFICAÇÃO: (estatísticas completas)
JP
INTER3897
AS Roma3875
Lázio3862
AC Milan3861
Fiorentina3858
Palermo3858
Empoli3854
18ºChievo3839
19ºAscoli3827
20ºMessina3826

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 18:24



AUTOMOBILISMO
Fórmula 1 - GP Mónaco

» Alonso vence e ascende à liderança do mundial


Foto AFP

A prova mais mítica do circuito mundial de Fórmula 1, o Grande Prémio do Mónaco, foi hoje ganha por Fernando Alonso, ao volante de um McLaren-Mercedes, depois de um fim-de-semana sem falhas por parte do actual campeão.
O espanhol superou o seu colega de equipa, Lewis Hamilton, na qualificação e, ao sair da pole position, liderou a corrida do princípio ao fim, registando também a volta mais rápida. A prova decorreu sem grandes incidentes – apenas quatro desistências no Mónaco é quase um recorde! – e, na frente, Alonso foi apenas desafiado por Hamilton, já que Felipe Massa (Ferrari), terceiro na grelha de partida, não demonstrava andamento para perseguir os McLaren e Kimi Räikkönen estava longe dos primeiros lugares, depois de um erro na primeira manga de qualificação o ter obrigado a partir apenas da décima sexta posição. Com Fernando Alonso no primeiro lugar a resistir às aproximações de Hamilton – e a mostrar que, apesar do inglês ser a estrela em ascensão da Fórmula 1, o campeão em título ainda é ele – e Massa resignado ao terceiro lugar, um dos destaques da corrida foi Giancarlo Fisichella (Renault), que manteve a quarta posição do princípio ao fim da prova e assim garantiu o melhor resultado da época para a equipa francesa. Entretanto, os dois pilotos da BMW, Robert Kubica e Nick Heidfeld, continuam a demonstrar grande consistência nas suas prestações, terminando hoje na quinta e sexta posição, respectivamente. O sétimo classificado foi Alexander Wurz (Williams), que, para além de ter pontuado pela primeira vez esta época, fê-lo com o mérito acrescido de, nas voltas finais, ter resistido às investidas de Räikkönen, que terminou apenas em oitavo lugar. O piloto finlandês, depois da vitória na primeira corrida da época, tem vindo a desiludir – é sabido que também já teve problemas mecânicos, alheios à sua condução, mas não se pode ignorar que alguns dos resultados menos bons tiveram origem em erros próprios.

Nas contas do campeonato do mundo de pilotos, Alonso e Hamilton encontram-se empatados na primeira posição com trinta e oito pontos, com o espanhol a ter vantagem sobre o inglês por já ter vencido duas provas este ano. Felipe Massa mantém-se no terceiro posto, agora com trinta e três pontos, enquanto Räikkönen começa a ficar para trás, com vinte e três pontos. No campeonato de construtores, a McLaren-Mercedes regista agora setenta e seis pontos e aumentou a sua vantagem sobre a Ferrari de onze para vinte pontos, enquanto a BMW segue no terceiro posto, com trinta pontos somados. Pela negativa destaca-se a Honda que, esta época, não conseguiu ainda conquistar qualquer ponto.

O próximo Grande Prémio terá lugar no circuito de Montreal, no Canadá, no dia 10 de Junho e aguarda-se com especial esxpectativa o desenrolar da luta entre Alonso e Hamilton, não esquecendo que os Ferrari não andam tão distantes assim e que qualquer erro da McLaren pode ser aproveitado pela equipa italiana para se reaproximar.

# Artigo de Margarida Martins
Publicado às 15:42



TAÇA DE PORTUGAL
Belenenses - Sporting

» Clássico no Jamor encerra temporada


Foto ASSOCIATED PRESS

Belenenses e Sporting disputam esta tarde a final da Taça de Portugal, jogo que encerra a temporada de 2006/07 para os dois emblemas lisboetas. O clássico coloca frente a frente duas das melhores equipas do campeonato que terminou há uma semana, pelo que não se espera menos que um excelente espectáculo. Num palco sempre especial como o Jamor, de um lado estarão os azuis, que tentam o reencontro com a história 18 anos depois da última conquista da 'fruteira', e do outro os verde-e-brancos, que não arrecadam qualquer título desde Agosto de 2002, já lá vão cinco anos.

Jorge Jesus e Paulo Bento têm à sua disposição praticamente todos os jogadores dos seus plantéis, mas é provável que o Belenenses se apresente com uma equipa diferente daquela que há oito dias foi goleada em Alvalade para a Liga - regressam ao onze Nivaldo, Sandro e Amorim. No caso dos leões, o sistema é o mesmo das últimas dez jornadas e espera-se que a única alteração resida na troca do brasileiro Alecsandro pelo jovem Yannick Djaló, que será companheiro de Liedson no eixo do ataque. Por falar no melhor marcador do campeonato, realce para o facto do segundo melhor pertencer aos quadros dos azuis. Dady atravessa um excelente momento de forma e na segunda volta da Liga apontou 10 golos, tantos como... Liedson.

A final lisboeta da Taça de Portugal tem início marcado para as 17 horas e será arbitrada pelo também lisboeta Pedro Proença. Por estas e por outras, o "Cheira bem, cheira a Lisboa" será certamente um dos êxitos mais ouvidos nos cânticos das bancadas.

» TAÇA DE PORTUGAL | Final ( 17h00 | RTP1 )
| Estádio Nacional, em Lisboa
| Árbitro: Pedro Proença (AF Lisboa)


» Equipas Prováveis:

BELENENSES (4x2x3x1):
Costinha; Amaral, Rolando, Nivaldo, Rodrigo Alvim; Sandro Gaúcho, Ruben Amorim; Cândido Costa, José Pedro, Silas; Dady

SPORTING (4x4x2):
Ricardo; Abel, Caneira, Anderson Polga, Tello; Miguel Veloso, João Moutinho, Nani, Pipi Romagnoli; Yannick Djaló, Liedson

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 11:14



LA LIGA
Jornada 36

» Madrid e Barcelona permanecem juntos na frente

Real Madrid e Barcelona continuam colados na liderança da Liga Espanhola. Os merengues receberam e venceram o Deportivo, de Jorge Andrade, por 3-1, enquanto o Barcelona também jogou em casa e passou por muitas dificuldades para levar de vencido o Getafe (1-0). Com duas jornadas por disputar - Real Madrid: Saragoça (f), Maiorca (c); Barcelona: Espanyol (c), Nástic (f) -, a luta pelo título espanhol está mais acesa do que nunca.

No Bernabéu, o golo muito polémico de Sergio Ramos começou por dar vantagem ao Real Madrid, mas Capdevila igualou no início da segunda parte. Pouco depois, Raúl, a passe de Beckham, voltou a desempatar a partida e foi o Pichichi Van Nistelrooy quem fechou as contas, com o seu 23.º golo na prova. Em Camp Nou, com Deco a tempo inteiro, o Barça viu-se e desejou-se para derrotar o Getafe, o «carrasco» dos blaugrana na Taça do Rei. Ronaldinho marcou o único golo do desafio logo aos 2 minutos, mas foi expulso aos 39 por agressão a Belenguer e complicou a vida aos de Rijkaard, que estiveram perto de sofrer o empate em diversas ocasiões.

No outro jogo disputado este sábado, o Valência foi derrotado em casa pelo Villarreal e disse adeus às remotas possibilidades que tinha de lutar pelo título. David Villa e Moretti marcaram para a equipa de Miguel e Hugo Viana, enquanto o uruguaio Diego Forlán, que bisou, e o dinamarquês Tomasson apontaram os golos do 'submarino amarelo'.

» LA LIGA | 36.ª Jornada

Valência 2-3 Villarreal
Real Madrid 3-1 Deportivo
Barcelona 1-0 Getafe
Athletic Bilbao - Maiorca
Celta de Vigo - Bétis
Osasuna - Real Sociedad
Racing - Levante
Recreativo - Espanyol
Nástic - Atl.Madrid
Sevilha - Saragoça

» CLASSIFICAÇÃO: (completa) (marcadores)
JP
Real Madrid3672
Barcelona3672
Sevilha3567
18ºReal Sociedad3533
19ºCelta de Vigo3530
20ºNástic3525

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 01:12



LIGUE 1
Jornada 38

» Toulouse na Champions, Pauleta líder dos marcadores


Foto AFP

Na última jornada do Championnat, o Toulouse foi uma das poucas equipas que tiveram motivos para festejar. E não era para menos. Os comandados de Elie Baup eram sextos classificados à entrada para os derradeiros 90 minutos, mas venceram o Bordéus por 3-1 e beneficiaram do empate do Rennes no reduto do Lille (1-1) e da surpreendente derrota do Lens no campo do despromovido Troyes (0-3) para acabarem como terceiros classificados do campeonato. Dia histórico para o TéFéCé, que deste modo assegurou um lugar que dá acesso a uma presença inédita na última pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

O Rennes (4.º) acabou por ficar com a última vaga na Taça UEFA, ao passo que o Lens, que andou quase sempre nos três primeiros lugares, terminou em quinto e pode ainda chegar à Europa via Taça Intertoto. O campeão Lyon e o vice Marselha vão à Champs, e o Bordéus, vencedor da Taça da Liga Francesa, e o Sochaux, vencedor da Taça de França, são os outros dois participantes nas competições uefeiras. Troyes, Sedan e o histórico Nantes caíram para o segundo escalão e serão no próximo ano substituídos por Metz, Estrasburgo e Caen.

De resto, destaque para dois portugueses. Tiago sagrou-se bicampeão com a conquista do hexacampeonato por parte do imperturbável Lyon, enquanto Pedro Pauleta marcou ao Lorient e revalidou o título de melhor marcador. Depois dos 21 golos de há um ano, o ponta-de-lança açoriano ficou-se pelos 15, mas continua como melhor marcador do campeonato francês ainda em actividade (133).

» LIGUE 1 | 38.ª Jornada:

Lille 1-1 Rennes
Lorient 0-1 Paris-SG
Lyon 3-1 Nantes
Marselha 1-0 Sedan
Mónaco 2-0 Nancy
Nice 3-3 Le Mans
Sochaux 1-0 Saint-Etienne
Toulouse 3-1 Bordéus
Troyes 3-0 Lens
Valenciennes 1-3 Auxerre

» CLASSIFICAÇÃO: (completa) (marcadores)
JP
LYON3881
Marselha3864
Toulouse3858
16ºTroyes3839
17ºSedan3835
18ºNantes3834

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 00:05


sábado, maio 26, 2007

INTERNACIONAL
Estugarda falha dobradinha na Alemanha

» Nuremberga desfaz sonho de Meira e companhia


Foto ASSOCIATED PRESS

Uma semana depois de ter colocado um ponto final num período de 15 anos sem vencer a Bundesliga, o Estugarda foi derrotado na final da Taça da Alemanha pelo Nuremberga (2-3, a.p.) e falhou a 'dobradinha'. No Olímpico de Berlim, o internacional português Fernando Meira não teve razões para festejar e falhou o segundo objectivo da temporada.

Num jogo de parada e resposta, o brasileiro Cacau adiantou cedo os de Armin Veh no marcador, mas o eslovaco Marek Mintal empatou pouco depois. A expulsão de Cacau, aos 31 minutos, deixou o Estugarda a jogar com dez durante mais de uma hora e o Nuremberga aproveitou a superioridade numérica para consumar a reviravolta na segunda metade, com um golo de Engelhardt.

O mexicano Pavel Pardo, de penálti, ainda levou o jogo para prolongamento, mas aí o Nuremberga foi mais forte e levou o troféu para casa. Aos 109 minutos, Kristiansen disparou de fora da área e Timo Hildebrand não conseguiu evitar o golo dos bávaros.

Quarta Taça da Alemanha para o Nuremberga (1935, 1939, 1962 e 2007), que já não vencia qualquer título há 39 anos, desde que ganhou o campeonato germânico na época de 1967/68.

» DFB POKAL - TAÇA DA ALEMANHA
Final


Estugarda 2-3 NUREMBERGA (a.p.)
(Cacau, 20', Pardo, gp, 80'; Mintal, 27', Engelhardt, 47', Kristiansen, 109')

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:15



BASQUETEBOL
Ovarense sagra-se bicampeã nacional

» Vareiros bateram FC Porto na 'negra'


Foto MAIS FUTEBOL

A Ovarense revalidou esta tarde o título de campeã nacional de basquetebol ao derrotar o FC Porto, por 75-68, no sétimo jogo da final dos playoffs da Liga UZO.

O jogo que marcou a despedida dos vareiros do Pavilhão Dr. Raimundo Rodrigues foi um grande espectáculo de basquetebol e uma excelente propaganda para a modalidade - uma das melhores finais dos últimos anos.

O equilíbrio foi a nota dominante do sétimo jogo e a partida ficou resolvida apenas no quarto período, quando emergiu o talento de Ben Reed - o grande desequilibrador da final, apesar do MVP ter sido Gregory Stempin. No último minuto, com o jogo empatado a 68 pontos, o base/extremo norte-americano assumiu a responsabilidade, lançou de três pontos e fez pender a partida para o lado dos comandados de Luís Magalhães.

Quarto título nacional para a Ovarense, que esteve por duas vezes (1-2 e 2-3) em desvantagem na final dos playoffs, como se pode ver pelo quadro abaixo.

» LIGA UZO
Play-Off: Final


OVARENSE 83-46 FC Porto
OVARENSE 79-87 FC Porto
FC Porto 68-64 OVARENSE
FC Porto 66-73 OVARENSE
OVARENSE 76-82 FC Porto
FC Porto 75-86 OVARENSE
OVARENSE 75-68 FC Porto

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 18:57


sexta-feira, maio 25, 2007

LIVRES
Take #20

» Uma questão de imagem?


Foto LIVREINDIRECTO.NET

Vítor Oliveira conquistou ao serviço do Leixões a sua quinta subida à primeira divisão. No entanto, a deste ano ganha significado especial por ser ao serviço do clube de onde é natural e compreensivelmente adepto. Antes de ser garantida a subida, já circulava a hipótese de saída do treinador. As causas, os motivos não eram, nem o são agora, explicados, mas Vítor Oliveira acabou por fazer aquilo que muitos treinadores calculistas e mesmo alguns jogadores fazem. Depois de uma época de bastante sucesso com a subida garantida, a saída pode ser uma opção saudável. Vítor Oliveira assim o quis, bem como Rogério Gonçalves o fez noutras épocas ou Omer (avançado da década de 90) fez durante anos consecutivos.

Na época passada, num programa televisivo que contou com a presença do Prof. Neca também, foi questionado sobre o que fazer ao plantel, caso a equipa subisse. Ao contrário do técnico do Desp.Aves, Vítor Oliveira foi peremptório ao afirmar que uma equipa da Honra precisa de fortes mudanças para sobreviver na Liga Portuguesa. Na altura, as declarações não me caíram bem. Acredito que, em qualquer divisão, uma equipa que suba precisa de quatro, cinco jogadores (máximo) que constituam uma mais-valia. Ao fazer isto, não só enriquece a equipa com experiência e mais-valias para posições estratégicas, como reforça a confiança no grupo de trabalho que subiu, merecidamente, de divisão.

Vítor Oliveira não quis continuar. Tomou uma opção. Não acredito que tenha sido obrigado a sair. No entanto, até que ponto a delineação da próxima época não terá agradado a uma das partes? 18 anos depois, Vítor Oliveira fez história ao serviço do Leixões e não quis manchar essa página. Sai, e sai bem, na minha opinião, caso a direcção não pretendesse oferecer-lhe o que ele queria. Agora, a chamada batata-quente ficou nas mãos da direcção. Não faltarão interessados em dirigir a equipa de Matosinhos e os nomes começam a surgir nos órgãos de comunicação social (Domingos Paciência, Carlos Brito).
18 anos depois, o Leixões não pretenderá ter uma passagem fugaz como Beira-Mar e Desp.Aves tiveram este ano. Cabe aos responsáveis garantir condições para tal.

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 01:52


quinta-feira, maio 24, 2007

BASQUETEBOL
Ovarense bate FC Porto e empata final

» Título nacional discute-se na 'negra'


Foto INFORDESPORTO

A Ovarense foi esta noite vencer a Matosinhos vencer o FC Porto por 86-75, no sexto jogo da final dos playoffs, e adiou a decisão do título da Liga UZO para o próximo sábado, em Ovar.

Os comandados de Luís Magalhães entraram bem melhor e esmagaram os portistas no primeiro período, conseguindo um parcial de 15-0 (!) e fechando os dez minutos iniciais com um 25-8 no placard. O FC Porto nunca conseguiu recuperar e a vantagem dos vareiros manteve-se quase sempre em 8/10 pontos, até que o quarto período trouxe o momento negativo do encontro.

Faltavam 7 minutos para o final, quando o rebentamento de um petardo junto da claque «Super Dragões» obrigou a uma interrupção na partida e despoletou uma série de confrontos na bancada, que culminaram com uma agressão a um dos árbitros quando a equipa de arbitragem recolhia aos balneários. O jogo esteve interrompido durante cerca de 20 minutos e os incidentes resultaram na detenção do líder dos «SD».

Voltando ao jogo, a Ovarense segurou a confortável vantagem até final e não deu grandes hipóteses aos de Alberto Babo, obrigando à 'negra'. Em termos individuais, destaque para Gregory Stempin (24 pontos e 11 ressaltos), Shawn Jackson (21 pontos) e Ben Reed (18 pontos), todos jogadores dos visitantes.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:44



II DIVISÃO
Freamunde e Fátima sobem à Liga de Honra

» Real e U.Madeira ficam pelo caminho nos playoffs


Foto ULTRAS BRIGATA AZZURI 2003

O Freamunde e o Fátima, da II Divisão, asseguraram neste último fim-de-semana a subida de divisão ao levarem a melhor sobre U.Madeira e Real Massamá, respectivamente, nos playoffs de acesso à Liga de Honra.

O conjunto orientado por Jorge Regadas, depois do empate conseguido nos Barreiros, afastou o U.Madeira no prolongamento (1-0) e festejou a subida depois de ter conseguido o "milagre" de recuperar 14 pontos para a equipa que foi líder da Série A durante muito tempo, o Pontassolense. O Fátima, por sua vez, deitou por terra as aspirações do Real, com duas vitórias (3-2 e 4-1), e tornou-se na primeira equipa do distrito de Santarém a conseguir uma vaga num campeonato profissional do futebol português.

No próximo sábado, pelas 17 horas, no Municipal de Anadia, Freamunde e Fátima disputam o título nacional da II Divisão. Na próxima época, farão parte da Liga Vitalis, por troca com Olivais e Moscavide e Desp.Chaves.

» II DIVISÃO
Playoffs


U.Madeira 1-1 FREAMUNDE
FREAMUNDE 1-0 U.Madeira (a.p.)

Real 2-3 FÁTIMA
FÁTIMA 4-1 Real

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 20:34



III DIVISÃO
Jornada 30

» Última ronda reservou muitas emoções


Foto DESPORTO AVEIRO

No fim-de-semana em que se cumpriu a 30.ª e última jornada da III Divisão, 11 equipas garantiram este fim-de-semana a subida e 29 viram confirmada a despromoção aos Distritais.

Valdevez, Merelinense, Leça, Tirsense, Anadia, Sátão, Caldas, Benfica e Castelo Branco, Caniçal, Carregado e Lagoa asseguraram um lugar na II Divisão da próxima temporada, ao passo que os seguintes emblemas caíram dos escalões nacionais: Torcatense, Cerveira, Cabeceirense, Limianos, Vilaverdense, Vilanovense, Ataense, Alijoense, Vila Real, Ermesinde, Canedo, Gafanha, Águeda, Santacombadense, P.Brandão, Caranguejeira, Riachense, Bidoeirense, U.Coimbra, Idanhense, Casa Pia, Povoense, Montijo, Oeiras, Lourel, Desp.Beja, Atlético SC, Serpa e Lusitano VRSA.

Na derradeira ronda do campeonato, o destaque vai para a goleada (9-0) imposta pelo Cova da Piedade ao Desp.Beja, que alinhou com a sua equipa de juniores, e para o facto de Sintrense e Casa Pia terem disputado a permanência até ao último suspiro num jogo que teve nervos à flor da pele que acabou por ditar a despromoção dos "gansos". Ao Vilanovense, da Série B, saiu a 'fava' do pior 11.º classificado e o 'Vila' caiu mesmo para os distritais.

SÉRIE A
(classificação)

Limianos 0-3 Joane
Vilaverdense 1-1 Torcatense
Marinhas 3-0 Cabeceirense
Valdevez 3-0 Mac.Cavaleiros
Mirandela 1-1 Vianense
Brito 1-0 Merelinense
Amares 1-0 Mondinense
Vieira 3-1 Cerveira

SÉRIE C
(classificação)

Sanjoanense 3-1 S.João Ver
Valonguense 1-0 P.Brandão
Sátão 2-1 Valecambrense
Santacombade. 1-2 Tocha
Gafanha 1-1 Social Lamas
Anadia 1-0 Águeda
Ol.Hospital 1-2 Milheiroense


SÉRIE E
(classificação)

Santana 0-2 Caniçal
Oriental 1-1 Elvas
Sintrense 0-0 Casa Pia
Alcochetense 3-2 Montijo
Cartaxo 2-1 Atl.Povoense
1º Dezembro 0-0 Oeiras
Lourel 1-0 Câm.Lobos
Carregado 3-2 Atl.Cacém
SÉRIE B
(classificação)

Ermesinde 3-4 Canedo
Rebordosa 6-3 Oliv.Douro
Alijoense 0-2 Tirsense
Al.Lordelo 0-2 Leça
Amarante 3-1 Ataense
Pedras Rubras 3-1 Vilanovense
AD Oliveirense 1-0 Moncorvo
Vila Real 0-0 S.Pedro Cova

SÉRIE D
(classificação)

Caranguejeira 1-0 Riachense
Penamacorense 0-0 Idanhense
Alcobaça 2-1 Sertanense
Gandara 0-1 Bombarralense
Caldas 1-2 Peniche
Monsanto 2-0 Marinhense
B.C.Branco 3-2 U.Coimbra
Sourense 2-0 Bidoeirense

SÉRIE F
(classificação)

C.Piedade 9-0 Desp.Beja
V.Setúbal B 0-2 Campinense
Lagoa 4-0 Lusit.VRSA
GD BeiraMar 2-1 Silves
Almancilense 0-0 Amora
Serpa 1-2 Ferreiras
Lusit.Évora 4-2 Atlético SC


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 17:12



LIVRES
Take #19

» Adiar o inevitável?


Foto REUTERS

O V.Setúbal partiu para a última jornada do campeonato em último, mas conseguiu garantir a permanência graças a uma vitória na Figueira da Foz e os resultados menos positivos alcançados pelos adversários directos.
Tenho por regra considerar sempre justo um objectivo alcançado, seja título, UEFA, permanência ou subida de divisão. Como tal, o V.Setúbal não fugirá à regra. Apesar de ser um clube histórico e que representa uma zona de Portugal que há muito não tem mais representantes, o clube sadino tem enchido nos últimos dois anos as páginas dos nossos jornais por razões negativas.

A crise financeira, as dívidas, jogadores que rescindem por incumprimento de salários mancham o nome do clube. A descida de divisão seria um castigo justo? Acredito que o V.Setúbal precisa de uma verdadeira revolução e seja mesmo aconselhável começar do zero, mas penso que esse começo terá de ser feito necessariamente ainda na primeira divisão. Abdicando de grandes nomes e outras loucuras que os dirigentes têm cometido, o Setúbal precisa de garantir estabilidade e equilíbrio. Só isso lhe poderá permitir que, caso desça, consiga manter a estabilidade necessária que não possa conduzir a um fim, ou pelo menos a um princípio de um fim antecipado.

Foi justo a permanência, mas apetece-me dizer que não mereceram. Não necessariamente os jogadores, cujo profissionalismo nos últimos anos tem sido posto à prova como quase em nenhum outro clube, mas sim toda a estrutura que os envolve.
Talvez por isto, veja com algum espanto o anúncio da contratação de Carlos Carvalhal para o comando técnico dos setubalenses. Um treinador que nos últimos anos se tem limitado a convencer os dirigentes a apostar nos orçamentos mais elevados de sempre, ou perto disso, e os resultados têm sido muito discutíveis. Fica a questão: o que tentará Carvalhal fazer em Setúbal?

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 10:30


quarta-feira, maio 23, 2007

LIGA DOS CAMPEÕES
Milan vence Liverpool na final

» Pippo Inzaghi resolveu jogo de Atenas


Fotos ASSOCIATED PRESS

Dois anos depois de ter perdido em Istambul nas grandes penalidades, o AC Milan levou esta noite a melhor sobre o Liverpool (2-1) e garantiu a conquista da sétima Liga dos Campeões do seu palmarés, ficando a apenas duas do recorde dos espanhóis do Real Madrid. O experiente Filippo Inzaghi, com um golo e meio, foi a grande figura dos rossoneri e da final do Olímpico de Atenas, enquanto os ingleses reagiram tarde e não conseguiram melhor que reduzir por intermédio de Dirk Kuyt.

Os comandados de Rafa Benítez foram mais fortes durante todo o primeiro tempo - talvez beneficiando do facto da colocação de Pennant na faixa direita ter libertado Gerrard para outras funções - e viram Xabi Alonso dispôr de uma das melhores ocasiões dos primeiros 45 minutos, com um remate perigoso para a baliza de Dida. No entanto, o Milan foi mais pragmático e colocou-se em vantagem à beira do intervalo. Kaká ganhou um livre muito perto da área do Liverpool, Pirlo cobrou a falta e o desvio da bola no corpo de Pippo Inzaghi não deu hipóteses de defesa a Pepe Reina.


Na etapa complementar, Gerrard teve nos pés a oportunidade de devolver a igualdade (Dida defendeu a dois tempos), mas a troca de Mascherano por Crouch, que trouxe maior desequilíbrios defensivos aos reds, acabou por revelar-se decisiva na história da final. Os italianos exploraram bem o adiantamento da defesa contrária e sentenciaram o jogo aos 82 minutos, com Kaká a isolar com mestria Inzaghi e este a bisar depois de contornar Reina. O vencedor estava praticamente encontrado e nem o tento redutor de Kuyt teve o condão de despertar uma recuperação com a de há dois anos.

Na oitava final que disputou nos últimos 18 anos, o AC Milan levou o troféu para casa pela quinta vez e o capitão Maldini levantou-o pela "enésima". Só Carlo Ancelotti já o teve nas mãos quatro vezes: duas como jogador e outras duas como treinador. Impressionante registo e que confirma a equipa milanesa como a melhor europeia das últimas décadas.

» LIGA DOS CAMPEÕES
Final


AC MILAN 2-1 Liverpool
(Pippo Inzaghi, 45', 82'; Dirk Kuyt, 89')

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 21:58


terça-feira, maio 22, 2007

BLOGOBOLA
Classificação Final

» Rafael supera Dragonis por 2 pontos



Sucedendo na galeria de vencedores ao Gaijo do Pobo e ao Rui Silva, o Rafael foi o grande vencedor da terceira edição do 'BlogoBola', um dos passatempos mais antigos da blogosfera portuguesa. Rafael, tido por muitos como o mais acérrimo visitante do LivreIndirecto.net, cedo se destacou da concorrência e liderou a tabela desde a 7ª. semana. Apesar das 23 semanas seguidas no primeiro lugar, as últimas jornadas acabaram por valer um susto dos grandes ao campeão, com a aproximação dos concorrentes Dragonis e Estrangeiro. Dragonis terminou a apenas 2 pontos dos 350 de Rafael, ao passo que o grego Estrangeiro fechou o pódio com 334.

Paulo Rodrigo, Rui Silva, Pantanazio, Ampop, Gil Eanes, Joel Guerra e Grande Domínio foram alguns dos participantes mais regulares e fazem parte do Top-10, sendo que o McBridden, o Paulo Jesus, o Master Kodro, o Pedro Sousa ou o LA SCP foram outros dos concorrentes que mais se destacaram (frequente presença nos melhores da semana). De resto, de salientar o facto do nosso amigo Marx ter batido o recorde do BlogoBola ao acertar em todos os palpites da jornada 28 (ver).

No global, destaque para o número redondo de participantes: 100. 53 desistiram pelo caminho, o que não é de si um bom indicador, mas 47 cortaram a linha de meta. Paciência. O 'BlogoBola' também é só para quem quer e para quem pode. E apenas isso, um passatempo.

Ficheiro JPEG: (ver)
Ficheiro EXCEL: (download)

# Artigo de Livre Indirecto
Publicado às 19:01



NBA
Lance Livre #14

» Spurs e Pistons em vantagem para final


Foto REUTERS

As finais de conferência começaram este fim-de-semana. Em Oeste, os San Antonio Spurs venceram os Utah Jazz por 108-100 e já se assumem como principais favoritos. Recorde-se que a equipa de Greg Popovych derrotou os Phoenix Suns em seis jogos, com Manu Ginobili a revelar-se decisivo no jogo derradeiro. Do outro lado, Utah foi a equipa que chegou às finais de conferência ao bater Golden State por 4-1. Os Warriors ofereceram sempre uma excelente réplica, com Baron Davis sempre em grande plano, mas a maior experiência dos Jazz e uma defesa mais consistente permitiu-lhes chegar a esta fase.

Em Este, Cleveland e Detroit também já disputaram o primeiro jogo da final, com os Pistons a levarem a melhor. Num jogo com uma pontuação muito baixa, os Pistons acabaram por vencer 79-76. Do lado dos Cavs destaque para os números aquém do esperado de LeBron James (10 pontos), compensados pelo lituano Zydrunas Ilgauskas (22 pontos).
As duas equipas chegaram à final depois de terem complicado um pouco nas meias-finais. Tanto Detroit como Cleveland venciam por 3-1 (Chicago e Nets, respectivamente) e tinham a possibilidade de fechar a série em casa, contudo deixaram-se surpreender e foram obrigados a ir vencer o sexto jogo fora de casa.

Entretanto, o treinador Jeff Van Gundy foi despedido dos Houston Rockets e foi já substituído por Rick Adelman que, na época passada, esteve ao serviço dos Sacramento Kings.
Hoje realiza-se também a lotaria do draft para decidir quem fica com as primeiras escolhas. É decidido em sorteio, mas nenhuma equipa pode ficar com uma diferença maior de 3 relativamente ao seu registo (do pior para o melhor).

» Ovarense e Porto jogam quinto jogo empatados a 2

Ovarense e Porto vão jogar o quinto jogo hoje à noite, pelas 21 horas, num jogo que deixará o vencedor a apenas uma vitória do título de campeão da Liga Uzo da época 2006/2007. Depois de um empate a um jogo nos dois primeiros jogos, e com dois jogos por realizar com o Porto como visitado, a equipa portista conseguiu vencer o primeiro jogo por 68-64. Contudo, no segundo, a precisar de uma vitória para garantir desde já a vitória, os vareiros conseguiram levar a final empatada para o quinto jogo a disputar em Ovar, no pavilhão Raimundo Rodrigues.

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 16:27



CLAUSURA
Jornada 15

» San Lorenzo e Boca vencem, Estudiantes afasta River da luta


Foto REUTERS

O San Lorenzo continua a caminhar para o título. Faltam quatro jornadas e a equipa de Ramón Díaz obteve um triunfo precioso no terreno do Newell's Old Boys (0-1). O jogo não foi nada fácil e os forasteiros só conseguiram marcar no minuto 83. Foi Sebastián Méndez, um defesa, a ter que garantir a vitória num jogo de pouca inspiração para Gastón Fernández, Lavezzi e Silvera.
O Boca Juniors não larga a luta e mantém-se no segundo lugar a três pontos de distância. Os xeneizes deslocaram-se ao terreno do Quilmes, o lanterna-vermelha, e venceram por 2-1. Com uma equipa com várias ausências, face aos jogos da Libertadores, em que se destacaram Ibarra, Riquelme e Palermo, Jesus Dátolo e Rodrigo Palacio marcaram os golos do Boca que valeram uma vitória por 2-1.

O jogo grande foi, no entanto, no Monumental. River Plate e Estudiantes encontravam-se no terreno dos millionarios e perder pontos seria sinal de despedida do título. Num jogo muito equilibrado, mesmo depois da expulsão de Ariel Ortega aos 46 minutos, o Estudiantes teve a sorte do jogo e marcou no terceiro minuto de descontos por intermédio de Maggiolo.

» CLAUSURA | 15.ª Jornada:

Argentinos Juniors 0-0 Rosario Central
Arsenal 2-2 Banfield
Newell's Old Boys 0-1 San Lorenzo
Lanús 3-0 Colón
Vélez Sarsfield 0-0 Gimnasia La Plata
Racing Club 1-1 Independiente
River Plate 0-1 Estudiantes
Gimnasia J 0-0 Belgrano
Nueva Chicago 0-0 Godoy Cruz
Quilmes 1-2 Boca Juniors

» CLASSIFICAÇÃO: (completa) (marcadores)
JP
San Lorenzo1535
Boca Juniors1532
Estudiantes1532
18ºNueva Chicago1514
19ºGimnasia LP1513
20ºQuilmes149

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 15:55



LIGUE 1
Jornada 37

» Marselha garante segundo, Pauleta no topo dos marcadores


Foto AFP

O Marselha garantiu o segundo lugar do campeonato francês a uma jornada do final. A equipa do sul de França acabou por ser aquela que mais jornadas passou nesta posição, especialmente na primeira metade do campeonato onde deu luta ao campeão Lyon até uma fase avançada, onde acabou por perder 4-0 em casa com o adversário directo. Os marselheses venceram fora o Saint-Etienne por 2-1 e beneficiaram do empate do Lens. Cisse confirmou o bom momento de forma e marcou mais um golo, enquanto o golo da vitória foi apontado por Valbuena já depois de Pascal Feinduono ter empatado.

Na lista dos melhores marcadores, Pauleta subiu à liderança após ter bisado na vitória do PSG diante do Troyes. A vitória garantiu a permanência aos parisienses e fechou as contas da despromoção. Além do já despromovido Nantes, Sedan e Troyes também têm guia de marcha para a divisão inferior. O campeão Lyon sofreu nova derrota, desta feita no principado do Mónaco por 1-0.
Em Nantes, os adeptos do clube da casa provocaram a suspensão do jogo por terem entrado no relvado em sinal de protesto á campanha da equipa.

» LIGUE 1 | 37.ª Jornada:

Auxerre 2-1 Lille
Le Mans 1-1 Bordéus
Lens 0-0 Nice
Mónaco 1-0 Lyon
Nancy 5-2 Sochaux
Nantes 0-0 Toulouse
PSG 2-1 Troyes
Rennes 4-1 Lorient
Saint-Etienne 1-2 Marselha
Sedan 1-1 Valenciennes

» CLASSIFICAÇÃO: (completa) (marcadores)
JP
Lyon3778
Marselha3761
Lens3757
18ºTroyes3736
19ºSedan3735
20ºNantes3634

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 01:18


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes