home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quarta-feira, outubro 31, 2007

TAÇA DA LIGA
4.ª Eliminatória: 2.ª mão

» Sporting, V.Setúbal, Penafiel e Beira-Mar seguem em frente


Fotos MAIS FUTEBOL

Estão encontradas as quatro equipas que irão disputar a fase de grupos da Carlsberg Cup. O Penafiel aguentou a U.Leiria na Marinha Grande, o Beira-Mar recuperou de uma desvantagem complicada batendo o Portimonense e, uma vez que o Sporting conseguiu, a muito custo, carimbar passagem ao derrotar fora o Fátima, a grande surpresa desta 4.ª eliminatória acabou por ser a eliminação do Benfica pelo V.Setúbal (1-2). Surpresa é como quem diz, porque os sadinos foram a melhor equipa no cômputo dos dois encontros. Tal como os comandados de Rui Vitória, mas esses nada puderam fazer face a um inspirado Liedson, que lhes marcou 3 golos.

Em Fátima, no Municipal, o Sporting não fez uma boa exibição e precisou de sofrer bastante para eliminar o clube presidido pelo Padre António Martins Pereira. O CD Fátima entrou melhor no encontro, tal como havia feito no Restelo, adiantou-se cedo no marcador - por intermédio de Saleiro, numa desatenção colectiva da defesa leonina - e podia inclusivamente ter acabado com a eliminatória nos minutos seguintes.

Os de Paulo Bento empataram, pelo inevitável Liedson, mas no início da segunda parte deixaram-se surpreender outra vez por Filipe Falardo, num lance muito parecido com o do primeiro golo - livre bombeado para a área que ninguém conseguiu solucionar. O técnico dos leões mexeu então na equipa e as alterações produziram efeito quando Purovic empatou após assistência de Pereirinha. O Fátima voltou à carga, e podia ter marcado não fossem Stojkovic e a trave da sua baliza, mas foi o Sporting quem levou a eliminatória. Liedson, aos 83 minutos, meteu-se entre Duarte Machado e o guarda-redes Pedro Duarte e resolveu, como só ele sabe. Castigo demasiado cruel para o actual 10.º classificado da Liga de Honra.



No Bonfim, Camacho apresentou um Benfica sem as principais figuras e colocou-se à mercê da grande surpresa desta época 2007/08: o V.Setúbal. Num jogo polémico, como o da primeira mão, o norte-americano Freddy Adu, o homem-golo dos encarnados na Taça da Liga, ainda deu vantagem aos lisboetas, na transformação de uma grande penalidade.

No entanto, os homens de Carlos Carvalhal queriam mesmo estar nos quatro melhores da prova e viraram o jogo na segunda parte. Aproveitando um erro primário de Zoro, Matheus restabeleceu a igualdade. Beneficiando de novo desposicionamento do defesa marfinense, Edinho completou a cambalhota no marcador e confirmou a passagem dos sadinos. Justa, especialmente pela forma descomplexada com que se apresentaram nos dois jogos e por terem sido quem mais quis seguir em frente.

Nos outros dois jogos, apuraram-se duas formações do escalão secundário. O Penafiel, de António Sousa, afastou a U.Leiria, sobrevivendo ao penálti tardio de João Paulo, e ganhou uma motivação extra para encarar a recuperação que pretende encetar no campeonato, onde é última classificada.

O Beira-Mar, por sua vez, viveu uma noite especial frente ao Portimonense, em sua casa. Começou a perder - golo de Maxi Bevacqua -, ficou em inferioridade numérica por expulsão do guarda-redes Luiz Almeida e ainda viu Raphael Freitas falhar uma grande penalidade - tal como na primeira mão. Sobreviveu a isso tudo na primeira parte e mudou a história da eliminatória na segunda. Graças a muito crer, Jessé, Vitinha e Juliano Roma, mesmo aos repelões, carimbaram a passagem dos de Rogério Gonçalves.


» CARLSBERG CUP
4.ª Eliminatória: 2.ª mão


Fátima 2-3* SPORTING [4-4*]
(Carlos Saleiro, 15', Filipe Falardo, 49'; Liedson, 34', 83', Purovic, 64')
BEIRA-MAR 3-1 Portimonense [3-2]
(Jessé, 48', Vitinha, 65', Juliano Roma, 80'; Maxi Bevacqua, 5')
U.Leiria 1-0 PENAFIEL [2-3]
(João Paulo, gp, 90+1')
V.SETÚBAL 2-1 Benfica [3-2]
(Matheus, 67', Edinho, 83'; Freddy Adu, gp, 45+1')


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:43



SERIE A
Jornada 10

» Roma vence dérbi do Olimpico, Milan esmaga Sampdoria

Mancini marcou um dos golos do dérbi romano
Foto ASSOCIATED PRESS

A 11.ª jornada da Serie A teve como principais destaques a vitória da AS Roma no sempre escaldante dérbi com a Lázio (3-2) e o regresso às vitórias do AC Milan, logo com uma goleada das antigas imposta, no Luigi Ferraris, à Sampdoria (5-0).

No Olimpico, a turma laziale saiu na frente, mas os giallorossi ganharam com golos de Vucinic, Mancini e Perrotta, mantendo o segundo lugar na tabela classificativa. O Milan, por sua vez, venceu pela terceira vez no campeonato - terceira fora de portas. Mas não conseguiu uma vitória qualquer. Goleou, esmagou, humilhou a Sampdoria em sua própria casa. 5-0 foi o score final, com dois golos de Gilardino, que também havia marcado na goleada expressiva à Lázio.

O Inter continua firme na liderança, e desta vez goleou o Genoa (4-1) com dois golos do hondurenho Suazo, enquanto a Juventus, depois da derrota no San Paolo, readquiriu a pedalada do ínicio da época e bateu o Empoli (3-0) com um 'hat-trick' de David Trezeguet - líder isolado dos marcadores (10 golos).

De resto, destaque para o triunfo da Fiorentina sobre o Napoli (1-0), que mantém a turma viola em zona de Champions, e para a vitória da Udinese sobre o Torino (2-1) que lhe valeu o reforço do actual quinto lugar.


» SERIE A | 10.ª Jornada
(resultados e classificações) | (próxima jornada)

AS Roma 3-2 Lázio
Atalanta 2-2 Cagliari
Fiorentina 1-0 Napoli
Inter 4-1 Genoa
Juventus 3-0 Empoli
Palermo 1-1 Parma
Reggina 1-3 Livorno
Sampdoria 0-5 AC Milan
Siena 1-1 Catania
Udinese 2-1 Torino


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:20


terça-feira, outubro 30, 2007

NBA
Lance Livre #19

» I Love This Game (Edição 2007/2008)


Foto CHINA DAILY

Começa na próxima madrugada mais uma edição da NBA. Depois de mais um título dos Spurs, o habitual lote de candidatos mantém-se, mas são agora incomodados por novas equipas, de onde se destacam os Celtics, que provocaram uma autêntica revolução na equipa com as chegadas de Ray Allen e Kevin Garnett.

Esta noite, os campeões San Antonio Spurs recebem os Portland Trail Blazers no primeiro jogo da época. O ano passado os Heat foram surpreendidos pelos Bulls. Será que a história vai repetir-se? Será que a equipa que teve a sorte de ter a primeira escolha do draft, mas o azar de Greg Oden se lesionar e falhar a época inteira vai conseguir silenciar os campeões? Além de Spurs-Blazers, há ainda a desforra entre Utah Jazz e Golden State Warriors, bem como o encontro entre Lakers e Rockets.

CONFERÊNCIA ESTE - DIVISÃO ATLÂNTICA.
Os Boston Celtics são indubitavelmente a grande novidade. Com Kevin Garnett e Ray Allen a juntarem-se a Paul Pierce, a equipa ganha um trio de fogo, mas perde em alternativas. Ainda assim, devem voltar aos playoffs e, quiçá, lutar por algo mais. Nas restantes equipas, destaque para a chegada de Jason Kapono aos Raptors e a de Zack Randolph aos Knicks.

CONFERÊNCIA ESTE - DIVISÃO CENTRAL.
Nada de grande destaque nesta divisão. Cavaliers, Bulls e Pistons tiveram épocas satisfatórias na época passada e não sentiram grande vontade de mudar. Os Milwaukee Bucks mantiveram a base e apostam no gigante chinês Yi Jianlian, enquanto os Indiana Pacers não querem falhar os playoffs da mesma forma que na última época.

CONFERÊNCIA ESTE - DIVISÃO SUDESTE.
Os Atlanta Hawks prometem muito. Com uma pré-época impressionante (7-1), a equipa continua com Joe Johnson e Josh Smith, juntando-lhe agora o rookie Al Horford em excelente plano. Orlando perdeu Grant Hill, mas conta agora com o possante Rashard Lewis, enquanto os Charlotte Bobcats ganharam poder de fogo com a chegada de Jason Richardson, que se junta a Raymond Felton e Gerald Wallace. Os Miami Heat fizeram uma pré-época sem vitórias e começam com Wade lesionado, mas com Ricky Davis de Minnesota. Os Wizards mantiveram a estrutura com o trio de fogo Arenas-Butler-Jamison.

CONFERÊNCIA OESTE - DIVISÃO NOROESTE
Se Denver e Utah mantiveram-se praticamente sem mudanças, pelo menos de destaque, o mesmo não se pode dizer das restantes equipas. Em Portland, Greg Oden não está disponível, mas Brandon Roy e LaMarcus Aldridge dão juventude e progresso à equipa. Minnesota perdeu os dois principais jogadores (Davis e Garnett) e está a iniciar um processo de renovação. Para já não se deve pedir muito, mas pode-se esperar tudo de jogadores como o sophomore Randy Foye, o rookie Corey Brewer e Al Jefferson, dos Celtics, e Antoine Walker, dos Heat. Por último, Seattle tem a segunda escolha do draft, Kevin Durant, que deverá pegar de estaca nos Sonics.

CONFERÊNCIA OESTE - DIVISÃO PACÍFICO
De Sacramento Kings, LA Lakers e LA Clippers não há muito a falar, exceptuando a novela da eventual saída de Bryant nos Lakers e o afastamento de Elton Brand (Clippers) para quase toda a época. Em Phoenix, Grant Hill vem ser uma boa solução e nos Warriors destaca-se o rookie italiano Marco Belinelli e a saída de Jason Richardson para Charlotte. Kelenna Azubuike também promete.

CONFERÊNCIA OESTE - DIVISÃO SUDOESTE
Divisão com poucas mudanças. De San Antonio Spurs e Dallas Mavericks não se esperavam grandes alterações, bem como nos Houston Rockets. Em New Orleans pouca coisa se passou, ficando Memphis praticamente com todo o destaque. Além de Pau Gasol e Mike Miller, os Grizzlies parecem ter Rudy Gay num excelente nível para esta época e viram chegar ainda três excelentes reforços. O espanhol Juan Carlos Navarro, Darko Milicic dos Magic e o rookie Mike Conley Jr, o companheiro inseparável de Greg Oden. Pedir os playoffs é complicado, mas devem conseguir muito mais vitórias do que na época passada.

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 14:12



LIGA PORTUGUESA
8.ª Jornada


Foto ASSOCIATED PRESS

PORTO - Dominador. Jornada após jornada, esgotam-se os adjectivos para caracterizar o início de temporada do FC Porto. São 8 vitórias em 8 jogos, 8 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o ataque mais concretizador e a defesa menos batida. Não me lembro de nada igual. Tirando as duas primeiras jornadas, os dragões não mais tiveram jogos de dificuldade média-alta, verdade seja dita, mas lideram também porque tornam fácil o que os outros teimam em dificultar. Até parece simples.

ADU - Mais longe dos holofotes que o acompanharam - e prejudicaram - nos primeiros dias em Portugal, o jovem prodígio norte-americano tem-se soltado nos últimos jogos e tem apontado golos decisivos. Adu marcou nos dois jogos da Taça da Liga e, no campeonato, com menos de 20 minutos de utilização, também já se estreou a marcar. Ficou-lhe bem agradecer a Léo pela assistência, apesar da maior gentileza do lance pertencer a Briguel, que estava a dormir na forma.

VITÓRIAS - Continuam praticamente a par dos grandes da Segunda Circular e não os deverão largar tão cedo. Regressaram esta semana às vitórias e ajudaram a empurrar U.Leiria e P.Ferreira para a zona de descida. O V.Guimarães regressou às vitórias, novamente com polémica, e é uma equipa que empolga quando joga em sua casa, ao passo que o V.Setúbal de Carvalhal é um dos poucos clubes europeus que ainda não perdeu qualquer jogo oficial esta época. Novidade no Sado: o brasileiro Matheus não marcou. Cumpriu castigo.

SPORTING - Três jogos seguidos sem ganhar, a juntar a dois meses inteiros sem uma exibição verdadeiramente convincente, chegaram para deixar o Sporting de Paulo Bento numa crise de resultados que já não vivia desde Dezembro de 2006. Ganhar apenas metade dos jogos da Liga em que participou (4/8) e ficar em branco em três dos quatro jogos que não venceu não abona nada em favor de um conjunto que na época passada levava a maior parte dos jogos resolvidos para o intervalo. Mas há um ano tinha um plantel bem mais homogéneo, a verdade é essa.

GOLOS - Foram apenas 15 em 8 jogos, o que mantém a média abaixo dos 2 por jogo. Esta oitava ronda teve três nulos, num fim-de-semana em que Alemanha e França também tiveram muitos jogos sem golos, e o 0-0 arrisca-se mesmo a ser um dos resultados mais frequentes desta Liga. Para já, em 64 jogos mais de um quinto (13) terminaram assim. Ninguém arrisca?

ARBITRAGEM - Os nossos árbitros bem podem mostrar os vermelhos que quiserem à intolerância de dirigentes e jogadores. Enquanto não se mostrarem suficientemente competentes, nada feito. No D. Afonso Henriques, a decisão de Duarte Gomes e dos seus dois auxiliares - sim, dos dois, porque até o do lado contrário podia ter assinalado a falta, de tão evidente que esta foi - de não punir o atropelamento de Nilson a João Paulo deu origem a um dos maiores escândalos de que tenho memória. Já estou como o outro: "se não marcou, foi porque não quis". Só pode.


» BWINLIGA | 8.ª Jornada
(classificação) | (próxima jornada) | (marcadores)

V.Guimarães 2-1 U.Leiria
(Mrdakovic, 46', Rabiola, 90+5'; João Paulo, 16')
Belenenses 0-0 Académica
V.Setúbal 3-1 P.Ferreira
(Auri, 26', Edinho, 67', Bruno Gama, 80'; Luiz Carlos, gp, 62')
Nacional 0-0 Sporting
E.Amadora 0-0 Boavista
Benfica 2-1 Marítimo
(Cardozo, gp, 18', Freddy Adu, 87'; Kanu, 8')
Naval 1-1 Sp.Braga
(Saulo, 1'; Roland Linz, gp, 57')
FC Porto 3-0 Leixões
(Lisandro López, 6', 78', Tarik Sektioui, 8')


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 01:18



BASEBOL
MLB: Red Sox vencem World Series

» Sweep (4-0) para segundo título em quatro anos


Foto REUTERS

Os Boston Red Sox são os novos campeões da MLB. Considerados favoritos à partida frente aos Colorado Rockies, a secular equipa de Boston não vacilou e venceu os primeiros quatro jogos, repetindo assim a sweep de 2004 frente aos St Louis Cardinals, que acabou o jejum que durava desde 1918.

Jogo 1. A série começou em Fenway Park, estádio dos Boston, com Josh Beckett a lançar no lado dos Red Sox. Os números impressionantes daquele que foi o MVP da World Series em 2003 pelos Florida Marlins não foram deixados ao acaso e os Red Sox partiram para uma esmagadora vitória por 13-1. Beckett completou sete innings e fez nove strikeouts, garantindo mais uma vitória pessoal. A bater, Dustin Pedroia fez um home-run, mas o grande destaque foi os oito doubles da equipa de Boston.

Jogo 2. Este seria, provavelmente, o último jogo de Curt Schilling como lançador dos Red Sox, precisamente um dos mais importantes no triunfo de 2004. Os Rockies colocaram o jovem Ubaldo Jimenez e o resultado foi um jogo mais equilibrado, com as defesas a sobreporem-se aos ataques. Colorado colocou-se na frente logo no primeiro inning com um erro de Mike Lowell, mas os Red Sox conseguiram virar o marcador nos 4.º e 5.º innings. Nos últimos dois innings, Terry Francona (treinador dos Red Sox), colocou o "closer" Jonathan Papelbon que não perdeu a oportunidade de garantir a vitória, destacando-se com um pickoff simplesmente impressionante. Resultado final: vitória por 2-1.

Jogo 3. Com as regras da National League, os Red Sox estavam obrigados a fazer alterações. O que fazer com David "Big Papi" Ortiz? Em 2004 a solução tinha sido colocá-lo a jogar como primeira-base, mas três anos depois, Ortiz estava diferente. Mais pesado e, principalmente, com um problema no joelho. Francona arriscou e deixou Kevin Youkilis no banco. Com o rookie Jacoby Ellsbury a fazer uma partida espectacular (4 hits, 2 doubles e 2 runs), os Red Sox conseguiram uma importante vantagem de 6-0 no terceiro inning onde deu para tudo, inclusive para o lançador japonês Daisuke Matsuzaka fazer um hit. Os Rockies reagiram e, no sétimo inning, Holliday fez um home run a Okajima com dois jogadores em posição de marcar. Com vantagem de um run, Papelbon foi de novo chamado a fechar o encontro, aproveitando o facto dos Red Sox terem conseguido mais quatro runs nos últimos innings.

Jogo 4. Era o jogo do tudo ou nada para os Rockies. Com Cooke a lançar (fez seis innings completos), o jogo foi muito defensivo, mas os Red Sox conseguiram chegar a uma vantagem de 2-0. No sétimo e oitavo inning, os home runs de Lowell e Kielty pareciam ter decidido a partida a favor dos Red Sox, que venciam agora por 4-1, mas Okajima voltou a permitir um home run, desta feita com apenas um jogador. A vantagem era de um outra vez e Papelbon foi chamado para fazer o "serviço" com resultado perfeito. Com um strikeout final, os Red Sox conquistaram o sétimo título da World Series, voltando agora a deter o primeiro de sempre e o último. Merecido para uma equipa que foi a melhor na regular season (96 vitórias), a par com os Cleveland Indians, que teve o melhor lançador da época (Josh Beckett com 20 vitórias na regular season e mais quatro na postseason) e um dos melhores closers - Jonathan Papelbon. O MVP da World Series acabou por ser Mike Lowell, que já tinha sido campeão em 2003 nos Florida Marlins, juntamente com Josh Beckett (o MVP dessa época).

A época de 2007 acabou, mas a de 2008 já mexe. A-Rod, o batedor dos New York Yankees, decidiu não continuar o contrato com a equipa de Nova Iorque e está livre. Boston Red Sox e Anaheim Angels são os principais nomes falados. Recorde-se que A-Rod ultrapassou esta época a barreira dos 500 home runs e é de acreditar que seja o sucessor de Hank Aaron e Barry Bonds no recorde absoluto de home runs.

# Artigo de Rui Silva
Publicado às 01:13


segunda-feira, outubro 29, 2007

LIGA PORTUGUESA
Jornada 8

» FC Porto bate Leixões e soma oitava vitória consecutiva


Foto ASSOCIATED PRESS

Sob o signo do 8. Bastaram 8 minutos para o FC Porto garantir a conquista da sua vitória número 8 em 8 jogos da edição de 2007/08 da BwinLiga, aumentando para... 8 a diferença pontual que o distancia do novo segundo classificado, o Benfica. Os bicampeões nacionais venceram o vizinho Leixões por 3-0 e Lisandro López bisou e cimentou a liderança dos marcadores, agora com... 8 golos.

Jesualdo Ferreira deu descanso a Paulo Assunção e aos 10 minutos já podia dar descanso a mais três jogadores sem assim o entendesse, porque o FC Porto já tinha a vitória assegurada. Aos 6 minutos, depois de ajeitar a bola com o braço sem que o árbitro tivesse dado por isso (?), Lisandro López inaugurou o marcador. Logo de seguida, aos 8', Tarik Sektioui dobrou a vantagem, com um lance de excelente recorte técnico.

Com os três pontos no bolso, o FC Porto geriu o esforço no restante tempo de jogo, sem nunca dar grandes veleidades ao Leixões, que raramente incomodou Hélton. Sem forçarem muito, os dragões conseguiram desnivelar ainda mais o resultado aos 78 minutos, quando 'Licha' bisou e fixou o resultado final.

8 jogos, 8 vitórias, melhor ataque (15) e defesa menos batida (1): o FC Porto está bem, recomenda-se, é a grande equipa do futebol luso e caminha a passos largos para conquistar, com maior ou menor dificuldade, o tricampeonato. Carlos Brito e os seus pupilos não entram nestas contas, nem sequer as conseguiram rasurar, e permanecem sem vencer para a Liga, perdendo os dois últimos jogos.

» Naval e Sp.Braga empatam na Figueira da Foz

Na outra partida desta segunda-feira, Naval 1.º de Maio e Sp.Braga empataram a uma bola. Saulo adiantou a formação navalista logo no primeiro minuto de jogo, mas Jorge Costa mexeu na equipa ao intervalo e os arsenalistas resgataram um ponto graças a uma grande penalidade convertida por Roland Linz.

Ao segundo jogo no comando da equipa, Ulisses Morais continua sem conhecer o sabor da derrota e, para já, conseguiu deixar a zona de despromoção - caiu para lá o P.Ferreira. O Sp.Braga, por sua vez, falhou a aproximação aos seis da frente e tem agora 11 pontos, os mesmos que o Belenenses.


» BWINLIGA
Resultados |
(classificação)


FC Porto 3-0 Leixões
(Lisandro López, 6', 78', Tarik Sektioui, 8')
Naval 1-1 Sp.Braga
(Saulo, 1'; Roland Linz, gp, 57')


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 21:47



BLOGOBOLA
Classificação: Semana 8

» O Cenoura recupera liderança; Almeida, Madne0 e MK ganham semana

Chave do BlogoBola - Semana 8:

FC Porto - Leixões (1)
Nacional - Sporting (x)
Benfica - Marítimo (1)
V.Guimarães - U.Leiria (1)
Belenenses - Académica (x)
E.Amadora - Boavista (x)
Naval - Sp.Braga (x)
V.Setúbal - P.Ferreira (1)

'BlogoBola Placard':

Nacional (0-0) Sporting



» BLOGOBOLA: Classificação Geral
(ver ficheiro JPEG) | (download ficheiro EXCEL)

Classificação:

1.º - O Cenoura 120 pontos
2.º - Offshore 117
3.º - Hugo 114
4.º - Grande Domínio 108
5.º - Master Kodro 107


Continuação de bons palpites a todos.
Top da Semana 8:

1º - Carlos Almeida 17 pontos
2º - Madne0 17
3º - Master Kodro 17
4º - Marx 16
5º - Gomez 15
6º - O Cenoura 15



# Artigo de Livre Indirecto
Publicado às 21:41



LA LIGA
Jornada 9

» Madrid mantém liderança, Barça regressa ao segundo lugar

Raúl e Robinho deram a volta ao Depor
Foto AFP

Na nona jornada da Primera División, Real Madrid e Barcelona regressaram às vitórias e voltaram a posicionar-se nas duas primeiras posições da tabela.

Os merengues lideram - fazem-no desde a ronda inaugural - e esta semanda derrotaram o Deportivo, no Bernabéu, por 3-1. Estiveram a perder e depois a empatar até à entrada para os dez minutos finais, mas deram a volta graças à classe de Guti e aos golos de Robinho e Raúl González - o capitão que celebra hoje 13 anos de primeira equipa. Os de Schuster seguem na frente, com 22 pontos.

Em Camp Nou, o Barça recebeu o recém-promovido Almería e passou a somar 20 pontos. Os de Rijkaard venceram por 2-0 com dois golos que levantaram bastante polémica: o primeiro de Henry, num lance em que parece existir fora-de-jogo, e o segundo por Messi, o Pichichi da prova (7 golos), na cobrança de um penálti cavado por Giovani dos Santos.

O Villarreal perdeu o segundo lugar, ao ser goleado (1-4), no La Romareda, pelo Saragoça de Víctor Fernández, enquanto o Valencia também foi sovado na visita ao Sánchez Pizjuán. Caneira foi titular e viu a equipa «che» ser atropelada pelo Sevilha. Ainda em choque pela rescisão de Juande Ramos, os andaluzes viraram costas às polémicas e venceram por 3-0: Kanouté, Poulsen e Luís Fabiano. A estreia do novo técnico sevillista Manuel Jiménez originou a demissão de Quique Sánchez Flores.

Nos outros jogos, destaque para a vitória do Atl.Madrid no terreno do último classificado Levante (1-0, Forlán), que deixa os colchoneros perto da zona de Champions, e saliência também para o empate entre Osasuna e Valladolid (2-2). A formação navarra esteve a perder por dois golos, mas o português Dady, entrado a pouco mais de meia hora do fim, bisou e evitou a derrota da equipa da casa. O ex-Belenenses, em pouco tempo de utilização (4 jogos incompletos), leva já 3 golos na Liga.


» LA LIGA | 9.ª Jornada
(classificação) | (próxima jornada) | (marcadores)

Maiorca 2-2 Espanyol
Athletic Bilbao 0-0 Bétis
Levante 0-1 Atl.Madrid
Osasuna 2-2 Valladolid
Racing Santander 2-0 Getafe
Real Madrid 3-1 Deportivo
Murcia 1-0 Recreativo Huelva
Saragoça 4-1 Villarreal
Barcelona 2-0 Almería
Sevilha 3-0 Valencia


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 11:13


domingo, outubro 28, 2007

LIGUE 1
Jornada 12

» Pauleta bisa mas PSG volta a perder; Marselha perde mais uma


Foto ASSOCIATED PRESS

Nem a marcar três golos numa partida vão lá. Talvez esse seja o pensamento da maioria dos apdetos do Marselha, depois de verem a sua equipa adiantar-se no marcador por intermédio de Niang e consentir a reviravolta no marcador, graças às traições de Zubar e Bonnart, que marcaram na própria baliza. A excelente campanha na Liga dos Campeões dos pupilos de Eric Gererts contrasta e muito com a do campeonato, onde ainda não conseguiram largar os últimos lugares, volvidos doze jornadas. Um caso sério a estudar...

Dirigindo-nos mais para norte, o grande jogo da jornada trouxe também o 'velho' Pauleta. Sim, o antigo internacional português voltou a mostrar o voo do açor no Parque dos Princípes e por duas vezes, mas foi insuficiente para quebrar a malapata caseira do PSG, que não conseguiu contrariar o bis de Ben Harfa e o golo de Govou, voltando a perder mais um jogo diante dos seus adeptos. Com este resultado, os de Alain Perrin começam já a marcar o seu ritmo e aumentam para quatro pontos a vantagem sobre o segundo classificado.

No restante da jornada, destaque para a goleada forasteira do Estrasburgo diante do Lille (0-3) e para mais um tropeço do vice-líder Nancy, agora com o Metz (0-0).


» LIGUE 1 | 12.ª Jornada
(classificação) | (próxima jornada) | (marcadores)

Metz 0-0 Nancy
Bordéus 2-1 Valenciennes
Lille 0-3 Estrasburgo
Lorient 0-0 Nice
Mónaco 0-0 Caen
Saint-Etiénne 0-0 Auxerre
Sochaux 2-1 Marselha
Le Mans 1-1 Toulouse
Lens 1-2 Rennes
PSG 2-3 Lyon


# Artigo de Mário Palmeira
Publicado às 23:23



BRASILEIRÃO
Jornada 33

» Vasco e Palmeiras empatam; Grêmio bate Náutico em jogo electrizante


Foto UOL ESPORTE

Com a questão do primeiro lugar resolvida, há ainda a luta pela Libertadores e a fuga à despromoção para animar o campeonato. No Rio de Janeiro, o Vasco recebeu e não conseguiu melhor que empatar o Palmeiras (2-2). Já em Porto Alegre, chuva de golos no Grêmio – Náutico, com a vitória a sorrir aos da casa por 4-3.

Em São Januário, dia de estreias: a estreia de Valdir Espinoza no banco, depois do despedimento de Celso Roth devido aos maus resultados e estreia de novo sistema táctico, abandonando o tão utilizado 3-5-2 para o clássico 4-4-2. Já o Verdão não trazia nada de novo, preferindo apostar na mesma equipa que vinha de 6 jogos consecutivos sem perder. Com a bola já a rolar, e ainda numa fase onde, como se costuma dizer, as equipas se estudavam, o Porco abria o marcador: aos 9’, e após canto de Caio, o central Gustavo aparece de rompante a mergulhar e a fazer a festa. O golo afectou os vascaínos, que não conseguiam equilibrar a partida. Todavia, no período de maior ascendente palmeirense, Leandro Amaral resolve tirar um coelho da cartola: aos 23’, o avançado do Bacalhau recebe bola na entrada da grande área e dispara violento remate no ângulo, sem a mínima hipótese para Diego Cavalieri. Ainda os adeptos do Gigante da Colina festejavam e os comandados de Caio Júnior adiantavam-se novamente no marcador: aos 28’, Luiz Henrique cruza, Valdívia tem domínio de bola fantástico e dá um presente para Rodrigão, que agradece e fuzila o guarda-redes Cássio. Com um jogo bom de se ver, já se pensava que o resultado ia ser assim ao intervalo mas, aos 40’, uma execução perfeita de livre do argentino Conca recoloca a justiça no marcador.

Depois do excelente espectáculo da etapa inicial, a segunda parte não trouxe nada disso. O Palmeiras, satisfeito com o resultado, fechou-se bem fechadinho na sua retaguarda, dando a iniciativa de jogo ao Vasco que, com muita dificuldade em penetrar a área palmeirense, pouco ou nada fazia. Ainda assim, foi Diego Cavalieri que evitou a derrota da equipa paulista, com defesas de outro mundo a remate de Conca primeiro e a cabeçada de Romário já em cima do apito final. No cômputo geral, resultado justo, se bem que a vitória aos vascaínos não seria de tod injusta.

Já no Olímpico, duelo entre um candidato à Libertadores e uma equipa que, com uma boa ponta final, vem surpreendendo muita gente. Começou na frente o Timbú quando, aos 6’, Júlio César cobrou canto na medida para Onildo marcar. Todavia, cinco minutos depois, Tuta teve a sorte do seu lado: tentando tirar cruzamento, a bola pegou um efeito esquisito e acabou indo directo para o fundo das redes, perante um estupefacto Fabiano, guarda-redes dos pernambucanos. Querendo mais, o tricolor gáucho virou o jogo com contribuição de dois jogadores ligados ao Benfica: aos 22’, Tcheco cobra livre para a área e Diego Souza acerta a barra. No ressalto, Marcel, oportuno, correu para o abraço. Ainda antes do intervalo, Diego Souza estendeu a vantagem e, mesmo em cima dos 45 minutos, o uruguaio Alberto Acosta fazia o seu 18º golo no campeonato e reduzia a desvantagem.

Já a segunda parte, não tendo tantos golos, trouxe mais emoção, porque logo no reinício Júlio César fez grande arrancada e igualou o jogo. Só que, a partir do quarto de hora, o Grêmio controlou as operações e, de tanto insistir, chegou à vitória aos 60’: cruzamento de Jonas e Marcel aproveita para bisar na partida. Até final, de destacar a participação de Labarthe, jogador ligado ao Sporting, na partida, sem trazer nada de novo.

No restante da jornada, destaque para a vitória do Corinthians de virada diante do Figueirense (2-1), permitindo acreditar na salvação e para mais uma vitória do São Paulo, desta vez em Recife diante do Sport local (1-2).


» BRASILEIRÃO | 33.ª Jornada
(classificação) | (próxima jornada) | (marcadores)

Cruzeiro 1-1 Atlético Paranaense
Santos 3-0 Goiás
Fluminense 1-1 Atlético Mineiro
Grêmio 4-3 Náutico
Sport Recife 1-2 São Paulo
América-RN 0-1 Flamengo
Corinthians 2-1 Figueirense
Paraná 1-0 Internacional
Vasco 2-2 Palmeiras
Juventude 1-1 Botafogo


# Artigo de Mário Palmeira
Publicado às 23:10



LIGA PORTUGUESA
Jornada 8

» Benfica vence Marítimo com golo de Adu


Foto REUTERS

A ferros. O Benfica arrancou esta noite uma preciosa vitória sobre o Marítimo (2-1) e subiu ao segundo lugar da BwinLiga (16 pontos). Os encarnados estiveram a perder, jogaram com menos uma unidade durante mais de uma hora, mas demonstraram grande atitude competitiva e, quando os madeirenses já se davam por contentes com o empate, chegaram à vitória com um golo do norte-americano Freddy Adu.

Os comandados de Lazaroni apresentaram-se na Luz com uma postura bastante positiva e marcaram ainda antes de estarem cumpridos os dez minutos iniciais. Lançado em profundidade por Ricardo Esteves, o brasileiro Kanu aproveitou a hesitação de Quim e fez-lhe um chapéu: 0-1. O Benfica parecia uma equipa sem ideias, mas um erro de Ricardo Esteves permitiu o empate. O lateral verde-rubro cometeu um penálti escusado e viu o paraguaio Óscar Cardozo restabelecer a igualdade.

A expulsão de Quim - e respectiva grande penalidade - deu, aos 32 minutos, a possibilidade do Marítimo se recolocar na frente do marcador. No entanto, o internacional português Makukula permitiu a defesa de Butt e a partida manteve-se empatada.

A segunda metade trouxe um Benfica a jogar bastante melhor, apesar da inferioridade numérica, e o Marítimo caiu de produção relativamente à primeira meia hora. Um remate perigoso de Kanu foi muito pouco para uma equipa que podia e devia ter lutado por algo mais que o empate e o castigo dos insulares deu-se a três minutos do fim. Léo, numa insistência pelo lado direito, construiu meio golo e Adu, o suspeito do costume no que toca a golos nos últimos minutos, à boca da baliza, desfez a igualdade. 2-1 final para o Benfica.

» E.Amadora e Boavista ficam a zero

No outro encontro deste domingo, E.Amadora e Boavista empataram sem golos na Reboleira. Num jogo em que, segundo rezam as crónicas, os comandados de Jaime Pacheco foram quem mais perto esteve da vitória, voltaram a faltar os golos à equipa axadrezada, que continua sem ganhar.

O resultado final - e vão três jogos sem golos dos seis já disputados nesta 8ª jornada - acaba por não beneficiar nenhuma das equipas. Os de Daúto Faquirá somam 7 pontos e não vencem quase há dois meses, ao passo que o Boavista tem 5 e permanece no fundo da tabela.


» BWINLIGA
Resultados |
(classificação)


Benfica 2-1 Marítimo
(Cardozo, gp, 18', Freddy Adu, 87'; Kanu, 8')
E.Amadora 0-0 Boavista


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 21:39



SERIE A
Jornada 9

» Roma vence Milan em San Siro, Inter empata e Juve perde

Vucinic viveu uma semana de sonho
Foto REUTERS

No jogo grande do fim-de-semana em Itália, a AS Roma foi a San Siro derrotar o AC Milan e agravar ainda mais a crise doméstica dos homens de Ancelotti. Os giallorossi, mesmo sem o capitão Totti, venceram graças a um tento solitário do montenegrino Mirko Vucinic, o mesmo que havia sido o «carrasco» do Sporting a meio da semana, e infligiram a segunda derrota consecutiva aos rossoneri perante o seu público. Num jogo em que De Rossi ainda desperdiçou um penálti, Kaká e companhia não conseguiram bater Doni e os milaneses continuam sem vencer em casa.

O Inter, sem Luís Figo, deu uma folga à sua senda vitoriosa e empatou sem golos com o Palermo, que teve Miccoli como suplente utilizado. Os nerazzurri perderam dois pontos, mas ainda mantiveram a vantagem para o segundo classificado (agora na posse da Roma). Tudo porque a Juventus, anterior vice-líder, foi ao San Paolo perder com o Napoli (1-3), numa partida que fica marcada por uma arbitragem inqualificável de um árbitro sem vergonha chamado Mauro Bergonzi.

Nos outros jogos, destaque para o triunfo da Udinese, no Olimpico, sobre a Lázio (1-0), e para o triunfo importante do Parma sobre o Livorno (3-2), que lhe valeu a saída da zona de despromoção. O português Fernando Couto, aos 38 anos, continua como titular da equipa parmesã.


» SERIE A | 9.ª Jornada
(resultados e classificações) | (próxima jornada)

Torino 2-0 Cagliari
Napoli 3-1 Juventus
AC Milan 0-1 AS Roma
Catania 2-0 Sampdoria
Empoli 0-1 Atalanta
Lázio 0-1 Udinese
Palermo 0-0 Inter
Parma 3-2 Livorno
Siena 0-0 Reggina
Genoa (19h30) Fiorentina


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 19:02



BUNDESLIGA
Jornada 11

» Bayern empata, Hamburgo aproxima-se

A 11.ª jornada da 1. Bundesliga não trouxe grandes novidades. O Bayern não ganhou, é certo, mas também não saiu a perder deste fim-de-semana, uma vez que visitou um terreno tradicionalmente complicado - o do Borussia Dortmund - e só um dos seis primeiros ganhou, o Hamburgo. Apesar de ter mantido a invencibilidade, a turma de Hitzfeld não foi além de um nulo no Westfalenstadion e, como o Hamburgo bateu o Duisburgo por 1-0, passou a dispor de 4 pontos de vantagem sobre o segundo classificado.

O Werder Bremen empatou com o Schalke (1-1), em Gelsenkirchen, e desperdiçou uma boa oportunidade de encurtar distâncias para o topo, ao passo que o Karlsruhe, grande sensação da prova, parece começar a perder algum gás e somou o segundo empate consecutivo (0-0 com o Hansa Rostock).

Nos outros jogos, destaque para o regresso às vitórias do campeão Estugarda (1-0 ao Leverkusen) e para o «lanterna-vermelha» Energie Cottbus, que continua sem ganhar e desta feita empatou no campo do Arminia Bielefeld, graças a um golo apontado depois da hora.


» BUNDESLIGA | 11.ª Jornada
(classificação) | (próxima jornada) | (marcadores)

Eintracht Frankfurt 0-0 Hannover
Arminia Bielefeld 1-1 Energie Cottbus
Hansa Rostock 0-0 Karlsruhe
Hertha 2-0 Bochum
Schalke 1-1 Werder Bremen
Estugarda 1-0 Bayer Leverkusen
Wolfsburgo 3-1 Nuremberga
Borussia Dortmund 0-0 Bayern
Duisburgo 0-1 Hamburgo


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 18:45



LIGA DE HONRA
Jornada 8

» Santa Clara é goleado pelo Estoril mas conserva a liderança

A oitava jornada da Liga de Honra - Vitalis abriu com um resultado inesperado: no Estádio António Coimbra da Mota, o Estoril impôs uma goleada por 5-1 ao líder Santa Clara. Após um primeira parte equilibrada, o jogo chegou ao intervalo empatado a uma bola: Leandro marcara aos 26' para a equipa da casa mas os insulares empataram apenas cinco minutos depois por intermédio de Júlio César, através da conversão de uma grande penalidade. Contudo, o rumo da partida mudou na etapa complementar, com a equipa de arbitragem a influenciar o desenvolvimento do jogo de forma determinante: após um corte regular de Josa na área, um dos assistentes assinalou mão e levou a que Pedro Henriques apontasse a marca de grande penalidade, com Pedro Duarte a recolocar o Estoril em vantagem. Cinco minutos depois, Josa foi expulso por acumulação de amarelos e, na sequência do livre assinalado após a falta do jogador do Santa Clara, André Cunha marcou o terceiro golo para a equipa de Tulipa. Pedro Celestino e Luís Carlos fixaram o resultado final da partida, confirmando a primeira derrota do Santa Clara na presente edição da Liga de Honra - Vitalis e colocando em perigo a sua liderança na prova.

Contudo, o empate 1-1 entre Portimonense e Vizela acabou por garantir pelo mais uma semana de liderança isolada para a equipa treinada por Paulo Sérgio: o Vizela, que em caso de vitória ficaria em igualdade pontual com a formação dos Açores, ainda esteve a ganhar no Algarve mas, após ter ficado reduzido a dez jogadores à passagem da hora de jogo, acabou por sofrer o golo do empate já perto do final, não conseguindo assim capitalizar o deslize do Santa Clara. Também Trofense e Beira-Mar perderam uma excelente oportunidade de encurtar a distância para o primeiro lugar para apenas um ponto: numa partida bastante empolgante, as equipas acabaram por se ficar também por um empate 1-1 e assim continuam em igualdade pontual na tabela classificativa. Quem acabou por aproveitar os resultados menos conseguidos do grupo da frente foi o Rio Ave que, após ter derrotado esta tarde o Penafiel por uns esclarecedores 4-1, ascendeu à segunda posição da classificação, em igualdade pontual com Vizela e Estoril e a dois pontos do líder.

Nos restantes jogos da tarde, os empates foram o resultado dominante, com apenas o Freamunde a conseguir alcançar uma vitória sobre o Feirense (1-0), numa partida em que a equipa de Santa Maria da Feira esteve abaixo das expectativas. O Fátima, após a vitória sobre o Sporting no passado fim-de-semana para a Taça da Liga, empatou em casa 1-1 com o Gil Vicente, registando-se o mesmo resultado na partida entre Gondomar e Desportivo das Aves. Por fim, no jogo entre Varzim e Olhanense registou-se um nulo.

Na próxima jornada da Liga de Honra - Vitalis, o líder Santa Clara recebe o Gil Vicente enquanto os seus mais directos perseguidores - Estoril, Vizela e Rio Ave - defrontam respectivamente Trofense, Fátima e Olhanense. Quanto às contas do fundo da tabela, os grandes destaques são os confrontos entre Freamunde e Gondomar e entre Penafiel e Feirense.


» LIGA VITALIS | 8.ª Jornada
(classificação) | (próxima jornada) | (marcadores)

Estoril 5-1 Santa Clara
Portimonense 1-1 Vizela
Gondomar 1-1 Desp. Aves
Feirense 0-1 Freamunde
Rio Ave 4-1 Penafiel
Varzim 0-0 Olhanense
Trofense 1-1 Beira-Mar
Fátima 1-1 Gil Vicente


# Artigo de Margarida Martins
Publicado às 18:21


sábado, outubro 27, 2007

LIGA PORTUGUESA
Jornada 8

» Sporting empata a zero com o Nacional

Miguel Veloso voltou a jogar como central
Fotos REUTERS e SAPO

Paulo Bento garantiu que o Sporting não perdia três jogos seguidos... e cumpriu. Os leões foram à Madeira empatar sem golos com o Nacional e, depois de duas derrotas consecutivas, podem acabar a oitava jornada da BwinLiga a 9 pontos do líder FC Porto. Pode-se falar em adeus ao título?

A primeira parte foi tristonha e teve muito mais Nacional. Os insulares remataram por 11 vezes, contra, quanto muito, 2 remates dos verde-e-brancos. No entanto, o início do segundo tempo também não trouxe grandes alterações. A toada manteve-se, com os de Jokanovic a criarem perigo especialmente por Fellype Gabriel.

Num jogo atípico, as duas equipas foram quebrando fisicamente, o encontro partiu-se e o último quarto de hora trouxe uma série de oportunidades claras de golo. Stojkovic negou o golo a Edu Sales e, na resposta, aos 87 minutos, Liedson teve nos pés a possibilidade de dar a vitória ao Sporting. Rematou ao lado e o resto ficou a cargo de Diego Benaglio, que, com duas defesas fantásticas, impediu que Abel e Moutinho, com dois grandes pontapés de fora da área, desfizessem o nulo final.

Resultado justo e que deixa o Sporting, apenas à condição, igualado no segundo lugar com o V.Guimarães (15 pontos). O Nacional, por sua vez, passa a somar 7 pontos e continua na metade inferior da tabela.

» V.Setúbal continua sem perder, Belenenses e Académica ficam-se pelo nulo

Nos outros dois jogos disputados este sábado, resultados distintos para as duas equipas que jogaram em casa: o V.Setúbal bateu o P.Ferreira (3-1) e Belenenses e Académica empataram sem golos.

No Bonfim, os comandados de Carvalhal mantiveram a invencibilidade, venceram com golos de Auri, Edinho e Bruno Gama e já têm, ao cabo de oito jogos, praticamente metade dos pontos que precisam para a manutenção. Luiz Carlos, de penálti, ainda empatou momentaneamente a partida, mas os de José Mota não pontuaram e continuam em posição delicada na tabela.

No Restelo, o nulo manteve-se até final, apesar de terem existido oportunidades mais do que suficientes para fazer funcionar o marcador. A Briosa esteve melhor na primeira parte, dispondo das melhores ocasiões de golo - fica na retina uma bola no poste de Joeano -, e os azuis responderam na etapa complementar. Weldon e Evandro Roncatto foram protagonistas das oportunidades mais claras, mas Pedro Roma esteve insuperável e segurou o nulo.


» BWINLIGA
Resultados |
(classificação)


Nacional 0-0 Sporting
Belenenses 0-0 Académica
V.Setúbal 3-1 P.Ferreira
(Auri, 26', Edinho, 67', Bruno Gama, 80'; Luiz Carlos, gp, 62')


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 21:54



PREMIERSHIP
Jornada 11

» Chelsea atropela Man.City, Nani marca pelo líder provisório United


Foto BBC SPORT

Os deuses do futebol devem estar loucos. Avram Grant bem defendeu, há um mês, que o Chelsea devia praticar um futebol atraente e privilegiar o espectáculo, mas na altura ninguém lhe ligou à profecia do israelita. Pois bem, este sábado, os Blues realizaram uma das melhores exibições dos últimos anos e trucidaram por completo o Manchester City (6-0).

O conjunto de Sven-Göran Eriksson só havia sofrido 7 golos em 10 jogos e só esta tarde, em Stamford Bridge, levou meia dúzia. Com Carvalho e Ferreira nos eleitos dos londrinos, houve golos para todos os gostos. Destaque para o segundo, um verdadeiro hino: golo de Drogba depois de um passe sublime, magistral, fantástico de Frank Lampard.

Em Old Trafford, o jogo mal tinha começado e já Nani tinha dado o seu mortal da praxe, depois de portentoso pontapé de fora da área. O Middlesbrough igualou na resposta, com o turco Sanli Tuncay a assistir o francês Aliadière para o empate, mas depois só deu United. Ronaldo não marcou, apesar de ter estado em destaque, tal como Anderson, e os golos dos Red Devils foram apontados por Rooney e Tévez (2). 4-1 final para a equipa de Ferguson, que ascendeu provisoriamente à liderança da PremierShip - o Arsenal tem dois jogos a menos e só joga amanhã, tendo um teste difícil em Anfield.

Nos outros jogos deste sábado, destaque para o triunfo do Birmingham sobre o Wigan (3-2, com dois golos de Olivier Kapo) e para a derrota do Newcastle na visita ao reduto do Reading (1-2). Dave Kitson e Shane Long marcaram e infligiram a terceira derrota da época aos comandados de Sam Allardyce.


» PREMIERSHIP | 11.ª Jornada
(classificação) | (próximos jogos) | (marcadores)

Birmingham 3-2 Wigan Athletic
Chelsea 6-0 Man.City
Man.Utd 4-1 Middlesbrough
Reading 2-1 Newcastle
Sunderland 1-1 Fulham
Portsmouth 0-0 West Ham
Bolton (amanhã) Aston Villa
Derby County (amanhã) Everton
Tottenham (amanhã) Blackburn
Liverpool (amanhã) Arsenal


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 19:18



LIGA PORTUGUESA
V.Guimarães bate U.Leiria

» Vitória polémica nos descontos vale segundo lugar aos vimaranenses

Rabiola deu a vitória aos vimaranenses
Foto MAIS FUTEBOL

» BWINLIGA | 8.ª JornadaD. Afonso Henriques - Guimarães

V.Guimarães 2-1 U.Leiria
Mrdakovic, 46', Rabiola, 90+5'  João Paulo, 16'

Está de regresso a BwinLiga, depois de quase três semanas (!) de paragem. E, por arrasto, os casos também estão de volta. O V.Guimarães venceu nos descontos a U.Leiria (2-1), num encontro que fica marcado por uma decisão incrível da equipa de arbitragem chefiada por Duarte Gomes, e regressou às vitórias para o campeonato. Os vimaranenses venceram graças aos golos de Miljan Mrdakovic e Rabiola e subiram, à condição, ao segundo lugar da tabela (15 pontos), enquanto os leirienses continuarão como últimos classificados (3).

Ponto prévio: confesso que é difícil assistir a um jogo completo do Vitória sem me deixar cativar pela forma como o conjunto de Manuel Cajuda encara cada jogo, seja com que adversário for. Mesmo sem querer, há sempre um momento do encontro em que dou por mim a torcer pelos minhotos, especialmente quando estes jogam em casa, perante o seu entusiasta e exigente público. No D. Afonso Henriques, o V.Guimarães torna-se uma das equipas mais atraentes do nosso campeonato. Empolga. Acredita sempre. E dá tudo do primeiro minuto ao último segundo do encontro. É um caso à parte no nosso futebol. Pronto, fim de parêntesis.

No que diz respeito ao jogo, a vitória do Vitória fica claramente manchada pelo erro crasso de Duarte Gomes. O jogo começou mexido, com Alan a ser o primeiro a criar perigo. A U.Leiria respondeu bem e chegou à vantagem num lance inventado por Toñito e finalizado por João Paulo, que começou a ganhar no duelo particular com Nilson.

A etapa complementar começou com o golo do empate de Mrdakovic, aos 37 segundos, com o sérvio a corresponder bem a um cruzamento perfeito de Andrezinho. O V.Guimarães subiu então de produção, mas o minuto 72 trouxe o caso da partida e marcou decisivamente o restante tempo de jogo. João Paulo foi abalroado na área por Nilson, Duarte Gomes não teve vergonha de nada assinalar e o jogo manteve-se empatado. Até ao quinto minuto de descontos. Já depois de Targino ter ficado a centímetros do golo, o jovem Rabiola, que havia substituido Miljan, bateu Fernando Prass e lançou os vimaranenses em festa.

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 00:55


quinta-feira, outubro 25, 2007

TAÇA UEFA
Fase de Grupos: Jornada 1

» Sp.Braga empata em Bolton e começa bem


Fotos ASSOCIATED PRESS

Pode-se dizer que começou bem a fase de grupos da Taça UEFA para o Sp.Braga. Na primeira jornada, a equipa portuguesa foi ao Reebok Stadium empatar a uma bola com o Bolton Wanderers.

Apesar do resultado ter sido alcançado diante do actual último classificado da PremierShip, sabe-se que um ponto fora neste formato de competição pode vir a fazer toda a diferença nas contas finais. Ainda para mais quando foi conseguido num jogo em que os comandados de Jorge Costa estiveram em desvantagem.

Numa partida que teve períodos muito fracos - e, estranhamente, muito pouco público nas bancadas do Reebok Stadium -, os minhotos temeram o Bolton durante a maior parte do tempo, quando, como se viu nos últimos 20 minutos, não tinham razões para tal.

Os ingleses viveram a sua melhor fase no reinício do encontro e colocaram-se em vantagem por intermédio do senegalês El-Hadji Diouf, que dispôs de muito espaço na zona da pequena área para bater Paulo Santos. O Sp.Braga reagiu e pôs a nu as fragilidades da equipa de Archie Knox.

Podia ter empatado mais cedo, se o árbitro do encontro não tivesse feito vista grossa a um penálti claríssimo sobre Zé Manuel, mas só restabeleceu a igualdade quando Jaílson cabeceou com êxito correspondendo a um cruzamento sublime de João Pereira. Jääskeläinen pouco podia fazer e estava colocada alguma justiça no resultado.

Na próxima jornada, disputada a 8 de Novembro, o Sp.Braga folga, só regressando à Europa do futebol no dia 29 do mesmo mês - recebe o Bayern, no jogo que, em teoria, não deverá entrar nas contas do apuramento. Essas são para fazer nos dois últimos jogos, em casa com E.Vermelha e fora com o Aris Salónica.

» Vitamina K: Kun Agüero salva Atlético, Klose e Kroos salvam Bayern



Nos outros jogos desta ronda inaugural, o destaque vai, claro, para o empate a três bolas registado, em Moscovo, entre Lokomotiv e Atl.Madrid. Com os portugueses Simão Sabrosa e Maniche na equipa, um como titular e outro como suplente utilizado, os colchoneros lograram conquistar um ponto graças a Sergio 'Kun' Agüero, que marcou por duas vezes e respondeu à altura ao bis de Peter Odemwingie para os russos. Diego Forlán também molhou a sopa e os de Aguirre são segundos do Grupo B, atrás do Panathinaikos de José Peseiro - ganhou 3-0 ao escoceses do Aberdeen.

Em Belgrado, o Bayern bateu o E.Vermelha (3-2) e assumiu a liderança do Grupo F, o do Sp.Braga. Os bávaros, grandes favoritos à conquista da Taça UEFA, estiveram por duas vezes em desvantagem diante da equipa do português Lucas, mas acabaram por ganhar graças a dois golos do inevitável Miroslav Klose e a um outro, já nos descontos, do miúdo Toni Kroos, uma das figuras do último Mundial de Sub'17.

De resto, de salientar o empate arrancado a ferros pelo Villarreal frente à Fiorentina (1-1), com Capdevila a responder nos últimos minutos ao golo do reabilitado Vieri, e para a derrota (1-2) sofrida em casa pelo Tottenham no frente a frente com o modesto Getafe, que tem vindo a realizar um mau arranque de época sob o comando de Michael Laudrup.


» TAÇA UEFA
Fase de Grupos: 1.ª Jornada |
(toda a informação)


GRUPO A

Zenit 1-1 AZ Alkmaar
Everton 3-1 Larissa

GRUPO C

Elfsborg 1-1 AEK Atenas
Villarreal 1-1 Fiorentina

GRUPO E

Sparta Praga 1-2 FC Zurique
Bayer Leverkusen 1-0 Toulouse

GRUPO G

Anderlecht 2-0 Hapoel Tel Aviv
Tottenham 1-2 Getafe

GRUPO B

Panathinaikos 3-0 Aberdeen
Lokomotiv Moscovo 3-3 Atl.Madrid

GRUPO D

Brann Bergen 0-1 Hamburgo
Basileia 1-0 Rennes

GRUPO F

Bolton 1-1 SP.BRAGA
E.Vermelha 2-3 Bayern Munique

GRUPO H

Helsingborg 1-1 Panionios
Bordéus 2-1 Galatasaray


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 22:29



LIGA DOS CAMPEÕES
Resultados: 3.ª Jornada

» Besiktas trama Liverpool, Milan atropela Shakhtar


Foto ASSOCIATED PRESS

A segunda noite da terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões teve dois grandes destaques, ambos nos grupos onde estão inseridas equipas portuguesas. No Grupo A, o do FC Porto, o Liverpool, finalista vencido da edição do ano passado, ficou em maus lençóis ao perder fora com o Besiktas (1-2) e terá que vencer todos os jogos para se apurar sem depender de terceiros. No Grupo D, o AC Milan assumiu a liderança ao golear os ucranianos do Shakhtar Donestsk (4-1), numa grande noite de Seedorf e Alberto Gilardino.

Nos outros jogos, saliência para o golo - mais um - de Hugo Almeida na vitória do Werder Bremen sobre a Lázio (2-1). Num jogo dirigido por Olegário Benquerença, os comandados de Schaaf lograram um triunfo vital e regressaram à luta do apuramento no Grupo C, beneficiando da derrota do Olympiacos no Santiago Bernabéu. O Real Madrid sofreu bastante para levar de vencidos os gregos, que jogaram com dez durante quase 80 minutos. Os de Schuster estiveram mesmo a perder, graças a um golo do ex-merengue Júlio César, mas foram levados às costas por Robinho (dois golos) e acabaram por vencer por 4-2.

Por último, no Grupo B, registaram-se duas vitórias caseiras. O Chelsea, com Paulo Ferreira a assistir Drogba para o segundo golo, bateu facilmente o Schalke (2-0) e já vê os oitavos-de-final ao virar da esquina, ao passo que o Rosenborg surpreendeu o Valencia (2-0) e colocou-se em posição de apuramento. Em Trondheim, a equipa «che» teve Miguel como titular, somou a segunda derrota seguida e atrasou-se na corrida.


» LIGA DOS CAMPEÕES
Resultados: 3.ª Jornada |
(toda a informação)


GRUPO A

Besiktas 2-1 Liverpool
Marselha 1-1 FC PORTO

GRUPO C

Werder Bremen 2-1 Lázio
Real Madrid 4-2 Olympiacos

GRUPO B

Rosenborg 2-0 Valencia
Chelsea 2-0 Schalke

GRUPO D

AC Milan 4-1 Shakhtar
BENFICA 1-0 Celtic


# Artigo de Da Rocha
Publicado às 00:05


quarta-feira, outubro 24, 2007

LIGA DOS CAMPEÕES
Benfica bate Celtic

» Óscar Cardozo marcou nos minutos finais


Foto ASSOCIATED PRESS

» LIGA DOS CAMPEÕES
Grupo D | 3.ª Jornada
Estádio da Luz - Lisboa

Benfica 1-0 Celtic
Óscar Cardozo, 87'  

A tradição já não é o que era. Algum dia Benfica e Celtic iam deixar de lado o 3-0 que era denominador comum dos seus encontros internacionais e esta noite a vitória sorriu aos encarnados (1-0). 'Tacuara' Cardozo, que tanto porfiou ao longo de todo o jogo, marcou aos 87 minutos e ofereceu três pontos vitais à turma de Camacho na discussão do Grupo D da Liga dos Campeões.

Os escoceses apresentaram-se na Luz muito fechados durante a primeira meia-hora, com um meio-campo bastante povoado, e criaram com isso inúmeras dificuldades ao Benfica, que por si só já tem mostrado problemas no último terço do terreno. Mesmo assim, o jogo foi dividido em termos de ocasiões de golo. Cardozo desperdiçou incrivelmente a primeira, depois de Léo ter aproveitado uma displicência de Caldwell; Donati e Scott Brown incomodaram Quim quando o Celtic se soltou mais no terreno; e o primeiro tempo terminou com Katsouranis, numa jogada de insistência, a proporcionar uma boa defesa a Boruc.

A segunda parte começou com uma obra de arte de Rui Costa, que só não deu golo por acaso, mas mostrou um Celtic bem mais perigoso, especialmente por acção de McGeady e Killen. A equipa de Gordan Strachan fechou a loja nos últimos trinta minutos e nesse período só deu Benfica. E Óscar Cardozo foi a grande figura, coleccionando oportunidades claras de golo. Primeiro, de raiva, fez tremer a trave da baliza de Boruc. Poucos minutos depois, acertou no poste.

Parecia que o empate ia subsistir até final, mas, já com Dí Maria e Freddy Adu em campo, os encarnados chegaram à merecida vantagem. O jovem argentino isolou Cardozo e o avançado paraguaio, depois de matar a bola no peito, teve o prémio por que tanto lutou. Ufa! Até parecia que a bola não queria entrar...

# Artigo de Da Rocha
Publicado às 21:51


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes